TOPO

“O que fazer em 1 dia em Braga, a “Roma de Portugal””

Santuario Bom Jesus do Monte Braga Portugal 895x470 - O que fazer em 1 dia em Braga, a "Roma de Portugal"

Mesmo não sendo muito grande, Braga é conhecida como a “Roma de Portugal” por causa das suas mais de 30 igrejas. Mas apesar de ser um destino certo para os católicos, Braga não se limita a isso. Muito pelo contrário!

A cidade portuguesa possui várias atrações que com vistas panorâmicas, restaurantes incríveis e bons museus valem o seu tempo na viagem. A grande vantagem é que é possível visitar a cidade em um bate e volta super fácil do Porto. 

Neste artigo você vai conhecer um pouco mais sobre a cidade para preparar o seu roteiro de 1 dia em Braga. E aviso com antecedência: prepare a câmera para as fotos porque a cidade rende imagens lindas!

COMO CHEGAR EM BRAGA

Normalmente, os turistas chegam em Braga a partir de Lisboa ou do Porto. A segunda opção é mais comum, pois Braga e Porto ligam-se por trem em uma viagem de cerca de 1 hora.

Há também ônibus para chegar em Braga, mas essa opção é menos comum. A estação de trem, inclusive, fica localizada próxima da zona central. Em uma caminhada de no máximo 10 minutos você chega na zona turística sem problemas.

Para quem vai fazer um bate e volta no roteiro de um dia em Braga, os horários dos trens saindo do Porto são frequentes e iniciam cedo (custam cerca de € 3,25 o trecho). Você pode conferir toda a linha no site da Comboios de Portugal. Eu diria que indo no início da manhã você conseguirá aproveitar bastante até o fim do dia.

Já para quem sai de Lisboa, são cerca de 5h de trem. Nesse caso, é melhor dormir em Braga para conseguir aproveitar a cidade.

ONDE SE HOSPEDAR EM BRAGA

E quem decidir passar uma noite em Braga, onde deve se hospedar? Mesmo para quem vai do Porto, essa opção é super interessante. Você terá mais tempo para aproveitar a cidade e conhecer um pouco de tudo, incluindo os seus ótimos restaurantes!

Como as principais atrações estão nos arredores do centro histórico, escolher um hotel nessa região economizará tempo o dinheiro, já que você não ficará tão dependente do transporte público!

Por isso, a dica para o seu roteiro de um dia em Braga é realmente optar pelo centro histórico, apesar da movimentação mais intensa. Quem preferir outras áreas também pode ficar no bairro das Fontainhas, ainda próximo ao centro.

Confira três dicas de hospedagens para ajudar na decisão:

Hostel THEORYNOMAD Al Braga

Bem localizado no centro, é uma boa opção econômica. Além de camas em quartos compartilhados, o hostel também oferece quartos privativos, inclusive para famílias. O local também possui cozinha e lounge de uso comum. 

Berço de Mordomias

Com bom custo-benefício, o Hotel Berço de Mordomias possui decoração clássica e está bem posicionado no centro histórico, a poucos passos da Catedral de Braga. 

Hotel Moon & Sun

Com o serviço 4 estrelas e estrutura nova e moderna, é uma opção ao lado da Catedral de Braga. Oferece café da manhã, estacionamento e recepção 24h.

Vila Gale Collection Braga

Para quem pode investir mais em um pouco de luxo, o Vila Gale Collection é a melhor opção. O hotel conta com piscina, restaurante, bar e um ambiente mais reservado do que os demais, tudo no centro histórico de Braga.

O QUE FAZER EM BRAGA: PRINCIPAIS ATRAÇÕES

Catedral da Sé de Braga

Por ser a mais antiga do país, a Sé de Braga se destaca pela sua história desde 1070, mas também por unir vários estilos arquitetônicos. Eles foram sendo incorporados ao longo dos séculos e através das reformas pelas quais a catedral passou, deixando ela mais incrível ainda.

Há outra atração na Sé: os túmulos de D. Henrique e Dona Teresa. Eles são os pais do primeiro rei português, já que o país teria se originado na cidade ao lado, Guimarães.

Ela fica bem na zona central, então é fácil encontrá-la ao passar pelo Arco da Porta Nova. Por isso, não se preocupe: é impossível visitar Braga e não vê-la!

Palácio dos Biscainhos

Construído no século XVII, o Palácio dos Biscainhos é uma das dicas principais para incluir no seu roteiro de um dia em Braga. Ele pertenceu à família dos Bertiandos, condes da região, mas foi doado ao poder público.

Hoje, um museu funciona em seu interior e conserva a história do local com peças e cômodos originais. Você pode conferir os belos salões e a decoração barroca que predominava antigamente. 

O Museu dos Biscainhos é aberto de terça a domingo das 9:30h às 17:30h e a entrada custa €2.

