TOPO

“Roteiro em Doha no Qatar: saiba o que fazer em 2, 3 ou 4 dias”


Passeio de dhow em Doha

 Doha está repleta de boas atrações que valem a visita. Embora muitos aproveitem a cidade para fazer um rápido stopover (que vale super a pena!), quem tem um pouco mais de tempo se surpreenderá com as atividades da capital do Qatar. Para ajudar a otimizar seu tempo e garantir que não deixe nenhum ponto de interesse para trás, preparamos um roteiro em Doha para 2, 3 ou 4 dias de viagem.

Ele está super completo e contempla desde os bairros tradicionais até os mais modernos, passando, claro, pelos principais museus da cidade. Você verá que com um bom roteiro em mãos é possível aproveitar o que Doha tem a oferecer de melhor mesmo que seu tempo seja restrito.

COMO SE LOCOMOVER EM DOHA

Se locomover em Doha não será um problema durante sua viagem pelo Qatar. Seja para o trajeto entre o aeroporto e seu hotel, seja do seu hotel até as atrações turísticas, há opções de transportes para todos os gostos e orçamentos.

Como transporte público, o metrô se destaca. Ele é moderno, confortável e econômico. Além disso, ele liga o aeroporto ao centro da cidade e atende praticamente todas as atrações turísticas de Doha. Outra opção de transporte público fica por conta do ônibus.

Se busca mais conforto, você pode usar o táxi, carros por aplicativo ou até mesmo transfers privativos.


Leia também:


QUANDO VISITAR DOHA

O Qatar tem clima desértico, o que significa calor na maior parte do ano e pouca chuva. Se puder, evite viajar para Doha nos meses de verão, entre junho e setembro. Nesse período a umidade é intensa e as temperaturas podem ultrapassar os 40°C.

Os melhores meses para viajar para o Qatar são entre novembro e março. Nesse período as temperaturas são mais agradáveis, com as máximas médias variando entre 22°C e 28°C. Em janeiro é possível até mesmo sentir um friozinho à noite, com a mínima chegando a 14°C.

Abril, maio e outubro são considerados meses de transição, quando as temperaturas são altas, mas ainda toleráveis.

Doha durante o Ramadã

Quanto às datas comemorativas, a principal que o turista deve se atentar é o Ramadã, um período sagrado para os muçulmanos. Ele dura cerca de quatro semanas e, por seguir o calendário lunar, a data varia de ano para ano. Em 2023, acontecerá de 22 de março a 20 de abril.

Durante o Ramadã, os seguidores da religião se privam de alguns prazeres. Um deles, e o que certamente mais afeta a vida do turista, é o da alimentação. Os muçulmanos devem jejuar do nascer do sol ao pôr do sol. Com isso, grande parte dos restaurantes não funcionam durante o dia e muitos estabelecimentos comerciais nem mesmo abrem.

As exceções ficam por conta das grandes redes de hotéis internacionais e resorts, que não param de servir comida – sempre em espaços internos, fora da vista dos muçulmanos. Ainda assim, o período do Ramadã pode não ser ideal para conhecer o país.

ONDE SE HOSPEDAR EM DOHA

Doha está repleta de boas regiões para se hospedar. Para escolher qual é a melhor para você, leve em conta o estilo de hospedagem que busca, o seu orçamento e o nível de conforto que deseja.

Souq Waqif e Msheireb Downtown para uma posição central


As áreas do Souq Waqif e de Msheireb Downtown são perfeitas para quem quer praticidade, já que muitas atrações turísticas poderão ser alcançadas a pé.

Veja as nossas indicações de hotéis nessas regiões:

Econômico
  • Kingsgate Hotel: destaque na categoria econômica (para os padrões de Doha), possui quartos amplos com cozinhas compactas. Fica em frente à estação de metrô do Souq;
  • Saray Musheireb Hotel and Suites: fica nos perímetros de Msheireb Downtown, mas a poucos passos das suas ruas principais. Possui apartamentos com cozinha para até 6 pessoas.
Bom custo-benefício
  • Plus Doha: da rede Best Western de hotéis, possui quartos confortáveis e está a apenas um quarteirão do Corniche;
  • Four Points by Sheraton: com tarifas moderadas para o “padrão Qatar”, conta com restaurante, sauna e uma piscina ao ar livre no último andar.
Conforto
  • Souq Waqif Boutique: o céu é o limite quando se fala de opções luxuosas em Doha, mas essa unidade da rede Tivoli merece destaque. Ele segue a arquitetura original da região com sofisticação, oferece serviço 5 estrelas e ótima localização;
  • Alwadi: hotel 5 estrelas com ambiente moderno. No rooftop conta com o bar Infinity, animado e com uma vista incrível do centro histórico de Doha.

