TOPO

“O que fazer em Lisboa: 11 atrações imperdíveis”

Se você está preparando a sua viagem para a capital portuguesa, o primeiro passo do roteiro é saber o que fazer em Lisboa. A cidade é  uma das mais procuradas pelos turistas em toda a Europa. E não é difícil de entender os motivos. Além da beleza, Lisboa reúne história, gastronomia, cultura e paisagens incríveis.

Um ponto que gosto muito na cidade é que ela vem misturando, de forma única, a tradição com a modernidade. Por isso, você vai encontrar um pouco de cada elemento entre as principais atrações. E quais são elas? Confira as dicas detalhadas no artigo e prepare as malas!

O QUE FAZER EM LISBOA: ADMIRAR A PRAÇA DO COMÉRCIO

O que fazer em Lisboa: Praça do Comércio

Foto: Claudio Schwarz via Unsplash

Sem dúvida, você deveria começar o seu roteiro de Lisboa pela Praça do Comércio! Além de toda a história sobre a obra, que foi construída no lugar onde ficava o Palácio Real antes do terremoto de 1.755, a sua beleza impressiona.

A paisagem que se forma entre o Rio Tejo e o céu lisboeta cria um espetáculo na Praça do Comércio! Do nascer ao pôr do sol, toda hora é sempre um bom momento para visitá-la.

No centro dela está a estátua de D. José I e, em frente, o Arco da Rua Augusta. É possível subir nele por apenas 3 euros através da bilheteria ao seu lado. A vista é linda e é uma excelente opção de o que fazer em Lisboa.

Aproveite também para sentar próximo ao Rio Tejo, especialmente se a temperatura estiver agradável. Ali está o verdadeiro encanto de Lisboa: um convite para apreciar a vida!

O QUE FAZER EM LISBOA: CAMINHAR PELA RUA AUGUSTA

Seguindo direto pela Praça do Comércio, uma outra dica de o que fazer em Lisboa: caminhar pela Rua Augusta. Essa é uma das ruas mais tradicionais da cidade, com prédios tipicamente portugueses. Perfeito para apreciar a arquitetura!

Há muitas atrações por ali, incluindo artistas de rua cantando fado enquanto se caminha. Há também restaurantes com mesas na rua e culinária típica: muito bacalhau e vinho. Vale a pena comer na Rua Augusta, mas saiba que o preço é um pouco mais caro pela zona turística.

Mas a principal atração é um lugar em especial: a Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, onde você provará o melhor pastel de bacalhau do país! Ele também pode ser servido com o tradicional vinho do Porto e custa cerca de 8 euros.

O QUE FAZER EM LISBOA: VISITAR A TORRE DE BELÉM

O que fazer em Lisboa: Torre de Belém

Foto: Alex Paganelli via Unsplash

Talvez o principal cartão postal de Lisboa seja a Torre de Belém, e preciso admitir que merece a fama. Mas não se engane com as fotos: ela não é tão grande como parece.

O tamanho, contudo, não tira a sua beleza, que se forma junto ao Rio Tejo. A minha dica é visitá-la próximo do horário do pôr do sol, porque forma um cenário único.

Por outro lado, se desejar visitar o seu interior, procure ir mais cedo, pois a última entrada (no verão) é às 17h30. O bilhete custa 6 euros, mas é bom saber antes que não há muitos artigos para ver, apenas o prédio em si.

Aproveite para tomar um café e passear em volta da torre, que é um dos melhores programas por ali. O único problema que considero é chegar até a Torre de Belém – já que não existem muitas opções de acesso via transporte público nessa área -, mas faça isso pegando o elétrico 15.

O QUE FAZER EM LISBOA: SE ENCANTAR COM O MOSTEIRO DOS JERÔNIMOS

Mosteiro dos Jerônimos

Foto: Claudia Schillinger via Flickr

É possível que faltem palavras para definir o mosteiro! A construção é incrível, tanto por fora quanto por dentro, e vale muito incluir no seu roteiro em Lisboa.

Uma parte interessante são as salas dedicadas à ligação da história entre Brasil e Portugal, e com certeza você vai aprender bastante lá. Além da igreja, você também visita o mosteiro em si.

Grandes nomes portugueses estão enterrados nele, como o navegador Vasco da Gama e o poeta Luís de Camões. Aprende-se muito também sobre a trajetória da família da real e as Grandes Navegações, por isso é um museu tão importante.

O lado negativo são as filas para entrar. Por isso, indico garantir o ingresso online no site do mosteiro. Ele custa 10 euros e há combos se for visitar outros pontos turísticos, como a Torre de Belém.

O QUE FAZER EM LISBOA: PASSEAR PELO PARQUE DAS NAÇÕES

Parque das Nações Lisboa

Foto: Paulo Soeiro via Unsplash

Muito se fala que essa é a região mais moderna de Lisboa. Apesar disso, não deixa de perder o encanto, pois o complexo foi construído valorizando a beleza do Tejo.

Por ali há um centro comercial, restaurantes e prédios modernos, além da estação Oriente. Se você chegar ou sair de trem da cidade, talvez passe por ela. Aliás, o design da estação é semelhante a do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, pois foi projetada pelo mesmo arquiteto.

