TOPO

“O que fazer em Buenos Aires: 20 atrações imperdíveis!”


Argentina é sua próxima parada e ainda não sabe o que fazer em Buenos Aires? Bom, a lista de atrações é de fato grande. Mas calma porque dá para se organizar e conhecer tudo o que você tem vontade.

O primeiro passo é entender o que a capital portenha oferece. De museus a deliciosos bairros para explorar sem rumo; de grandes parques urbanos a cafés e movimentadas ruas comerciais, Buenos Aires preencherá seus dias como turista da melhor forma possível.

O segundo passo é escolher, diante de tantas opções, quais atrações da cidade mais te interessam e o que cabe nos seus dias de viagem.

E tudo isso vai ficar muito mais fácil com este artigo que lista as principais atrações da metrópole latina mais europeia do mundo. Continue lendo e descubra o que fazer em Buenos Aires.

QUANTO TEMPO FICAR EM BUENOS AIRES

Buenos Aires é uma cidade que reúne inúmeras atrações, mas organizando direitinho dá para conhecer um apanhado delas num mesmo dia.

Sendo assim, visitá-la durante um feriado prolongado de quatro dias é uma ótima pedida para conhecê-la sem tanta correria. Três dias é o período mínimo recomendado, enquanto cinco dias é o tempo perfeito para visitar as atrações com calma e ainda escolher um bate e volta nas proximidades.

Disso para cima, podemos dizer que você está no lucro! Vai poder ir ainda mais a fundo em tudo o que Buenos Aires tem a oferecer.

ONDE SE HOSPEDAR EM BUENOS AIRES

Entardecer em praça do microcentro de Buenos Aires

Foto: Getty Images

A capital da terra dos hermanos conta com uma ampla rede hoteleira que é dividida em diferentes bairros. Os mais recomendados para os turistas são a Recoleta, Palermo, o Microcentro, Puerto Madero e San Telmo.

Recoleta é o mais famoso, além de ser bonito, seguro e estar muito bem localizado. Já o Microcentro é o que possui os hotéis mais em conta e está em uma localização estratégica para desbravar a cidade.

Puerto Madero é a parte mais moderna de Buenos Aires, enquanto Palermo é o atual bairro descolado e boêmio. Por fim, San Telmo, por ser uma das regiões mais antigas, garantirá aquele toque de tradição e história.

No nosso artigo sobre onde ficar em Buenos Aires, você encontra informações completas sobre cada um dos bairros citados e dicas de hotéis em cada um deles.

Mas, de forma resumida, aqui vão algumas boas recomendações de hospedagem em Buenos Aires:

 

Econômico

  • Dazzler by Wyndham Buenos Aires San Martin: a 140 metros da Rua Florida, no Microcentro, este hotel oferece quartos com banheiro privativo, frigobar, ar-condicionado e TV. O café da manhã está incluso nas diárias;
  • Callao Suites Recoleta: boa opção para se hospedar na Recoleta e economizar nas diárias, este hotel está a apenas 200 metros do metrô. Tem apartamentos para até 4 pessoas equipados com TV, cozinha compacta, ar-condicionado e Wi-Fi. Dependendo da tarifa escolhida, também tem café da manhã incluso, que é servido em uma cafeteria;
  • America Del Sur Hostel Buenos Aires: localizado em San Telmo, conta com dormitórios privativos e compartilhados com ar-condicionado, Wi-Fi e vista para o pátio. Oferece cozinha compartilhada, jardim e terraço coberto.

Bom custo-benefício

  • Madero Urbano Studios: a 600 metros da beira-mar de Puerto Madero, conta com quartos com cozinha compacta privativa, banheiro, ar-condicionado, Wi-Fi e isolamento acústico. Além disso, a estrutura inclui recepção 24 horas, academia, spa, transfer e estacionamento com manobrista;
  • Palladio Hotel Buenos Aires – Mgallery: fica no bairro da Recoleta e tem quartos com varanda, isolamento acústico, banheiro privativo, frigobar e cafeteira. Serve café da manhã diariamente além de ter piscina ao ar livre, terraço, academia e restaurante;
  • Modern & New Apartment in Palermo: nesse complexo há apartamentos completos que acomodam até 4 pessoas e possuem cozinha, banheiro privativo, varanda, TV e Wi-Fi. O local oferece ainda piscina ao ar livre e café da manhã.

