TOPO

“Hanói, Vietnã: guia completo do que fazer, onde ficar e mais dicas”


O que fazer em Hanói, no Vietnã? Caótica e vibrante, a cidade guarda cultura, boa gastronomia, um trânsito alucinante e muita, mas muita história! Da capital do Vietnã, ainda é possível conhecer destinos incríveis do Norte do país, como Ha Long Bay, Ninh Bình e Sa Pa.

Neste artigo, reuni curiosidades, histórias, dicas de o que fazer, onde ficar, como se locomover, o que e onde comer em Hanói. Ao final, você ainda pode conferir o mapa das atrações para usar durante a sua viagem. Confira tudo a seguir!

UM POUCO SOBRE HANÓI

Com uma história marcada pela Guerra, crises econômicas e vários percalços sociais e políticos, o Vietnã, aos poucos, encontra o seu caminho para o desenvolvimento.

Para além disso, é um país com uma cultura riquíssima, cidades caóticas e vibrantes, paisagens naturais incomparáveis e uma gastronomia de reconhecimento internacional.

Hanói, que é a capital e segunda maior cidade do Vietnã, desponta como centro político e símbolo de resistência contra o domínio de forças estrangeiras.

Nas suas ruas, o caos de 5 milhões de motocicletas (para 8 milhões de habitantes) contrasta com trabalhadores comendo calmamente o seu Phở nas calçadas e mulheres vendendo flores em suas bicicletas.


Não demora muito para se perceber que os buzinaços não são xingamentos histéricos, mas um gentil aviso de que tem alguém passando.

Sobre a cidade, dizem que ou se ama, ou se odeia! Mas acredito que é possível ter um sentimento mais complexo. Vá e experimente! Depois, me conta?

COMO CHEGAR EM HANÓI

A principal porta de entrada da cidade é o Nội Bài International Airport (HAN), que se conecta a vários destinos do país e do mundo.

De lá, é possível pegar um ônibus expresso, shuttle de companhias aéreas, táxi, carro de aplicativo ou transfer privativo até o centro da cidade.


Leia também:


Caso você venha de outra cidade do Vietnã, também é possível se valer dos trens e ônibus, que em sua maioria são confortáveis.

Para comprar a sua passagem, sugiro checar o site da 12Go Asia, buscador que domina o setor de transportes no Sudeste Asiático.

Hanói também é base para conhecer destinos como Ha Long Bay, Ninh Bình e Sa Pa. Os deslocamentos podem ser feitos de ônibus, transfers privados ou trem (apenas para Sa Pa e Ninh Bình). Mais adiante falo sobre essas atrações com dicas sobre o transporte.

Como se locomover em Hanói

Em uma cidade com 8 milhões de habitantes e 5 milhões de motos, já é de se esperar que o trânsito seja caótico!

A boa notícia é que se hospedando no chamado Old Quarter ou, no máximo, nas imediações do Hoan Kiem Lake – na área do French Quarter, você conseguirá visitar a maioria das atrações da cidade a pé.

Para distâncias mais longas, uma boa pedida é o Grab, aplicativo de transporte mais popular do Sudeste Asiático que funciona para corridas de carro e motos.

Dica: ao atravessar a rua, saiba que ninguém vai parar para você passar. A melhor dica é não olhar muito para os lados e basicamente atravessar – nem muito rápido, nem muito devagar. As motos andam devagar e simplesmente desviam dos pedestres. 

ONDE FICAR EM HANÓI

A melhor área em termos de logística para se hospedar em Hanói é o Old Quarter. Como segunda recomendação, o French Quarter também é uma excelente opção.

Na minha viagem a Hanói me hospedei nos dois bairros. A seguir, falo mais sobre eles e dou algumas sugestões de hospedagens baseadas na localização, qualidade e preço:

Old Quarter

Old Quarter pela manhã, ainda não tão caótico

Old Quarter pela manhã, ainda não tão caótico

Essa é a área mais movimentada, caótica e antiga da cidade. Dali, é possível fazer praticamente tudo a pé.

