TOPO

“Metrô, ônibus e trem: guia do transporte público de Buenos Aires”


Já viaje sabendo: usar o transporte público em Buenos Aires ajudará e muito nos seus dias como turista por lá. Isso porque a capital da Argentina é grande e conhecê-la apenas caminhando é uma tarefa difícil uma vez que seus pontos turísticos ficam relativamente distantes uns dos outros.

Muito completa e eficiente, a rede de transporte público da cidade é composta por ônibus, metrô e trem. Ela é amplamente utilizada pelos hermanos no seu dia a dia, principalmente porque os preços das tarifas são baixos.

Inclusive, o fator economia é mais um motivo para você usar e abusar do transporte público durante sua viagem por Buenos Aires.

Confira neste artigo tudo o que você precisa saber para se locomover com a rede de transporte da capital da Argentina. Vamos lá?

O QUE É E COMO FUNCIONA O CARTÃO SUBE?

Antes de explorar a fundo todas as opções de transporte público em Buenos Aires, é fundamental falar sobre o cartão SUBE, sigla que significa Sistema Único de Boleto Eletrônico.

Esse cartão é um bilhete eletrônico obrigatório e recarregável usado para pagar as passagens dos trens, ônibus e metrôs. Isso significa que sem ele não é possível usar o transporte público da cidade.

Mulher segurando o cartão SUBE, o bilhete eletrônico recarregável que dá acesso ao transporte público de Buenos Aires

Foto: Ministério do Transporte da Argentina

Sendo assim, ao chegar em Buenos Aires, já compre seu SUBE. Ele é vendido em lojas nos aeroportos, nos Centros de Atenção ao Turista, nas bilheterias das estações de metrô e trem, em lotéricas e nos kioskos – como são chamadas as lojas de conveniência que estão espalhadas por toda a capital.

Em setembro de 2023, o valor do cartão era de ARS 670, mas como os preços na Argentina mudam com frequência devido à inflação, vale consultar o valor atualizado direto no site do SUBE. Para comprá-lo, além de pagar essa taxa, será preciso apresentar um documento com foto.

Com o SUBE em mãos, agora é só colocar crédito para usá-lo. Além dos mesmos pontos de venda listados acima, você também pode carregar seu cartão nos terminais eletrônicos dentro das estações de metrô e de trem.

Ele funciona por aproximação e, para que seja realizada a cobrança, basta aproximá-lo dos leitores localizados nas catracas das estações e dos ônibus. Vale destacar que o SUBE não pode ser compartilhado com mais pessoas.

Por fim, saiba que ao combinar mais de um transporte num período de até 2 horas você terá desconto no valor da passagem. A segunda passagem sairá pela metade do preço, enquanto a terceira, a quarta e a quinta passagem custarão 75% a menos.

TRANSPORTE PÚBLICO EM BUENOS AIRES: ÔNIBUS, METRÔ E TREM

Como falamos, existem três opções de transporte público em Buenos Aires: metrô, ônibus e trem.

O ônibus e o metrô são os mais utilizados tanto pelos argentinos quanto pelos turistas, já que cobrem praticamente toda a cidade.

Já o trem, por abranger a região metropolitana de Buenos Aires, é indicado para deslocamentos mais longos. Em termos práticos, para a vida do turista ele basicamente será útil para chegar à cidade de Tigre.

Abaixo, detalhamos como usar o metrô, o ônibus e o trem em Buenos Aires e suas tarifas:

Metrô em Buenos Aires

Estação de metrô em Buenos Aires, na Argentina

Foto: Mauro Tchorbadjian via Unsplash

O metrô é sem dúvidas a opção de transporte público que mais agrega ao dia a dia do turista em Buenos Aires. Chamado de Subte, ele conta com seis linhas, é eficiente e conecta de forma rápida e prática os principais bairros da cidade.

Veja abaixo o mapa detalhado das linhas de metrô em Buenos Aires:

Mapa do metrô de Buenos Aires com nome das estações e suas seis linhas

O preço é bastante acessível: ARS 80 a passagem (em setembro de 2023). Para consultar o valor atualizado, acesse o site do Subte.

