TOPO

“Roteiro de 1 dia em Doha para um stopover no Qatar”


Está de passagem pelo Qatar e tem apenas 1 dia em Doha? Sem problemas! Por mais que a cidade mereça uma estadia maior, com um bom roteiro em mãos é possível aproveitar, em pouco tempo, o que o destino oferece de melhor.

Fazer um stopover em Doha é uma tática muito usada pelos viajantes. Assim, você quebra uma longa viagem de avião em duas menores ao fazer uma conexão de ao menos um dia no Qatar. Além disso, tem outra vantagem: aproveita para conhecer um novo destino.

Se esse é o seu caso, continue a leitura do meu roteiro de um dia em Doha. Ele compila diversas dicas para otimizar seu tempo e aproveitar o melhor da cidade.

COMO SE LOCOMOVER EM DOHA

Graças aos constantes investimentos do país para sediar a Copa do Mundo de 2022, a capital do Qatar oferece hoje um excelente sistema de transporte público. Isso ajudará a economizar tempo entre as locomoções durante o seu roteiro de 1 dia em Doha.

O metrô é um dos mais modernos do mundo e, com ele, você chegará sem dificuldades aos principais pontos turísticos da cidade. E o melhor: andar de metrô é econômico! A vida do turista fica ainda mais fácil por ter uma estação de metrô no aeroporto, que faz a ligação com o centro em cerca de 20 minutos.

A rede de ônibus também é excelente. A vantagem dela para aqueles que estão apenas de passagem pela cidade é que usar os ônibus pode sair ainda mais barato que o metrô. Isso dependerá da quantidade de locomoções que você pretende fazer, claro. Mas, basicamente, a economia se dá por não precisar comprar o cartão recarregável exigido para usar no metrô.

Se busca conforto na locomoção, saiba que encontrar táxis pelas ruas de Doha será fácil. Eles rodam com taxímetro, evitando passar por aquela inconveniência de combinar o preço da corrida ao embarcar. A outra opção é usar o Uber.

Escrevi posts detalhados sobre como se locomover em Doha e como ir do aeroporto de Doha ao centro da cidade. Neles, você encontra todas as informações que precisa para fazer a sua escolha.

ONDE SE HOSPEDAR PARA UM ROTEIRO DE 1 DIA EM DOHA

Caso disponha de apenas algumas horas para conhecer Doha, ou seja, não passará a noite na cidade, o aeroporto será a sua base. Porém, se seu itinerário dispõe de 24 horas no Qatar, reservar uma noite de hotel pode ser uma boa ideia.

Recomendo dois bairros para uma estadia rápida com o objetivo de otimizar o seu tempo.

O primeiro bairro que recomendo para quem vai ficar apenas 1 dia em Doha é a região do Souq Waqif. Ela é central e tem fácil acesso (inclusive via metrô) de e para o aeroporto. Estando no centro histórico de Doha, será fácil desbravar os principais pontos turísticos da cidade, sendo que a maioria você conseguirá chegar até mesmo a pé.

Abaixo, confira nossas sugestões de hotéis na região do Souq Waqif:

Econômico

  • Kingsgate Hotel: destaque na categoria econômica (para os padrões de Doha), possui quartos amplos e com cozinhas compactas em algumas acomodações. Fica a uma curta caminhada da estação de metrô do Souq.

Bom custo-benefício

  • Ramada Old Towné um hotel bastante tradicional, com instalações um pouco antigas mas bastante confortáveis. Os quartos são muito espaçosos e o local oferece um bom café da manhã (incluso em algumas tarifas), além de contar com um restaurante. Está a uma curta caminhada do Souq e Corniche;
  • Hampton By Hilton Doha Old Town: é um hotel de padrão executivo situado a 500 metros do Museu Nacional do Qatar. Dentre as suas vantagens estão estacionamento privativo gratuito, café da manhã incluso nas diárias, recepção 24h e restaurante no local.

Conforto

  • Souq Waqif Boutique Tivoli: o céu é o limite quando se fala de opções luxuosas em Doha, mas essa unidade da rede Tivoli merece destaque. Ele segue a arquitetura original da região com sofisticação, oferece serviço 5 estrelas e está posicionado no próprio Souq;
  • Shaza Doha: oferece excelente custo-benefício para um hotel 5 estrelas. Com quartos espaçosos e todas as amenidades esperadas de um hotel da categoria, também se destaca pela excelente localização, a um quarteirão do Souq e a dois do Corniche.

