TOPO

“Onde ficar no Porto, Portugal: bairros e dicas de hotéis”

Baixa, Foz, Cedofeita: todas essas zonas são lugares incríveis na cidade do Porto para visitar. Mas na hora de decidir onde ficar no Porto, é importante considerar outros fatores, como o transporte público disponível na região. Então, qual seria a melhor escolha?

Um lado positivo da cidade é que as várias regiões próximas ao centro histórico permitem chegar a quase todos os lugares a pé. Por outro lado, a movimentação intensa nem sempre agrada, por isso muitos optam por zonas mais afastadas, como a Foz.

Quer saber onde ficar no Porto? Neste artigo vou compartilhar as dicas dos principais bairros da cidade para te ajudar nesta missão!


Planejando uma viagem para Portugal? Não esqueça de contratar o seu seguro viagem obrigatório! Faça uma cotação com as melhores seguradoras através da Seguros Promo e use o cupom VIAJAQUEPASSA5 para receber 5% de desconto.


ONDE FICAR NO PORTO

Dando início ao nosso guia de onde se hospedar no Porto, vamos falar dos principais bairros para quem pretende turistar na cidade e, em cada um deles, dar dicas de hotéis para todos os bolsos.


Leia mais:


Melhores bairros pra se hospedar no Porto: Baixa

Onde ficar no Porto, Portugal

Foto: Getty Images

Vamos começar pela Baixa por um motivo simples: é a zona mais turística da cidade.

Ela se confunde com as regiões em volta, mas para entender melhor basta lembrar que a Baixa faz referência à zona mais histórica.

Sendo assim, você estará bem no centro do Porto, próximo dos metrôs, pontos de ônibus, supermercados e restaurantes. Mas nem só de vantagens vive o bairro, obviamente. Por isso, considere alguns pontos negativos ao se hospedar na Baixa:

  • Diárias mais caras;
  • Fluxo intenso de turistas;
  • Espaços menores;
  • Ruas íngremes.

Porém, se nada disso afeta você, então com certeza vai adorar se hospedar na Baixa.

Eu escolheria dois pontos de referência: próximo da Torre dos Clérigos e também da Rua de Santa de Catarina, tradicional no comércio da cidade. Ficando perto desses pontos, você com certeza estará bem hospedado. Além disso, estará perto da Estação São Bento, o que é bom caso chegue ou saia de trem. 

Confira três dicas de onde ficar no Porto para quem optar pela Baixa:

Econômico
  • Selina Porto: a rede Selina está presente em alguns lugares do mundo e possui hospedagens com design inovador. Além da ótima localização (a poucas quadras da Torre dos Clérigos), o hostel oferece boas tarifas nos quartos compartilhados e também conta com um bar e cafeteria. Quem preferir, também pode optar por quartos privativos.
Bom custo-benefício
  • MyStay Porto Bolhão: essa opção tem um ótimo custo-benefício para casais e famílias. Próxima da Rua de Santa Catarina, a hospedagem oferece desde quartos standard a estúdios para até 4 pessoas com uma pequena cozinha.
Luxo
  • Hotel Infante Sagres: este luxuoso hotel de 5 estrelas está em um prédio histórico renovado a uma quadra da Av. dos Aliados. Conta com restaurante, bar, serviço de quarto e uma decoração clássica. Ele está conectado ainda ao exclusivo Café Vogue.

Melhores bairros pra se hospedar no Porto: Cedofeita

Cedofeita, Porto, Portugal

Foto: Jan Ledermann via Unsplash

Ao pesquisar onde ficar no Porto, talvez encontre referências de que a Cedofeita está na Baixa. Como assim? O que acontece é que as duas regiões estão na zona histórica, então se confundem bastante. Para diferenciar, basta entender que a Baixa é mais concentrada próxima à Avenida dos Aliados.

No caso da Cedofeita, ela se prolonga, mas ainda guarda pontos turísticos históricos da cidade, por isso a confusão. Então, dependendo de onde for se hospedar na Cedofeita, estará ainda muito próximo da Baixa, a ponto de não precisar do transporte público.

Um dos pontos positivos neste caso é que há zonas um pouco menos comerciais e agitadas na Cedofeita. Quanto aos valores das diárias, existe pouca diferença, mas há prédios mais modernos com elevador e até mesmo áreas verdes.

O ponto negativo é que algumas partes da Cedofeita não são tão próximas ao metrô e você precisará caminhar um pouco até ele. A estação mais central é a Trindade, sendo a que melhor serve a Cedofeita em geral.

Há muitos hotéis, mas também pequenos estúdios que são vantajosos para quem viaja com mais pessoas. Confira algumas dicas:

Econômico
  • So Cool Hostel Porto: localizado em um prédio restaurado, oferece quartos para famílias ou compartilhados. O bônus é que todos acompanham o café da manhã e há um pequeno jardim, além de armários privados e boa conexão de transporte público.
Bom custo-benefício
  • Boavista Guest House: a 100 m da estação de metrô, o hotel possui ar condicionado, TV a cabo e banheiro privativo em todos os quartos. Com decoração moderna, os ambientes são agradáveis e bem iluminados.
Luxo
  • Palace Museum – Espaço Palmeiras: ainda recente e próximo da estação Trindade, esse hotel boutique oferece uma verdadeira experiência no Porto. Além da decoração clássica, o café da manhã prioriza a culinária típica portuguesa. Há também um terraço coberto, sala de estar e transfer para o aeroporto com taxa adicional.

