TOPO

“De Sevilha a Granada: roteiro de 7 dias pela Andaluzia”


Chegou a hora de planejar a sua viagem pelo sul da Espanha e não sabe por onde começar? Não se preocupe, preparamos um roteiro de 7 dias na Andaluzia completo para te ajudar.

Ele foi pensado para otimizar o seu tempo e para que você conheça os principais lugares da região. Mas fique tranquilo, porque é sem aquela correria desnecessária! Incluímos pernoites em apenas 3 cidades para não precisar dormir cada dia em um lugar.

Caso tenha mais tempo, excelente. Use esse roteiro para dar o start no seu planejamento e incremente-o com mais cidades ou mais dias nas paradas que sugerimos abaixo.

Viajar pela Andaluzia não tem erro – é um dos destinos mais procurados da Espanha –, mas um bom roteiro em mãos fará toda a diferença!

COMO CHEGAR E SE LOCOMOVER NA ANDALUZIA

O melhor lugar para iniciar um roteiro na Andaluzia é Sevilha, a capital e maior cidade da região.

Além de um aeroporto, Sevilha conta com grandes estações de trens e ônibus, o que a faz ser muito bem conectada não só com as cidades espanholas como também com os principais destinos europeus.

Em outro artigo, explicamos tim-tim por tim-tim como chegar em Sevilha, seja usando trem, ônibus, avião ou até mesmo o carro.

Uma vez em Sevilha, sugerimos que desbrave a região de trem ou de carro.

O trem conecta muito bem as principais cidades da Andaluzia e por isso você pode usá-lo para colocar o nosso roteiro em prática. Consulte as rotas e preços no site da Renfe.

Mas, sem dúvida alugar um carro te dará mais liberdade e agilidade na viagem. Na Rental Cars você pode cotar as tarifas das melhores locadoras e reservar um carro com desconto.

Como Sevilha pode facilmente ser visitada a pé, vale a pena pegar o carro apenas quando colocar o pé na estrada para de fato rodar pela Andaluzia. E, finalmente, tenha em mente que reservar um hotel com estacionamento ou ao menos próximo a um estacionamento público tornará a sua vida mais fácil.

ONDE SE HOSPEDAR NA ANDALUZIA

Independente se escolher viajar de trem ou de carro, a nossa sugestão para por em prática este roteiro é que você se hospede em 3 cidades: Sevilha, Granada e Málaga.

Opte por hospedagens próximas ao centro, assim será mais fácil se locomover e conhecer as principais atrações.

Veja algumas sugestões de onde se hospedar na Andaluzia:

Sevilha

  • La Banda Rooftop Hostel: uma excelente opção econômica na cidade, está localizado no bairro El Arenal e, por isso, próximo às principais atrações de Sevilha. Tem um terraço amplo com uma linda vista da Catedral;
  • The Corner House: com bom custo-benefício, esse hotel fica no bairro Alameda, ideal para quem deseja curtir a noite e fugir um pouco do movimento intenso. Tem decoração moderna e casual, além de terraço na cobertura com um restaurante;
  • Hotel Casa Del Poeta: ótima escolha para quem busca mais conforto e uma hospedagem cheia de elegância no coração de Sevilha.

Granada

  • TOC Hostel: ao lado da Catedral de Granada, no centro histórico, esse hostel é ideal para quem quer economizar, além de ser moderno e confortável. Há opções de quartos compartilhados e privativos, todos com banheiro, assim como café da manhã a um custo adicional;
  • Room Mate Leo: também no coração de Granada, esse hotel 3 estrelas ocupa um prédio tradicional e tem decoração moderna. Seu terraço na cobertura oferece uma bela vista da cidade. Serve um buffet de café da manhã, tem recepção 24h e wi-fi gratuito;
  • Palacio de Santa Inés: fica em Albaicín, um antigo bairro Mouro localizado numa colina de frente para a Alhambra e ainda bastante central. Oferece café da manhã e também serviço de quarto.

Málaga

  • Madeinterranea Suites: bom localizado no centro de Málaga, está a 10 minutos de caminhada da praia e a 700 m da Alcazaba. Oferece lounge compartilhado e quartos antialérgicos, além de opção de diárias com café da manhã;
  • Hotel Brö-Adults Only: no centro da cidade a apenas 100 m da Plaza de la Merced, este hotel tem um bom custo-benefício. Conta com piscina ao ar livre, lounge, terraço e jardim;
  • Soho Boutique Equitativa: localizado numa área descolada, está a 800 metros da Playa la Malagueta e a uma curta caminhada das principais atrações turísticas. Tem uma decoração moderna e conta com bar, restaurante assim como piscina ao ar livre.

