TOPO

“Roteiro de 8 dias em Portugal: de Lisboa a Porto (com mapa)”

Uma das vantagens de programar um roteiro de 8 dias em Portugal, de Lisboa a Porto, é a facilidade de locomoção. Primeiro, lembre-se de que estamos falando de um país pequeno, então é possível planejar um roteiro enxuto passando por várias atrações.

Entre Lisboa e Porto são poucas horas de viagem, cerca de 4h, mas há muitas cidades para conhecer. Da capital ao norte do país você pode aproveitar oito dias de viagem passando por cidades como Óbidos, Nazaré, Fátima, Coimbra, entre outras.

Agora, aproveite todas as dicas neste artigo e planeje a sua viagem!

QUANTO TEMPO FICAR EM PORTUGAL?

Portugal é um país pequeno em dimensão, mas com muita história, belezas naturais e infinitas atrações. Por isso, a resposta mais adequada para esta pergunta é: o tempo que você tiver disponível!

Neste artigo, propomos um roteiro de 8 dias saindo da capital, Lisboa, até Porto, no norte do país.

Este é um roteiro adequado para quem não tem tanto tempo e fará a sua primeira viagem em terras portuguesas, já que passa por boa parte dos principais atrativos turísticos.

Quem tiver um pouco mais de tempo e quiser esticar o roteiro, pode adicionar pelo menos mais um dia em cada uma das principais cidades, como Lisboa, Coimbra e Porto.

Outra possibilidade interessante é incluir a visita em algumas vinícolas ou estender a viagem à belíssima região do Algarve, no extremo sul do país.


Leia mais:


COMO SE LOCOMOVER

A maioria dos voos do Brasil com destino a Portugal desembarcam no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. Já falamos, em outro post, como ir do Aeroporto até o centro da cidade.

De um modo geral, é fácil e econômico se locomover de transporte público em Portugal. As principais cidades são conectadas pelos trens da Comboios de Portugal. Além disso, também existem ônibus que operam em praticamente todas as rotas intermunicipais e ainda o transporte metropolitano nas cidades maiores, como Lisboa e Porto.

O ideal é fazer esse roteiro de carro, mas claro que há outros meios, como ônibus e trem. Contudo, saiba que o transporte público encontra algumas limitações em cidades menores, exigindo mais tempo da sua viagem.

Porém, para quem tem pouco tempo e quer fazer um roteiro bem otimizado, alugar um carro ainda é a melhor opção. A vantagem é que o aluguel de veículos não é muito caro em Portugal.

Com a nossa parceira Rent Cars, você pode cotar o valor de todas as locadoras e pagar a reserva em reais sem cobrança de IOF.

Ah, brasileiros não precisam da permissão internacional para dirigir em Portugal, bastando possuir uma CNH válida.

MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR PORTUGAL

Roteiro em Portugal: de Lisboa a Porto

Torre de Belém, em Lisboa. Foto: Alex Paganelli via Unsplash

Portugal é um dos países mais ensolarados da Europa e, por isso, pode ser visitado em qualquer época do ano. O inverno, além disso, não é muito rigoroso, possibilitando a realização de atividades ao ar livre.

É claro que, dependendo do que você quer ver, existem épocas melhores e piores.

As ondas gigantes de Nazaré, por exemplo, acontecem no inverno – entre outubro e março. Já as vindimas – época de colheita das uvas – acontecem em setembro. E, pra quem quer esticar a viagem e visitar as praias do Algarve, a melhor época é o verão – entre o final de junho e começo de setembro.

Fora isso, é bom saber que julho e agosto (verão dos europeus) e o período entre o natal e ano novo são alta temporada em Portugal. Logo, tudo fica mais cheio e caro.

Por isso, de um modo geral, a primavera (de março a começo de junho) e o outono (melhor entre setembro e outubro) costumam ser boas épocas para viajar, já que os preços são mais amenos e o clima bastante agradável.

ONDE SE HOSPEDAR

A nossa sugestão de Roteiro em Portugal, de Lisboa a Porto, propõe a hospedagem nas cidades chaves: Lisboa, Sintra, Nazaré, Fátima, Coimbra e Porto.

Desta forma, o planejamento fica assim:

  • Lisboa: 1 noite
  • Sintra: 1 noite
  • Nazaré: 1 noite
  • Fátima: 1 noite
  • Coimbra: 1 noite
  • Porto: 2 noites

Note que o roteiro leva em conta 8 dias cheios de viagem. Portanto, as sugestões de hospedagem comportam 7 noites. A depender do seu itinerário e do aeroporto de chegada e saída, será necessário incluir mais duas noites na estadia – uma no início e outra ao final da viagem.