Por ser muito central e concentrar mais turistas, é onde você encontrará a maioria dos hotéis e agências de passeios. Também é de onde saem a maioria dos transfers para outros destinos.

As ruas e calçadas estreitas do Old Quarter são repletas de ambulantes, lojinhas, comida de rua e restaurantes com excelente custo-benefício. Eu não diria que é a zona mais agradável da cidade, mas certamente é a mais autêntica. É a alma de Hanói!

Os hotéis dessa área contam com boas tarifas, mas cheque bem as avaliações antes de reservar. A maioria dos prédios são antigos e estreitos e, muitas vezes, os quartos mais econômicos não possuem janela. As fotografias também costumam ser boas e bem tratadas, de modo que os ambientes parecem ser melhores e maiores do que de fato são.

Veja algumas sugestões de hospedagem no Old Quarter de Hanói:

Econômico
  • Cristina Boutique Hotel: no meio da muvuca do Old Quarter, conta com recepção 24h, balcão de turismo e café da manhã asiático incluso nas diárias. As acomodações são simples e pequenas, mas isso não deve ser um problema para quem vai ao hotel somente para dormir;
  • Trang Trang Premium Hotel: também pequeno, mas com ambientes mais arrumadinhos, está a apenas duas quadras do Hoàn Kiếm Lake e do French Quarter.
Bom custo-benefício
  • Golden Rooster Hotel: foi a minha escolha no Old Quarter e não tenho nada a reclamar. É pequeno, mas bem decorado e com uma recepção calorosa e muito amigável. O café da manhã é enxuto, mas conta com itens asiáticos e ocidentais (ovos e panquecas são preparados na hora). A localização também é muito central, perto de tudo;
  • Hanoi Calista Hotel: fica no Old Quarter, mas em uma rua pequena e tranquila. Os espaços são novos e praticamente todos os quartos contam com sacada e boa iluminação natural. O café da manhã, incluso nas diárias, é bastante elogiado.
Conforto
  • Hanoi Esplendor Hotel and Spa: central e confortável, possui ambientes elegantes e é muito bem avaliado. O café da manhã, incluso nas diárias, conta com itens asiáticos e ocidentais;
  • Peridot Grand Luxury Boutique Hotelpossui tarifas mais altas, mas também é maior e mais luxuoso. A estrutura do hotel 5 estrelas conta com 2 restaurantes, 3 bares, piscina no rooftop, academia e spa, além de uma decoração de muito bom gosto. Um excelente café da manhã também está incluso nas diárias.

French Quarter

Lojas e carros de luxo no French Quarter de Hanói

Lojas e carros de luxo no French Quarter

O French Quarter ocupa a porção leste do Hoàn Kiếm Lake e é uma área mais nobre, com ruas e calçadas largas, restaurantes mais arrumadinhos e bares com rooftop.

Apesar de ser uma área mais agradável, não há tanto para se fazer no bairro em si. Ainda assim, é possível chegar caminhando no Old Quarter e em vários atrativos da cidade – a caminhada será um pouco mais longa, é claro.

Por ser um bairro nobre, no French Quarter se concentram algumas opções de hospedagem mais luxuosas. Ainda assim, há opções com excelente custo-benefício.

Confira alguns hotéis recomendados no French Quarter de Hanói:

Econômico
  • Labevie Hotel: fica entre o Old Quarter e French Quarter, uma localização excelente para explorar a cidade a pé. Os quartos são simples e pequenos, mas suficientes para uma boa noite de sono;
  • Golden Legend Palace Hotel: próximo da outra sugestão, conta com estrutura semelhante e oferece café da manhã gratuito.
Bom custo-benefício
  • Oriana Boutique Hotel & Restaurantminha escolha no bairro, possui ambientes agradáveis e atendimento cordial. O café da manhã, incluso nas diárias, não é extenso mas é bom. A localização é excelente: no começo do French Quarter, perto do Old Quarter, do Hoàn Kiếm Lake e do ponto do ônibus expresso para o Aeroporto;
  • Lucien Hanoi Hotel & Spa: com tarifas um pouco mais altas, esse hotel 4 estrelas oferece café da manhã continental incluso nas diárias, restaurante, terraço com bar e vista para o lago.
Conforto

Café da manhã nos hotéis de Hanói

Outra dica é sobre o café da manhã nos hotéis de Hanói!

