TOPO

“Como se locomover em Doha, no Qatar: metrô, Uber, táxi e mais”


Está se questionando como se locomover em Doha? Pois saiba que a capital do Qatar conta hoje com uma excelente rede de transportes que facilita a vida de qualquer turista.

Seja usando a rede privada ou pública, que tem um dos sistemas de metrô mais modernos do mundo, desbravar Doha será mais fácil do que você imagina. E ouso dizer que mais barato também.

A seguir, falamos das principais formas de locomoção em Doha com detalhes sobre valores e dicas para utilização.

QUAIS SÃO OS MEIOS DE TRANSPORTE EM DOHA, NO QATAR?

Ser a sede da Copa do Mundo de Futebol de 2022 trouxe grandes investimentos para o Qatar. Um deles, sem dúvidas, foi no transporte. Uma capital que há poucos anos era dependente do carro próprio para a locomoção, hoje apresenta um cenário completamente diferente.

O transporte público de Doha é rápido, eficiente e econômico. Com mais de 50 linhas de ônibus e um dos sistemas de metrô mais avançados do mundo, conhecer os principais pontos turísticos do Qatar se tornou acessível e prático.

Caso você seja do time do conforto em primeiro lugar, sem problemas. Táxis e carros de aplicativo (Uber) estão disponíveis 24 horas por dia na capital catari. Também existe a possibilidade de alugar um carro e, assim, ter liberdade total para conhecer o país.


Leia também:


Em resumo, os principais meios de transporte que você pode contar para a sua viagem em Doha, no Qatar, são os seguintes: metrô, ônibus, táxi, Uber e aluguel de carro.

Abaixo, confira mais detalhes sobre cada um desses meios:

Metrô em Doha

Para a maioria das situações, a melhor forma de se locomover em Doha é de metrô. Inaugurado em 2019, ele é considerado um dos sistemas de metrô mais avançados do mundo. Com ele você chegará aos principais pontos turísticos da cidade.

Ele é formado por três linhas subterrâneas: a vermelha, a verde e a ouro. É na estação Msheireb, no centro da cidade, onde as três linhas se conectam.

O metrô de Doha funciona de sábado a quarta-feira das 6h às 23h, às quintas-feiras das 6h às 23h59 e às sextas-feiras das 14h às 23h59. Crianças a partir de cinco anos devem ter seus próprios cartões e pagar pela tarifa.

Mapa do metrô de Doha, no Qatar

Como comprar os bilhetes

Para usar o metrô em viagens avulsas, o primeiro passo é comprar um cartão recarregável. O cartão standard custa 10 Rials (veja o nosso artigo sobre a moeda do Qatar). É possível adquiri-lo nos guichês de venda de qualquer estação de metrô.

Em seguida, é hora de carregar o seu cartão. Isso pode ser feito nessas mesmas máquinas, dentro das estações, ou online, no site oficial do metrô. As máquinas de venda aceitam cartão de crédito ou dinheiro em espécie.

O valor por viagem é de apenas 2 Rials. A fim de incentivar ainda mais o uso desse meio de transporte, o governo catari estipulou uma cobrança máxima de 6 Rials por dia. Isso significa que a partir da sua quarta viagem de metrô do dia, você não pagará mais pelo bilhete.

Outra opção, disponível apenas para turistas e bastante vantajoso para quem passará pouco tempo na cidade, é comprar um Day Pass. Ele é um bilhete impresso, por isso não depende do cartão recarregável, e está disponível em qualquer máquina do metrô. Por um custo de 6 Rials, o passe garante viagens ilimitadas por um dia calendário (não é 24h).

O passe diário é a alternativa que oferece o melhor custo-benefício para quem fará apenas uma conexão ou stopover curto na cidade. Já para quem pretende passar alguns dias e usar o metrô esporadicamente, faz mais sentido garantir o cartão recarregável.

Validação do bilhete

Seja com o cartão recarregável ou com o passe diário, não tem mistério fazer a validação. Basta aproximar qualquer um deles nos leitores das catracas para liberá-las e, ao sair da estação, repetir o mesmo procedimento para a catraca abrir.