Ao final de cada dia de roteiro, daremos algumas sugestões de hotéis e pousadas bem localizadas para te ajudar na escolha da hospedagem.

ROTEIRO DE 8 DIAS EM PORTUGAL: DE LISBOA A PORTO

Com todas as informações necessárias para aproveitar bem a viagem, vamos agora à nossa sugestão de roteiro.

DIA 1: Lisboa – Centro histórico e Belém

Roteiro em Portugal de Lisboa a Porto

Praça do Comércio. Foto: Claudio Schwarz via Unsplash

O roteiro de 8 dias em Portugal, de Lisboa a Porto, não pode pular uma boa estadia na capital. Aliás, é em Lisboa que chega a maioria dos voos brasileiros, então será também o ponto de partida dessa viagem!

A visita pode incluir muitos lugares, afinal, estamos falando da maior cidade do país. A ideia é que você passe uma noite e aproveite quase dois dias inteiros.

Centro histórico

Comece o roteiro pela Praça do Comércio, o ponto central de Lisboa e que coloca você logo em frente ao Rio Tejo. A partir da praça siga pelo Arco da Rua Augusta e visite toda a zona em volta, aproveitando para experimentar o bolo de bacalhau.

Se quiser andar mais um pouco, logo entrará na Baixa e Chiado. São zonas ótimas para ver um pouco da história da cidade ou aproveitar a noite boêmia.

Belém

Depois do centro histórico, visite a zona de Belém, onde encontrará o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém e o Padrão dos Descobrimentos.

Ao terminar o passeio da primeira etapa do roteiro de 8 dias em Portugal, de Lisboa a Porto, será hora de descansar.


Hospedagem em Lisboa

O ideal é optar pela zona da Baixa, Chiado, bairro Alto ou Rossio. A seguir confira algumas opções:

  • Yes Lisbon Hostel ($): super moderno e fica ao lado da Praça do Comércio. Possui bar, lounge e recepção 24h. Dispõe de quartos privativos e mistos, com 4 e 6 camas;
  • Hotel Convento do Salvador ($$$): situado no prédio de um antigo convento, possui um bom serviço e ótima localização, próximo da estação Santa Apolónia (perfeito para quem chega de trem);
  • Dear Lisbon – Palace Chiado Suites ($$$$): arquitetura única, boa localização, vista panorâmica e serviço 4 estrelas definem este hotel. 

Dia 2: Lisboa e Sintra

Após um início bem agitado do roteiro de 8 dias em Portugal, de Lisboa a Porto, é hora de começar a se despedir da capital. Porém, antes disso ainda tenho umas dicas que você pode visitar na cidade!

Lisboa

Então, não saia de Lisboa sem visitar a zona do Parque das Nações, que foi remodelada há poucos anos. Você pode andar nas margens do rio e até mesmo passear no teleférico, que é ótimo para dias de sol!

E como você não pode sair de Lisboa sem uma boa refeição, a dica para o almoço é o Mercado da Ribeira, no Cais do Sodré. É uma ótima opção para encontrar um pouco de tudo, desde a culinária típica até gastronomia internacional com preços variados.

Já depois do almoço tenho algumas dicas que você pode escolher para completar o roteiro em Lisboa. Entre elas estão o Castelo de São Jorge, Avenida da Liberdade e a zona do LxFactory. O ideal é optar por um ou no máximo dois deles para seguir viagem ao fim da tarde até Sintra.

Como a viagem entre Lisboa e Sintra é de no máximo 1 hora – e menos ainda de carro -, você pode optar quando deixará a capital. Assim, iniciará a segunda visita do roteiro de 8 dias em Portugal, de Lisboa a Porto.

Sintra

Sintra é uma cidade conhecida pelos seus palácios. Como você chegará mais ao fim do dia, talvez não consiga visitar nenhum. Então, o melhor a fazer é conhecer o pequeno centro histórico onde estão os melhores restaurantes.

Após o jantar, será hora de descansar e passar a noite em Sintra.

Hospedagem em Sintra

Como você terá pouco tempo em Sintra, o ideal é hospedar-se pelo centro – assim poderá circular bastante a pé.