Conforto

  • Melia Recoleta Plaza Hotel: luxuoso, esse hotel na Recoleta disponibiliza café da manhã incluso nas diárias e seus quartos contam não apenas com roupão, ar-condicionado, smart TV de 55″ e Wi-Fi, como também banheira de hidromassagem em algumas unidades. Oferece ainda spa, salão de beleza, academia, piscina e restaurante;
  • SLS Buenos Aires Puerto Madero: esse hotel 5 estrelas de Puerto Madero dispõe de quartos com cafeteira, frigobar, TV, varanda, ar-condicionado e banheiro privativo. Nele os hóspedes aproveitam de serviço de quarto, assim como recepção 24 horas, spa, academia, piscina ao ar livre, sauna e terraço;
  • Miravida Soho Hotel & Wine Bar: situado a 700 metros da Praça Serrano, em Palermo, esse pequeno hotel boutique tem jardim, terraço e bar. Nele encontram-se quartos com Wi-Fi, ar-condicionado, mesa de trabalho, cafeteira, frigobar, TV e banheiro privativo.

O QUE FAZER EM BUENOS AIRES: AS MELHORES ATRAÇÕES

Mesmo quem nunca viajou para Buenos Aires com certeza já ouviu falar de alguns dos seus grandes cartões-postais. Casa Rosada, Calle Florida, Plaza de Mayo, Caminito…

Mas basta começar a planejar uma viagem para a capital da Argentina para perceber que a cidade não se limita à lista de atrações mais famosas. Tem muito o que fazer em Buenos Aires!

Abaixo nós preparamos uma lista com as 20 atrações imperdíveis da cidade para você colocar no seu roteiro. Confira:

Casa Rosada e Plaza de Mayo

Fachada da Casa Rosada, em Buenos Aires

Foto: Getty Images

A Casa Rosada fica no centro de Buenos Aires e é a sede da presidência da Argentina. As visitas guiadas gratuitas que aconteciam mediante agendamento até antes da pandemia não foram retomadas até o momento. Por isso, reconfirme a informação no site oficial da Casa Rosada.

O endereço onde está a sede do governo também é emblemático: a Plaza de Mayo. Esse é sem dúvida o cenário político mais importante de Buenos Aires, servindo de palco para inúmeras manifestações (as Mães da Praça de Maio é a mais famosa delas).

Outra boa atividade para se fazer na região é um Free Walking Tour guiado por uma moradora local. Através dele, você passará por vários pontos importantes da capital argentina e aprenderá mais sobre a história e curiosidades da cidade.

Museu do Bicentenário

Galeria interna do Museu do Bicentenário, em Buenos Aires

Foto: Divulgação

Em um anexo à Casa Rosada, o Museu do Bicentenário foi inaugurado em 2010 e conta a história da Argentina.

Com entrada gratuita, ele foi construído no exato local onde existia o Forte de Buenos Aires, preservando assim parte dessa construção histórica datada de 1855. Nele é possível ver peças importantes do patrimônio argentino, resquícios arqueológicos, fotos, vídeos e documentos.

A visita é interessante, mas tenha em mente que existem museus mais imperdíveis em Buenos Aires do que esse. Caso seu roteiro esteja corrido, o conselho é deixar o Bicentenário para uma próxima oportunidade. Ele abre de sexta a domingo, das 10h às 17h30.

Café Tortoni

Interior do histórico Café Tortoni, na capital argentina

Foto: Divulgação

Ainda na região central está o famoso Café Tortoni. Fundado em 1858, ele se consagra como a cafeteria mais antiga de Buenos Aires em atividade.

Com filas para conseguir uma mesa todos os dias, o motivo principal de tantas pessoas incluírem o local na lista de o que fazer em Buenos Aires é sua linda decoração de época, que te leva para uma viagem no tempo.

Durante a noite, acontece o espetáculo Sensaciones de Tango no subsolo do Café Tortoni. A apresentação intimista tem agenda fixa de segunda-feira a sábado, às 18h e às 21h. A reserva é imprescindível e você pode fazê-la por telefone (+54 9 11 5010-8040) ou pelas redes sociais.