Ainda no Parque das Nações, uma outra dica de o que fazer em Lisboa é aproveitar o teleférico na parte traseira do Oceanário. O trajeto é até a outra ponta do Parque, mas vale a pena pela vista 360°.

Infelizmente, o passeio no teleférico não é ideal se estiver nublado. O valor só de ida é 4 euros e 6 euros ida e volta. Ah, e pra não confundir: o teleférico chama-se telecabine.

O QUE FAZER EM LISBOA: SUBIR NO ELEVADOR DE SANTA JUSTA

O que fazer em Lisboa: elevador de Santa Justa

Foto: Sandra Grünewald via Unsplash

Acredite: uma das principais atividades para se fazer em Lisboa é andar em um elevador. Ele liga a parte alta à parte baixa da cidade – e vice-versa -, e funciona desde 1902. A arquitetura do elevador em si já é uma atração, por valorizar os traços portugueses.

A bilheteria é no próprio local e também dá pra aproveitar para conhecer o mirante, na parte de cima. Assim, além de andar no elevador, encontrará uma vista panorâmica da cidade. Ele funciona das 9h às 21h e custa 5,15 euros ida e volta com direito a entrar no mirante.

O QUE FAZER EM LISBOA: COMER NA LX FACTORY

O Lx Factory é um lugar novo e com espírito descolado em Lisboa. Ele reúne desde escritórios até lojas e vários restaurantes, que podem ser conferidos no site oficial.

O espaço é na zona da antiga Companhia de Fiação e Tecidos Lisbonense, em um clima meio industrial entre vários prédios. Agora, a área foi renovada e é referência para ações inovadoras e de arte e cultura.

Por ali também há várias propostas gastronômicas, com boas opções de hambúrguer, sushi e muito mais. A dica é conferir a programação do local quando passar pela cidade, pois há muitos shows e atrações culturais gratuitos o ano todo.

O QUE FAZER EM LISBOA: DESCOBRIR O CASTELO DE SÃO JORGE

O castelo é um dos lugares mais recebe visitantes no país. O que você sente na visita é uma viagem no tempo para séculos atrás, já que ele data do período medieval.

Aproveite a bela vista da cidade nos jardins do castelo e das suas torres ou da Praça das Armas. Confira também o Jardim Romântico e a exposição com vários artigos utilizados pelos povos antigos que foram recuperados.

A minha atração preferida é a Câmera Obscura, onde se confere vários pontos turísticos de Lisboa em tempo real. Você pode chegar no castelo pelo ônibus 737. E se prepare: é uma boa subida no caminho!

O Castelo de São Jorge abre das 10h às 20h durante o horário de verão e das 10h às 19h durante o horário de inverno. O bilhete custa 10 euros.

O QUE FAZER EM LISBOA: EXPERIMENTAR O LEGÍTIMO PASTEL DE BELÉM

Pastel de Belém

Foto: Macau Photo Agency via Unsplash

A gastronomia é quase um ponto turístico em Portugal, principalmente o Pastel de Belém. E pode ser que você ouça falar no Pastel de Nata, mas isso muda conforme a região do país.

A dica é procurar pela Antiga Confeitaria de Belém, que está no caminho para o Mosteiro dos Jerônimos e a torre. Dizem que esse é o pastel da receita legítima: feito com ovos e leite.

A confeitaria fica na Rua Belém nº 84. E já aviso para ser paciente: há sempre fila na porta, embora o atendimento seja rápido.

O QUE FAZER EM LISBOA: BATE E VOLTA EM CASCAIS

Cascais, Portugal

Foto: Sandra Grünewald via Unsplash

Estamos falando sobre o que fazer em Lisboa, mas porque não incluir também algumas atividades nos arredores? Se você estiver na cidade no verão ou primavera, aposte em um bate e volta até Cascais! O balneário fica ao lado da capital e a visita vale muito a pena pela sua beleza.

A viagem é simples e barata: dura cerca de 1 hora de trem e custa 5,50 euros (ida e volta). Você pode pegar o trem na estação Oriente e comprar o bilhete na hora ou no site do Comboios de Portugal.

O QUE FAZER EM LISBOA: VISITAR O MUSEU DE ARTE, ARQUITETURA E TECNOLOGIA – MAAT

Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia - MAAT Lisboa

Foto: Sara Depraetere via Unsplash

Um dos museus mais recentes de Lisboa é o MAAT. Ele tem sido referência em toda Europa, com várias exposições ao longo do ano. O principal detalhe é a localização: às margens do Tejo, com um belo reflexo da luz solar.

A visita é ótima para fãs de arte, pois as exposições trazem reflexões sobre os principais temas da sociedade atual. As filas para entrar não são demoradas e o ingresso custa 5 euros.

Curta Lisboa!

Além de todas essas atrações, a melhor dica de o que fazer em Lisboa é curtir muito! Isso significa andar bastante e admirar a arquitetura e cultura local.

Lisboa é uma cidade fácil de se locomover. Além disso, muitas atrações acima estão bem próximas umas das outras, como é o caso da Praça do Comércio e da Rua Augusta ou do mosteiro e da torre. Então se planeje bem para conseguir otimizar o seu tempo e ver um pouco de tudo na capital portuguesa!

E, agora que você já sabe o que fazer de melhor em Lisboa, não deixe de conferir o nosso post sobre onde se hospedar na cidade.

Tags:   

«
»