TOPO

“O que fazer em Maiorca: 10 atrações imperdíveis”

O que fazer em Maiorca, na Espanha? Alternando entre praias areia branca e águas cristalinas, parques naturais, pequenas vilas de pescadores e grandes cidades criadas para os turistas, Maiorca é uma pérola no mediterrâneo e atrai turistas de todos os gostos. Com clima mediterrâneo, o destino pode ser aproveitado praticamente o ano todo, mas é nos meses de verão, entre junho e setembro, que o fluxo de turistas na ilha sobe (e os preços também).

As opções de o que fazer em Maiorca, que vão desde curtir as praias a aproveitar a vida noturna,  fazer atividades na natureza ou realizar passeios históricos, são quase inesgotáveis. Confira abaixo 10 atrações imperdíveis para desfrutar da beleza maiorquina nas mais diversas formas.


Planejando uma viagem para Maiorca? Não esqueça de contratar o seu seguro viagem obrigatório! Faça uma cotação com as melhores seguradoras através da Seguros Promo e use o cupom VIAJAQUEPASSA5 para receber 5% de desconto.


O QUE FAZER EM MAIORCA: 10 ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS

O QUE FAZER EM MAIORCA: EXPLORAR PALMA

Palma de Maiorca

Foto: Getty Images

A capital de Maiorca, Palma, concentra a maioria das opções do que fazer na ilha balear. O centro histórico, por exemplo, abriga construções antigas, museus, o aeroporto e o principal porto da ilha. Por isso, sugiro separar pelo menos um dia da viagem só para conhecer as atrações turísticas de Palma. Dentre as principais, estão:

Trem de Sóller

Embarcar no trem de Sóller é um passeio histórico imperdível. O antigo trem liga Palma a Sóller (parando em Bunyola e Son Sardina) e faz, durante uma hora, uma viagem de 27km atravessando a Serra de Tramuntana, entre túneis e paisagens bucólicas. Quem desejar uma experiência ainda mais completa, poderá pegar o bonde (tranvía) da mesma empresa e seguir até o Porto de Sóller. São mais 5 km com uma bela vista da costa.

Além da aparência retrô do transporte, a ferrovia também remonta a épocas passadas, fazendo dessa excursão, uma viagem no tempo.

Os horários e preços dos bilhetes podem ser consultados no site oficial da ferrovia.

Lonja de Mallorca

Exemplo de arquitetura gótica, o local era um antigo galpão de comércio maiorquino. Sua construção data de 1420 e atualmente é usada para exposições e eventos. Por isso, é uma boa opção de turismo gratuito no centro da cidade. Mas antes de ir é importante conferir horário de funcionamento durante as diferentes épocas do ano, pois ele muda de acordo com a temporada.

Catedral de Palma de Maiorca

Principal igreja da ilha, a Catedral de Palma de Maiorca (também chamada de “La Seu”) é uma das principais atrações de Palma. Construída no estilo gótico, a Catedral é um dos mais bonitos e bem conservados templos desse estilo, o que a torna parada obrigatória em Maiorca.

A visita à Catedral pode ser feita de segunda a sábado, das 10h às 14:15h, e tem um custo de 8 euros. Além disso, também é possível comprar um áudio guia no site oficial pra usar no seu celular, ao custo de 4 euros.

Banys Arabs

É possível perceber a influência da arquitetura árabe em diversos pontos da ilha. Os Banys Arabs (banhos árabes), hoje em ruínas, são exemplos dessa parte da histórica de Maiorca, já que ela esteve sob domínio árabe entre os séculos X e XII. Mas é preciso comprar um ingresso de 2,50 euros para conhecer o local, que não é muito extenso. No verão, o local permanece aberto das 10h às 19h.