A maioria dos hotéis servem um café da manhã predominantemente asiático, com sopas, noodles e arroz frito, por exemplo. Sempre haverá pelo menos uma opção de pão e ovos, mas salvo nas redes de hotelaria internacionais e alguns hotéis boutique, não espere muito mais do que isso.

Caso você não esteja tão aberto à experiência gastronômica local, cheque as avaliações do café da manhã antes de reservar o hotel ou opte por fazer a refeição na rua – há muitas cafeterias em Hanói.

QUANTO TEMPO FICAR EM HANÓI E NORTE DO VIETNÃ

Dependendo do número de atrações que você quer conferir, 1, 2 ou 3 dias são o tempo ideal para conhecer a capital do Vietnã – isso sem considerar as viagens ou passeios para as regiões próximas, como Ha Long Bay, Sa Pa e Ninh Bình.

De um modo geral, eu diria que 2 dias inteiros exclusivamente em Hanói é o tempo perfeito para a maioria das pessoas. Você não terá tempo para se entediar, mas também não precisa fazer nada correndo.

Outros destinos no Norte do Vietnã

Ha Long Bay tomará 1 dia da viagem caso você opte por fazer um passeio de bate e volta. Se escolher dormir em um cruzeiro, os itinerários padrão são de 2 ou 3 dias, já incluindo o tempo de locomoção de e para Hanói.

Ninh Bình também é um lugar que pode ser visitado em um bate e volta de 1 dia inteiro. Foi o que eu escolhi fazer e achei que valeu a pena. Porém, a região também consta com atrações interessantes para quem deseja passar 2 ou 3 dias por lá.

Sa Pa exige mais tempo, já que a região é bem grande e a distância de Hanói é maior. 2 dias são o mínimo, sabendo que você passará a maior parte do tempo na estrada. Caso vá para lá, considere fazer um roteiro de pelo menos 3 dias (você encontrará de até uma semana).

Dito isso, o tempo ideal de viagem no Norte de Vietnã deve considerar a soma das atrações que você deseja conhecer. 

Na minha viagem, eu tinha apenas 6 dias inteiros e decidi deixar Sa Pa de fora para encaixar as demais atrações de uma forma mais agradável e proveitosa. No total, foram 3 dias em Hanói, 2 dias em Halong Bay e 1 dia em Ninh Bình.

O QUE FAZER EM HANÓI E REGIÃO: PRINCIPAIS ATRAÇÕES

Agora que ficou mais fácil operacionalizar a viagem, vamos ao que interessa: afinal, o que fazer em Hanói?

Abaixo, confira todas as minhas dicas para explorar a cidade e outros destinos do Norte do Vietnã:

Old Quarter

Old Quarter de Hanói, no Vietnã

De frente para a St Joseph Cathedral, uma das ruas mais agradáveis do Old Quarter

Na área mais antiga e movimentada de Hanói, umas das coisas mais legais para se fazer é caminhar sem rumo, sentar na calçada de um café e observar as pessoas e o trânsito.

O bairro também tem uma grande concentração de pequenos restaurantes, sendo o melhor lugar para comer a qualquer hora do dia.

Outra coisa interessante é o fato do comércio de várias ruas seguirem uma temática. Algumas vendem só roupas, outras só ferragens, outras decorações… É algo bem interessante de se ver.

À parte disso, há algumas atrações que você pode querer conferir no Old Quarter de Hanói:

St Joseph Cathedral

Coral infantil ensaiando em frente à St Joseph Cathedral

Como fui a Hanói na semana do Natal, me deparei com um coral infantil ensaiando para as apresentações

O catolicismo é uma das religiões do Vietnã (cerca de 7% da população o seguem) e a St Joseph Cathedral é não só a igreja mais antiga da capital Hanói, como também a mais importante.

