TOPO

“O que fazer em Doha, no Qatar: 12 atrações imperdíveis”

A imersão em uma cultura tão distante da nossa está entre as principais razões para conhecer o Qatar. E de fato, as atrações que oferecem Doha, a capital do país, garantem uma experiência completa. A lista de o que fazer em Doha é grande, mas selecionamos as 12 principais atrações para te ajudar no roteiro.

Prepare-se para se encantar com a harmonia entre o moderno e o histórico. A cidade construída em meio ao clima desértico e que hoje está entre as mais ricas do mundo não decepcionará.

Confira as nossas dicas a seguir!

O QUE FAZER EM DOHA: 12 ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS

Souq Waqif

Atrações em Doha: Souq Waqif

Foto: Getty Images

No coração de Doha está o Souq Waqif, ponto ideal para começar seu roteiro.

A palavra souq significa mercado em árabe – e é aqui que está o mais tradicional centro comercial do país. O local é usado há séculos, desde quando os nômades do deserto se reuniam para fazer escambo.

Hoje, o grande mercadão de Doha se modernizou, mas sem perder sua arquitetura original e seus aspectos culturais. Perder-se pelo labirinto de ruelas que tecem o mercado, experimentar novos sabores, conhecer produtos típicos e ver a vida local acontecer é imperdível.

A maioria das lojas abre às 8h, fazem uma pausa entre 12h30 e 15h – horário em que o calor é intenso – e reabrem até 22h. O ideal é explorar o local bem cedo ou a partir das 16h, quando o clima está mais fresco.

Aproveite para jantar em um dos vários restaurantes do souq. Há desde opções mais tradicionais e econômicas – como o Kabab Al Tayeb – até os mais luxuosos e internacionais – como o iraniano Parisa.

 

Planejando uma viagem para o Qatar? Não esqueça de contratar o seu seguro viagem! Faça uma cotação com as melhores seguradoras através do nosso link junto à Seguros Promo e use o cupom VIAJAQUEPASSA5 para receber 5% de desconto.

 

Museu de Arte Islâmica

Museu de Arte Islâmica em Doha, no Qatar

Foto: Getty Images

O imponente prédio do Museu de Arte Islâmica faz as honras para dar início ao passeio. Ele é construído em linhas retas, de forma geométrica e simétrica, características da arquitetura e arte islâmica. O arquiteto responsável por ele foi Ieoh Ming Pei, o mesmo das pirâmides do Louvre, em Paris.

A coleção do museu é um espetáculo à parte. Ela vem de diferentes regiões do mundo islâmico: do Oriente Médio à África, passando por Europa e Ásia. Louças, tapeçarias, pinturas, porcelanas, marcenaria e joias são alguns dos itens que encontrará nas suas salas. Há também salões especiais para expor instrumentos de navegação, de astronomia e do estudo da matemática, áreas que os muçulmanos foram pioneiros.

O Museu de Arte Islâmica fica próximo ao Souq Waqif e a dica é conhecê-los no mesmo dia. Pela manhã, quando o sol está escaldante, conhecer o museu e, no final da tarde, seguir para o mercado.

O museu abre diariamente das 9h às 19h (das 13:30 às 19h na sexta-feira) e é gratuito.


Leia também:


MIA Park

MIA Park no Qatar

Foto: Getty Images

Fora do Museu de Arte Islâmica está o MIA Park, um parque com vista privilegiada de Doha. Dele é possível apreciar a moderna área de West Bay com seus enormes arranha-céus.

Carrinhos de golfe fazem o trajeto gratuitamente entre o museu e o parque. A distância é caminhável, mas o calor pode tornar o percurso a pé desagradável.

Museu Nacional do Qatar

O que fazer em Doha: visitar o Museu Nacional do Qatar

Foto: Kc Mwambeta via Unsplash

O Museu Nacional do Qatar conta a história do país. A imersão, guiada por muita tecnologia, é um passeio agradável pela linha do tempo do Qatar e seus aspectos culturais.

