TOPO

“Córdoba, na Espanha: o que fazer, onde se hospedar e mais dicas”


Junto a Sevilha e Granada, Córdoba (ou Córdova) é uma das cidades mais visitadas da Andaluzia. Fundada por romanos, invadida pelos muçulmanos e reconquistada pelos reis católicos, já foi capital e a cidade mais importante da região. Quer saber o que fazer em Córdoba, na Espanha, quando ir e quanto tempo ficar? Neste guia, a eu te conto tudo!

Córdoba é conhecida como “cidade das 3 culturas”, devido à presença histórica de muçulmanos, judeus e cristãos. Apenas em Córdoba você encontrará uma Mesquita dentro de uma Catedral e ao lado de um bairro judeu. Rica em história, a presença de diferentes povos transformou a cidade em um caldeirão de arquitetura, arte e expressão religiosa. Um exemplo de pluralidade.

Você vai se encantar com essa cidade intrigante, cheia de monumentos, bairros e praças charmosos, além de uma gastronomia deliciosa. Confira todas as nossas dicas a seguir!

QUANDO IR A CÓRDOBA

Assim como as demais cidades da Andaluzia, Córdoba pode ser visitada o ano todo.

Contudo, para evitar as multidões e temperaturas altas do verão ou as chuvas do inverno, é melhor evitar, principalmente, os meses de julho, agosto, dezembro, janeiro e fevereiro.

Em resumo, as melhores épocas para visitar Córdoba são na primavera e no outono. Nessas estações, o clima é mais ameno e agradável, perfeito para explorar a cidade a pé e curtir os passeios ao ar livre. Contudo, por serem períodos mais procurados, os preços de hospedagem tendem a ser um pouco mais altos.

QUANTOS DIAS FICAR EM CÓRDOBA, ESPANHA

Córdoba é uma cidade de médio porte, com atrações turísticas concentradas bem próximas umas das outras. Por isso, é possível conhecer seus principais atrativos em pouco tempo.

Muitos viajantes optam por fazer uma parada em Córdoba no trajeto entre Madri e Sevilha, passando algumas horas na cidade. Há também quem escolha fazer um bate-volta a partir de Sevilha.

Passar apenas um dia na cidade já permite conhecer algumas das atrações mais importantes, e certamente vale a pena caso você tenha pouco tempo.

No entanto, Córdoba tem muito a oferecer. Por isso, se você puder, o ideal é passar pelo menos 2 dias e 1 noite na cidade. Assim, dá para explorar tudo com mais calma e aproveitar bem esse lugar tão charmoso.

ONDE FICAR EM CÓRDOBA, NA ESPANHA

Córdoba não é uma cidade muito grande, mas oferece muitas opções de hospedagem. E para quem quer percorrer a cidade a pé, sem depender de carro ou transporte público, o melhor lugar para ficar em Córdoba é no centro, mais especificamente no Centro Histórico.

O centro histórico é uma área super charmosa, com típica arquitetura mourisca e belos pátios.

Para se situar melhor, algumas das áreas e atrações abrangidas pelo centro histórico são a Plaza de las Tendillas, o Templo Romano, a Mesquita e a Judería, o antigo bairro judeu de Córdoba. Nessa região, você também encontrará muitas lojinhas, restaurantes e bares.

Caso prefira um local um pouco mais próximo das estações de ônibus e trem, mas que não esteja muito distante das atrações, opte por hotéis ao longo da Avenida de la República Argentina e Paseo de la Victoria.

Confira agora nossas recomendações de onde ficar em Córdoba, na Espanha:

Econômico

  • Líbere Córdoba Patio Santa Marta: um pouco mais afastado, mas ainda no centro e a poucos minutos de caminhada das principais atrações, esse hostel moderno ocupa um casarão tradicional, com pátio e piscina. Tem várias opções de quartos, privativos e compartilhados, com banheiro privativo. Ainda conta com um restaurante, bar e estacionamento. Também oferece café da manhã;
  • Patios del Orfebre: está a apenas 600 m da Mesquita de Córdoba e perto das principais atrações. Ocupa um edifício tradicional, com um belo pátio e decoração moderna e simples. Tem Wi-Fi e opção de café da manhã continental, servido num local próximo ao hotel;
  • Hotel Maestre: é uma opção econômica e simples, mas bem localizada e com boas avaliações. Tem recepção 24 horas e quartos com ar-condicionado, Wi-Fi e TV, além disso, conta com estacionamento privativo.