Inaugurada em 1886, a igreja de estilo neogótico lembra a Notre Dame de Paris. E as semelhanças não são coincidência, já que a igreja foi construída pelos colonizadores franceses.

Em frente à praça da Catedral, você encontrará várias lojas de souvenires e artesanatos, além de muitos cafés que reúnem locais e turistas nas calçadas a qualquer hora do dia.

Wekeend Night Market

Caso você esteja em Hanói no final de semana, pode conferir o Wekeend Night Market. Instalado na Hang Duong Street, no Old Quarter, você encontrará inúmeras barracas com com comida de rua, roupas, artesanatos e bugigangas para a suas compras.

O mercado funciona às sextas, sábados e domingos, das 20h às 23h.

Train Street

Train Street em Hanói, no Vietnã

Train Street no momento certo | Foto: Getty Images

A Train Street se tornou um cartão-postal famoso de Hanói. Afinal, a imagem de um trem passando por um corredor estreito encravado em construções antigas não se encontra em qualquer lugar.

Para localizar o ponto certo, basta buscar por “train street” no Google Maps. Mas vá sabendo que acessar a rua pode ser algo trabalhoso e um pouco estressante. Vou te contar o porquê:

  • Só é possível acessar os arredores dos trilhos caso você aceite consumir em um dos vários cafés das imediações;
  • Um guarda (que eu não sei se é realmente um guarda) não deixará que você chegue lá desacompanhado do host do café. Vários hosts te abordarão insistentemente nos pontos de acesso tentando te convencer a ir no café deles;
  • O trem passa poucas vezes por dia e os horários variam. De segunda a sexta, o primeiro do dia passa supostamente às 19h. Aos sábados e domingos é para ter mais opções, como às 9h, 11:20h, 15:20h, 18h e 19h. Os trens ainda podem atrasar ou sofrer alterações.

Quando eu tentei ir, por volta das 15h em um final de semana, o host de um café me disse que o próximo trem passaria somente às 20h. Desisti e fui embora. Caso você resolva ir na Train Street, pergunte sobre o próximo trem antes de aceitar sentar-se em um café e esperar por longas horas.

Ta Hien Beer Steet

No meio do Old Quarter, em um trecho da Ta Hien Street, você encontrará um grande aglomerado de bares com mesas e bancos de plástico nas calçadas que reúnem turistas e locais para tomar uma cerveja ao final do dia.

Basicamente, esse é um dos points de vida noturna na cidade. Os bares começam a abrir as suas portas por volta das 17h e fecham à meia noite.

Hoan Kiem Lake

Pôr do sol no Hoan Kiem Lake, em Hanói

Pôr do sol no Hoan Kiem Lake

Um respiro no caos de Hanói, o Hoam Kiem Lake é um lago super agradável entre o Old Quarter e French Quarter.

Às suas margens há um passeio para caminhada e, nos arredores, alguns cafés e bares com rooftop que garantem uma vista interessante do lago. Nos finais de semana, também é comum o fechamento de algumas ruas para pedestres e a realização de eventos.

Outro lugar para conferir é o Ngoc Son Temple, que fica ilhado no centro do lago. A entrada custa 30.000 dongs (cerca de R$ 7) e ele fica aberto das 8h às 18h.

Mausoléu de Ho Chi Minh

Mausoléu de Ho Chi Minh, em Hanói no Vietnã

O imponente Mausoléu de Ho Chi Minh

O Mausoléu de Ho Chi Minh é o monumento mais importante de Hanói e, talvez, de todo o Vietnã.

A obra foi inspirada no Mausoléu de Lenin, em Moscou, e abriga o corpo de Ho Chi Minh, principal líder político da história do país. Amado pelo povo vietnamita, Ho Chi Minh também é conhecido como “Bác Hồ” (Tio Ho).

Breve contexto sobre Ho Chi Minh

Ho Chi Minh foi o responsável por fundar o Partido Comunista do Vietnã (1930) e a Liga da Independência do Vietnã contra a ocupação francesa no país (1941).

Em 1945, já ao final da Segunda Guerra Mundial, lutou contra a ocupação japonesa e declarou a independência do Vietnã, dando início à Primeira Guerra da Indochina contra a França, que terminou somente em 1954 com a vitória vietnamita.