ROTEIRO DE 7 DIAS NA ANDALUZIA

Agora que você já sabe como chegar e onde se hospedar, chegou a hora de conferir a nossa sugestão de roteiro para 7 dias de viagem pela Andaluzia.

Nosso roteiro pressupõe que você esteja partindo de Madri e pegará um trem até Sevilha. Depois de 3 dias em Sevilha, alugará um carro para chegar até Granada, onde o itinerário proposto termina.

No entanto, tudo nele é facilmente adaptável conforme sua cidade de partida e meio de transporte de preferência.


Leia também:


Roteiro Andaluzia: DIA 1 – Ida para Sevilha com parada em Córdoba

Ponte Romana de Córdoba, na Andaluzia

Ponte Romana de Córdoba | Foto: Getty Images

O primeiro dia do roteiro é dedicado a chegar na região de Andaluzia, mais especificamente em Sevilha. Mas não sem antes conhecer Córdoba, que está estrategicamente posicionada no caminho desde Madri.

Portanto, parta de Madri bem cedo e compre sua passagem de trem dividida em dois trechos diferenes: Madri – Córdoba e Córdoba – Sevilha. Reserve de 5 a 6 horas para ficar em Córdoba.

Desembarque em Córdoba e atravesse a rua da estação de trem para a rodoviária, que disponibiliza um guarda-volumes para deixar sua bagagem.

Feito isso, hora de conhecer um pouco da cidade. A primeira parada é na Mesquita-Catedral de Córdoba, sua atração mais famosa. Caminhando desde a rodoviária você levará cerca de 20 minutos. Caso prefira, pegue um táxi.

O edifício tem dimensões impressionantes e é um símbolo da fusão entre as culturas islâmica e cristã. O ingresso pode ser comprado no local ou pelo site oficial. Para aprender ainda mais sobre a história do lugar, é possível fazer ainda um tour guiado de uma hora.

Almoce em um dos ótimos restaurantes da região e, depois, explore sem rumo o centro histórico de Córdoba e seus belos pátios. Por fim, vá à Ponte Romana e aprecie a vista. Em seus extremos estão dois monumentos importantes: a Torre de Calahorra e a Porta da Ponte.

Antes de voltar à estação, visite a Plaza de las Tendillas. Ela tem uma bela fonte e edifícios lindos ao redor. Além disso, conta com vários bares e restaurantes caso deseje comer umas tapas antes de partir.

O trajeto até Sevilha levará cerca de 45 minutos. Para a sua primeira noite na cidade recomendamos explorar o animado bairro de Santa Cruz e jantar em um dos tradicionais restaurantes locais.

Roteiro Andaluzia: DIA 2 – Real Alcázar de Sevilha, Catedral e Triana

Pátio interno do Real Alcázar de Sevilha

Real Alcázar | Foto: Getty Images

O segundo dia do roteiro na Andaluzia é para conhecer os principais monumentos de Sevilha.

Comece logo cedo pelo Real Alcázar, mas compre seu ingresso online com antecedência para não pegar a fila da bilheteria.

Separe de 2 a 3 horas para visitar o palácio, que até hoje é usado pela monarquia. Construído pelos Mouros, ele é repleto de lindos jardins e salões grandiosos decorados com mosaicos e arabescos.

Após a visita, desbrave as redondezas, onde você pode almoçar e também caminhar pela Avenida de la Constitución, uma importante via da cidade repleta de prédios históricos.

Na parte da tarde, é hora de visitar a grandiosa Catedral de Sevilha, que é a maior igreja gótica do mundo. É nela que fica, por exemplo, o mausoléu do Cristóvão Colombo.

A torre do sino dessa igreja é a La Giralda e o mesmo ingresso da catedral dá direito a subir ao topo dela, com mais de 100 m de altura. Em outras palavras, espere uma vista incrível de Sevilha!

Depois, siga para o centro e conheça as belas Plaza del Salvador e Plaza Alfafa, ambas charmosíssimas.

Antes do anoitecer, siga para as margens do Rio Guadalquivir. Caminhe pelo seu belo calçadão e aproveite para ver o pôr do sol, um dos mais bonitos da cidade.

