TOPO

“Jerez de la Frontera: o que fazer, onde se hospedar e dicas”


Famoso pelo vinho jerez, pelo flamenco e pelos cavalos andaluzes, Jerez de la Frontera é um daqueles destinos únicos do sul da Espanha. Apesar de muitas vezes ser ofuscado pelas cidades ao seu redor, como Sevilha e Cádiz, a cidade tem muita história e merece um espaço no seu roteiro.

Jerez de la Frontera, que foi ocupada pelos mouros durante séculos, tem aquela mescla interessante entre as culturas árabe e cristã. Você verá belas construções, visitará bodegas para provar o famoso vinho local, além de degustar da ótima gastronomia de Andaluzia.

Quer descobrir quando ir, como chegar e o que fazer em Jerez de la Frontera? Neste artigo, reunimos essas e outras informações sobre o destino andaluz. Confira a seguir!

ONDE FICA JEREZ DE LA FRONTERA

A pequena cidade de Jerez de la Frontera fica na província de Cádiz, na região da Andaluzia, no sul da Espanha.

Está a pouco mais de 90 km de Sevilha, capital da região, e a apenas 35 km de Cádiz.

Como chegar e se locomover

É fácil chegar a Jerez de la Frontera partindo de Sevilha ou Cádiz. Isso porque uma boa oferta de trens e ônibus conectam as cidades de forma rápida e econômica. Em seguida explico cada uma delas.

Mas já adianto que uma vez em Jerez, a melhor forma de se locomover será a pé. Tanto a estação de trem quanto a de ônibus ficam a aproximadamente 15 minutos caminhando do centro e as principais atrações ficam próximas entre si. Ainda assim, se precisar percorrer distâncias maiores, a dica é usar o táxi.

De ônibus

A viagem desde Sevilha dura 1h15, parte da estação Prado San Sebastián e a Flixbus opera algumas partidas diárias a 8,93 o trajeto. A viação Comes também faz o percurso com bilhetes a 10,65, disponíveis direto na rodoviária ou no site da empresa, onde você pode consultar os horários das saídas.

Já para quem parte de Cádiz, é possível pegar o ônibus interurbano também operado pela Comes. Há várias linhas, mas a melhor é a M-50, que é direta e leva apenas 45 minutos para fazer o trajeto até a rodoviária de Jerez. O bilhete custa 3,90 e você compra direto com o motorista.

De trem

O trem, que é operado pela Renfe, é outra opção prática para fazer o trajeto até Jerez de la Frontera.

De Sevilha, ele parte da estação Santa Justa diversas vezes ao dia, faz a viagem em pouco mais de 1 hora e custa 13. Você pode comprar a passagem na bilheteria da estação ou online com antecedência, onde também consulta os horários disponíveis.

Partindo de Cádiz, o trem mais econômico custa 7 e leva cerca de 35 minutos para fazer o trajeto. Há partidas praticamente de hora em hora e os bilhetes podem ser adquiridos na estação ou pelo site.

Aproveite para admirar a fachada da estação ferroviária de Jerez, que foi construída em 1854 e tem uma bela arquitetura.

De carro

O carro é uma boa opção para quem já está fazendo uma viagem pela Andaluzia, uma vez que a parada em Jerez de la Frontera pode ser incluída facilmente no roteiro da sua road trip.

Para comparar os preços das locadores e fazer reservas de carro na Europa, recomendamos a Rental Cars, que além de confiável também costuma apresentar as melhores tarifas.

De Sevilha, o trajeto mais rápido é pela E-5. A distância é de 90,7 km e a viagem leva cerca de 1 hora, com pedágio. Partindo de Cádiz, são apenas 35,2 km pela E-5 e cerca de 30 minutos de viagem.

QUANDO IR A JEREZ DE LA FRONTERA

Cidade de Jerez de la Frontera, na Espanha, com o edifício da catedral da cidade em destaque.

A imponente Catedral de Jerez de la Frontera | Foto: Getty Images

Jerez segue a regra dos destinos da Andaluzia: as temperaturas durante o verão são muito altas, principalmente nos meses de julho e agosto. Então, se você não gosta do calorão, recomendo evitar esse período.

Durante o inverno o clima é ameno, não faz muito frio, mas pode chover mais.