Palácio Real de La Almudaina

Ao lado da Catedral está localizado essa enorme estrutura considerada Patrimônio Nacional da Espanha. O Palácio já foi sede de reinados maiorquinos e ainda é usado pela realeza espanhola como uma de suas residências oficiais. É possível conhecer as instalações a um custo de 3,50 euros. O Palácio também possui um aplicativo com guia audiovisual que poderá ser utilizado durante a visita e pode ser baixado em seu site oficial

Hort del Rei

A Hort del Rei é uma praça – originalmente medieval, mas integralmente remodelada no século passado – composta por um belo jardim e fontes. Com a linda paisagem, serve de opção para descanso entre uma atração e outra. 

Franciscanos TOR La Porciúncula

Igreja Franciscana mais que graciosa, possui vitrais coloridos representando passagens bíblicas. A visita à igreja em si, é rápida, mas por ser diferente arquitetonicamente do estilo da ilha, o passeio se torna peculiar.

Em seu interior existe um museu com a história do turismo em Maiorca, que conserva diversos objetos antigos do lugar, e a visita custa 5 euros.

Dica importante:

A maioria das atrações de Palma possuem horário de funcionamento estendido durante o verão. Independente da época, elas costumam estar abertas pelo menos entre as 10h e 17h. Porém, não esqueça de conferir uma a uma antes de planejar seu roteiro.

O QUE FAZER EM MAIORCA: NAVEGAR NAS CUEVAS DEL DRAC

Cuevas del Drac

Foto: Getty Images

Do outro lado da ilha, na costa leste – na cidade de Porto Cristo, mais especificamente – ficam as Cuevas del Arc (Cavernas do Dragão), um conjunto de lindas grutas que está entre as atrações mais disputadas de Maiorca. 

A razão da fama das cavernas, além da beleza natural, são os espetáculos musicais que ocorrem em seu interior. O passeio consiste em navegar pelas formações rochosas por cerca de 2 horas. Além disso, existe um restaurante nas instalações, onde é possível desfrutar o local por mais algumas horas. O ingresso online custa 15 euros (16 euros na bilheteria) e é vendido no site oficial da atração. 

O QUE FAZER EM MAIORCA: PASSAR UM DIA EM VALLDEMOSSA

Valldemossa

Foto: Getty Images

Considerado um dos vilarejos mais charmosos de Maiorca, famoso por suas casas e ruas de pedras, Valldemossa é um lugar que deve ser acrescentado em qualquer roteiro pela ilha.

É aconselhável separar um dia inteiro para desfrutar das paisagens, lojas e restaurantes da comunidade, que fica no alto de uma montanha. Ou seja, além da beleza da própria cidade, a vista proporcionada por sua localização também é espetacular.

Algumas das atrações mais visitados no local são: O Mosteiro Cartuxa de Valldemossa, Path of the Archduke, Puerto de Valldemossa, Frederic Chopin & George Sand Museum, Jardins Rei Joan Carles e Palacio del Rei Sanc.

O QUE FAZER EM MAIORCA: CURTIR A PLATJA ES TRENC

PLATJA ES TRENC MAIORCA

Foto: Getty Images

Não faltam opções de praias em Maiorca. Porém, esta é uma das praias mais lindas e conhecidas do lugar. Está localizada no litoral Sul e, além da água transparente, possui uma considerável extensão. Por isso, é ótima opção para relaxar durante o dia e desfrutar da sua beleza, ainda que seja alta temporada e existam muitos turistas.

O QUE FAZER EM MAIORCA: VISITAR O CASTEL D’ALARÓ

CASTEL D'ALARÓ

Foto: Getty Images

Essa atração é destinada àqueles que buscam opções mais aventureiras em Maiorca. Localizado estrategicamente num dos pontos mais altos da ilha, o castelo foi originalmente construído para fins militares e posteriormente usado para fins religiosos.

Para chegar, existem duas opções. A primeira é seguir de carro até o restaurante Es Verger (por uma serra muito estreita) e continuar o restante a pé por cerca de 1:30h de subida. A segunda é fazer toda a trilha caminhando, até o topo do castelo. Para essa última opção, é aconselhável ter um bom preparo físico e começar cedo o trajeto, já que a trilha levará cerca de 2:30h somente na ida. Também é interessante levar algo para comer quando chegar ao topo e, principalmente, água para a caminhada.