  • Nice Way Sintra Hostel ($): com o melhor preço da cidade, fica em uma casinha bem charmosa a 300 metros do Palácio Nacional e a 5 min do centro. Há quartos compartilhados e individuais, além de um belo jardim e bar;
  • Sintra1012 Boutique Guesthouse ($$$): no centrinho de Sintra e com visual charmoso, a pousada oferece café da manhã inclusa na diária e fica próxima de vários restaurantes;
  • Chalet Saudade ($$$$): com design de uma Sintra de época, o hotel boutique possui ambientes confortáveis e acolhedores. Apesar de estar próximo do centrinho e da estação de trem, é bastante sossegado.

Dia 3: Palácios em Sintra + Óbidos e Nazaré

No terceiro dia de roteiro em Portugal, começamos pelos Palácios de Sintra.

Palácios em Sintra

A primeira atração do dia é o Parque e Palácio Nacional da Pena. Você provavelmente passará mais de 1 hora nele e terá muitas vistas panorâmicas da cidade.

Depois, pode ir para o Castelo dos Mouros. Ele é mais antigo, com traços medievais, e também precisa de pelo menos 1 hora para a visita.

Óbidos

Ao fim da manhã você pode almoçar em Sintra e partir para o próximo destino: Óbidos. Apesar de pequena – são menos de 4 mil habitantes -, ela é um charme para quem é fã de cidades antigas como eu!

Visitar Óbidos é super fácil, e eu diria que você sequer precisa dormir nela se conseguir chegar no início da tarde. O melhor a fazer é andar pelas suas ruelas, principalmente na Rua Direita, onde está a maioria das lojas e restaurantes.

Você pode visitar também o interior do Castelo de Óbidos, onde há o Mercado Medieval entre julho e agosto.

Eu recomendo muito aproveitar essa data pois o mercado é uma viagem no tempo: há trajes, comidas e brincadeiras medievais por todo lado!

Nazaré

Chegando ao fim do dia, a dica é partir para o próximo destino, que é Nazaré. A viagem não é longa e em cerca de 40 minutos estará na cidade das ondas gigantes!

Como chegará tarde, o ideal é ir logo jantar pelo centro de Nazaré e se hospedar.

Hospedagem em Nazaré

Nazaré não é uma cidade grande, então não é muito difícil escolher a hospedagem. No geral, as opções próximas à Praia de Nazaré estão bem localizadas.

  • Casa do Mar ($): a 400 m da Praia de Nazaré, tem clima caseiro, quartos bem equipados e cozinha compartilhada.

  • Hotel Oceano ($$): à beira-mar e no centro de Nazaré, tem um bom custo-benefício em razão da excelente localização. Também possui um restaurante com pratos típicos.

  • Hotel Miramar Sul ($$$): com serviço 4 estrelas e duas piscinas, oferece vista para o mar, restaurante, bar e estacionamento privado.

Dia 4: Praias de Nazaré + Fátima

Roteiro de 8 dias em Portugal: Nazaré

Praia de Nazaré vista de cima. Foto: Jan vT via Unsplash

Acordando cedo no dia seguinte você pode aproveitar bastante em Nazaré. Se estiver no verão, com certeza a visita será melhor, mas no inverno o frio não é tão rigoroso.

Nazaré

Além da Praia de Nazaré e da zona central histórica (Sitiado), explore um pouco mais além. Para isso, aliás, é muito melhor que esteja viajando de carro!

Na parte alta de Nazaré estão as atrações com vista das famosas ondas graças ao Miradouro do Suberco e o Farol de Nazaré. Já para vê-las de perto, o ideal é visitar a Praia do Norte entre outubro e março.

A minha dica é que não é necessário passar mais do que uma manhã e uma tarde para tudo isso. Contudo, é claro que você pode se adaptar e ficar mais uma noite caso queira aproveitar as praias.

Se optar por seguir a viagem depois de conferir as atrações de Nazaré, então poderá se dirigir para Fátima ao fim do dia. No verão escurece quase às 22h, então terá bastante tempo para aproveitar sem precisar viajar à noite.

Além disso, a viagem não é muito longa, demorando cerca de 1 hora e 30 minutos. Ou seja, ainda poderá jantar cedo em Nazaré, onde os frutos do mar são ótimos.

Fátima

Chegando na próxima cidade poderá descansar. Em Fátima há algumas boas opções com ótimo custo-benefício.

Hospedagem em Fátima

Conheça algumas opções de hospedagem em Fátima:

  • Pereira Guesthouse ($): próximo ao Santuário de Fátima, este albergue é bem econômico e com infraestrutura simples, mas bem equipado para uma noite.
  • Hotel São José ($$$): com 4 estrelas, mas tarifa acessível, este hotel está a 200 metros do Santuário e possui restaurante e academia.
  • Hotel Dom Goncalo & SPA ($$$$): esta opção 4 estrelas é ótima para quem deseja descansar uma noite em um hotel boutique a 400 metros do Santuário. Além de spa, possui jardim, restaurante e academia.