Tudo começa com sua fauna e flora, seu clima desértico e as singularidades que isso trouxe para a construção do país. O caminho segue pelo estilo de vida dos primeiros povos nômades, a ocupação da área costeira e a agricultura, passando pela exploração da pérola do mar como fonte econômica. O tour termina no cenário atual do Qatar, quando a descoberta do petróleo e do gás natural o colocou no topo da lista de países mais ricos do mundo.

Aconselho fazer a visita pela manhã, driblando o calor. Assim, ao terminar, você pode almoçar no restaurante do terraço do museu. O Jiwan serve a típica culinária catari. O preço é salgado, mas é perfeito para quem quer ir mais a fundo na imersão cultural do país.

Corniche de Doha

Melhores atrações de Doha, no Qatar: Corniche de Doha

Foto: Getty Images

O Corniche de Doha é o calçadão da cidade. Uma calçada larga que permeia o mar e liga o Museu Nacional do Qatar ao moderno bairro de West Bay, conhecido por seus enormes prédios envidraçados.

São cerca de 6 quilômetros de ponta a ponta que aconselho desbravar ao menos em parte para conhecer a área. Mas faça isso no final da tarde para, adivinha, escapar do calorão!

É aqui que estão os passeios de barco que percorrem a baía. Eles são feitos nos dhows, barquinhos que eram usados para exploração de pérolas. Fazer esse tour no pôr do sol garantirá cenários ainda mais bonitos.

West Bay

O que fazer em Doha no Qatar: visitar West Bay

Foto: Getty Images

Na ponta extrema do Corniche de Doha está o bairro West Bay e seu famoso skyline com prédios enormes e modernos.

O programa turístico aqui é apreciar a grandiosidade das construções. Principalmente no início da noite, quando as luzes dos edifícios começam a se acender e o cenário justifica esse ser um dos cartões-postais de Doha.

Katara Cutural Village

O que fazer em Doha, no Qatar: Katara Cutural Village

Foto: Visit Qatar via Unsplash

O Katara Cultural Village é um enorme espaço a céu aberto criado para promover a cultura local e oferecer entretenimento. São teatros, galerias de arte, mesquitas, salas de concerto, restaurantes, cafés, planetário, lojas e até uma área pública para curtir a praia.

Não deixe de conhecer a Mesquita Katara com seus azulejos azuis e verdes, a Ieoh Ming Pei que brilha com o sol e o anfiteatro construído em estilo grego clássico de onde se tem uma linda vista do mar.

As lojas de grife se concentram na 21 High Street, um shopping a céu aberto com ar-condicionado. O lugar é um luxo só e conta com esculturas enormes de cristais vindos de Murano, na Itália.

The Pearl

O que fazer em Doha, no Qatar: passear pelo Qanat Quartier em The Pearl

Foto: Getty Images

O The Pearl é uma ilha artificial de 4 milhões m2 que abriga uma mini cidade planejada dentro de Doha. É o local onde as famílias cataris mais ricas moram, assim como expatriados mais abonados de diversos lugares do mundo que vão para o Catar a trabalho.

Então não se assuste ao ver apenas carros luxuosos passarem pela rua, assim como os apartamentos de alto padrão que se erguem majestosamente pelas ruas limpas e organizadas. A sensação é de estar em um cenário de cinema. Ao todo são 10 bairros dentro do complexo, que pode abrigar até 50 mil moradores.

Dentro do The Pearl, que recebeu esse nome por imitar um colar de pérolas, estão condomínios residenciais, centros comerciais, restaurantes, praias públicas e uma marina. Um dos pontos mais visitados é o Qanat Quartier, área residencial inspirada em Veneza.

Msheireb Downtown

Atrações no Qatar: Msheireb Downtown

Foto: Hufton and Crow via Wikimedia Commons

Msheireb era um centro comercial abandonado de Doha que foi colocado abaixo e reconstruído. Após um investimento de US$ 5,5 bilhões, ele esbanja o título de distrito urbano mais inteligente e sustentável do mundo.

Andar pelas suas ruas é como ser transportado para o futuro. Inovação e tecnologia estão em todo lugar. Mas esqueça os edifícios mirabolantes e futurísticos. O conceito aqui é outro, arquitetura moderna porém alinhada com a identidade catari.