Classe Gold

Interior do vagão Gold no metrô de Doha, no Qatar

 

A Classe Gold do metrô de Doha equivale a uma classe executiva do avião. São vagões exclusivos para membros do Gold Club e possuem poltronas mais confortáveis e espaçosas. O turista pode ter acesso a essa exclusividade, caso deseje – mas já garanto que é um luxo que não se faz necessário.

Para tanto, é preciso comprar o cartão recarregável Gold (e não o standard) nos escritórios oficiais do Gold Club dentro das estações de metrô.

O cartão Gold custa 100 Rials. O valor por viagem nessa categoria é de 10 Rials e o custo máximo diário é de 30 Rials.

Tipos de cabines no metrô de Doha

Os trens do metrô de Doha têm três tipos de cabine: Standard, Family e Gold:

  • Cabines Standard: podem ser usadas por qualquer pessoa, independente do tipo de cartão.
  • Cabines Family: são reservadas para famílias e mulheres desacompanhadas. Homens que não estejam acompanhados de mulheres não podem usar esse vagão.
  • Cabines Gold: são as exclusivas para os membros do Gold Club, que falamos no último tópico.

É preciso uma certa atenção para não entrar na errada, já que ocupar as cabines Family ou Gold indevidamente podem não só causar constrangimento, mas também uma multa bem alta.

Serviço de integração com o metrô

Para tornar o metrô ainda mais acessível, dois serviços gratuitos estão disponíveis aos usuários: o Metrolink e o Metroexpress.

O Metrolink é um ônibus que atende um raio de até cinco quilômetros de determinadas estações de metrô. Com paradas estipuladas, ele leva e traz as pessoas que estão próximas dessas estações, mas não tão próximas para irem caminhando até elas. As linhas do Metrolink estão listadas no site oficial do metrô.

Metrolink de Doha

Já o Metroexpress funciona para algumas áreas que o Metrolink não atende. É uma van compartilhada que pode ser solicitada via aplicativo. As áreas atendidas pelo serviço também estão listadas no site do metrô.

Metroexpress no Qatar

Ônibus em Doha

Dentre as opções mais econômicas para se locomover em Doha, estão os ônibus. Antes do metrô ser construído, esse era o transporte público oficial da cidade.

Hoje, com o metrô atendendo muito bem os perímetros da capital, o ônibus acaba sendo uma alternativa para quem está hospedado longe de uma estação de metrô ou deseja chegar até alguma das cidades vizinhas a Doha.

O ônibus também pode ser uma boa pedida para quem está de passagem por Doha e fará apenas um rápido tour. Assim, não se faz necessário pagar a taxa do cartão recarregável do metrô.

Ao todo são mais de 50 rotas, todas com ar-condicionado. A estação rodoviária de Al Ghanin, no centro da cidade, concentra toda a operação.

Ônibus de Doha

Como comprar e validar os bilhetes de ônibus

Para usar o ônibus, o primeiro passo é adquirir o Karwa Smart Card. Você o encontra nas máquinas de venda das estações rodoviárias, no Aeroporto, no Qatar Mall e também no The Pearl, além de vários estabelecimentos comerciais espalhados pela cidade.

São três tipos de cartão:

  • Cartão limitado: garante duas viagens de ônibus em um período de 24 horas por 10 Rials;
  • Cartão ilimitado: custa 20 Rials e você pode fazer quantas viagens de ônibus quiser em 24 horas;
  • Cartão clássico: custa 30 Rials e é um cartão que você abastece com créditos para usar no transporte. E mais usado pelos moradores da cidade.

Ao entrar no ônibus, bastará aproximar seu cartão no leitor para os créditos serem contabilizados. É preciso repetir o mesmo procedimento ao descer do ônibus também. O horário de funcionamento pode mudar conforme a rota, mas a maioria delas opera das 4 da manhã até as 23 horas.

A melhor forma de ter fácil acesso às diversas rotas de ônibus do Qatar e checar seus horários é pelo aplicativo da Karwa Bus. Está disponível para Android e IOS.

Uma dica importante: preste bastante atenção nas sinalizações dentro do ônibus. Normalmente, a área dianteira é reservada apenas para mulheres e crianças. Homens e famílias devem usar a parte traseira do veículo.

Táxi em Doha

Táxis no Aeroporto de Doha, no Qatar

Outra boa opção para se locomover em Doha são os táxis. 