Melhores bairros pra se hospedar no Porto: Sé do Porto

Onde ficar no Porto: Sé do Porto e Ribeira

Foto: Getty Images

Hospedar-se pela zona da Sé pode ser bom ou ruim. Em parte, ela engloba também a Ribeira próxima da ponte D. Luís, o que é bom para os turistas. Por outro lado, os valores já aumentam, afinal, você está pertinho do Douro.

Além disso, lembre-se de que essa é uma zona bem íngreme. Então, não importa onde se hospede nela, em algum momento precisará subir a rua.

Felizmente, o acesso aos transportes é bom, pois a estação de metrô São Bento está próxima.

Apesar de ser uma zona bem antiga, as hospedagens costumam ser novas. Você também estará ao lado dos principais restaurantes, mas não se esqueça: há turistas o dia todo. Se procura sossego, eu realmente não indico essa zona.

De um modo geral, essa é uma região muito boa, desde que você não se importe com as ruas íngremes e o movimento intenso.

Confira as dicas que separei para facilitar a sua pesquisa de onde se hospedar no Porto:

Econômico
  • The Passenger Hostel: esse hostel fica dentro da Estação de Comboio São Bento e foi inaugurado há poucos anos. Os dormitórios são bem limpos e há quartos individuais, além de uma boa estrutura em todo hostel, com café da manhã e bar.
Bom custo-benefício
  • OPO Downtown Blue: esse é um pequeno apartamento para duas pessoas e conta inclusive com um jardim. Além de ter uma ótima localização e cozinha equipada, é um bom espaço reservado e perto da Ribeira com tarifas razoáveis para duas pessoas.
Luxo
  • Eurostars Porto Douro: hospedar-se de frente para o Douro não é barato, mas vale a pena neste hotel 4 estrelas. Além de acordar com uma vista incrível, você terá serviço de quarto, bar, café da manhã e transfer para o aeroporto.

Melhores bairros pra se hospedar no Porto: Foz do Douro

Foz do Douro, Portugal

Foto: Getty Images

Onde ficar no Porto com sossego? Eu diria que a zona da Foz do Douro responde bem essa dúvida. Entretanto, já deixo um alerta: é o lugar com os valores mais altos de diárias.

Então, se você está em uma viagem econômica e prioriza um bom hostel na zona histórica, evite a Foz e arredores. Por outro lado, se deseja conforto e zonas mais afastadas do movimento, é um ótimo lugar. Leve em conta também que o transporte público é mais difícil nesse caso.

Por isso, eu indicaria a Foz do Porto para quem está de carro e/ou procura um local de descanso em meio à viagem. Se você vai ter Porto como base e passar os dias conhecendo a região em volta, essa também é uma boa escolha de hospedagem.

Sobre as opções de onde se hospedar no Porto próximo da Foz, confira as hospedagens que selecionei:

Econômico
  • Porto Bay Home: a duas quadras da beira-mar, o local oferece de quartos privativos a apartamentos para até 3 pessoas. A localização é boa e os ambientes são limpos e agradáveis.
Bom custo-benefício
  • Suites Foz O Porto: pertinho da praia, conta com estacionamento privado, piscina e é indicado para famílias. Há também uma cozinha compartilhada e alguns quartos contam com sauna.
Luxo
  • Vila Foz Hotel & SPA: nada melhor do que ficar em um SPA 5 estrelas de frente para o mar! A estrutura conta com academia, bar, um belo jardim e até mesmo business center. Os quartos são luxuosos e com design inovador em um antigo casarão reformado.

Melhores bairros pra se hospedar no Porto: Bonfim

Onde ficar em Porto, Portugal

Foto: Getty Images

Essa é uma área mais residencial do Porto e tem como ponto positivo ser mais sossegada e ter boa variedade de hotéis e estúdios.

Apesar de não estar no centro da cidade, também não está tão distante assim. Dependendo de onde você se hospedar, estará a cerca de 15 minutos de caminhada de alguns pontos turísticos. Então, particularmente, não considero tão distante assim.

Nas opções de hospedagens a seguir você confere um pouco mais:

Econômico
  • Garden in Town Hostel: é um hostel bem econômico e compacto, mas tem quartos privados com banheiro. O ponto positivo é que não está muito longe da Rua de Santa Catarina e ainda possui um bar no local.
Bom custo-benefício
  • Porto Domus Hotel: esse é um hotel 3 estrelas bem conceituado e próximo do metrô por um ótimo custo-benefício. A recepção funciona 24h e o café da manhã é bem elogiado. Além disso, também conta com estacionamento.
Luxo
  • Vila Gale Porto: o hotel tem serviço 4 estrelas e pertence a uma rede conhecida. Conta com área de bem-estar com massagens, academia, piscina e sauna. Os quartos possuem todas as comodidades para os viajantes e há também um bar no local.

Qual a melhor zona para turistas?

Depois de ver tantas opções, você ainda pode estar em dúvida, não é mesmo?

Bom, se o seu foco é turistar e otimizar tempo nas andanças, eu diria que a melhor dica de onde ficar no Porto é entre a Baixa e Cedofeita.

No caso da Foz, não é tão vantajosa aos turistas que gostam de explorar a cidade. Mas dependendo da sua programação, pode fazer sentido.

Então, reúna todas essas dicas e lembre-se de reservar a sua hospedagem com antecedência!

Tags:   

«
»