Seu horário de funcionamento muda conforme o dia da semana e a linha. Mas, de modo geral, o metrô roda de segunda a sexta-feira das 5h30 às 23h30, aos sábados das 6h à meia noite e aos domingos e feriados das 8h às 22h30. Neste link você encontra a escala detalhada por linha.

Vale ter em mente que o metrô em Buenos Aires fica muito movimentado durante os horários de pico. Portanto, se conseguir evitá-lo entre às 7 e 9 da manhã e das 6 às 8 da noite, melhor.


Leia também:


Ônibus em Buenos Aires

Ônibus no corredor expresso na cidade de Buenos Aires

Foto: Andrzej Otrębski via Wikimedia Commons

Com 180 linhas e algumas delas funcionando 24 horas por dia, o ônibus é o meio de transporte que melhor cobre a cidade de Buenos Aires. Ele funciona em duas versões, a convencional e a metrobus, que usa corredores expressos para fugir do trânsito.

Para o turista, entretanto, o ônibus vem como um complemento ao metrô. No geral, a lógica é: não consigo chegar com o Subte, então vou de ônibus.

Alguns lugares turísticos que o ônibus costuma ser a melhor opção, por exemplo, são a região de San Telmo e do Caminito, já que a zona sul de Buenos Aires é carente de linhas de metrô.

A tarifa dos ônibus é cobrada conforme a distância percorrida, que varia de ARS 52,96 (até 3 km) a ARS 72,61 (mais de 27 km) – confirme os preços atualizados neste link. Basta informar o seu destino final ao motorista, que fará a devida cobrança no seu cartão SUBE.

A regra do horário de pico também vale aqui, quando é comum ocorrer lotações e atrasos. O último ponto importante sobre os ônibus é que depois da meia noite o número de veículos circulando diminui consideravelmente.

Trem em Buenos Aires

Trem na Estação Retiro, em Buenos Aires

Foto: DanFL Creativo

O trem é o transporte público menos usado pelo turista em Buenos Aires, já que seu objetivo é conectar as áreas mais remotas à cidade.

Dentre todas as linhas, porém, as duas que levam até a simpática cidadezinha de Tigre são as que de fato interessam aos viajantes. É de lá que partem os passeios de barco pelo delta do Rio Tigre.

As linhas e seus valores são:

  • Linha Mitre: da estação Retiro à estação Tigre (cerca de 50 minutos de trajeto), ARS 52,95;
  • Tren de la Costa: da estação Maipú à estação Delta (cerca de 25 minutos de trajeto), ARS 33,29.

A lógica da cobrança do trem é similar à dos ônibus, variando de valor a depender da distância percorrida. O preço atualizado das tarifas você encontra aqui.

Como planejar a rota?

Mas e na prática, como saber qual é o melhor meio de transporte para se locomover em Buenos Aires?

Você tem dois grandes aliados para isso, o Google Maps e o Moovit, ambos com versões para aplicativos de celular.

Neles você indica seu ponto de partida e para onde deseja ir e os apps mostrarão todas as rotas e formas de locomoção disponíveis. É só escolher a melhor para você.

QUAL O MELHOR MEIO DE TRANSPORTE EM BUENOS AIRES?

Escolher o transporte público ideal em Buenos Aires depende muito de onde se deseja chegar.

De modo geral, a opção mais indicada é o metrô pela sua praticidade e por driblar o trânsito da cidade (que pode ser caótico como toda boa capital).

Porém, em algumas situações o metrô pode não atender seu destino, tornando o ônibus a melhor opção. Também vale checar se o ônibus não será mais rápido para o trajeto que deseja fazer.

Por fim, se seu objetivo for chegar à cidade de Tigre ou sair dos perímetros urbanos de Buenos Aires, certamente o trem irá te atender melhor.

Você sabia?

O Viaja que Passa ganha uma pequena comissão a cada reserva que você faz através dos links dos nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a continuar publicando conteúdos autorais e imparciais para ajudar na sua viagem!

Tags:  

«
»