West Bay e The Pearl para luxo e praia

Já para quem deseja conforto e uma dose de luxo, West Bay e The Pearl oferecem variadas opções de hotéis.

Essas são também as regiões ideais para quem pretende aproveitar a praia catari. Se procura um ambiente mais liberal e ocidental, opte pelos hotéis com praia privativa.

Confira as nossas recomendações de hotéis em West Bay e The Pearl:

Econômico
  • Centara West Bay: não tem a menor tarifa de Doha, mas oferece quartos modernos com cozinhas completas que ajudam a controlar o orçamento.
Bom custo-benefício
  • Dusit Doha: combina elegância com a boa localização em West Bay. Possui cinco restaurantes e quartos com vista panorâmica da cidade;
  • InterContinental Doha Hotel: fica nas imediações de The Pearl e oferece uma excelente área de praia privada com estrutura de resort. Uma ótima opção para quem viaja com crianças.
Conforto
  • Four Seasons: frequentemente encabeça a lista de melhores hotéis do Qatar. Conta com cinco piscinas, praia privativa e spa, além de toda a sofisticação tradicional da rede;
  • W Doha: neste hotel você encontrará alto padrão e um ambiente badalado. No coração de West Bay, oferece vários bares e restaurantes internacionais;
  • Grand Hyatt: com a melhor praia de Doha, conta com uma estrutura de resort e espaço para toda a família;
  • Marsa Malaz Kempinski: um palácio árabe-europeu moderno em uma ilha exclusiva. Possui estrutura impecável, 11 restaurantes, spa e quartos com vista para o golfo.

Old Airport para economizar

Se a sua palavra de ordem for economia, foque no bairro Old Airport.

Distante do centro e sem muito charme, mas próximo do Aeroporto e com acesso ao transporte público (busque ficar próximo do metrô), é aqui que estão alguns dos hotéis mais econômicos de Doha.

Cheque as nossas sugestões de hotéis na área:

Econômico
  • Strato Hotel: é o grande achado do bairro. Fica ao lado do metrô e muito próximo do comércio, além de ter ótima estrutura;
  • Millennium Central Doha: outro bom negócio em Old Airport, garante conforto e boa localização.
Bom custo-benefício
  • Holiday Inn: tem fácil acesso ao metrô e estrutura moderna, com piscina e quartos espaçosos.
Conforto
  • Hyatt Regency Oryx: confortável, conta com 400 quartos suntuosos e estrutura com restaurante e piscina ao ar livre.

Para mais informações sobre os bairros, veja o nosso guia completo sobre onde de hospedar em Doha

O QUE FAZER EM DOHA: ROTEIRO PARA 2, 3 OU 4 DIAS

Chegamos ao principal ponto do planejamento da viagem – ou ao menos o mais divertido deles: o que fazer em Doha.

O roteiro abaixo organiza em 2, 3 e 4 dias as atrações da capital do Qatar. Algumas delas acredito serem essenciais para ir a fundo naquilo que o país tem a oferecer de experiência turística. Portanto, para que não sejam deixadas de lado, as coloquei nos dois primeiros dias de viagem.

Dia 1: Souq Waqif, Museu de Arte Islâmica e MIA Park

Souq Waqif

O primeiro dia do roteiro em Doha começa no Souq Waqif. Ele fica no coração do centro histórico e é o grande mercado da cidade. Por mais que seja usado há séculos, o local se modernizou, mas sem deixar de lado a arquitetura original e seus aspectos culturais.

A proposta é andar sem rumo pelo labirinto de ruelas que compõe esse grande complexo e começar a conhecer mais as tradições cataris. Você encontrará de tudo: roupas típicas, joias, artigos de decoração, frutas secas, especiarias, tapetes, tecidos, bolsas e até mesmo uma área com os famosos falcões do Qatar.

Museu de Arte Islâmica

Muito próximo ao mercado está o imponente Museu de Arte Islâmica, o principal museu do Qatar e a próxima parada do roteiro. A sua coleção é um verdadeiro mergulho na história do mundo islâmico.

