TOPO

“Portugal: Roteiro no Algarve para 5, 6 ou 7 dias”

No extremo sul de Portugal, esse é um dos destinos mais procurados do país, principalmente pelos amantes de praia. Pensar em um roteiro no Algarve para 7 dias de viagem não é nenhum exagero. Aliás, talvez você se apaixone tanto por essa região que ainda seja pouco tempo!

Embora cidades como Faro e Lagos sejam mais conhecidas, o que proponho aqui é um roteiro especial para 5, 6 ou 7 dias. Você vai descobrir que o Algarve vai muito além disso!

A incrível região portuguesa combina tudo o que os turistas podem desejar: preços atrativos, gastronomia incrível, natureza e receptividade.

Abaixo você vai conferir a nossa sugestão de roteiro no Algarve para 5, 6 ou 7 dias. E, ao final, também poderá baixar o nosso mapa para usar durante a sua viagem.


Planejando uma viagem para Portugal? Não esqueça de contratar o seu seguro viagem obrigatório! Faça uma cotação com as melhores seguradoras através da Seguros Promo e use o cupom VIAJAQUEPASSA5 para receber 5% de desconto.


ONDE FICA ALGARVE EM PORTUGAL

Algarve é a região mais ao sul de Portugal e famosa pelo seu litoral paradisíaco. Confira onde fica a região do Algarve no mapa:

COMO CHEGAR E SE LOCOMOVER NO ALGARVE

Primeiro, saiba que a melhor forma de viajar pelo Algarve é de carro. Entretanto, você também pode optar por transportes alternativos, sim, mas a viagem fica com menos mobilidade.

O ponto de partida para o nosso roteiro de 5, 5 ou 7 no Algarve é Faro, a maior cidade da região.

Em Faro há um aeroporto regional (FAO), que a conecta com Lisboa, Porto e muitas outras cidades da Europa.

De Lisboa, também é possível chegar de carro (são 278 km de distância), de trem ou de ônibus.

Se você optar por alugar um carro (o que altamente recomendo), poderá fazer isso tanto em Faro quanto em Lisboa. Porém, como na capital portuguesa há uma oferta maior de veículos, a locação por lá costuma ser mais barata.

Na nossa parceira Rent Cars você pode cotar o valor de todas as locadoras e pagar em reais sem cobrança de IOF.

ROTEIRO NO ALGARVE: ONDE SE HOSPEDAR

A minha sugestão de roteiro no Algarve é pensada para quem está de carro. Com isso em mente, propomos a hospedagem em 3 cidades diferentes: Faro, Lagos e Albufeira.

Para quem tem uma semana inteira, recomendo passar pelo menos 2 noites em cada uma delas. Mas para quem prefere fazer um roteiro mais enxuto, de apenas 5 dias, sugiro concentrar a hospedagem apenas nas duas primeiras.

Aqui você confere algumas sugestões de hospedagem em cada uma das cidades:

Em Faro

  • Uma boa opção econômica é o Hostel Alameda Exclusive House. Na região central de Faro, esse hostel conta com acomodações iluminadas e bem decoradas, uma cozinha compartilhada e um terraço bastante agradável. Além disso, o local também dispõe de quartos privativos através do Hotel Alameda Exclusive House.
  • Pra quem procura mais tranquilidade e conforto, o Old Charming House Faro e a Demo House B&B são opções super centrais e com bom custo-benefício.
  • Já para quem quer investir um pouco mais em luxo, a dica é o hotel 4 estrelas Faro & Beach Club, que além das comodidades possui vista para a Marina e para o Parque Natural Ria Formosa.

Em Lagos

  • No centro histórico da cidade, o Olive Hostel Lagos oferece camas em quartos compartilhados e também quartos privativos. O local possui uma cozinha de uso compartilhado e também organiza alguns passeios.
  • O Lagos Atlantic Hotel é um hotel 4 estrelas, está próximo da Praia de Porto de Mós e possui bar, piscina e academia.
  • E com estrutura de Resort, o Marina Club Lagos Resort tem piscina, bar, restaurante e quartos com todo conforto para os turistas.

Em Albufeira

  • O Santa Eulalia Hotel & Spa possui um bom custo-benefício para um serviço e é bem localizado, perto de algumas praias.
  • No centro da cidade, o Hotel Sol e Mar também possui serviço 4 estrelas e tem vista para o mar, dois restaurantes e dois bares.

ROTEIRO NO ALGARVE PARA 5, 6 OU 7 DIAS

Agora que você já viu como chegar e onde se hospedar, vamos à sugestão de roteiro para 5, 6 ou 7 dias no Algarve.

Dia 1: Centro histórico e Marina de Faro

Centro Histórico de Faro

Foto: Getty Images

Após chegar em Faro, ponto inicial do nosso roteiro em Algarve, e se acomodar no hotel escolhido, aproveite para explorar o charmoso centro histórico da cidade. A parte antiga é cercada pela muralha, que protege a Cidade Velha, onde está a Sé de Faro (a visita é gratuita).