Bom custo-benefício

  • Maciá Alfaros: com padrão 4 estrelas, ocupa um edifício tradicional e tem decoração moderna e elegante. Conta com uma piscina e um belo terraço ao ar livre, além de academia e estacionamento privativo. Também tem bar e restaurante com pratos típicos e oferece a opção de buffet de café da manhã;
  • Hotel Selu: próximo do Paseo de la Victoria, está a poucos minutos de caminhada das principais atrações. Possui estacionamento privativo, academia e um café-bar que serve café da manhã;
  • NH Córdoba Califa: fica a apenas 800 m da estação de trem e a 10 minutos a pé da Mesquita. Tem um belo pátio andaluz e um lounge-bar. Além disso, conta com academia e estacionamento, e também serve um buffet de café da manhã.

Conforto

  • Eurostars Palace: está localizado no Paseo de la Victoria. É moderno e conta com piscina, terraço ao ar livre, academia e SPA. Possui restaurante com cozinha regional e internacional, além de um bar e buffet de café da manhã;
  • H10 Palacio Colomera: design elegante e quartos confortáveis fazem desse hotel uma luxuosa opção na Plaza de las Tendillas. Conta com piscina, bar, recepção 24h e buffet de café da manhã;
  • Hospes Palacio del Bailio: esse luxuoso hotel 5 estrelas ocupa um palácio do século XVI, localizado no coração do centro histórico. Com uma decoração elegante e lindos jardins, conta com 2 piscinas, pátio externo, SPA, bar e restaurante, além de servir um ótimo café da manhã.

O QUE FAZER EM CÓRDOBA, NA ESPANHA: MELHORES ATRAÇÕES

Passadas algumas questões de logística, é hora de nos concentrarmos na melhor parte do roteiro: afinal, o que fazer em Córdoba, na Espanha?!

Apesar de não ser uma cidade grande, tem muitos pontos interessantes para conhecer em Córdoba. Abaixo, reunimos as melhores atrações da cidade:

Mesquita-Catedral de Córdoba

Interior da Mesquita-Catedral de Córdoba, na Espanha

Foto: Pixabay

Declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1984, a Mesquita-Catedral de Córdoba é o monumento mais emblemático da cidade.

O edifício tem dimensões impressionantes e é um símbolo único da fusão entre as culturas islâmica e cristã. Durante o Califado de Córdoba, quando a capital do governo muçulmano na Península Ibérica era justamente a cidade, o emir ordenou sua construção sobre as ruínas de uma igreja.

Após a conquista cristã, foram construídos altares, capelas e a atual catedral dentro da mesquita. A Sala de Oração, o Pátio das Laranjeiras, a Torre do Campanário e a Catedral são algumas das áreas a serem visitadas.

O ingresso custa 13 € e pode ser comprado no local ou pelo site oficial, o que recomendo para evitar filas. Caso prefira, também é possível fazer um tour guiado, assim você terá mais detalhes sobre a história do local, o que, acredite, faz diferença na experiência.

Alcázar de los Reyes Cristianos

Jardins do Alcázar de los Reyes Cristianos em Córdoba na Espanha

Foto: Pixabay

O incrível Alcázar de los Reyes Cristianos é uma das principais atrações de Córdoba, na Espanha. Este palácio-fortaleza foi construído sobre um antigo alcácer muçulmano e, mais tarde, também foi usado como residência e quartel-general pelos reis cristãos.

Com arquitetura típica mudéjar, tem como grandes destaques o belo Pátio Mourisco, o Salão de Mosaicos e os Banhos Reais. E claro, não vamos esquecer dos jardins, com belas fontes e árvores exuberantes, que são um dos pontos altos da visita.

O ingresso pode ser comprado no local ou online e custa apenas 6,71 €, então vale a visita. Também há opção de tour guiado para quem gosta de entender um pouco mais da história.


Leia também:


Judería e Calleja de las Flores

Judería e Calleja de las Flores

Foto: Getty Images

O antigo bairro judeu, no centro histórico de Córdoba, é uma atração à parte. Por isso, vale muito a pena dedicar um tempo para explorá-lo a pé. 

Declarado Patrimônio Mundial da UNESCO, é na Judería onde se concentram a maioria dos pontos turísticos. Suas ruas estreitas formam um labirinto de casas brancas decoradas com vasos coloridos e flores.

Uma das ruas mais famosas é a Calleja de las Flores. Super charmosa, essa ruazinha sem saída é bem estreita e toda decorada com flores, além de ter uma bela vista da Torre da Mesquita.

Ponte Romana de Córdoba

Ponte Romana de Córdoba na Espanha

Foto: Getty Images

Construída sobre o Rio Guadalquivir durante a época da dominação romana, a Ponte Romana tem cerca de 330 metros de extensão e é formada por 16 arcos. Foi uma das principais vias de acesso à cidade antiga.

