TOPO

“Como ir do Aeroporto de Palermo até o seu hotel”

A maneira mais fácil – e normalmente mais econômica – de se chegar em Palermo, a capital da Sicília, é de avião. Diversas companhias aéreas conectam Palermo com as principais cidades da Itália e da Europa. No Flight Connections você pode consultar todos os voos, companhias e itinerários disponíveis para Palermo. Agora, como ir do Aeroporto de Palermo até o seu hotel?

O Aeroporto de Palermo (Aeroporto Internazionale Falcone e Borsellino di Palermo-Punta Raisi – PMO) fica, na verdade, em uma fração da cidade de Cinisi, a 37km de Palermo. Por isso, é bom planejar com antecedência a melhor forma de chegar na sua hospedagem.

Neste post eu te conto como ir do Aeroporto de Palermo até o centro da cidade ou o seu hotel, quais são as principais opções disponíveis e as vantagens e desvantagens de cada uma.

COMO IR DO AEROPORTO DE PALERMO ATÉ O SEU HOTEL: DE TÁXI

Os táxis ficam estacionados em frente à área de desembarque do Aeroporto de Palermo. Certamente, essa é a opção mais confortável para chegar ao hotel, especialmente se você tiver muita bagagem ou estiver viajando em grupo.

A viagem para o centro de Palermo dura cerca de 40 minutos e os valores variam entre 35 e 45 euros, dependendo da distância do hotel.

Se você preferir, pode reservar um veículo antecipadamente pelo Booking, evitando, assim, possíveis filas no aeroporto.

COMO IR DO AEROPORTO DE PALERMO ATÉ O SEU HOTEL: DE TÁXI COMPARTILHADO

Na área de embarque existem duas empresas que oferecem o serviço de táxi compartilhado (taxi sharing): a Coop Radio Taxi Trinacria e a Coop Autoradio. Ambas ficam na área de desembarque. O valor da corrida custa de 8 a 10 euros por pessoa e é necessário haver pelo menos 4 passageiros para cada corrida sair.

Esse é um meio vantajoso para quem quer ter o conforto de chegar direto no hotel e não se importa em dividir o carro com outras pessoas.

COMO IR DO AEROPORTO DE PALERMO ATÉ O SEU HOTEL: DE TREM

Dentro do aeroporto existe uma estação de trem (Stazione Punta Raisi) que te leva para as estações da cidade.

As estações mais centrais são a Palermo Centrale, Palermo Palazzo Reale-Orleans e Palermo Lolli. O valor do bilhete é de 5,90 euros e pode ser comprado online no site da Trenitalia ou nos guichês eletrônicos do aeroporto. Caso compre no aeroporto, não deixe de validar o bilhete antes da viagem.

Para saber mais sobre a compra de bilhetes de trem e validação, leia esse outro post.

Os trens saindo da Estação Punta Raisi funcionam entre 5:15h e 00:25h e possuem uma frequência razoável (consulte os horários aqui). A duração da viagem é de 40min a 1:05h, dependendo da estação final e da quantidade de paradas.

Apesar de essa ser uma opção bastante econômica, é bom avaliar a distância entre a estação de trem de destino e o seu hotel, além da quantidade de malas que você terá que carregar. Na minha opinião, só vale a pena se você estiver disposto a caminhar da estação de trem até o seu hotel, que pode não ser tão perto (não existe uma estação no centro histórico, por exemplo).

Se for necessário pegar um táxi para completar o percurso, a viagem pode sair mais cara que outras opções. Aliás, saiba que muitos taxistas simplesmente não usam taxímetro e você poderá ter que barganhar por um preço justo na corrida – lembrando que o trânsito em Palermo não é dos melhores.

COMO IR DO AEROPORTO DE PALERMO ATÉ O SEU HOTEL: DE ÔNIBUS

A empresa Terravision oferece ônibus executivos que ligam o Aeroporto de Palermo até o Terminal de Ônibus de Palermo (Via Tommaso Fazello, 18 – ao lado da Stazione Centrale).

O percurso dura entre 50 minutos e 1 hora e possui 11 pontos de parada, que você pode consultar aqui. Ah, e você precisa pedir para o motorista parar, por isso é bom verificar o ponto ideal antes da viagem. A parada mais central fica em frente ao Teatro Politeama (Piazza Ruggero Settimo, 18).

O ônibus executivo possui saídas do aeroporto de 30 em 30 minutos, das 5:00h às 00:30h, e o bilhete pode ser comprado online, no site oficial da empresa, ao custo de 6 euros.

Como esse não é um ônibus urbano, as bagagens poderão ser comportadas no bagageiro. Pra quem tem muitas malas, acaba sendo uma vantagem em relação ao trem.

As diferenças de horários, preço e tempo da viagem em comparação ao trem são muito pequenas. Por isso, o que vai definir qual é a opção mais vantajosa entre esses dois meios é a localização do seu hotel. Enquanto as principais estações de trem de Palermo estão fora do centro histórico da cidade, o ônibus executivo atravessa ele (nas áreas em que o trânsito de veículos é permitido).

COMO IR DO AEROPORTO DE PALERMO ATÉ O SEU HOTEL: DE CARRO

Em geral, viajar pela Sicília usando o transporte público não é muito fácil.

Enquanto em boa parte da Itália o trem é o melhor meio de locomoção, o mesmo não acontece na Sicília. As ferrovias e os trens são muito antigos, não existem trens de alta velocidade e várias cidades turísticas sequer possuem uma estação.

Na maioria das vezes, a alternativa para os trens são os ônibus, que são operados por empresas privadas. Mesmo assim, os ônibus não chegam a muitos dos pontos turísticos.

Por isso, se o objetivo da viagem é fazer um tour por várias cidades ou regiões da Sicília, a melhor opção certamente é alugar um carro.

Diversas locadoras de veículos operam no Aeroporto de Palermo. Para comparar os preços das locadores e fazer reservas de carro na Europa, a nossa recomendação é a Rental Cars, que além de confiável também costuma apresentar as melhores tarifas.

Se essa for a opção escolhida, fique atento à localização do seu hotel. No centro histórico de Palermo, algumas vias possuem o tráfego de veículos restrito a moradores. Verifique com o hotel escolhido se há estacionamento incluso e qual a localização (pode não ser no mesmo prédio da hospedagem).

Ah, e vale lembrar que para dirigir na Itália com a habilitação brasileira, é necessário possuir a carteira internacional de habilitação

QUAL É A MELHOR OPÇÃO

Como ir do Aeroporto de Palermo até o hotel

A melhor maneira para ir do Aeroporto de Palermo até o seu hotel dependerá do seu estilo de viagem e do seu orçamento. Certamente, para quem pretende fazer uma road trip pela Sicília, sair do aeroporto com um carro alugado será a opção mais confortável.

Para quem está com um orçamento mais apertado, o ônibus e o trem são as opções mais econômicas. Porém, caso você esteja viajando em grupo ou a hospedagem escolhida fique muito distante das estações de trem ou pontos de ônibus, usar um dos serviços de táxi pode ser mais vantajoso.

Por isso, paneje-se bem e viaje com tranquilidade!

Tags:    

«
»