A segunda recomendação para 1 dia em Doha é o chamado Old Airport, uma boa pedida também para quem quer economizar, já que aqui os preços dos hotéis são mais razoáveis.

Este bairro não está a distâncias caminháveis das atrações turísticas. Porém, com o metrô, nada estará muito longe de você.

A dica é pegar um hotel nas proximidades da estação Umm Ghuwailina (na linha vermelha), que está a apenas três estações de distância do aeroporto e duas do centro da cidade.

Confira algumas boas opções para se hospedar em Old Airport:

Econômico

  • Strato Hotel: é uma opção antiga com estrutura mais básica em comparação aos padrões da cidade, mas é uma boa escolha para quem deseja economizar. O grande destaque é a sua localização, ao lado da estação de metrô;
  • Millennium Central Doha: outro bom negócio em Old Airport, garante conforto e boa localização, também próximo à estação de metrô.

Bom custo-benefício

  • Holiday Inn: com padrão executivo, oferece fácil acesso ao metrô e uma estrutura moderna, incluindo piscina, academia, restaurantes e quartos espaçosos.

Conforto

  • Hyatt Regency Oryx: confortável e luxuoso, conta com 400 quartos suntuosos e uma estrutura completa com restaurante e piscina ao ar livre. É o hotel mais próximo do aeroporto, podendo ser alcançado em poucos minutos de táxi ou metrô (cuja estação também está próxima).

O QUE FAZER EM 1 DIA EM DOHA

Se perder pelas ruelas do Souq Waqif

Souq Waqif em Doha

Foto: Getty Images

Um bom início para o seu roteiro de 1 dia em Doha é o Souq Waqif. O grande mercadão da cidade, que fica no coração do centro histórico, é o lugar perfeito para ter contato com a cultura local e as tradições cataris.

Esse imenso bazar é composto por dezenas de ruelas que se entrelaçam como labirintos. É perfeito para andar sem rumo enquanto se encanta com os mais diferentes tipos de mercadorias que são comercializadas no local.

Você verá de roupas típicas a joias, de especiarias a frutas secas (com destaque para as suculentas tâmaras), de prataria a itens de decoração, e até mesmo uma seção especial para animais, incluindo os famosos falcões do Qatar.

A maioria das lojas abre às 8h, faz uma pausa entre 12h30 e 15h – horário em que o calor é intenso – e reabrem até as 22h.

Contemplar o Museu de Arte Islâmica

Arquitetura do Museu de Arte Islâmica em Doha, no Qatar

Foto: Getty Images

Muito próximo ao Souq Waqif está o Museu de Arte Islâmica, em uma posição de destaque na baía que se forma com o mar. Aqui você tem duas alternativas, a ser decidido conforme o tempo que dispõe na cidade e seus interesses.

Uma delas é entrar no museu (50 QAR) e apreciar uma das mais impressionantes coleções de arte do mundo islâmico.

A outra é contemplar o prédio por fora, o que já valerá a pena! Ele foi construído de forma geométrica e simétrica, seguindo as características da arquitetura e arte islâmica. Seu responsável foi o mesmo arquiteto das pirâmides do Louvre, Ieoh Ming Pei.

Ver o skyline de Doha do MIA Park

Skyline de West Bay visto do MIA Park

Foto: Getty Images

Nos arredores do Museu de Arte Islâmica, está o MIA Park. Dele, você terá uma vista privilegiada do modernoso bairro de West Bay. É lá que está o famoso skyline de Doha, com arranha-céus enormes e futurísticos.

Além de o parque ser muito agradável para caminhar, vale a pena passar por ele para registrar uma foto com um dos cartões-postais da capital catari como pano de fundo.

Caminhar pelo Corniche

Calçadão de Corniche, em Doha

Foto: Getty Images

O Corniche é o calçadão de Doha. Uma calçada larga que permeia o mar e liga o centro antigo ao moderno bairro de West Bay.

Ele não é pequeno. São cerca de 6 quilômetros de extensão. Por isso, a sugestão é caminhar apenas por parte dele.

