TOPO

“O que fazer em 1 dia em Aveiro, Portugal”

aveiro portugal 895x470 - O que fazer em 1 dia em Aveiro, Portugal

O que fazer em um roteiro de 1 dia em Aveiro? A “Veneza portuguesa” – como é apelidada – fica próxima de Porto, no norte de Portugal, e é conhecida pelos seus belos canais. Embora não seja tão grande e glamorosa como Veneza, Aveiro também possui muito charme e beleza!

Esse é um ótimo destino para fazer um bate e volta de Porto ou até mesmo passar uma noite. Mesmo não sendo grande, há várias atividades que você pode fazer e boas referências gastronômicas na cidade dos “ovos moles”.

Podemos dizer que Aveiro é para todos: famílias, viajantes solos ou casais. Além de ser uma cidade bem colorida, tem um espírito jovem devido à presença universitária. Ela reúne muito da cultura portuguesa, por isso é tão procurada pelos turistas! Quer saber mais? Então confira todas as dicas para preparar o seu roteiro de um dia em Aveiro!

QUANDO IR A AVEIRO

Apesar de o frio não ser uma preocupação na região, um detalhe para observar em Aveiro é a chuva. Localizada mais ao norte do país, porém ainda próxima de Lisboa, a cidade sofre com chuvas mais intensas entre novembro e janeiro.

O que mais gosto em Aveiro é que se trata de uma cidade bem “viva”. Apesar de ser antiga e preservar isso na arquitetura, tudo é muito florido e restaurado.

Por isso, visitá-la na primavera – entre abril e junho – é o ideal. Como é uma cidade onde você faz tudo a pé, é melhor que não esteja muito frio e nem muito calor.

COMO CHEGAR E SE LOCOMOVER EM AVEIRO

De Porto, a melhor maneira para chegar em Aveiro é de trem (comboio). A viagem dura cerca de 1 hora e custa por volta de 8 euros ida e volta com a Comboios de Portugal. A vantagem do roteiro de um dia em Aveiro é que a estação de trem da cidade fica a poucos minutos a pé da zona central. Por isso, é super prático!

Já quem prefere ter mais autonomia ou quer ir direto de Lisboa, por exemplo, pode alugar um carro. Indicamos fazer uma cotação com a nossa parceira Rent Cars, que compara o preço de várias empresas e permite o pagamento em reais, sem IOF.

Quanto ao deslocamento na cidade, não se preocupe: é possível fazer tudo a pé durante o roteiro de um dia em Aveiro. O centro é todo conectado entre a rua principal, o Mercado de Peixe, restaurantes e outras atrações.

Até mesmo a famosas Salinas de Aveiro podem ser visitadas a pé, mas você vai precisar caminhar um pouco. Além disso, também há transporte público na cidade (ônibus), mas você provavelmente só utilizará se for a pontos mais distantes, como a Costa Nova. 

Uma outra opção legal é alugar uma bicicleta e pedalar pela cidade – de graça! Em Aveiro existe a BUGA (Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro). Para usá-la, basta ir até a loja BUGA do Mercado Manuel Firmino com um documento de identificação e retirar a sua.

QUANTOS DIAS FICAR EM AVEIRO?

Em geral, você consegue ver as principais atrações de Aveiro em um dia, pois elas se concentram na zona central. Eu diria que chegando de manhã é possível aproveitar bastante até o fim da tarde.

Contudo, caso você queira aproveitar melhor a cidade e fazer tudo com calma, o ideal é dormir pelo menos uma noite na cidade. Quem visitar a praia da Barra ou a Costa Nova também pode optar por um dia a mais, especialmente na primavera e no verão.

O que muitas pessoas fazem é incluir Aveiro no roteiro com outras cidades no caminho entre Lisboa e Porto. Sem dúvida é uma ótima opção e, pela minha experiência, você pode incluir Águeda neste caminho, pois são duas cidades fáceis e práticas de conhecer!

ONDE SE HOSPEDAR EM AVEIRO

Para quem opta por um roteiro de 1 dia em Aveiro, o ideal é se hospedar no centro da cidade. Além de estar próximo dos restaurantes, você evita deslocamentos longos.

Para ajudar na decisão, separei três dicas de hospedagem, contento uma opção econômica, uma com bom custo-benefício e outra mais confortável. Confira a seguir:

Hospedaria 5 Bicas

No estilo bed and breakfast, esse albergue tem bons quartos para famílias, jardim e banheiro privado. Ele fica ao lado do Museu de Aveiro e o café da manhã é bem elogiado.

Hotel Aveiro Palace

Com serviço 4 estrelas, esse hotel foi fundado em 1937. Os quartos bem iluminados e com isolamento acústico aumentam o conforto dos hóspedes. Há um buffet de café da manhã, recepção 24h e quartos com vista para a cidade.