Dia 5: Santuário de Fátima e Coimbra

Santuário de Fátima, em Portugal

Fachada do Santuário de Fátima. Foto: Getty Images

Essa é uma parte do roteiro de 8 dias em Portugal, de Lisboa a Porto, que vai além da religião. Aliás, eu conheço muitas pessoas que não são católicas e fazem questão de visitar o Santuário de Fátima.

Santuário de Fátima

Nesse local de fé há visitantes do mundo todo que vão pedir, agradecer ou apenas por curiosidade de entender sobre a história do aparecimento de Nossa S. de Fátima. A entrada no santuário é gratuita e você pode visitar todos os espaços, inclusive a Basílica.

A verdade é que não há muito além dessa “atração” em Fátima, mas há quem visite ainda a casa das três crianças da aparição, que ficam na Vila Aljustrel. Em apenas uma manhã é possível fazer tudo, então depois é hora de ir para Coimbra.

Coimbra

A viagem de 85 km não é longa e em Coimbra o ideal é ficar uma noite. E já que você chegará no meio da tarde, a minha dica é ir logo visitar Conímbriga, as ruínas de uma cidade da época Romana.

A visita demora pelo menos 1 hora, então você provavelmente vai chegar à parte central de Coimbra perto do fim da tarde. É uma boa oportunidade para aproveitar a Baixa e os seus restaurantes para jantar. Assim, você já dá uma volta pela zona histórica.

Hospedagem em Coimbra

E onde se hospedar em Coimbra? A Baixa e a zona em volta são realmente melhores, inclusive para estacionar.

Dia 6: Alta Coimbra + Aveiro

Roteiro de 8 dias em Portugal: Aveiro

Canais da Ria, em Aveiro. Foto: Getty Images

No dia anterior você já terá conferido um pouco da parte Baixa de Coimbra, então na manhã seguinte comece na zona Alta.

Alta Coimbra

É na zona Alta que está a parte mais histórica da Universidade de Coimbra, que tem um tour ótimo pelos prédios, incluindo a Biblioteca Joanina.

Além desse tour, você pode visitar outros pontos, como a Sé Velha e Portugal dos Pequenitos. Provavelmente, encerrará essas visitas até o início da tarde e pode almoçar por Coimbra. Ah, e não se esqueça dos tradicionais doces conventuais da cidade!

Depois é hora de ir para a próxima cidade do roteiro de 8 dias em Portugal, de Lisboa a Porto: Aveiro. A viagem dura cerca de 45 minutos e o ideal é ir logo em seguida do almoço para aproveitar a tarde.

Aveiro

A cidade conhecida como “Veneza Portuguesa” é cheia de atrativos, além de ser bem florida e colorida. A minha dica é se concentrar pelo centro, onde estão as principais atrações.

Vale a pena fazer o passeio pelo canal em uma das embarcações típicas e uma refeição nos restaurantes em volta do mercado. Aproveite para conferir o artesanato local nas lojas pelo centro histórico.

Na nossa parceira Get Your Guide você pode contratar o passeio no barco moliceiro em Aveiro ou, até mesmo, excursões saindo do Porto.

 

Porto

Depois da tarde em Aveiro, é hora ir para Porto, o destino final. Como você ficará duas noites na cidade, faça uma boa escolha de hospedagem!

Hospedagem em Porto

Para quem quer otimizar tempo na viagem, sugerimos ficar entre a Baixa e a Cedofeita em Porto.

  • Selina Porto ($$): com ótima localização (próximo da Torre dos Clérigos), o hostel conta com um bar e cafeteria. Possui boas tarifas nos quartos compartilhados, mas quem preferir também pode optar por quartos privativos;
  • Boavista Guest House ($$$): a 100 m de uma estação de metrô, a pousada possui decoração moderna e ambientes agradáveis.
  • Infante Sagres – Luxury Historic Hotel ($$$$$): para quem quiser fechar a viagem com chave de ouro, o hotel 5 estrelas construído em um prédio histórico conta com restaurante, bar e serviço de quarto impecável, além de estar conectado ao exclusivo Café Vogue.

Dia 7: Centro histórico do Porto + Ribeira

Ribeira do Porto, em Portugal

Ponte D. Luís I e Ribeira do Porto vistos de Gaia. Foto: Getty Images

Chegando quase ao fim do roteiro de 8 dias em Portugal, de Lisboa a Porto, será mais um dia intenso.