Obelisco e Avenida 9 de Julho

Obelisco com o letreiro

Foto: Getty Images

A Avenida 9 de Julho é a principal da capital da Argentina e, com os seus 140 metro de largura, já foi considerada a avenida mais larga do mundo.

Dentre as atrações interessantes de Buenos Aires que têm a avenida como endereço está o Obelisco, que é um monumento histórico criado para comemorar os 400 anos da fundação de Buenos Aires.

Uma escadaria entre as ruas Cerrito e Libertad foi instalada para tirar fotos com o Obelisco ao fundo. Ela não só dá o enquadramento perfeito, como também dá mais segurança aos turistas que querem fazer esse tradicional registro da cidade portenha.

Além disso, bem próximo a essa escadaria está o letreiro com as iniciais “BA”, que também é muito fotografado.

Teatro Colón

Orquestra Filarmônica de Buenos Aires se apresentando no Teatro Colón

Foto: Divulgação

Outro ponto turístico localizado na Avenida 9 de Julho é o Teatro Colón, construído em 1908. Luxuoso e imponente, era aqui que aconteciam os concertos e óperas assistidos pela alta sociedade argentina.

A arquitetura do teatro é impressionantes e sua acústica é sem igual, por isso vale a pena fazer uma visita guiada para aprender mais sobre sua história e detalhes.

As visitas duram cerca de 50 minutos, acontecem diariamente das 11h às 16h45, com saídas a cada 15 minutos. Há, inclusive, um tour exclusivo em português às 13h. Os ingressos custam ARS 10.000 (crianças de até 7 anos não pagam) e você pode comprá-lo tanto na bilheteria do local como pelo site oficial.

Além disso, o palco do Colón segue recebendo espetáculos. São apresentações de ópera, da orquestra filarmônica de Buenos Aires e de ballet que garantem uma experiência única. Confira a programação no site.

Galerias Pacífico

Entrada da Galerias Pacífico, na Calle Florida, em Buenos Aires, com grande movimento de pessoas ao redor e vitrines de lojas de marca

Foto: Divulgação

A Galerias Pacífico foi inaugurada em 1889 e fica no centro de Buenos Aires, em uma esquina entre a famosa Calle Florida e a Avenida Córdoba.

O local foi construído para abrigar uma loja de departamentos francesa, porém, devido a uma crise, ela nunca chegou a se instalar ali. Por um bom tempo o prédio foi ocupado pelo Museu Nacional de Belas Artes, por escritórios, por pequenas lojas e até por um hotel.

Hoje, a Galerias Pacífico é um shopping com mais de 150 lojas incluindo marcas famosas como Lacoste, Samsung, Levi’s, Chanel, Adidas, Nike, Havanna e Freddo, dentre outras.

Mesmo que compras não seja a sua praia, vale conhecê-la para apreciar a beleza arquitetônica do prédio e para aproveitar e caminhar pela movimentada Calle Florida.

El Ateneo Gran Splendid

Interior da belíssima libraria El Ateneo Gran Splendid

Foto: Jeison Higuita via Unsplash

A livraria El Ateneo Gran Splendid fica no prédio que um dia abrigou um refinado teatro. E o legal aqui é justamente terem mantido a casa de espetáculos praticamente intacta para hoje comportar a venda de livros.

A arquitetura é de tirar o fôlego e o teto é cheio de afrescos históricos. Em cima do palco, a antiga cortina vermelha de veludo permanece à vista e dá um charme a mais para o café ali instalado.

Caminito

Fachada das casinhas coloridas no bairro Caminito, de Buenos Aires

Foto: jkraft5

É aqui que estão aquelas casinhas coloridas que ficaram conhecidas como um dos cartões-postais de Buenos Aires.

Vamos só alinhar as expectativas: o Caminito é uma viela pequena de apenas 150 metros e que além de algumas lojas e restaurantes e o cenário simpático para bater boas fotos, não oferece muito mais o que fazer, ok?

Além disso, a região para além dessa ruela pode ser perigosa. Portanto, mantenha-se apenas na área movimentada e evite ir para lá à noite.