Esses fatos desencadearam na divisão do país em 2 e deram início à Guerra do Vietnã, que durou quase 20 anos. O Norte, sob a ideologia comunista e com o apoio da União Soviética, buscava a independência plena e unificação no país. O Sul, com o suporte financeiro e armado dos Estados Unidos, defendia a política capitalista.

Ho Chi Minh morreu de causas naturais em 1969,  6 anos antes do final da guerra. Desde então, seu corpo permanece perfeitamente conservado em uma cúpula de vidro dentro do Mausoléu. O trabalho de embalsamento foi feito por cientistas soviéticos e, anualmente, o corpo é levado para a Rússia ou China para trabalhos de conservação.


Como funciona a visita ao Mausoléu de Ho Chi Minh

O Mausoléu de Ho Chi Minh fica dentro de um grande complexo, onde há controle de segurança e um policiamento bem forte.

A entrada ao Mausoléu, em si, é gratuita.

Após passar pelo controle de segurança na entrada, você seguirá uma fila controlada pelos oficiais até entrar no Mausoléu. Lá dentro, a fila segue um fluxo contínuo dando meia volta na cúpula de vidro onde está o corpo (e ele está intacto, é realmente impressionante!).

Não é permitido fazer fotos e vídeos dentro do Mausoléu, assim como dos guardas. Câmeras profissionais e bolsas grandes devem ser deixados no guarda-volumes da entrada.

Os horários e dias de visitação também são bastante limitados. Fique atento a esses detalhes!

Horário de funcionamento

No verão (1 de abril a 31 de outubro):

  • De terça a quinta: das 7h30 às 10h30,
  • Sábado e domingo: das 7h30 às 11h.

No inverno (de 1º de novembro a 31 de março):

  • De terça a quinta: das 8h às 11h.
  • Sábado e domingo: das 8h30 às 11h30.

O Mausoléu não abre para visitas às segundas e sextas. Além disso, também fecha quando o corpo está em viagem para manutenção e restauração, o que geralmente acontece entre outubro e novembro.

Dica: chegue bem cedo porque as filas são sempre grandes. A melhor forma para ir até lá é pegando um Grab, que te deixará em frente à entrada.

Outras atrações no complexo

Além do próprio Mausoléu, há outras atrações que você pode conhecer no mesmo complexo, como o Palácio Presidencial e o Museu de Ho Chi Minh.

Palácio Presidencial
Uma das casas em que Ho Chi Minh morou

Uma das casas em que Ho Chi Minh morou

Por 40.000 dongs (cerca de R$ 9,50), você pode ver o Palácio Presidencial (apenas exterior) e conhecer as casas onde Ho Chi Minh morou enquanto Presidente do Vietnã, bem como os seus carros, um lago onde gostava de pescar e uma pagoda sobre a água.

Museu de Ho Chi Minh
Museu de Ho Chi Minh em Hanói

Entrada do Museu de Ho Chi Minh

Também por 40 dongs (cerca de R$ 9,50), é possível visitar o Museu de Ho Chi Minh.

No Museu, você poderá ver uma coleção de artefatos do Ex-presidente, presentes enviados pelo povo e membros político do mundo todo.

Através de galerias que seguem alguns recortes temporais, o museu também tenta contar um pouco da história do político como pessoa, seus ideais e seus feitos como representante do Vietnã do Norte.

Vietnamese Women’s Museum

Trajes tradicionais no Vietnamese Womens's Museum

Trajes tradicionais no Vietnamese Womens’s Museum

Um dos museus mais recomendados de Hanói, o Vietnamese Women’s Museum exibe fotografias, roupas e artefatos das mulheres vietnamitas enquanto explica sobre o papel delas na sociedade, cultura, família e economia do país.

Um espaço interessante também se dedica à contribuição da mulher vietnamita na Guerra do Vietnã, com a sua participação ativa em todas as frentes, inclusive nas guerrilhas.

A entrada custa 40.000 dongs (R$ 9).