Por isso, as melhores épocas para visitar Jerez de la Frontera – e a Andaluzia como um todo – são durante a primavera e o outono. A temperatura é bem agradável, chove pouco e você aproveitará melhor a cidade.

Por fim, fique de olho também na agenda das festas tradicionais de Jerez, que podem ser uma boa oportunidade para vivenciar a cultura local – ou evitar se não gosta de multidões.

A Feria del Caballo, que acontece em maio, é uma das mais importantes da região. Uma cidade temporária é construída ao lado de Jerez para abrigar o festival. Lá acontecem os desfiles de cavalos com direito a cavaleiros com trajes tradicionais, muito flamenco, vinho e comidas típicas.

QUANTO TEMPO FICAR EM JEREZ DE LA FRONTERA

Jerez é uma cidade pequena e suas principais atrações turísticas podem ser visitadas em 1 dia. Por isso ela cabe muito bem em um bate e volta desde Sevilha ou Cádiz. Porém, saiba que pernoitar uma noite por lá não será má ideia para visitar tudo com mais calma.

Inclusive, se a intenção for fazer um tour pelas bodegas de vinho jerez e também conhecer os belos pueblos da região, avalie ficar de 2 a 3 dias na cidade.


Leia também:


ONDE SE HOSPEDAR EM JEREZ DE LA FRONTERA

Centro antigo de Jerez de la Frontera, na Espanha, com casinhas históricas brancas e a catedral da cidade em destaque ao meio.

Foto: Getty Images

O centro histórico é o coração da cidade e abriga muitos dos seus principais pontos turísticos, como a Catedral de Jerez, o Alcázar de Jerez, o Teatro Villamarta e a Plaza del Arenal. Por isso, essa é a melhor localização para quem decide se hospedar em Jerez de la Frontera.

Ficando ali, você poderá fazer tudo caminhando e ainda estará próximo de lojas, bares e restaurantes.

Aqui, reunimos uma boa seleção de acomodações na área:

Econômico

  • Hostel Vivian’s Guest House: apesar de ser um hostel, o local também tem opções de quartos individuais, duplos e família, com ou sem banheiro privativo. A localização é excelente e a hospedagem é simples, porém aconchegante e com um belo pátio central;
  • Hotel Doña Blanca: no estilo básico mas ainda assim oferecendo todo o necessário para uma boa hospedagem, o hotel fica a apenas 130 metros do Teatro Villamarta. Tem tarifas com e sem café da manhã e oferece estacionamento, pago a parte.

Bom custo-benefício

  • Hotel Palácio Garvey: instalado em um palácio do século XIX, os quartos são bem decorados e espaçosos, todos com banheira. Tem um belo terraço ao ar livre e um restaurante que serve pratos típicos. Você pode escolher sua diária com ou sem café da manhã;
  • Soho Boutique Jerez: o hotel é elegante, bem localizado e com quartos amplos. Tem piscina ao ar livre e serve o café da manhã. Além disso, oferece estacionamento a um custo extra;
  • Eurostar Asta Regia Jerez: localizado na Plaza del Arenal, uma das principais da cidade, a hospedagem é moderna e muito confortável. Além de servir um bom café da manhã, tem comodidades como sauna, academia e piscina coberta.

Conforto

  • Hotel Bodega Tio Pepe: com vista para a Catedral de Jerez, tem piscina na cobertura, academia, spa e serviços de beleza, assim como bar e restaurante. O café da manhã está incluso na diária;
  • Hotel Casa Palacio María Luisa: opção perfeita para quem busca mais luxo na hospedagem, o local ocupa um prédio com arquitetura tradicional e decoração clássica refinada. Tem uma bela cobertura com piscina, academia e spa. Oferece café da manhã, bar e restaurante de gastronomia local.

O QUE FAZER EM JEREZ DE LA FRONTERA

Jerez de la Frontera pode ser pequena, mas surpreende quando o assunto é o que fazer por lá. De degustação de vinho a espetáculos de cavalos, espere dias cheios e animados durante sua viagem.

Confira as principais atrações:

Visitar as bodegas

Cinco taças servidas com diferentes tipos de vinho jerez para uma sessão de degustação em uma bodega.

Foto: Getty Images

O vinho jerez, também chamado de sherry e xerez, deu fama à cidade e apreciá-lo costuma estar no topo da lista de o que fazer em Jerez de la Frontera. Muitos viajantes vão à cidade para visitar as famosas bodegas (adegas) e fazer uma degustação.

