TOPO

“Como se vestir no Qatar: guia para homens e mulheres”

Em algum momento do planejamento da sua viagem para Doha você passará pela seguinte dúvida: como se vestir no Qatar? Mesmo que ela apareça só quando você estiver fechando as malas, de fato é importante levar a vestimenta em consideração.

Afinal, o Qatar é um país islâmico e isso significa que os hábitos locais têm peculiaridades bem diferentes das que nós, brasileiros, estamos acostumados. E o dress code é uma delas.

Mas se adaptar ao vestuário local será mais simples do que imagina. A base de tudo é o respeito aos costumes do país. Neste artigo eu explico cada detalhe sobre como se vestir no Qatar e dou dicas de o que levar na mala. Vamos lá?

COMO OS LOCAIS SE VESTEM

O Qatar é um país muçulmano onde a religião vai além da fé. O islamismo rege o estilo de vida dos locais, incluindo a forma de se vestir.

Para o islã, os homens não podem mostrar em público a parte do corpo entre o umbigo e o joelho. As mulheres podem mostrar apenas o rosto e as mãos. Essa é a regra base de vestimenta entre os locais. A partir dela, você encontrará cataris vestidos das mais diferentes formas, muitas inclusive similares à forma que nós nos vestimos.

O que você também verá no Qatar são os locais vestidos com seus trajes tradicionais, dos quais eles têm um grande orgulho.

 

Planejando uma viagem para o Qatar? Não esqueça de contratar o seu seguro viagem! Faça uma cotação com as melhores seguradoras através do nosso link junto à Seguros Promo e use o cupom VIAJAQUEPASSA5 para receber 5% de desconto.

 

Homens cataris

Para o homem, esse traje tradicional se chama thobe. É uma camisa branca que vai até os pés.

Na cabeça se usa um lenço chamado ghutra. Ele é geralmente branco ou vermelho e fica preso por um cordão preto. O La’eeb, mascote da Copa do Mundo do Qatar, se inspira justamente nessa peça.

Homens qataris no Souq Waqif, em Doha

Homens cataris no Souq Waqif, em Doha. Foto: Getty Images

Mulheres cataris

Já a vestimenta tradicional da mulher catari é um vestido preto longo de mangas compridas que se chama abaya.

O cabelo é coberto pelo hijab, um lenço, que normalmente também é preto. Há mulheres que prefiram usar o niqab, uma espécie de lenço que deixa apenas os olhos à mostra. Já uma opção bastante rara é a burca, peça única que cobre dos pés à cabeça.

Por baixo desses trajes a mulher está vestida como nós, ocidentais – um rápido passeio em um shopping de Doha revelará pelas vitrines a elegância que é a moda feminina no país. Assim, quando ela está em um ambiente exclusivo para mulheres, a abaya e o hijab são dispensados.

Os trajes tradicionais femininos não raramente são acompanhados por joias, um sapato de salto alto, uma bolsa de grife e uma maquiagem marcante no entorno dos olhos.

Muçulmana vestida com abaya e hijab

Muçulmana vestida com abaya e hijab. Foto: Getty Images


Leia também:


COMO OS TURISTAS SÃO ORIENTADOS A SE VESTIR

O Qatar vive um forte movimento de internacionalização – ser o país-sede da Copa do Mundo de 2022 é um exemplo disso – e isso se reflete no que é aceito por parte dos locais com relação à cultura do visitante.

Ou seja, a mulher turista não precisa cobrir os cabelos e o homem não será barrado por usar uma bermuda.

Na verdade, ninguém irá te parar na rua para dizer se você está ou não vestido de forma inadequada. No entanto, alguns ambientes exigem uma vestimenta mais conservadora para a entrada.

No geral, o que o catari espera do turista com relação a como se vestir em locais públicos é o bom senso, de forma a preservar a sua cultura e valores. Uma forma simples de fazer isso é vestir-se discretamente, evitando roupas muito reveladoras.

Para mulheres: o que vestir no Qatar

Anota a regra básica para não errar e não chamar uma atenção desnecessária nas ruas do Qatar: use roupas que cubram dos ombros até os joelhos.

Ou seja, calçassaias e vestidos são sucesso. Se o comprimento for pouca coisa acima do joelho, ainda não será um problema! Para a parte de cima, camisas de algodão (que são mais frescas) e camisetas de manga curta são excelentes.

Já roupas muito justas ou transparentes não são uma boa ideia, assim como grandes decotes – tanto no colo quanto nas costas.