Por fim, atravesse a Ponte Isabel II para conhecer a boêmia Triana. O bairro está sempre cheio de vida, com muitos bares e restaurantes. Além disso, ele é o berço do Flamenco, então, caso queira assistir alguma apresentação, esse é o lugar!

Roteiro Andaluzia: DIA 3 – Bate e volta a Cádiz ou Jerez de la Frontera

Catedral de Cádiz com mar a frente

Catedral de Cádiz | Foto: Getty Images

No terceiro dia, a sugestão é conhecer uma das cidadezinhas charmosas próximas a Sevilha em um bate e volta.

Uma delas é Cádiz, vilarejo litorâneo distante 1h30 de Sevilha. Ela é considerada a cidade mais antiga do Ocidente, tem ruazinhas estreitas e belas praias.

Passe o dia curtindo seu centro histórico ou dando um mergulho no mar caso sua viagem seja nos meses quentes. Temos um artigo no blog com a lista de o que fazer em Cádiz que irá te ajudar.

Outra opção é conhecer Jerez de la Frontera, a uma hora de Sevilha. A cidade é famosa pelo vinho jerez e conta com diversas bodegas que podem ser visitadas. Então, se você é fã da bebida, será um ótimo passeio. Leia nosso artigo completo de o que fazer em Jerez de la Frontera.

O ônibus é a melhor alternativa para ambos os bate e voltas, que partem da estação Prado de San Sebastián. Para Jerez de la Frontera, use o Flixbus. Já para Cádiz, a viação que opera o trajeto é a Comes.

Ao retornar para Sevilha, aproveite que a estação é perto da Plaza de España e termine o seu dia nesse lugar incrível. Ela é cortada por um canal artificial e tem prédios imponentes nos entornos. Ande com calma e aprecie cada detalhe.

Roteiro Andaluzia: DIA 4 – Setenil de las Bodegas, Ronda e Málaga

Ponte Nova de Ronda unindo os dois lados da cidade

Ponte Nova de Ronda | Foto: William Fernandes via Unsplash

Logo cedo, faça seu check-out em Sevilha porque vamos seguir viagem. Caso opte por alugar o carro, essa é a hora de ir para a locadora retirá-lo.

Nosso destino final do dia é Málaga, distante quase 3 horas de Sevilha. Mas, com a liberdade que o carro dará, é possível parar em duas pequenas cidades históricas do caminho: Setenil de las Bodegas e Ronda, ambas pertencentes aos chamados Pueblos Blancos.

Setenil de las Bodegas é conhecida pelas casinhas construídas embaixo de enormes rochas. Reserve ao menos uma hora para percorrer suas ruazinhas e ver de perto essa curiosa arquitetura.

Já em Ronda, caminhe pelo centro histórico e visite a famosa Ponte Nova, cartão-postal da cidade. Ela tem 98 metros de altura e une duas pontas de um desfiladeiro. Inclusive, Ronda foi construída em cima de uma colina beirando um precipício, o que dá a ela seu toque tão peculiar e encantador.

Com essas paradas, você deve chegar a Málaga no meio da tarde. Deixe as suas malas no hotel, estacione o carro e parta para a rua para explorar o belo centro histórico da cidade.

Se perca pelas ruazinhas labirínticas com o objetivo de chegar – sem pressa – na famosa Plaza de la Constitución e caminhe também pela Calle Marqués de Larios, exclusiva para pedestres e repleta de comércio.

A dica extra aqui é jantar no El Pimpi, um dos restaurantes mais famosos de Málaga que serve comida local.

Roteiro Andaluzia: DIA 5 – Alcazaba de Málaga, museu e praia

Alcazaba de Málaga, na Andaluzia, com jardim a frente

Alcazaba de Málaga | Foto: Getty Images

Comece seu quinto dia do roteiro na Andaluzia com a visita à Alcazaba de Málaga, uma fortaleza bem preservada construída pelos Mouros. A vista dela é lindíssima. O Castelo de Gibralfaro pode ser acessado pela própria fortaleza e também vale o passeio, mas se prepare para uma subida bem íngreme.

O ingresso de ambos é vendido tanto no local quanto pelo site oficial e, se tiver interesse de conhecer os detalhes deste ponto histórico mais a fundo, dá para fazer um tour guiado.

A saída da Alcazaba é em um dos principais calçadões da cidade, no coração do centro histórico. Nesse ponto você avistará as ruínas do teatro Romano, construído há 2 mil anos. A entrada nelas é gratuita.

Aproveite para conhecer a região central de Málaga caminhando até a Plaza de la Merced e almoce em um dos diversos restaurantes dessa região.