Você ainda pode conferir a Câmara Municipal e o Paço Episcopal. Para quem gosta de museus, o Museu Regional do Algarve é ótimo para entender a história da região. Nos arredores você também vai encontrar muitos bares e restaurantes de culinária local.

Provavelmente você terá gasto boa parte do dia, dependendo da hora que chegou em Faro. Por isso, a dica é finalizar o primeiro dia em um lugar incrível: a Marina de Faro. Ali existem vários restaurantes – alguns um pouco mais caros – e uma vista privilegiada!

Sem dúvida você vai querer passar um bom tempo por ali admirando a paisagem de frente para o mar. Depois disso, descanse bastante: o segundo dia será movimentado!

Dia 2: Praia de Faro, Parque Natural da Ria Formosa e jantar típico

Ria Formosa no Algarve, Portugal

Foto: Getty Images

No segundo dia do roteiro no Algarve é hora de colocar o pé na areia! Mesmo se você não for fã de passar o dia “lagarteando” na praia, essa visita vale a pena.

O destino logo cedo será a Praia de Faro, que fica a 10 km da zona central da cidade. Ela não é tão famosa quanto outras praias paradisíacas da região, mas é bem atrativa (e fica lotada no verão).

Uma manhã é suficiente para aproveitar o clima da praia, mas logo vem a segunda parte do roteiro. Será hora de partir para conhecer o Parque Natural da Ria Formosa, uma das atrações mais bonitas de Portugal.

Trata-se de um grande mangue com 60 km de extensão formado por vários rios que passam pelas cidades em volta. Eles formam um pântano que recebe diversas espécies de animais e possui proteção ambiental.

O melhor é fazer um passeio de barco, que costuma custar a partir de 20 euros e pode durar até 3 horas. Mas se preferir, você pode pegar o ferry que parte próximo da Marina de Faro até a Ilha Deserta.

Para finalizar o dia, nada melhor do que um jantar tipicamente português! Para isso, eu indico que você escolha bons restaurantes próximos da avenida principal de Faro. Como não poderia deixar de ser, os pratos mais famosos são de frutos do mar, com muito marisco e camarão.

Dia 3: Centro Histórico e praias de Lagos

Roteiro no Algarve, Portugal: Ponta da Piedade

Foto: Getty Images

Embora não seja tão grande como Faro, a cidade de Lagos é uma das mais famosas da região. É também onde ficam algumas das melhores praias, por isso é um lugar imperdível no roteiro no Algarve!

A dica é começar o terceiro dia pelo centro histórico. Ele é pequeno, mas tem um clima bem gostoso. Você pode andar pela avenida principal e estender até a Marina.

Depois de escolher algum dos restaurantes para almoçar, será hora de explorar as praias. Neste primeiro dia em Lagos a dica é optar pela Praia Dona Ana e a Praia do Camilo.

A primeira é uma das mais comuns nas fotografias que você encontra sobre o Algarve e vale toda a fama! Ela tem aquelas famosas falésias que tanto turistas procuram, então você já sabe o que vai encontrar.

Já a Praia do Camilo fica perto da anterior e o acesso é feito por uma escada. Ela é pequena, porém perfeita para passar o dia.

O terceiro destino do dia é a Ponta da Piedade. Embora não seja exatamente uma praia, é o melhor ponto para fazer um passeio de barco, que chega até as suas grutas. Os passeios de barco costumam custar a partir de 20 euros e também existem caiaques e pranchas de stand up para aluguel.

Dia 4: Bate e volta em Lagoa

Roteiro no Algarve: Algar do Benagil, a gruta mais bonita do mundo

Foto: Getty Images

Lagoa é uma cidade pertinho de Lagos, por isso é uma boca dica para incluir no seu roteiro no Algarve.

A viagem dura menos de 30 minutos e é lá que você encontrará a Praia da Marinha, que já foi eleita uma das mais bonitas da Europa. Se você for mais aventureiro, também pode percorrer a famosa trilha dos Sete Vale Suspensos: são são 5,7 km (só de ida) que garantem algumas das melhores paisagens do Algarve.

Aproveite para ir até a Praia de Benagil, pela trilha ou de carro. E dela que saem os barcos para a Algar de Benagil, conhecida como a gruta mais bonita do mundo. 

Outro ponto interessante para incluir no seu roteiro no Algarve é a Vila do Carvoeiro, um pequeno vilarejo de casa coloridas encravado nas falésias.

Ao redor de Lagoa também estão alguns vilarejos de pescadores com praias bem tranquilas e que permitem um maior contato com a cultura local. Se tiver tempo, aproveite para comer em alguns dos restaurantes típicos que encontrar no caminho!

Dia 5: Portimão e Albufeira

Praia do Alvor em Portimão

Foto: Getty Images

Neste dia a minha sugestão é acordar cedo e se despedir de Lagos rumo a Portimão, que fica logo ao lado. A cidade é menor, mas não menos charmosa!

Para iniciar essa parte do roteiro no Algarve, a dica é aproveitar bastante a cultura e a história da cidade. Se quiser, visite o Museu de Portimão, onde vai entender como a cidade se destaca na indústria conserveira.