Nas suas extremidades estão dois monumentos importantes: a Torre de Calahorra e a Porta da Ponte.

Hoje, a ponte é um dos grandes símbolos de Córdoba (e já serviu até de cenário para Game of Thrones). Com uma bela vista da cidade, é o lugar perfeito para tirar fotos, principalmente no pôr do sol.

Pátios de Córdoba

Pátio florido em Córdoba

Foto: Getty Images

Escondidos em meios às construções, encontram-se verdadeiros tesouros: os Pátios de Córdoba.

A tradição dos pátios vem desde os tempos dos romanos e foi aprimorada pelos muçulmanos, que adaptaram as construções ao clima quente da região. Assim, os pátios funcionavam como pequenos jardins internos, criados para oferecer um espaço de descanso e também para ajudar a amenizar o calor.

Apesar de a maioria dos pátios serem particulares, alguns são abertos ao público, como é o caso do Pátio 50. Então, vale deixar a marcação no mapa e passar por lá para dar uma conferida.

Plaza de Las Tendillas e Plaza de La Corredera

Plaza de Las Tendillas à noite

Foto: Getty Images

A Plaza de Las Tendillas e Plaza de La Corredera são duas das principais praças de Córdoba e valem a visita.

A Plaza de Las Tendillas tem uma bela fonte e edifícios lindos ao redor. Além disso, conta com vários bares e restaurantes, sendo um ótimo local para visitar à noite e aproveitar as tapas. Também recomendo fazer este Free Walking Tour que sai de lá e explora o centro antigo de Córdoba.

Já a Plaza de La Corredera lembra muito a Plaza Mayor, de Madri. A entrada e saída são pelos pórticos, chamados Arco Alto e Arco Bajo. O lugar já abrigou uma prisão e um mercado, foi palco para touradas e também usado pela Inquisição para execuções. Hoje, felizmente, reúne apenas cafeterias, bares e restaurantes, sendo ponto de encontro durante todo o dia.

Sinagoga de Córdoba

Interior da Sinagoga de Córdoba na Espanha

Foto: Getty Images

Localizada na Judería, a Sinagoga de Córdoba é a única sinagoga medieval preservada na Andaluzia e data de 1315. É uma importante representação da comunidade judaica que viveu na cidade até sua expulsão em massa, em 1492.

Apesar de pequena, o interior do templo tem uma rica decoração em estuque, com desenhos geométricos em estilo mudéjar e inscrições de salmos em hebraico.

Além de ser um lugar lindo e cheio de história, a entrada é gratuita.

ONDE COMER EM CÓRDOBA, NA ESPANHA

É um desperdício viajar a Córdoba e não provar a deliciosa gastronomia local. Você vai encontrar inúmeros lugares para comer em Córdoba: mercados gastronômicos, restaurantes e tabernas.

Além disso, a cidade é conhecida por seus deliciosos pratos típicos, dentre eles o Salmorejo, uma sopa fria à base de tomate, pão, azeite e alho.

Prove também as berenjenas con miel, berinjelas fritas com azeite de oliva e cobertas com mel de cana.

Se você não for vegetariano, sugiro provar o flamenquín, um filé de lombo de porco enrolado sobre jamón e claro, o jamón ibérico, famoso presunto cru da região.

Os melhores lugares para comer em Córdoba ficam no centro, na Judería e na Plaza de Las Tendillas, além dos mercados gastronômicos. Veja algumas sugestões:

Mercado Victoria

É um complexo gastronômico localizado no Paseo de la Victoria, ideal para desfrutar de boa comida e cultura. Ocupa um galpão coberto por ferros e conta com mais de 20 stands de comida cordobesa, espanhola e internacional. Perfeito para ir ao final do dia e aproveitar as tapas.

Taberna La Cuarta

Mescla a tradicional culinária cordobesa com pratos de outras culturas. A preparação é feita com produtos locais, frescos e naturais.

A comida é de qualidade e os preços justos. As opções são bem variadas. O tradicional flamenquín de queso e jamón sai por 10,50 € e o famoso salmorejo custa 7 €, já o ceviche de corvina e polvo custa 18 €.

Casa Pepe de la Judería

Localizado no coração da Judería, perto da Mesquita de Córdoba, esse restaurante tradicional serve pratos típicos cordobeses.

Com um belo pátio andaluz e um terraço, serve comida de boa qualidade a um bom custo-benefício. As tapas saem por cerca de 6 €, já os pratos clássicos custam em torno de 15 a 40 €. Prove o salmorejo, a ensaladilla russa e as berenjenas con miel.