Encontrar táxis disponíveis nas ruas de Doha é fácil. Os carros azuis-turquesa carregam a identificação da empresa que os gerencia, a Karwa Taxi. Se busca conforto total nos seus deslocamentos e está com um orçamento flexível para a viagem, esse será o melhor meio de transporte para você.

É possível chamá-los diretamente da rua, acenando com a mão, ou então via aplicativo da Karwa Taxi, disponível para Android e IOS.

A tarifa é fixada pelo governo e os carros rodam com taxímetros. Dentro de Doha o preço parte de 4 Rials e é cobrado 1,60 Rials por quilômetro rodado. Caso saia dos perímetros da capital, o valor por quilômetro sobe para 1,90 Rials por quilômetro rodado.

Não há diferença de tarifa diurna ou noturna. Ou seja, o valor segue o mesmo 24 horas por dia.

A ressalva fica por conta das corridas com saída do Aeroporto de Doha. Ali a bandeirada do taxímetro é de 25 Rials.

A tarifa mínima dos táxis de Doha é de 11 Rials. Se pedir via aplicativo é possível pagar com um cartão de crédito cadastrado na plataforma. Caso contrário, certifique-se antes se o motorista aceita cartões ou apenas pagamento em espécie.

Por fim, uma última dica que te fará economizar muito. Caso use o táxi para ir até uma estação de metrô ou sair dela, ao pedir seu táxi por aplicativo, use o código RAIL. Ele dará 20% de desconto na corrida.

Uber

Mulher usando o aplicativo de caronas Careem

Dentre as alternativas de carros de aplicativo, até pouco tempo o Qatar contava com os serviços de Uber e Careem, o aplicativo de caronas mais comum no Oriente Médio. No entanto, a Careem encerrou as suas operações no país no começo deste ano, deixando o Uber sem concorrentes até o momento.

Via Uber a corrida começa em 8 Rials e segue tarifas dinâmicas de de quilometragem. A vantagem é que você sabe exatamente o quanto pagará antes de solicitar o veículo. Além disso, é comum ter um bom volume de carros circulando, inclusive de madrugada (bom pra quem tem voo bem cedo).

O aplicativo é o mesmo que utilizamos no Brasil e o esquema de funcionamento também. Não é necessário novos cadastros ou procedimentos diferenciados.

Aluguel de carro em Doha

Para quem busca total liberdade e está com o orçamento um pouco mais folgado, alugar um carro para se locomover em Doha pode ser uma opção.

Vale lembrar que mais liberdade não significa necessariamente mais conforto. Afinal, com o carro você deverá se preocupar com estacionamento, se familiarizar com as leis de trânsito locais e ter total atenção ao dirigir em um país desconhecido.

Em Doha há uma vasta opção de locadoras de veículos, tanto de redes internacionais quanto locais. O Aeroporto é o ponto da cidade que concentra todas elas. Você pode cotar todos os valores e fazer a sua reserva no nosso link parceiro da Rental Cars

Quanto aos requisitos, é importante saber que para alugar um carro em Doha é preciso ter mais de 25 anos e uma Permissão Internacional para Dirigir (PID), além de apresentar sua CNH brasileira, passaporte e um cartão de crédito internacional.

COMO SE LOCOMOVER EM DOHA?

Agora que você já viu as principais maneiras de se locomover em Doha, fica mais fácil planejar a viagem.

Em linhas gerais, o metrô é uma das melhores formas de se locomover em Doha, pois além de oferecer tarifas acessíveis, também garante praticidade.

No quesito transporte público, o ônibus entra como um complemento. Porém, na maioria dos casos, acaba sendo mais útil aos moradores da cidade.

Para todas as demais situações, os táxis e o Uber entram como opções cômodas de transporte, com a vantagem de funcionarem 24h.

Por fim, alugar um carro pode ser uma opção interessante para quem quer ter mais liberdade da cidade ou viajar para outras regiões do país, embora esteja longe de ser essencial.

Você sabia?

O Viaja que Passa ganha uma pequena comissão a cada reserva que você faz através dos links dos nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a continuar publicando conteúdos autorais e imparciais para ajudar na sua viagem!

Tags:  

«
»