Na parte da tarde, uma boa pedida é visitar um dos mais de 30 museus da cidade. Essa grande oferta de exposições faz jus ao posto de Capital Cultural da Andaluzia que Málaga ocupa.

O Museu Picasso é nossa sugestão, afinal, você estará na cidade natal desse famoso pintor. São 200 obras de Pablo Picasso, divididas cronologicamente e por estilos, materiais e técnicas. Vale a pena comprar seu ingresso online para escapar das filas da bilheteria.

Depois, siga para a Praia de la Malagueta, uma das mais centrais, caminhe pela orla e dê um mergulho se estiver calor, por que não?

Depois, siga para o Muelle Uno, uma área moderna ao lado da praia com lojas e restaurantes. Por fim, caminhe pelo Paseo del Muelle Uno, um local agradável e cheio de fontes, palmeiras, árvores e elementos divertidos. Simplesmente perfeito para uma caminhada ao final do dia.

Roteiro Andaluzia: DIA 6 – Granada

Vista de Albaicín, bairro de Granada, na Andaluzia

Bairro de Albaicín | Foto: Getty Images

Logo cedo, é hora de deixar Málaga e seguir para o último destino deste roteiro pela Andaluzia, Granada. A viagem levará cerca de 1h30, portanto você chegará na cidade no meio da manhã. Deixe suas malas no hotel e siga para o centro.

Conheça a Plaza Bib-Rambla, cercada por ruas comerciais, e a Alcaiceria, antigo mercado árabe que hoje vende de tudo, sendo inclusive um bom lugar para comprar lembrancinhas de viagem.

Em seguida, caminhe pela Carrera del Darro, uma das ruas mais bonitas de Málaga, e pelo Paseo de los Tristes. Nessa altura você chegará a Sacramonte, um bairro cigano conhecido pelas cuevas – casas escavadas nas rochas e ainda habitadas.

Dele, siga para o próximo bairro vizinho, chamado Albaicín, o coração árabe de Granada. Com ruazinhas que formam verdadeiros labirintos, a diversão aqui é se deixar perder e, assim, se surpreender com cada esquina encantadora.

Aproveite para conhecer o Mirador de San Nicolás, que tem uma visão privilegiada da cidade e da grandiosa Alhambra. O local é perfeito para o pôr do sol.

No fim do dia, siga para a Calle de las Teterías, que além das famosas casas de chás, é o endereço de excelentes restaurantes, confeitarias e lojinhas.

Roteiro Andaluzia: DIA 7 – Alhambra

Alhambra, em Granada, vista de longe

Alhambra | Foto: Getty Images

Vamos fechar o roteiro na Andaluzia com chave de ouro: visitaremos Alhambra, o monumento mais visitado da Espanha e o maior legado da dominação moura na região.

Mas para isso é muito importante que você compre seu ingresso online, pelo site oficial, com bastante antecedência. Isso porque as entradas são limitadas e esgotam rapidamente.

Vá logo pela manhã e separe entre 4 e 5 horas para a visita esse imenso e impressionante complexo de palácios, jardins e fortalezas. Considere também fazer um tour guiado para somar a essa experiência. 

Terminado o passeio, siga para o centro de Málaga e almoce em um dos restaurantes da região. Para aproveitar a tarde, entre na Catedral de Granada e na Capela Real. A entrada para ambos pode ser comprada no local.

À noite, aproveite para se sentir um local e saia de tapas pelos bares. Afinal, essa viagem merece um brinde!

BAIXE O MAPA DO ROTEIRO DE 7 DIAS NA ANDALUZIA

Para conferir todas as essas dicas tempo real durante a sua viagem, baixe o mapa abaixo:

Esse é um roteiro enxuto pela Andaluzia, com dicas para aproveitar as principais cidades da região do sul da Espanha sem correria.

Se a sua viagem acontecer entre os meses de junho e setembro e tiver a possibilidade de incluir mais dias no roteiro, faça isso. Assim, você poderá aproveitar também as ótimas cidades litorâneas espanholas.

Por fim, adapte este roteiro como preferir. Ele e uma excelente base para começar seu planejamento de viagem pela Andaluzia, uma região que oferece dezenas de possibilidades para todos os gostos!

Você sabia?

O Viaja que Passa ganha uma pequena comissão a cada reserva que você faz através dos links dos nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a continuar publicando conteúdos autorais e imparciais para ajudar na sua viagem!

Tags:     

«
»