La Bombonera

Vista panorâmica do estádio La Bombonera

Foto: Getty Images

Os amantes de futebol sem dúvidas conhecem a icônica La Bombonera, estádio sede do time argentino Boca Juniors.

Antes da pandemia era possível realizar uma visita guiada por todo o interior do estádio, mas até o momento ela está suspensa. Já o Museo de la Pasión Boquense está aberto diariamente das 11h às 18h (com possíveis alterações em dias de jogo) e abriga itens importantes que contam a história do time.

O ingresso custa ARS 4.400 para adultos e ARS 3.300 para crianças de 5 a 10 anos. Ele é vendido na bilheteria física e online.

Recoleta e Cemitério da Recoleta

Escultura de anjo no Cemitério de Recoleta

Foto: Getty Images

A Recoleta é um dos principais e mais bonitos bairros da capital argentina. Aqui estão sedes de algumas embaixadas, praças, antigos palacetes, restaurantes, bares, centros culturais e o famoso Cemitério da Recoleta.

Por mais que pareça estranho, esse cemitério é uma das atrações mais visitadas de Buenos Aires. Isso porque ele é um verdadeiro museu a céu aberto e conhecê-lo, principalmente com uma visita guiada, equivale a ter uma aula da história do país contada a partir dos personagens que estão enterrados ali.

O mausoléu de Evita Perón, do ganhador do prêmio Nobel da Paz Carlos Saavedra Lamas, do escritor Adolfo Bioy Casares, entre tantos outros contemplam o tour pelo cemitério. 

Atualmente, estrangeiros que desejam conhecer o local pagam ingresso. Em setembro de 2023 ele custa ARS 2.834 e são aceitos somente cartões como meios de pagamento. O local fica aberto para visitas todos os dias, das 8h às 18h.

Floralis Genérica

Escultura da Floralis Genérica, em Buenos Aires

Foto: Getty Images

Inaugurada em 2002, a Floralis Genérica é mais um símbolo da capital da Argentina. A escultura móvel foi construída em alumínio e aço inoxidável, tem 20 metros de altura e é uma das primeiras do mundo a ser controlada por sensores hidráulicos e fotoelétricos.

Ela fica na Plaza de las Naciones Unidas, no bairro da Recoleta, e suas seis pétalas abrem às 8h e vão fechando progressivamente até a meia noite. Já durante a noite, a flor é iluminada por luzes vermelhas.

Museu de Arte Latino Americana (Malba)

Entrada do Museu de Arte Latino Americano, o Malba, de Buenos Aires

Foto: Divulgação

O Malba não apenas é o museu de destaque de Buenos Aires, como também é o principal museu do mundo dedicado à arte da América Latina. Grandes artistas dos 13 países da região estão ali.

O Brasil fica muito bem representado com a tela Abaporu, de Tarsila do Amaral, e com tantas outras assinadas por Candido Portinari, Hélio Oiticica e Lygia Clark, por exemplo.

Com um acervo simplesmente incrível, essa é uma atração de Buenos Aires imperdível para os amantes de museus. Ali estão também obras de Frida Kahlo, Diego Rivera, Antonio Berni e Fernando Botero.

O museu funciona de quinta à segunda-feira, das 12h às 20h, e às quartas-feiras, das 11h às 20h. O ingresso custa ARS 2.000 (às quartas-feiras o valor é reduzido e custa ARS 1.000) e pode ser comprado com antecedência no site do Malba ou direto na bilheteria do local.

Puerto Madero

Ponte das Mulheres, localizada no bairro de Puerto Madero, em Buenos Aires, com prédios modernos e espelhados no horizonte

Foto: Getty Images

O Puerto Madero fica na área portuária de Buenos Aires e passou por uma revitalização nos anos 90, sendo hoje um dos principais centros gastronômicos e turísticos da cidade. Uma das mais recentes aquisições do local, que somou ao seu skyline moderno, foi a Ponte da Mulher.

O Puerto Madero é uma excelente escolha para um happy hour. Além de bons restaurantes, o local conta também com dois barcos da marinha argentina abertos à visitações gratuitas.

Palermo e Rosedal de Palermo

Rosas vermelhas no Rosedal de Buenos Aires, no bairro de Palermo

Foto: Getty Images

O maior bairro de Buenos Aires é Palermo, que é dividido em vários distritos. Para o turista, porém, os mais interessantes são o Palermo Soho e o Palermo Hollywood.