Você se encantará com louças, tapeçarias, pinturas, porcelanas, marcenaria e joias que representam não apenas as tradições dos países árabes, mas também de parte da Europa e da Ásia. Não pule as salas com os instrumentos de navegação, de astronomia e do estudo da matemática, áreas que os árabes foram pioneiros.

MIA Park

Após conhecer o museu, aproveite para desbravar seus arredores, onde está o MIA Park. É um agradável parque de frente para o mar e com vista privilegiada de Doha.

Dele é possível apreciar a moderna área de West Bay, com seu famoso skyline de arranha-céus gigantes e futurísticos.

Dica: carrinhos de golfe fazem o trajeto gratuitamente entre o estacionamento do museu e o parque.

Passeio de dhows

Feche o dia com um passeio de barco pela baía do Golfo Pérsico. O ponto de embarque fica no píer ao lado do MIA Park. A bordo dos tradicionais dhows, barquinhos que eram usados para exploração de pérolas, você poderá apreciar um lindo pôr do sol do mar.

Não só isso, estará em um ponto privilegiado para ver o acender das luzes dos grandes edifícios de West Bay. A meu ver, é nesse exato momento que o cenário se justifica como um dos cartões-postais de Doha.

Passeio de dhow em Doha

Foto: Getty Images

Para essa noite, uma boa pedida é voltar ao Souq Waqif para jantar e ver o movimento noturno do lugar.

Dia 2: Museu Nacional do Qatar, Corniche e Msheireb Downtown

Museu Nacional do Qatar

Comece seu segundo dia no Museu Nacional do Qatar. De forma tecnológica e imersiva, ele conta a história do país. Um excelente passeio para ampliar seu conhecimento sobre o destino.

Você caminhará por uma linha do tempo. O percurso começa quando o Qatar era apenas um grande deserto ocupado por povos nômades. Conhecerá mais sobre as tradições e culturas que moldaram o país e, por fim, terminará nos dias atuais, onde o Qatar ocupa o topo da lista dos países mais ricos do mundo.

Corniche

Saindo do museu, é hora de caminhar pelo corniche, o calçadão de Doha que permeia o mar e liga o Museu Nacional do Qatar ao moderno bairro de West Bay.

Ele tem seis quilômetros de extensão, por isso aconselho desbravar ao menos parte dele. Caminhe até o The Pearl Monument, escultura à beira mar que representa a primeira atividade econômica da região, a extração de pérolas.

Msheireb Downtown

Seguimos caminhando e agora vamos rumo ao mais novo bairro de Doha, o Msheireb Downtown. Ele é o distrito urbano mais inteligente e sustentável do mundo – e recebeu um investimento de US$ 5,5 bilhões para isso.

O bairro conta com um sistema de ar-condicionado natural que mantém suas ruas frescas independente da temperatura do dia. A área também tem seu próprio meio de transporte, um bonde movido a luz solar (e de uso gratuito).

Dentre os pontos principais de Msheireb estão a praça Barahat, que tem um teto retrátil inteligente, e os Museus Msheireb, conjunto de quatro casarões históricos que abrigam as histórias não contadas do Qatar (com entrada gratuita).

Caso ainda tenha disposição, aconselho dar mais uma volta pelo corniche. Ele ganha ainda mais vida no final da tarde e início da noite.

Dia 3: The Pearl, Katara Cultural Village, West Bay e Alhazm

The Pearl

O terceiro dia será dedicado a explorar a região norte de Doha. Caso tenha interesse em conhecer como as famílias cataris mais ricas moram, comece seu dia com uma passada no The Pearl.

Trata-se de uma ilha artificial que abriga uma mini cidade planejada de alto padrão dentro de Doha. Como ela tem 4 milhões de m² e o metrô chega apenas à entrada dessa ilha, é importante ter foco.

Um dos pontos mais visitados é o Qanat Quartier, área residencial inspirada em Veneza. O complexo abriga 10 bairros, que além de condomínios residenciais tem comércio, restaurantes, áreas de praias públicas e uma marina.

Katara Cultural Village

A apenas uma estação de metrô de distância está o Katara Cultural Village, a próxima atração do roteiro.

Esse grande espaço a céu aberto foi criado para promover a cultura local e oferecer entretenimento. Aqui você encontra teatros, galerias de arte, mesquitas, salas de concerto, restaurantes, cafés, docerias, planetário, e até uma área pública para curtir a praia.