A Bodega Tio Pepe fica no coração da cidade, pertinho da catedral, e é uma das mais tradicionais já que produz o jerez desde 1835. A adega oferece diversas experiências, sendo a mais simples um tour guiado de 19,90 com direito à degustação de dois rótulos.

Outra boa pedida são as Bodegas Fundador. Fundada em 1730, é a adega mais antigas da cidade. A visita guiada com a degustação de um vinho e um brandy (ou conhaque, como chamamos) custa 12 por pessoa e o valor aumenta a cada inclusão de um novo rótulo na degustação.

As Bodegas Tradición e as Bodegas Lustau são um pouquinho mais afastadas do centro, mas ainda assim fáceis de chegar. Por fim, a Bodega Williams & Humbert também vale a visita, mas fica ainda mais distante e, neste caso, estar de carro será imprescindível.

Alcázar

Fachada do Alcázar de Jerez de la Frontera, Espanha.

Foto: Getty Images

Embora seja menor e menos suntuoso que o Alcázar de Sevilha, vale separar um tempinho para visitar essa bela construção.

O Alcázar de Jerez foi originalmente construído pelos muçulmanos no século XI, servindo como um castelo e uma fortaleza defensiva mourisca. Após a Reconquista Cristã da Espanha, em 1264, o edifício foi parcialmente reconstruído e adaptado ao estilo gótico.

Os destaques do Alcázar são os jardins, a mesquita, os banhos árabes e a Torre del Homenaje.

O ingresso custa €5 e é possível comprar na bilheteria do local. Os horários de abertura variam ao longo do ano, por isso é legal conferir no seu site oficial.

Catedral de Jerez

Entrada da catedral de Jerez de la Frontera, na Espanha, com a torre do campanario ao lado

Foto: Getty Images

Ao lado do Alcázar fica a Catedral de San Salvador, mais conhecida como Catedral de Jerez, um monumento grandioso que mescla elementos góticos, neoclássicos e barrocos.

Além apreciar o seu valor religioso e artístico, que reúne incríveis artes sacras, esculturas e belos vitrais, ainda é possível subir na Torre Campanario e ter uma bela vista da cidade.

A entrada para a Catedral custa €7 e inclui um audioguia. Para quem quiser subir até a torre, é possível comprar um ingresso combinado (Catedral + Torre) por €9 ou, então, apenas o acesso à torre por €5. Os ingressos são vendidos na bilheteria e online.

Centro histórico

Praça de Jerez de la Frontera, na Espanha, com imagem de uma santa católica em destaque em um moro de um edifício histórico.

Foto: Marcin Jucha

Além de abrigar os principais cartões-postais da cidade, o centro histórico é uma atração à parte com suas construções típicas, ruas estreitas e lindas praças.

Por isso, na sua lista de o que fazer em Jerez de la Frontera, não deixe de caminhar até a Plaza del Arenal e a Plaza de la Asunción, dois pontos de destaques da cidade velha.

Nos entornos das praças você também encontrará agradáveis ruelas exclusivas para pedestres, onde encontrará lojas, bares e restaurantes. Aproveite para fazer compras, degustar as famosas tapas e observar a atmosfera local.

Espetáculo de cavalos

Show dos cavalos andaluzes em Jerez de la Frontra, Espanha, com dois cavalos brancos, sendo um empinando, e um homem vestido de trajes típicos.

Foto: Divulgação

Jerez também é famosa pelos cavalos andaluzes e é a sede da Fundación Real Escuela Andaluza del Arte Ecuestre. Localizado a pouco mais de 1 km do centro da cidade, no local é possível assistir a um show com a dança tradicional dos cavalos e visitar o museu que conta a história dessa tradição.

No espetáculo, os cavaleiros se vestem com trajes tradicionais e dançam ao som de música espanhola.

Você pode assistir à incrível apresentação comprando um ingresso por 26 € (reserve aqui), ou, então, comprar um ingresso combinado que inclui a visita ao Museu de Arte Equestre e o Museu das Carruagens,  nesse caso por €31 (reserve aqui).

Atente-se para o fato de que a apresentação não acontece todos os dias da semana e os ingressos se esgotam rapidamente. Outro ponto de atenção é o horário do show: das 12h às 13h30.