Outros museus que você pode querer conhecer, são:

  • Vietnam Museum of Ethnology
  • National Historical Museum

Hoa Lo Prison Relic

Uma das celas da Hoa Lo Prison Relic, em Hanói

Uma das celas da Hoa Lo Prison Relic

Construída pelos colonizadores franceses em 1896, a Hoa Lo Prison era destinada à reclusão de presos políticos – vietnamitas revolucionários que lutavam pela libertação e independência do país.

As condições de encarceramento, como é de se imaginar, eram mínimas! E a relíquia que ocupa parte do prédio original mostra isso. Durante o passeio, é possível visitar algumas celas, solitárias, fotos e objetos usados pelos presos, além de uma guilhotina que também era usada no local.

Mais tarde, essa mesma prisão também foi usada pelo Vietnã do Norte para a detenção de soldados americanos (principalmente pilotos de caça) capturados durante a Guerra do Vietnã. Um dos nomes famosos que acabaram por lá foi o Ex-senador americano John McCain, que chegou a concorrer às eleições presidenciais dos EUA em 2008.

Ironicamente, a Hoa Lo Prison era chamada pelos prisioneiros americanos de “Hanoi Hilton”, um sarcasmo em alusão à cadeia de hotéis de luxo.

No que diz respeito à essa segunda fase da prisão, o museu se limita a ressaltar como os prisioneiros americanos eram bem tratados. Excluído qualquer juízo de valor, a realidade é bastante polêmica, pois houveram vários relatos de tortura e tratamentos desumanos no local durante o período.

A Hoa Lo Prison Relic abre diariamente, das 8h às 17h. A entrada custa 30.000 dongs (R$ 7) e também é possível alugar um audioguia por 100.000 dongs (R$ 23).

Templo da Literatura

Fachada do Templo de Literatura de Hanói

A bonita fachada do Templo de Literatura de Hanói

Dedicado ao filósofo chinês Confúcio, o Templo da Literatura foi construído em 1070 e abrigou a Academia Imperial, a primeira universidade nacional do Vietnã.

Uma curiosidade é que, pela sua importância e belíssima arquitetura, o Templo da Literatura é estampado no verso da nota de 100.000 dongs vietnamitas.

O interior do espaço é dividido em 5 pátios, que reúnem jardins, um templo, um tanque de carpas e homenagens a Confúcio, seus discípulos e estudiosos que passaram por ali. Outro destaque são as estelas de tartarugas – um dos animais sagrados do país e que simboliza longetividade e sabedoria.

O local é tão importante que sempre reúne estudantes buscando sorte para provas importantes. Turmas de graduandos também gostam de tirar fotos para a formatura no local.

A entrada custa 30.000 dongs (R$ 7) e é possível alugar um audioguia por 100.000 dongs (R$ 23). Não há muita explicação escrita no local.

Teatro de Marionetes na Água

Apresentação de marionetes no Thang Long Water Puppet Theatre

Foto: Thang Long Water Puppet Theatre

O Teatro de Marionetes na Água é uma tradição artística milenar inspirada na vida cotidiana, lendas  e mitos do Vietnã. As águas espelham a realidade da vida rural nos arrozais enquanto as histórias, acompanhadas de música ao vivo, contam sobre a cultura do país.

Mesmo sem o entendimento da língua, a caracterização das marionetes, as músicas e os efeitos sonoros ajudam na compreensão do contexto.

O Teatro de Marionetes é mais popular no Norte do Vietnã e, segundo dizem, o melhor lugar para assistir é em Hanói, no Thang Long Water Puppet Theatre

Você pode checar os ingressos e reservar o seu assento online ou comprar diretamente na bilheteria do local – será mais barato, mas vá com alguma antecedência para garantir o seu lugar.

Passeio de barco em Ha Long Bay

Vista da Ti Top Island, em Ha Long Bay

Vista da Ti Top Island, em Ha Long Bay

Uma das 7 Maravilhas da Natureza e Patrimônio Mundial da UNESCO, Ha Long Bay é um dos motivos pelo qual muitas pessoas viajam ao Vietnã.