Típico lugar para explorar sem rumo. Dentre as atrações imperdíveis estão a Mesquita Katara, a Mesquita Dourada e o anfiteatro em estilo grego clássico, de onde se tem uma bela vista do mar.

Sabe aquele shopping a céu aberto com ar-condicionado? Pois é aqui que ele está. Ele se chama 21 High Street e é puro luxo!

West Bay

À tarde, siga para o moderno bairro de West Bay (apenas duas estações de metrô de distância da atração anterior).

O programa aqui é apreciar a grandiosidade das construções e se sentir pequenininho diante delas. Esse é o coração financeiro de Doha, então perceberá que o movimento da vida que acontece aqui é bem diferente dos demais bairros que explorou até o momento.

Alhazm

Para fechar o dia, meu conselho é conhecer um dos principais e mais bonitos shopping centers da cidade. Vai por mim, mesmo que esse tipo de passeio não seja sua praia – não é a minha –, o Alhazam valerá a visita!

Para começar, sua estrutura é toda em mármore com detalhes esculpidos a mão. A área externa é elegantíssima, com cafés e restaurantes em meio a jardins impecáveis e oliveiras de até 600 anos importadas da Europa.

Dentro dele, além, claro, das lojas de grife, um segredo: uma biblioteca toda em madeira que remete aos tempos antigos.

Dica: não chega metrô no Alhazm, mas de West Bay é possível pegar um ônibus ou então um táxi ou Uber, que não sairá caro.

Dia 4: Biblioteca Nacional do Qatar, Villagio Mall e passeio no deserto

Biblioteca Nacional do Qatar

O quarto dia começa na Cidade da Educação, onde está a Biblioteca Nacional do Qatar. Aconselho usar o metrô para chegar até lá.

O prédio, moderníssimo, é a casa de mais de um milhão de livros. Ele também abriga a coleção de textos, manuscritos e mapas mais importante da civilização árabe islâmica. É possível apreciar essa riqueza histórica de perto em uma exposição permanente e gratuita dentro da biblioteca.

Villagio Mall

Você pode embarcar novamente no metrô ou, se preferir, usar um táxi ou Uber para chegar até a próxima parada do dia: o Villagio Mall.

Esse shopping center é inspirado em Veneza e, com uma áurea Las Vegas de imitar cidades pelo mundo, ele realmente te transporta para lá. Tem um canal para passear com gôndolas, os palácios venezianos e um céu artificial bastante impressionante.

Mas o legal de conhecer o Villagio Mall é que seu entorno conta com outras atrações interessantes. Por exemplo, nessa mesma área está o Estádio Khalifa, um dos principais do país a receber jogos da Copa do Mundo de 2022.

Outra atração dessa região é The Torch, um hotel cinco estrelas que imita uma tocha. No 47° andar está um café giratório aberto ao público de onde se tem uma bela vista da cidade.

Villagio Mall em Doha, no Qatar

Foto: Visit Qatar

Passeio no deserto

Para aproveitar seu tempo extra em Doha, proponho uma atividade bastante única dessa região do planeta: o passeio no deserto.

A bordo de um carro 4×4, você fará uma viagem de cerca de 45 minutos até a área desértica do Qatar. Além de passear pelas dunas e contemplar um cenário completamente diferente do que estamos acostumados, poderá curtir um pôr do sol sem igual.

Diversas agências de turismo locais organizam os tours pelo deserto. Eles partem de Doha no meio da tarde e duram cerca de quatro a cinco horas.

BAIXE O MAPA

Para ter essas dicas na palma da mão durante a sua viagem, baixe o mapa do nosso roteiro em Doha para 2, 3 ou 4 dias:

Elaborei esse roteiro de Doha com o intuito de priorizar as atrações que, na minha opinião, são as mais imperdíveis e organizá-las de forma geograficamente lógica. Assim, você consegue otimizar sua viagem e fazer melhor proveito do seu tempo.

Mas não se prenda a ele! Afinal, o melhor roteiro para você será aquele que atenda aos seus interesses e vontades. Por isso, sinta-se à vontade para adaptar todas as dicas ao seu perfil. O mais importante não é a lista de atrações que conheceu, mas as experiências vividas intensamente.

Você sabia?

O Viaja que Passa ganha uma pequena comissão a cada reserva que você faz através dos links dos nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a continuar publicando conteúdos autorais e imparciais para ajudar na sua viagem!

«
»