Melia Ria Hotel & Spa

Para quem quer investir um pouco mais e relaxar durante a viagem, esse hotel e spa é a opção mais acertada. Ele fica em frente ao Rio Aveiro e conta com quartos super confortáveis, buffet de café da manhã e um clube de bem-estar com piscina, academia e sauna.

O QUE FAZER EM AVEIRO

Chegamos à parte mais importante da hora de planejar o seu roteiro de um dia em Aveiro: o que fazer lá! Como estamos falando de um itinerário mais enxuto, é importante focar nas principais atrações da cidade.

A escolha final dependerá do seu gosto, é claro, mas nos tópicos a seguir vou compartilhar algumas dicas para você aproveitar muito a cidade em 1 dia de viagem!

Passeios nos canais da Ria

Os passeios pelos canais de Aveiro são feitos em um moliceiro, embarcação típica e que lembra um pouco as gôndolas de Veneza. O fator positivo é que ele passa pelos principais pontos turísticos ao redor do centro histórico, e você conhece tudo sentado no barco!

Os passeios ficam à disposição na ponta da avenida central e é fácil encontrá-los. O custo é entre 10 e 15 euros, sendo que alguns ainda oferecem petiscos locais durante o trajeto.

Pastelarias

Assim como em todo país, você vai encontrar diversas pastelarias por Aveiro, mas a atração na cidade são os ovos moles! Eles são feitos basicamente de ovos, como o próprio nome diz, e conquistam muitas pessoas, embora sejam bem doces.

A Pastelaria Rossio é uma das mais famosas e traz vários outros doces e salgados típicos da região. Será difícil sair de Aveiro sem provar os ovos moles!

Praça das Arcadas

Ao lado do Aveiro Palace Hotel está a Praça das Arcadas (Praça Joaquim de Melo Freitas), charmosa e com um ar antigo, no centro histórico da cidade. Na verdade, essa é a minha zona preferida em Aveiro, pois é como uma viagem ao tempo.

E falando em tempo, aos domingos há uma feira de antiguidades no local que é encantadora. Andando nas ruas em volta você também encontrará vários restaurantes e lojas de souvenir.

Mercado do Peixe

A relação de Aveiro com a gastronomia vai muito além dos ovos moles! Aqui, a atração são os frutos do mar, já que essa é uma zona bem típica de pescadores. 

Na zona do Mercado de Peixe é onde você vai encontrar os melhores restaurantes. Há opções para todos os bolsos e gostos, então fica bem fácil escolher. Na primavera e verão eles costumam ficar cheios, então seja paciente e faça bom proveito!

Cais dos Botirões

Se você visitar o Mercado do Peixe vai logo encontrar o Cais dos Botirões ao fundo. Além das casas coloridas e alguns bares, é uma boa dica para um passeio nos dias ensolarados. Você certamente passará por ali no passeio de moliceiro, então a ida novamente é opcional.

Jardim do Rossio

Em um dos espaços de onde partem os moliceiros está o Jardim do Rossio, ao fim da avenida principal da cidade. O espaço é muito agradável e costuma receber várias atividades no verão, especialmente para as crianças. Há também barracas com opções de doces, sucos e outras iguarias gastronômicas da cidade.

Ponte dos Laços

Em Aveiro também existe a tradição de pendurar fitas em uma ponte, neste caso na Ponte dos Laços. O colorido das fitas dá um belo contraste em meio ao canal e você enxerga elas de longe. É ótimo para tirar fotos e, é claro, deixar a sua fita também!

Centro de Congressos de Aveiro

Parece estranho, mas o verdadeiro ponto turístico de Aveiro não é o Centro, mas o lago e a zona em volta. Além de um hotel e restaurante ao lado, você encontra uma zona verde maravilhosa para o contato com a natureza e relaxar um pouco. É uma vista incrível e fica lotado aos finais de semana!

Salinas de Aveiro

Aveiro é famosa pelas suas salinas e você também pode fazer uma visita a elas. Particularmente, não foi um programa que me surpreendeu, mas você pode gostar.

Para a visita, basta seguir do centro em direção à Marinha – talvez seja melhor com uma das bicicletas disponíveis para aluguel. Como se vê tudo de fora ao ar livre, não é necessário pagar para observar as salinas.

Costa Nova

A Praia da Costa Nova é conhecida pelas casinhas coloridas e os restaurantes de frutos do mar. É uma boa opção para quem estiver de carro e pernoitar na cidade, sendo muito visitada por quem gosta de esportes náuticos e pesca. A zona é realmente muito bonita e você ainda pode aproveitar para visitar o Farol da Praia da Barra.

Vale a pena visitar Aveiro?

Não importa se você vai fazer um bate e volta ou passar a noite, incluir na sua viagem o roteiro de um dia em Aveiro vale muito a pena, sim! Praticamente todos se encantam pelo charme dessa cidade que mistura art nouveau com tradição, cores e história. A minha dica é para não deixar de visitar pelo menos o seu centro histórico, e tenho certeza que você vai sair apaixonado por essa cidade!

Tags:    

«
»