Nessa região estão muitas lojas e restaurantes bacanas, além das principais casas noturnas da cidade, sendo um ótimo lugar para curtir a vida noturna ou para simplesmente caminhar sem rumo e ver o movimento.

Uma das atrações de destaque de Palermo é o Rosedal, um imenso jardim de rosas que fica dentro do Parque 3 de Febrero. São mais de 18 mil rosas de diferentes espécies em uma área de 3,4 hectares. Sem dúvidas um dos lugares mais românticos de Buenos Aires.

Jardim Japonês

Ponte vermelha, lago e escultura típica japonesa no Jardim Japonês de Buenos Aires

Foto: Andrey Khrobostov

Do lugar mais romântico para o mais calmo de Buenos Aires, chegamos agora ao Jardim Japonês, que também fica em Palermo.

Como o nome já diz, o jardim conta com diversos elementos da cultura japonesa (lago com carpas, pontes vermelhas e esculturas) e é um oásis de paz em meio o caos da metrópole.

Show de Tango

Cena de um show de tango com casal de bailarinos e cenário do bairro Caminito de Buenos Aires ao fundo

Foto: Tango Porteño

Não tem como falar sobre o que fazer em Buenos Aires sem incluir na lista ao menos um show de tango. Realizados por diferentes companhias, o que não faltam são opções de apresentações. Acompanhada ou não com jantares e bebidas, a experiência é sempre única.

Os shows mais famosos são o Tango Porteño, o Madero Tango, o Señor Tango, o Piazzola Tango e o Café de los Angelitos. O valor dos ingressos depende da companhia, do assento e se incluirá ou não o jantar.

O Get Your Guide é um site que reúne praticamente todas as opções de shows disponíveis na cidade. Você pode checar a agenda para seus dias de viagem e adquirir seu ingresso direto por lá.

San Telmo e Feira de San Telmo

Feira de San Telmo com rua lotada de gente e barraquinhas de toldo branco

Foto: Getty Images

San Telmo é um bairro histórico muito bem conservado de Buenos Aires que reúne brechós, antiquários, restaurantes e locais importantes da cidade.

É aqui que está o Mercado de San Telmo, que desde a sua construção em 1897 segue em operação. É uma excelente escolha para comer e beber, naquele melhor estilo sem frescura de mercadões de grandes cidades.

A Estátua da Mafalda, personagem famosa do cartunista Quino, e a Igreja Ortodoxa Russa da Santíssima Trindade, que tem uma cúpula alongada inspirada na catedral de São Basílio de Moscou, também são pontos interessantes.

Finalmente, outra atração famosa do bairro é a Feira de San Telmo, que é uma imensa feira de antiguidades que acontece todos os domingos há mais de 40 anos. Mesmo que você não curta ver as barraquinhas, vale incluir a feira na sua lista de atrações em Buenos Aires. Isso porque o lugar é um verdadeiro evento cultural, repleto de música e artistas de rua.

Planetário Galileo Galilei

Prédio do planetário de Buenos Aires com cúpula redonda e fachada de vidro

Foto: Getty Images

Considerado o principal centro de divulgação de astronomia da cidade, esse planetário tem mais de 50 anos e é composto por um museu, uma sala de projeção e uma coleção de meteoritos do norte argentino.

A sala de projeção, de cúpula arredondada, realiza a reprodução de cerca de 8.900 estrelas, planetas e satélites do universo.

O planetário fica no bairro de Palermo e funciona de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h, e aos finais de semana, das 11h30 às 19h. O ingresso, adquirido online, custa ARS 600.

Tigre

Rio Tigre, na Argentina, com barcos de passeio navegando

Foto: Getty Images

Ao norte de Buenos Aires, a apenas 30 km do centro, a cidadezinha de Tigre é uma atração que certamente vale colocar no seu roteiro de viagem. Seu grande destaque é o passeio de barco pelo Delta do Tigre (composto pela união de três rios: o Tigre, o Luján e o Sarmiento).