A grande maioria dos passeios de barco para Ha Long Bay saem do Porto de Tuan Chau, em Ha Long. A viagem de Hanói dura cerca de 3h e a maneira mais fácil de chegar é pegando um transfer em van compartilhada (veja algumas opções). Alguns cruzeiros também providenciam o transporte de Hanói.

Os barcos e cruzeiros costumam ter programações parecidas, mas com itinerários que duram 1, 2 ou 3 dias.

Eu optei pelo cruzeiro de 2 dias e 1 noite e a minha escolha foi o Paradise Luxury Sails Cruise, mas acabei recebendo um upgrade para o excelente Paradise Elegance Cruise Halong – o que parece ser bem comum. No itinerário, estava incluída a visita à Sung Sot Cave, caiaque na Tung Sau Pearl Farm e visita à Ti Top Island, de onde se tem a melhor vista da baía – além de atividades no barco, almoço, jantar e café da manhã.

Dica: reservei o meu cruzeiro pelo Booking.com porque, além de a maioria dos cruzeiros anunciarem lá (veja todas as opções), encontrei tarifas melhores do que nas agências e nos sites dos próprios cruzeiros.

Bate e volta em Ninh Bình

Vista panorâmica de Hang Mua, em Ninh Binh

Vista panorâmica de Hang Mua, em Ninh Bình

Ninh Bình é um dos principais destinos turísticos partindo de Hanói e não é difícil entender o porquê!

Essa região antiga e ainda muito rural esconde algumas das paisagens mais bonitas do Vietnã. Vales alagados e montanhas de calcário que imergem do chão fazem com que ela seja chamada por muitos de “Halong Bay da terra”.

A cerca de 100km de Hanói, você pode chegar na cidade de ônibus/van ou trem (veja as opções) caso queira dormir por lá. Já em Ninh Bình, você terá que optar por alugar o seu próprio transporte (scooter e bicicleta são comuns) ou então se juntar aos grupos das agências.

Outra opção é fazer um tour de bate e volta de Hanói, que foi a opção que escolhi.

O tour que eu fiz compreendia: visita a Hoa Lu, a antiga capital do Vietnã; passeio de bicicleta em uma vila rural; passeio de sampana (barco tradicional da região) no Rio Ngo Dong; e hiking na montanha de Hang Mua. O tour custou 48 dólares, já inclusos transfer de ida e volta do hotel, almoço, guia, duas garrafas d’água e um chapéu de palha.


Para quem não terá muito tempo, certamente a opção de bate e volta valerá a pena. Posso dizer que foi um dos pontos altos da minha viagem ao Norte do Vietnã.

Trekking em Sa Pa

Sa Pa fica no extremo Norte do Vietnã, em uma região montanhosa, de belas paisagens e bastante rural. A região também é casa de várias minorias étnicas do Vietnã, daí o porquê do seu estimado valor cultural.

Nas agências turísticas de Hanói e revendedores online há muitas ofertas para os tours na região de Sa Pa. Eles geralmente envolvem trekkings guiados, visita a vilarejos e hospedagem em casas de família. Confira algumas opções:

 


Como eu disse anteriormente, acabei não indo para a região por falta de tempo.

A viagem de Hanói dura pelo menos 5:30h de ônibus ou 7h de trem (veja as opções de transporte), sendo que os itinerários costumam ter pelo menos 2 dias de expedição, mas podem chegar a até uma semana para uma experiência mais completa. Por isso, certifique-se que você terá tempo o suficiente para aproveitar o passeio.

O QUE COMER EM HANÓI

A gastronomia vietnamita tem muitas influências, dos indígenas vietnamitas aos chineses e franceses.

Sopas, noodles, arroz, baguete e muitos vegetais frescos fazem parte da dieta do vietnamita. Porco, frango, bife, peixes, tofu e mariscos adicionam proteína aos pratos. E enquanto no Sul as comidas são mais apimentadas, o Norte do Vietnã maneira na picância.