Centro histórico de Porto

Primeiro, comece explorando o centro histórico da Invicta, como Porto é conhecida.

Ao redor da Av. dos Aliados há uma série de prédios histórico e as típicas padarias portuguesas que são ótimas para um café da manhã. Explore também a zona da Torre dos Clérigos e não deixe de sentar um pouco na Base, um espaço verde ótimo para relaxar.

Outras atrações que não podem ficar de fora é uma visita à Estação São Bento e à Sé do Porto.

Provavelmente você vai gastar uma boa parte da sua manhã nessa zona, pois há muito para visitar. Ali também estão alguns parques e igrejas que são bem típicas em Porto.

Ribeira

Chegando perto do almoço é hora partir para a Ribeira do Porto, onde poderá almoçar em frente ao Rio Douro. Depois, se quiser, pode fazer o passeio de barco pelo rio, que dura cerca de 1 hora.

 


Logo em seguida você pode ter uma visão panorâmica de cima do Douro passando pela Ponte D. Luís I, desta vez na parte superior.

Atravessando pela ponte D. Luís I está Gaia, onde você também pode incluir no roteiro uma visita às caves de vinho do Porto. Mas, se preferir, pode apenas passear pela margem oposta, que também é convidativa.

Para encerrar a tarde, curta o pôr do sol no Jardim do Morro . É um passeio simples, relaxante e quase obrigatório!

Uma dica para jantar neste dia é em volta das Galerias de Paris, onde encontrará desde pizzarias até restaurantes com culinária típica portuguesa. É uma zona bem animada durante a noite, especialmente na primavera e verão, então você vai aproveitar bem.

Dia 8: Braga + Matosinhos

Roteiro em Portugal: Braga e Matosinhos

Santuário Bom Jesus do Monte, em Braga. Foto: Getty Images

Na última etapa do roteiro de 8 dias em Portugal, de Lisboa a Porto, você pode conhecer mais uma cidade: Braga.

Braga

Será uma passagem rápida, mas suficiente para conhecer a cidade portuguesa das igrejas!

De carro, será muito mais fácil o bate e volta, mas pode ir também de trem a partir da Estação São Bento. A viagem é curta e chegando em Braga aproveite para explorar o charmoso centro histórico.

Se tiver tempo, visite o Santuário do Bom Jesus do Monte, mas tente não voltar para Porto muito tarde.

Matosinhos

O seu roteiro na cidade ainda não acabou: você poderá conhecer Matosinhos, a pequena, porém bela praia de Porto.

Se você gosta de museu, ainda pode incluir algumas boas dicas na cidade, como o Museu de Serralves ou a visita ao Palácio da Bolsa. Aliás, a zona do Palácio da Bolsa, perto da Ribeira, também é super charmosa e se conecta à Rua das Flores.

Depois de tantas atividades será hora de encerrar o roteiro de 8 dias em Portugal, de Lisboa a Porto. Se precisar voltar para Lisboa, a viagem de carro dura entre 3h40 e 4h, então não será difícil.

Baixe o mapa

Quer seguir o nosso roteiro completo durante a sua viagem? Baixe o mapa pelo Google Maps e acompanhe tudo em tempo real:

Visto para Portugal

Brasileiros viajando a turismo não precisam de visto para entrar em Portugal (máximo de 90 dias consecutivos em todo os Espaço Schengen). 

Porém, a partir do final de 2022, também será obrigatório preencher um formulário online para solicitar o Sistema Eletrônico para a Autorização de Viagem (ETIAS).

Quanto aos demais documentos a serem apresentados no controle de imigração, confira as orientações do Consulado Geral de Portugal em São Paulo.

Por fim, para consultar as informações atualizadas sobre as exigências de entrada ao país em razão da pandemia do Covid-19, consulte o site oficial da Embaixada de Portugal no Brasil.

Por que visitar Portugal?

Além da proximidade cultural com o Brasil e um custo consideravelmente mais baixo do que outros países da Europa ocidental, Portugal também reserva belas surpresas. De cidades litorâneas a uma capital cheia de vida e um interior charmoso, é um país que vale os elogios que recebe!

Por isso – e talvez por muito mais -, com certeza você não vai se arrepender de investir no roteiro de 8 dias em Portugal, de Lisboa a Porto. Aproveite, permita-se conhecer a cultura local e guarde lembranças incríveis desse país receptivo e caloroso!

Tags:          

«
»