Nesse passeio de contemplação você percorrerá as ilhotas do delta onde uma verdadeira cidade cheia de casas residenciais – algumas delas bem chiques, inclusive – foi construída. Quem mora ali, porém, tem o rio como via de acesso, já que não há ruas ou pontes que conectam as ilhotas com o restante da civilização.

Uma boa combinação com seu dia em Tigre é incluir uma parada na simpática San Isidro, cidade onde não só a antiga aristocracia argentina morava, como também é onde até hoje algumas das famílias mais ricas da grande Buenos Aires vivem.

É possível chegar a Tigre e San Isidro de trem (leia no nosso artigo sobre transporte público em Buenos Aires). A melhor forma de adquirir seu passeio pelo Delta do Tigre é comprando direto na plataforma da Estação Fluvial Tigre, que concentra os guichês das empresas que operam a navegação diversas horas ao dia.

Bate e volta a Colônia del Sacramento

Rua de pedras com casas históricas de Colonia del Sacramento, no Uruguai

Foto: Getty Images

Conseguiu explorar tudo o que queria da capital portenha e ainda tem dias de viagem sobrando? Uma boa pedida é ir até Colônia del Sacramento, no Uruguai. Essa pequena e simpática cidade, reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, está a somente 1h15 de barco de Buenos Aires.

Duas empresas operam o trajeto – que parte de Puerto Madero -, a Buquebus e a Colonia Express. Vale se programar com antecedência porque os lugares esgotam rápido.

Uma forma ainda mais prática de garantir seu bate e volta é fechando um tour organizado com guia. Aqui você encontra uma excursão com um bom custo-benefício.

Em nosso guia sobre Colônia del Sacramento você confere as principais atrações, além de dicas para aproveitar o passeio. Então, se for para lá, vale dar uma olhada nele!

Por fim, lembre-se que você fará imigração para entrar em outro país, portanto leve seu documento original com foto. Além disso, diferente da Argentina, o Uruguai tem como requisito de entrada um seguro de viagem que cubra Covid. Nossa indicação é fazer a sua cotação pela Real Seguro Viagem, onde você compara as opções disponíveis e ainda consegue filtrar por aqueles que cobrem Covid.


Leia também:


O QUE E ONDE COMER EM BUENOS AIRES

A lista de o que fazer em Buenos Aires jamais estaria completa sem incluir também apreciar a gastronomia portenha.

Vamos começar com as tradicionais empanadas. O El Sanjuanino tem três endereços em Buenos Aires e garante a empanada da melhor qualidade e de diversos sabores.

O prato principal de Buenos Aires são as parrilladas, o churrasco argentino. O grande nome do momento é o restaurante Don Julio, em Palermo. Ele ganhou consecutivos prêmios de melhores lugares para comer no mundo e, desde então, conseguir uma mesa aqui é um desafio. Tente reservar com antecedência online e, se não conseguir, programe-se para chegar bem cedo (a casa abre às 11h30 e já tem fila às 11h).

O La Cabrera é outra boa pedida e se destaca pelos excelentes e bem servidos acompanhamentos. Outra opção é o Cabaña Las Lilas, mas vá sabendo que é uma das parrillas mais caras de Buenos Aires.

De sobremesa, sem dúvida as sorveterias ganham o coração dos locais e dos turistas. Duas redes bem distribuídas pela cidade e deliciosas são a Freddo e a Lucciano’s. O foco são os sorvetes de massa e as inúmeras opções derivadas do doce de leite são simplesmente sensacionais.

Baixe o mapa das atrações!

Gostou das dicas? Abra o mapa das atrações no Google Maps do seu celular e não perca nada durante a sua viagem!

Com sua rica cultura, vibrante cena artística, noites de tango e culinária de dar água na boca, Buenos Aires é verdadeiramente uma cidade encantadora.

Ao visitar a capital argentina, aproveite as nossas dicas e lembre-se de embarcar em uma jornada de experiências sem se limitar aos passeios e pontos turísticos. Sentar para tomar um café com calma, observar as pessoas na rua ou ver o pôr do sol no Rio da Prata pode se tornar a sua melhor memória da viagem!

Você sabia?

O Viaja que Passa ganha uma pequena comissão a cada reserva que você faz através dos links dos nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a continuar publicando conteúdos autorais e imparciais para ajudar na sua viagem!

Tags:  

«
»