Jardim de Santa Bárbara

No centro histórico da cidade, esse jardim está presente em quase todas as fotos de Braga. Ao fundo dele está a parte medieval do Paço Episcopal Bracarense.

De fato, ele é lindo e rende ótimas fotografias! É o melhor lugar para você sentar e recuperar as energias entre um e outro passeio. 

Museu Pio XII

Já que você estará em uma cidade conhecida pelas suas igrejas, também poderá aproveitar para incluir no seu roteiro de 1 dia em Braga a visita a um museu com obras religiosas. O Pio XII traz um pouco de tudo sobre a arte sacra do país, incluindo joias e quadros.

Apesar de ter essa temática religiosa, ele ajuda a contar um pouco da história da cidade, por isso é tão interessante. E a visita não é cara: custa 4 euros e pode ser feita de terça a domingo, das 9h30 às 18h.

Parque São João da Ponte

Apesar de ser um ponto comum de visita para quem passa pouco tempo na cidade, caminhar pelo Parque São João da Ponte pode ser uma boa pedida se você decidir pernoitar em Braga. O parque fica ao final da Avenida Liberdade e basta andar um pouco para encontrá-lo.

Durante o verão e a primavera há barcos e pedalinhos no lago, além de várias pessoas fazendo piquenique. Há também algumas cafeterias para relaxar e descansar entre as andanças.

Casa da Ciência de Braga

Você sabia que há um planetário em Braga? Ele é ótimo para quem é apaixonado por ciências ou viaja com crianças, pois é bem didático e lúdico.

Pessoas de todos os lugares da Europa visitam o planetário, que tem forte colaboração da Universidade do Minho. Ao longo do ano há várias atividades diferentes que você pode conferir no facebook da Casa.

Santuário Bom Jesus do Monte

Muito além do significado religioso, o Santuário do Bom do Monte se tornou uma das principais atrações turísticas para um roteiro de um dia em Braga por várias razões. Entre elas estão as artes sacras ao longo da escadaria principal, mas também a bela vista ao chegar no topo.

São mais de 600 degraus, mas a chegada é recompensadora. Para quem não pode encarar tudo isso, há um elevador que custa 2 euros a ida e volta. Aliás, a minha dica é deixar para ir ao fim do dia e aproveitar o pôr do sol no Santuário: é sem dúvida uma experiência marcante!

O Santuário Bom Jesus do Monte está em uma área explorada desde o século XIV e o seu projeto de construção iniciou em 1722. Além das escadarias, a Igreja do Bom Jesus – que hoje é uma basílica – também encanta por dentro. Há um pequeno parque ao lado, restaurantes e um hotel.

A visita é gratuita e você não paga para subir (pelas escadas) e nem para entrar na igreja. Há também uma pequena loja para levar lembranças do local.

Onde comer em Braga?

Assim como em todo país, o bacalhau também é uma das atrações para incluir no roteiro de um dia em Braga. Aliás, se você nunca provou o Bacalhau a Braga, essa é a sua chance!

Uma dos pratos típicos da cidade é o bacalhau cru, mas confesso que ele não agrada o paladar da maioria dos visitantes. Já os Sameirinhos são ótimos: um doce conventual com amêndoas na receita!

A seguir, separei alguns restaurantes para você incluir no seu roteiro:

Casa de Pasto de Carvalheiras: próximo ao centro, este restaurante possui porções para compartilhar e pratos requintados. É ótimo para quem busca ambientes modernos e a cozinha é excelente! Ele fica na rua Dom Afonso Henriques, 8.

Tia ISabel: muito conhecido, ele é focado em comida típica portuguesa e tem aquele sabor de receita caseira e tradicional. Os pratos são muito bem servidos e o atendimento é atencioso! O restaurante está na Rua Eng. Afonso José Fonseca.

Hamburgueria DeGema: os hambúrgueres do DeGema têm nomes curiosos, mas não deixam a qualidade e o sabor de lado. São servidos com batata e o tamanho é o suficiente para uma refeição, além de ter opções vegetarianas também. Ele está na Praça Dr. José Augusto Ferreira Salgado.

Pastelaria Tíbias de Braga: os doces de Braga encantam e muito, principalmente nessa pastelaria tradicional. Você pode provar as próprias tíbias ou então os sameirinhos dela, que fica na Praça Conde São Joaquim 30/34.

Não deixe de visitar Braga!

Apesar de não ser uma cidade muito grande, Braga possui uma incrível mistura de cultura e história. Além dos seus muitos prédios e igrejas antigos, a cidade também preserva seus jardins, parques e recebe muito bem os turistas.

Por isso, vale a pena reservar um tempo na sua viagem a Portugal e dedicar pelo menos 1 dia do roteiro em Braga. Você não vai se arrepender e conhecerá uma das cidades mais charmosas do país!

Tags:    

«
»