Mas, apesar de todo o esforço, a vista vale muito a pena!

O QUE FAZER EM MAIORCA: SE AVENTURAR NA PLAYA EL MAGO

Playa el Mago

Foto: Getty Images

Essa é uma experiência a ser considerada pelo público mais ousado, já que a Playa el Mago é uma das praias nudistas da ilha. O local, pequeno e charmoso, conta com um restaurante de suporte, além de outra praia e uma caverna, ambas muito próximas. Ou seja, além dela é possível aproveitar outras atrações nas proximidades.

O QUE FAZER EM MAIORCA: ADMIRAR A VISTA DO CAP DE FORMENTOR

O que fazer em Maiorca: Cap de Formentor

Foto: Getty Images

O Cap de Formentor é uma ponta formada no extremo leste da ilha. Os maiorquinos a chamam de ponta de encontro dos ventos.

O interessante da visita a Formentor é que existem 3 opções de o que fazer muito próximas. A primeira é o mirante, de onde é possível admirar uma bela vista do mar. Para chegar ao local é necessário pegar uma estrada tão bonita, que só o caminho já vale o passeio. A segunda atração é Farol de Formentor, localizado numa parte mais alta dessa ponta da ilha. E por último, a playa de Formentor, que é uma praia imperdível de Maiorca, pois além de lindíssima, possui uma ótima infraestrutura para recebimento dos banhistas.

O QUE FAZER EM MAIORCA: DESCOBRIR O PARC NATURAL DE MONDRAGÓ

PARC NATURAL DE MONDRAGÓ

Foto: Getty Images

O Parc Natural de Mondragó é uma reserva natural composta por alguns riachos e praias, além da fauna e flora presente na região. A reserva é tão grande que em seu território estão localizadas diversas pousadas, cafés e até mesmo casas particulares. Contudo, é ainda uma ótima oportunidade de imersão na natureza.

É possível escolher dentre as pequenas trilhas para explorar o parque: o caminho do mirante Ses Fonts de n’Alis até a Cala Mandragó, o circuito de S. Guàrdia d’en Garrot, o caminho do Punta de Ses Gatoves e o caminho de S’ Amarador, que leva até a maravilhosa praia de mesmo nome.

O QUE FAZER EM MAIORCA: VISITAR O PUEBLO ESPAÑOL

Visitar o Pueblo Español é uma das sugestões de o que fazer em Maiorca que deve entrar em qualquer o roteiro. O lugar, que fica em Palma, é uma pequena reprodução das principais obras arquitetônicas da Espanha, formando uma vila medieval. É um passeio muito rico que leva ao menos 2 horas para conhecer todas as atrações disponíveis. Em suas instalações, existe um café e outros dois locais onde é possível fazer refeições. O ingresso custa 6 euros e o horário de funcionamento, no verão, é das 10:00 às 18:00

O QUE FAZER EM MAIORCA: SE ENCANTAR COM O TORRENT DE PAREIS

O que fazer em Maiorca: Torrent de Pareis

Foto: Getty Images

É difícil dizer qual o local mais bonito de Maiorca, mas esse sem dúvidas está entre aqueles que mais parecem cenários de filme. Localizado no lado oeste da ilha, os Torrent de Pareis são cânions divididos por uma pequena praia. Para chegar, existe uma pequena trilha de cerca de 300 metros, mas com paisagens e formações rochosas tão lindas quanto os cânions.

Vale a pena visitar Maiorca?

Esse é um destino muito rico em atrações turísticas. As opções de o que fazer em Maiorca são diversas e vão muito além das descritas acima, afinal, cada uma das calas e praias espalhadas pela são uma grata surpresa. Por isso, é importante planejar bem a viagem e pensar na otimização de tempo  na hora de montar o roteiro. 

Tags:   

«
»