A comida de rua tem um papel muito importante no Vietnam, não só do ponto de vista gastronômico, mas também social e econômico! Banquinhos de plástico tomam conta das calçadas e, do café da manhã ao jantar, reúnem famílias, amigos, trabalhadores e turistas para se deliciar com um prato preparado na hora.

Você também encontrará fast foods e restaurantes ocidentais. Mas mesmo que comida asiática não seja a sua praia, vale a pena dar uma chance à vietnamita! Certamente encontrará pelo menos um prato que te agrade.

A seguir, confira algumas iguarias para experimentar em Hanói:

Bánh Mì / Bánh My

Uma baguete por fora com o sabor da Ásia por dentro. O sanduíche tem influência francesa e é uma das comidas de rua mais tradicionais do Vietnã. Costuma levar alguma carne ou patê no recheio, acompanhado de vegetais, coentro e algum molho. 

Phở

Talvez o prato vietnamita mais famoso, é uma sopa de caldo ralo e bem temperado, com macarrão de arroz e alguma carne (geralmente bife ou frango).

Bánh Xèo

Tradicional do Sul do Vietnã, mas também encontrado no Norte, é um crepe bem crocante feito de farinha de arroz e açafrão, geralmente recheado de carne de porco ou camarão. Se come envolto em uma folha de arroz com vegetais e passado em algum molho.

Bún Chả

Tradicional de Hanói, é praticamente um PF, onde são servidos macarrão vermicelli, barriga de porco grelhada na brasa, ensopado com tiras de porco e vegetais. Ficou mundialmente famoso depois de uma foto do Barack Obama o devorando justamente em Hanói.

Gỏi Cuốn

É o famoso rolinho vietnamita envolto em folha de arroz. Sempre recheado de muitos vegetais, também pode conter alguma carne como camarão.

Cà Phê Trứng (Egg Coffee)

Uma combinação polêmica de café espresso com um merengue feito de gema de ovo, açúcar de palma e leite condensado. O sabor de ovo é forte, mas não acho esquisito ou nojento como algumas pessoas pensam.

Cà Phê Cốt Dừa (Coconut coffee)

Minha versão preferida do café vietnamita! É a mistura de café com uma batida congelada de leite de coco. É praticamente um affogato de coco.

Onde comer em Hanói

Aqui, separei algumas dicas de lugares – dentre opções muito recomendadas e outras menos famosas –  que pude conhecer. Algumas são exclusivamente vegetarianas (meu caso) ou veganas, mas a maioria possui carnes, ovos e laticínios.

Clicando no nome, você pode ver a localização, fotos e avaliações no Google Maps:

E se você gosta do universo da gastronomia, também vale assistir a série Street Food (temporada 1, episódio 7) e Somebody Feed Phil (temporada 1, episódio 2), disponíveis na Netflix. Ambos são ambientados na cidade de Ho Chi Minh / Saigon, mas explicam muito sobre a culinária do país.

Baixe o mapa

Planejar a visita a tantas atrações e organizar um roteiro otimizado não é tarefa fácil. Para te ajudar, reuni todas as atrações citadas em um mapa. Assim, fica mais fácil pensar nos deslocamentos e o que fazer em cada dia da viagem.

Gostou das dicas? Abra o mapa no Google Maps do seu celular e tenha tudo na mão durante a sua viagem!

CHIP DE CELULAR NO VIETNÃ

Estar conectado à internet faz muita diferença em uma viagem ao Vietnã (e à Ásia toda, em geral). De mapa a Google Tradutor e carros de aplicativo, para mim é uma necessidade básica.

Nesta viagem, testei o eSIM Asialink da Airalo, que funciona em 13 países da Asia. Além da facilidade de não precisar carregar o celular com um chip físico, a internet funcionou perfeitamente em todos os lugares (inclusive no meu passeio em Ha Long Bay, o que achei surpreendente).

Caso você queira recorrer a um chip físico local, há lojas no aeroporto (mais caras) e também no centro de Hanói.

Você sabia?

O Viaja que Passa ganha uma pequena comissão a cada reserva que você faz através dos links dos nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a continuar publicando conteúdos autorais e imparciais para ajudar na sua viagem!

Tags:  

«
»