Partindo do Museu de Arte Islâmica, será um quilômetro até o The Pearl Monument, que é uma escultura à beira-mar que representa a primeira atividade econômica da região, a extração de pérolas.

Almoçar na Al Souq Street

Interior do restaurante persa Parisa, em Doha

Foto: Parisa

A rua que contorna o Souq Waqif será a parada perfeita dentro desse itinerário para almoçar. Chamada Al Souq, ela está nas imediações do mercadão e justamente no meio do caminho entre o The Pearl Monument, no Corniche, e sua próxima parada.

Como ponto de referência para saber a melhor altura da rua para almoçar, use o Finger Monument, uma escultura de um polegar gigante. Nessa área, a rua é destinada apenas para pedestres.

Aqui, há diversos restaurantes de culinária internacional, sendo muitos deles típicos do Oriente Médio.

Um dos grandes destaques é o Parisa, de comida persa, e com uma decoração que parece cenário de filme. Outra excelente opção é o Damasca One, de comida síria, que tem pratos muito bem servidos, e o Usta Kebap & Doner, com culinária turca autêntica.

Se deslumbrar com o moderno bairro de Msheireb Downtown

Bairro Msheireb Downtown, em Doha, no entardecer

Foto: Hufton and Crow via Wikimedia Commons

Quem anda pelas ruas de Msheireb Downtown não imagina que ali já foi um centro comercial abandonado. É que, após um investimento de US$ 5,5 bilhões, o bairro se transformou e hoje esbanja o título de distrito urbano mais inteligente e sustentável do mundo.

Ele fica vizinho à região do Souq Waqif, por isso é uma excelente próxima parada deste roteiro de um dia em Doha.

O sentimento é de ter sido transportado para o futuro. Mas não espere encontrar prédios altos e de arquitetura futurística. Um dos pontos que torna esse local tão interessante é que ele une a identidade catari com a inovação e tecnologia.

O bairro conta com um sistema de ar-condicionado natural, que o mantém fresco independente da temperatura externa.

A área também tem seu próprio meio de transporte: um bonde movido a luz solar. Não deixe de passar pela incrível praça Barahat, que tem um teto retrátil inteligente.

Conhecer o Katara Cultural Village

Arquitetura árabe do Katara Cultural Village

Foto: Visit Qatar via Unsplash

A próxima e última parada do roteiro fica ao norte da cidade. Para isso, de Msheireb, escolha o meio de transporte que preferir – metrô, ônibus, táxi ou Uber – para chegar até o Katara Cultural Village. O percurso será de cerca de 20 minutos.

O Katara Cultural Village é um enorme espaço a céu aberto que promove a cultura local e oferece entretenimento. Dentro desse complexo, estão teatros, galerias de arte, mesquitas, restaurantes, cafés, lojas e até uma área pública para curtir a praia.

A ideia aqui é bater perna pela área. Garanta uma passada na Mesquita Katara, que tem lindíssimos azulejos azuis e verdes. A Mesquita Dourada também vale a pena, assim como o anfiteatro (Katara Multi-Purpose Hall) em estilo grego clássico.

Para ter um gostinho da ostentação do luxo catari – afinal, estamos falando de um dos países mais ricos do mundo – também dê uma passada na 21 High Street. É um shopping a céu aberto – com ar-condicionado – repleto de lojas de grifes.


Leia também:


MAPA DO ROTEIRO DE 1 DIA EM DOHA

Gostou do roteiro? Abra o mapa das atrações no Google Maps do seu celular e use em tempo real durante a sua viagem!

Um dia em Doha, de fato, não será o suficiente para conhecer tudo. Mas será o bastante para dar aquela amostra de tudo o que o Qatar pode proporcionar.

Principalmente no quesito cultural, você perceberá que o país traz costumes e tradições muito interessantes e diferentes dos que estamos acostumados.

Por isso, se o que você tem são apenas algumas horas na cidade, eu garanto: a visita valerá a pena mesmo assim!

Salve as nossas dicas no Pinterest

Quer reler as dicas mais tarde? Salve o artigo no Pinterest para não perder!

 

Você sabia?

O Viaja que Passa ganha uma pequena comissão a cada reserva que você faz através dos links dos nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a continuar publicando conteúdos autorais e imparciais para ajudar na sua viagem!

Tags:

«
»