No centro histórico está a bela Igreja de Nossa Senhora da Conceição e a Fortaleza de Santa Catarina, que te leva uma vista incrível. Assim como em Lagoa, há várias vilas para visitar em Portimão, como Ferragudo.

Já entre as praias, as mais famosas são a Praia da Rocha e a de Alvor. Essa última é realmente muito convidativa e tem um clima de interior litorâneo que não dá vontade de ir embora!

Em Alvor você pode aproveitar para conhecer o Mercado Municipal. Sem dúvida vai encontrar ótimas opções de restaurantes com os ingredientes mais típicos do Algarve: frutos do mar.

Caso você vá estender a estadia para 6 ou 7 noites, ao final da tarde é hora de ir para o seu hotel em Albufeira.

Dia 6: Centro histórico, mirantes e noite em Albufeira

Centro histórico de Albufeira

Foto: Getty Images

Quem for na alta temporada, entre julho e setembro, vai perceber que a vida é bem agitada em Albufeira nessa época. Se quiser aproveitar as noites nas boates, por exemplo, essa é a melhor zona do Algarve.

Mas não é só por isso que a cidade vale a visita no roteiro no Algarve. Albufeira tem um centro super atrativo, com muitas lojas e restaurantes, que vale passar um tempo “perdido” entre as ruas.

Aliás, falando sobre gastronomia, uma dica de Albufeira é provar os pratos com mariscos ou polvo grelhado. O bife de atum ao estilo algarvio também é típico!

Na cidade, você pode conferir o Museu de Arqueologia de Albufeira, bem interessante para quem gosta do tema. Em Albufeira também há mirantes ótimos para quem busca aquela foto perfeita! A dica é procurar pelo Mirante do Rossio, um dos mais bonitos.

Você com certeza vai gastar um bom tempo com esse roteiro aproveitando a cidade e, ao final do dia, poderá partir para a badalação (ou um bom restaurante, é claro).

Boa parte da diversão noturna começa nas festas ao pôr do sol na areia. Já à noite, você pode encontrar a concentração no Largo Duarte Pacheco e depois na Rua da Oura (que na verdade é Avenida Sá Carneiro). É nessa rua que estão algumas das principais boates de Albufeira.

Você perceberá estilos bem diferentes: desde boates bem conceituais – estilo Ibiza – a bares mais aconchegantes. O bom é que com certeza você encontrará algo que agrade.

Dia 7: Praias e karting em Albufeira

Praia da Falésia em Albufeira

Foto: Getty Images

Se você chegou ao sétimo dia do roteiro no Algarve, não deixe de visitar as praias de Albufeira. Aproveite o seu último dia para relaxar e curtir o mar!

Uma características das praias de Albufeira é a faixa de área bem extensa. Ao todo, são mais de 20 praias para você explorar, passar o tempo e tirar fotografias incríveis!

Para quem busca praias mais próximas do centro da cidade, as melhores são a Praia do Peneco e a Praia dos Pescadores. Elas são ótimas, mas também mais urbanas, ou seja, costumam estar sempre movimentadas. A faixa de areia, nesse caso, também é menor.

Mas se o que você busca é um pouco de sossego para encerrar a viagem há outras dicas também, entre elas a Praia do Inatel. Já a Praia da Falésia é bem famosa pela sua beleza natural, assim como a Praia da Galé.

Há quem diga que as melhores praias e vistas panorâmicas estão mais ao norte de Albufeira, na região de Sesmarias. De fato, é uma zona mais calma, mas o acesso também é um pouco mais difícil. Você pode conhecer lugares como a Praia da Ponta Grande e a Praia dos Piratas.

Quem é fã de esportes aquáticos pode aproveitar e passar pela Marina de Albufeira. Além de passeios de barco, é possível encontrar alguns esportes para praticar (os preços costumam ser acessíveis).

Agora, se você acabar o passeio cedo e preferir velocidade a esportes na água, tenho uma última surpresa para finalizar a viagem: a corrida de karting. Ela fica no estacionamento subterrâneo da Marina e é uma verdadeira atração do Algarve!

BAIXE O MAPA DO ROTEIRO NO ALGARVE

Para conferir todas as dicas em tempo real durante a sua viagem, baixe o mapa do nosso roteiro no Algarve para 5, 6 ou 7 dias:

Adapte o seu roteiro no Algarve!

Esse foi um roteiro no Algarve para 5, 6 ou 7 dias, com algumas das melhores dicas de quem já visitou e se apaixonou pela região. Apesar disso, não se esqueça: você sempre pode adaptar conforme as suas preferências.

No meu caso, o objetivo não era passar um dia inteiro na beira da praia pegando sol, mas claro que você pode fazer isso, certo? Basta escolher o que faz mais o estilo da sua viagem e priorizar isso no roteiro.

Muitas pessoas em busca de lugares mais paradisíacos e contato com a natureza ficam por volta de Faro e Lagos. Quem estende a viagem até Albufeira normalmente são os jovens e apaixonados por esportes.

Agora que você tem o roteiro no Algarve para 5, 6 ou 7 dias, é hora de planejar a sua viagem. Aproveite todas as dicas e descubra o litoral paradisíaco de Portugal!

Tags:       

«
»