Palacio Del Virrey Laserna

Salão de jantar do Palacio Del Virrey Laserna

Foto: Divulgação

A casa que um dia viveu uma família da aristocracia andaluza, no século XIII, hoje é aberta à visitação e fica como uma excelente dica de o que fazer em Jerez de la Frontera.

O Palácio del Virrey Laserna fica perto da Plaza Arenal, tem uma fachada neoclássica modesta mas um interior extremamente luxuoso que guarda muita história.

As visita ao local custa €8 e se dá através de um tour guiado (em espanhol, inglês ou francês), com duração de cerca de 40 min. Para garantir a disponibilidade no idioma e horário de preferência, é recomendado reservar online. A atração é fechada às segundas-feiras.

Teatro Villamarta

Fachado do teatro Villamarta, em Jerez de la Frontera

Foto: Divulgação

Se você gosta de arte e cultura, então que tal assistir a um espetáculo no Teatro Villamarta, construído em 1928?

Com o apoio de entidades públicas e privadas, o belo teatro até hoje abre as suas portas para promover as artes cênicas e musicais, tornando a cultura acessível a todos os jerezanos e contribuindo para a projeção externa da cidade.

O lugar tem uma programação diversa, incluindo peças, óperas e concertos. Você pode consultar a programação direto no site do teatro.

ONDE COMER EM JEREZ DE LA FRONTERA

Tradicionais tapas espanholas da região da Andaluzia, com três pequenas torradas recheadas de produtos da gastronomia regional.

Foto: Getty Images

Alguns dizem que as tapas – os famosos aperitivos espanhóis – surgiram em Jerez. Verdade ou não, nunca saberemos. Mas o fato é que a cidade pode se gabar da sua rica gastronomia.

O que não faltam são opções de bares, restaurantes e tabernas que servem pratos típicos andaluzes. Como uma vez em Jerez de la Frontera comer bem precisa entrar na sua lista de o que fazer no destino, incluí algumas boas opções para te ajudar:

Tabanco San Pablo

Esse é um tradicional e autêntico bar de Jerez, localizado no coração do centro histórico. É um lugar simples e rústico, decorado com muitos barris de vinhos.

Não espere um menu vasto, mas as poucas opções garantem as tapas típicas acompanhadas de um bom vinho jerez. Além disso, o bar tem bom custo-benefício, com preços que variam de €3 a €10. Recomendo os montaditos (pequenos sanduíches). Pergunte também sobre a tapa do dia (quando fui, serviram uma pasta com frutos do mar deliciosa).

Las Banderillas

Também é uma bodega tradicional do centro de Jerez que serve comida típica. O lugar é simples e aconchegante. As porções são bem servidas e o menu tem uma boa variedade. Os pratos custam entre €3 e €15. Recomendo as croquetas de espinacas con roquefort e croquetas de gambas al ajillo.

Tabanco El Pasage

Essa taberna típica e simpática une boa comida, vinho e apresentações de flamenco. Para conseguir uma mesa, porém, é necessário reservar antecipadamente. O menu custa a partir de €30 por pessoa e inclui o show, a refeição e bebidas. Você pode escolher entre diferentes menus, inclusive um vegano.

La Cruz Blanca

Restaurante moderno que serve gastronomia tradicional com um toque contemporâneo. O menu é bem variado, com boas opções de peixes e frutos do mar. A maioria dos pratos é servido ou como tapas ou em porções e custam entre €3 e €20.

Baixe o mapa

Gostou das nossas dicas? Abra o mapa das atrações no Google Maps do seu celular e não perca nada durante a sua viagem!

Jerez de la Frontera é para quem gosta de lugares charmosos, com história e boa comida. Por ficar a uma curta distância de Sevilha, o destino se encaixa perfeitamente em um roteiro pela Andaluzia, tornando-o ainda mais interessante, inclusive.

Agora você já tem as dicas de o que fazer em Jerez de la Frontera, com degustações de vinho, atrações, eventos e até lugares imperdíveis para comer. Então é só aproveitar as nossas recomendações e organizar uma visita a essa cidadezinha tão simpática. Você não vai se arrepender.

Você sabia?

O Viaja que Passa ganha uma pequena comissão a cada reserva que você faz através dos links dos nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a continuar publicando conteúdos autorais e imparciais para ajudar na sua viagem!

Tags:   

«
»