O novo bairro traz a harmonia entre a vida comunitária do passado com os avanços tecnológicos do futuro sem descuidar do meio ambiente. A área conta com seu próprio meio de transporte, um bonde movido a luz solar. Tem também um sistema de ar-condicionado natural, que mantém o bairro fresco independente da temperatura externa.

Não deixe de conferir a Barahat, uma enorme praça com teto retrátil inteligente. Conheça também os Museus Msheireb, conjunto de quatro casarões históricos que abrigam as histórias não contadas do Qatar.

Biblioteca Nacional do Qatar

Atrações no Qatar: Biblioteca Nacional do Qatar

Foto: Visit Qatar via Unsplash

Na Cidade da Educação, bairro que concentra as principais universidades de Doha, está uma atração imperdível para os aficionados por livros: a Biblioteca Nacional do Qatar.

Seu moderno prédio abriga mais de um milhão de livros além de ser casa da coleção de textos, manuscritos e mapas mais importante da civilização árabe islâmica. É um arquivo histórico resgatado dos exploradores que desbravaram o Golfo Pérsico há séculos. O mais antigo é do século XV e é possível apreciar essa coleção de perto em uma exposição permanente gratuita dentro da biblioteca.

Shoppings Centers

Mesmo que passear por shoppings não seja a sua praia, saiba que os shoppings de Doha são uma atração. A cidade é repleta deles, mas listei os três mais interessantes para turistas:

21 High Street

Já comentei acima do 21 High Street, o centro comercial do Katara Cultural Village. Com foco na alta sociedade catari, você encontra aqui até mesmo uma filial da Galeria Lafayette, de Paris.

Ainda que você não queira comprar nada, passear por um shopping a céu aberto com ar-condicionado e ver as grandes esculturas de cristais de Murano é uma experiência válida.

Villagio Mall

O Villagio Mall é inspirado em Veneza. Tem canal para passear de gôndolas, céu artificial no teto e toda uma cenografia dos prédios e pontes venezianos. Lembra o estilo Las Vegas de imitar cidades turísticas.

Bem próximo ao Villagio Mall está o Estádio Khalifa, que receberá jogos da Copa do Mundo de 2022. Ao lado dele, o The Torch, um hotel cinco estrelas que imita uma tocha. Você pode subir até o 47° andar para conhecer o café giratório e sua vista da cidade.

Alhazm

Todo em mármore e cheio de detalhes esculpidos a mão, o Alhazm impressiona por sua suntuosidade. Seu teto abobadado de vidro remete à Galleria Vittorio Emanuele II, de Milão. Inclusive, toda a arquitetura segue o estilo de galerias italianas clássicas.

Sua área externa conta com restaurantes e cafés, além de jardins impecáveis e oliveiras de até 600 anos importadas da Europa. Dentro, as marcas mais sofisticadas do mundo podem ser encontradas.

O Alhazm tem também uma biblioteca toda em madeira, que remete aos tempos antigos. É possível escolher qualquer livro para ler e se sentar nas salas de leitura.

Passeio no deserto

Passeio no deserto do Qatar saindo de Doha

Foto: Visit Qatar via Unsplash

A proximidade de Doha com a área desértica do Qatar é a oportunidade para se aventurar por esse cenário tão diferente. Diversas agências de turismo locais organizam tours pelo deserto.

O passeio de meio dia percorre as dunas no final da tarde para apreciar o pôr do sol. Se quiser uma experiência mais imersiva, acampe no deserto. Mas esqueça barracas de campping e sacos de dormir. O acampamento aqui é sem perrengue e confortável. Será uma noite mágica nesse cenário único.

CONHEÇA DOHA

Ao planejar seu roteiro por Doha, comece o dia em atrações internas, como museus, e termine com atividades ao ar livre. Isso porque o calor é grande no período da manhã até o meio da tarde. Não a toa a cidade tem hábitos noturnos, quando as ruas e estabelecimentos comerciais estão mais lotados.

E não se engane pelo pequeno território catari. Sua grandiosidade cultural, preservação histórica e modernidade irão te impressionar!

Salve as nossas dicas no Pinterest!

Gostou das dicas? Salve as nossas dicas no Pinterest para consultar mais tarde!

 

Tags:   

«
»