Para homens: o que vestir no Qatar

A regra básica de cobrir dos ombros aos joelhos vale também para os homens. Ou seja, uma camiseta e uma calça (ou até mesmo uma bermuda mais longa) resolverão o problema.

O principal é evitar regatas ou camisas abertas que deixam o peitoral exposto.

Como se vestir nas praias do Qatar

A primeira questão a ser deixada clara ao pensar o que vestir para ir à praia no Qatar é que no país existem dois tipos de praias: as públicas e as privadas.

As privadas, em sua grande maioria, são as praias dos hotéis. Esses ambientes são bastante ocidentalizados e os trajes de banhos que estamos acostumados, como biquínis e sungas, são permitidos e, inclusive, serão os que você mais vai ver. Isso vale também para as piscinas dos hotéis.

Já nas praias públicas espera-se que o turista se vista de forma mais conservadora. Mas calma, você não precisará providenciar um burkini. Um maiô não tão cavado já será bem aceito. Para os homens, uma bermuda de banho basta.

Mas essa expectativa sobre a forma de se vestir nas praias públicas são muito mais uma convenção social do que uma regra. Isso porque elas são afastadas das cidades e não existe uma regulamentação sobre vestimentas para elas.

A exceção fica por conta da praia pública dentro do Katara Cultural Village, essa sim mais integrada à cidade e com regras claras. Nela deve-se usar ao menos uma camiseta, para cobrir o colo o os ombros, e uma bermuda até o joelho. Isso vale tanto para homens quanto para mulheres.

Como se vestir para sair à noite no Qatar

O agito noturno para o turista acontece dentro dos restaurantes e bares de hotéis. Um dos principais motivos para isso é porque são neles que você encontrará bebida alcoólica para vender.

Antes de ir a um deles, saiba que todos exigem o traje smart casual para entrar. Esse traje nada mais é do que o casual com um toque de elegância.

Para homens, o que não pode é ir de bermuda. A calça é obrigatória. E é bom evitar também os tênis esportivos. De resto, uma camisa polo, por exemplo, já estará de bom tom.

Para mulheres, calça ou saias e vestidos a partir do joelho são a base dessa vestimenta. Algo parecido com o que você vestiria para ir a um restaurante mais arrumado, digamos.

Como se vestir para entrar em uma mesquita no Qatar

Como se vestir para entrar em uma mesquita no Qatar

Muçulmana em uma mesquita de Doha, no Qatar. Foto: Getty Images

A mesquita é o local mais sagrado para o muçulmano. Portanto, há uma regra de vestimenta que o turista deve seguir. Mas ela é simples.

A partir do momento que você está com roupas que cubram dos ombros até os joelhos, a atenção para o dress code vai para as mulheres. Será preciso colocar um lenço sobre o cabelo (qualquer lenço vale).

Caso não tenha um com você, a maioria das mesquitas disponibilizam um lenço para as turistas. Algumas até mesmo oferecem um tecido maior para colocar sobre o corpo caso sua roupa seja reveladora demais para o ambiente.

O QUE LEVAR NA MALA PARA O QATAR

Ao fazer sua mala para o Qatar, tenha em mente que o clima do país é predominantemente quente.

Mesmo que você viaje no inverno, as temperaturas caem apenas à noite. Pense também no seu conforto, pois turistar, quase que cem por cento das vezes, é sinônimo de bater perna o dia todo.

Por isso, garanta peças de roupas leves, com tecidos finos e frescos como o algodão ou o linho. Chapéu e óculos de sol são uma boa pedida, além de sapatos confortáveis.

Para os homens, ao menos uma calça é válida caso saia à noite para um lugar que a exija.

Já para as mulheres, vestidos e saias próximas da altura do joelho, calças fluídas e camisetas funcionam muito bem para todos os momentos do dia. Lembre-se também de levar um lenço. Serve tanto para cobrir o cabelo ao entrar em mesquitas quanto como um xale se sentir a necessidade de tapar mais os braços ou o colo.

Regatas, blusas decotadas, roupas justas ou transparentes e shorts ou saias curtas podem ficar de fora da sua mala.

Pensar se determinada roupa é adequada ou não para viajar para o Qatar não é tarefa difícil. Basta ter como base o respeito pela cultura local. Por mais que o Qatar seja extremamente receptivo e aceite os costumes estrangeiros, ainda assim é um país de traços conservadores e que leva suas tradições bastante a sério.

Tags:    

«
»