Bodegas Mezquita

Esse é um restaurante clássico de Córdoba, que serve comida típica cordobesa e espanhola. Tem uma seleção bem variada de tapas, que custam a partir de 4 €. Já as porções completas custam entre 13 € e 20 €. Também tem a opção de menu do dia (bem famoso na Espanha), que inclui entrada, prato principal, sobremesa e bebida por 19,60 €, mas é preciso fazer reserva.

COMO CHEGAR E SE LOCOMOVER EM CÓRDOBA, ESPANHA

Com pouco mais de 320 mil habitantes, Córdoba, na Espanha, é a terceira maior cidade da região da Andaluzia.

Localizada a 143 km de Sevilha e a 394 km ao sul de Madri, Córdoba costuma ser acessada a partir dessas cidades, sendo, inclusive, uma excelente parada para quem faz um roteiro pela Andaluzia. Por isso, vale avaliar a sua preferência e orçamento. Veja:

De trem

A maneira mais rápida e prática para se chegar a Córdoba é de trem, já que a sua localização estratégica garante boas conexões com as principais cidades da Espanha. Se quiser poupar tempo, o ideal é optar pelos trens de alta velocidade, AVE, operados pela Renfe.

Partindo de Sevilha, a viagem com o trem de alta velocidade dura apenas 45 minutos. Já a partir de Madri, a viagem durará cerca de 1h40. Os preços são mais altos e oscilam, por isso é legal comprar os bilhetes com uma certa antecedência.

Optando pelo trem regional, que é mais lento e tem mais paradas, a viagem de Sevilha dura por volta de 1h20 e custa cerca de 14 €. Mas também há opções mais rápidas, que custam mais caro.

De ônibus

Se você quer economizar, também pode optar por ir de Sevilha a Córdoba com os ônibus operados pela Alsa.

Saindo de Sevilha, da estação Plaza de Armas, a viagem dura entre 1h45 e 2h20 e custa cerca de 11 €, mas é possível encontrar opções por até 5 €. Note, no entanto, que as tarifas mais econômicas são encontradas com alguma antecedência da viagem.

Também tem ônibus saindo de Madri, operado pela Socibus, com passagens a 29 €. Porém, é uma viagem mais longa, de quase 5 h. Então, se você está com o cronograma apertado, não é a melhor opção.

De carro

Se você prefere ter a comodidade e a flexibilidade de viajar de carro, essa também é uma opção para se chegar a Córdoba.

Partindo de Madri, você pegará a via A-4 e o trajeto será de aproximadamente 4h. Quem parte de Sevilha também pegará a via A-4, sendo que o trajeto levará cerca de 1h40.

Para cotar as tarifas de todas as locadoras e reservar o seu carro, a nossa recomendação na Europa é a Rentalcars.

Contudo, é importante saber que estacionar no centro histórico de Córdoba pode ser bem complicado. Isso porque as vagas são escassas e é necessário pagar para estacionar na rua. Por isso, se você for pernoitar na cidade, vale pena checar se o hotel possui estacionamento.

Locomoção na cidade

Para ir da estação de trem até o seu hotel, você pode optar pelo ônibus público, cuja tarifa custa 1,30 €. Várias linhas passam pela estação, por isso é melhor simular uma rota até o seu hotel (o Google Maps cumpre bem a função) para checar qual vai te atender melhor.

Já para quem tem muitas malas ou quer ter mais comodidade, eu aconselho fazer o trajeto de táxi.

Agora, para se locomover pelos principais pontos da cidade e conhecer os monumentos, não é preciso transporte. Por estarem concentrados próximos uns dos outros, é possível ir caminhando. Melhor ainda se o seu hotel estiver próximo da região.

Baixe o mapa

Gostou das dicas? Abra o nosso mapa no Google Maps do seu celular para não perder nenhuma atração ou dica gastronômica durante a sua viagem!

Córdoba, na Espanha, é uma cidade apaixonante, indispensável em um roteiro pela Andaluzia. Não importa se você vai fazer um bate e volta ou pernoitar, a visita vale a pena.

Afinal, é impossível não se encantar pelo seu charme e pela mescla de culturas tão presente, que mistura arte, história e religião.

Com as nossas dicas, você poderá se planejar e conhecer tudo o que desejar na cidade. Aproveite!

Salve as nossas dicas no Pinterest!

Você sabia?

O Viaja que Passa ganha uma pequena comissão a cada reserva que você faz através dos links dos nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a continuar publicando conteúdos autorais e imparciais para ajudar na sua viagem!

«
»