TOPO

“O que fazer em Nova York com crianças – guia completo”


Se você já desistiu de viajar para Nova York com seus filhos de tanto ouvir que este não era um destino interessante para crianças, este artigo é para você! Nova York com crianças é um sonho possível!

Inegavelmente, a grande maioria das famílias escolhe destinos como a Disney para as férias com crianças, pois sabemos que é impossível que uma criança não se encante com a turma do Mickey. Porém, vale muito a pena mesclar interesses infantis com os nossos quando organizamos momentos em família.

Para isso, criamos aqui um guia com diversas atrações que transformam Nova York em um lugar incrível para crianças curtirem as férias com os pais!

O QUE FAZER EM NOVA YORK COM CRIANÇAS ALÉM DE ATRAÇÕES FAMOSAS?

Nova York é uma cidade que nunca dorme. Mesmo! Se você sair para uma caminhada de madrugada, certamente irá encontrar algo acontecendo.

Cada bairro tem sua particularidade: uns mais boêmios, outros cheios de lojas lindíssimas e interessantíssimas para crianças inclusive brincarem com livre acesso à atividades, e outros onde simplesmente passear pelos quarteirões já é muito divertido!

Além disso, Nova York é uma cidade palco de cenas bastante famosas entre as crianças de todas as idades: por ali já passaram o Homem-Aranha, o Super-Homem, o carro maluco dos Caça-Fantasmas, os animais de Madagascar fugiram do zoológico localizado dentro do Central Park, os Smurfs do filme passam por diversas locações novaiorquinas, e o mesmo acontece em Pets, Esqueceram de Mim, Encantada, Uma Noite no Museu e vários outros filmes.

Ou seja, além das atrações que iremos listar aqui, a cidade é um cenário conhecido para as crianças que assistiram qualquer um desses filmes. Com certeza, elas irão pirar passeando por essas ruas que, até a viagem, pareciam apenas ilusão.

Mostre detalhes como o constante barulho de sirenes, a fumaça saindo dos bueiros, as escadinhas de estações de metrô. Tudo isso fará com que eles se lembrem das cenas dos desenhos e filmes e se sintam ainda mais interessados no passeio!

AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE NOVA YORK PARA CRIANÇAS

Então vamos lá! Criamos aqui uma lista, com muitas atrações interessantes para os pequenos. Algumas farão mais sentido para crianças acima de certa idade, mas isso não significa uma limitação e sim um conselho, para que você e a criança aproveitem melhor o passeio.

Um detalhe que vale a pena mencionar é que, dependendo da época do ano, você terá uma experiência completamente diferente fazendo o mesmo passeio. Por exemplo: o Central Park é gigante e lotado de coisas para fazer. Em um dia de inverno, passear de charrete na neve pode ser delicioso, mas não dá para fazer picnic. Em contrapartida, em um dia de verão você consegue curtir shows ao ar livre, muitas vezes gratuitos, mas pode ser mais cansativo caminhar, pelo calor elevado.

Quer saber como aproveitar a cidade da melhor forma, sem deixar as crianças irritadas? Siga as dicas abaixo, com muita atenção aos detalhes!

Museus

Ainda que esteja super acostumada a visitar museus em sua cidade natal, ou em viagens com a família, crianças não costumam ter paciência para visitar mais do que um ou dois em um curto período de tempo.

Portanto, indico aqui os dois museus que acho indispensáveis em uma visita à Nova York com crianças.

Museu de História Natural – American Museum of Natural History

Sem dúvida, um dos passeios que as crianças mais amam fazer em Nova York! Independente da idade, qual criança não é apaixonada por dinossauros, animais e planetas?

Se você estiver viajando com crianças pequenas, será complicado visitar todos os museus que a cidade oferece. Portanto, se tiver que escolher apenas um, esta seria a minha escolha!

O museu tem 5 andares: o inferior é bem pequeno, e os outros 4 são grandes. Ainda assim, é possível conhecer todo o museu em um dia, tranquilamente e sem correria! Mas, para isso, você precisa se organizar de forma que não fique muitas horas em um único andar e precise disparar quando estiver próximo ao horário de chegada. Eu indico, com crianças, que você procure passar uma hora em cada um dos 4 andares e dê uma passada rápida no inferior. Porém, se houver alguma exibição especial, precisa ficar de olho nos horários de início!

Você pode retirar um mapa na entrada ou fazer download de um mapa no seu celular. Ambos disponíveis em Português (e outros idiomas também)! O mapa ajuda demais quando estamos com crianças! Com ele, podemos ir direto ao que interessa aos nossos pequenos. No meu caso, comecei o Museu de História Natural pelos dinossauros, pois sabia que meu filho passaria muito tempo admirando seus animais favoritos!

Abre todos os dias do ano, de 10 da manhã até as 5:30 da tarde (só fecha no Natal e no Thanksgiving).

Atualmente, é preciso fazer compra dos ingressos antecipadamente, com horário marcado.

Outro detalhe a ficar de olho: existem, ao longo do ano, exibições especiais dentro do museu, com ingresso pago separadamente. Busque informações no site ou perfil de Instagram do museu para decidir quais exibições assistir.

Metropolitan Museum of Art – The Met

Sessão egípcia do Metropolitan Museum of Art (The Met) de Nova York

Foto: Getty Images

Este museu, um dos mais visitados no mundo, é simplesmente enorme. O que torna a visita completa quase impossível com crianças.

Portanto, minha dica é começar por algo que faça sentido para seu filho. No caso do meu, foram as múmias! Como as crianças conhecem múmias de desenhos como Super Monsters ou até por frequentarem festas de Halloween em alguns condomínios ou escolas, existe uma certa curiosidade sobre o que, de fato, é uma múmia! No The Met eles podem ver algumas, em um espaço dedicado ao Egito, onde também tem um templo muito legal. Outra parte que acho interessante para os pequenos é a dedicada à Roma, com armaduras e muita coisa que eles reconhecem de desenhos e filmes.

O Metropolitan pode ser bastante cansativo, então faça escolhas, ande sem a obrigação de ver tudo, e deixe que a curiosidade dos pequenos dite o percurso! Assim, ao invés de um programa exaustivo, você irá proporcionar cultura e diversão, sem forçar a barra.

Outra ideia é, se estiver viajando com outro adulto, fazerem um rodízio no Met. Enquanto um fica com as crianças vendo o que mais os interessar, o outro visita as obras de Monet, Rembrant, Cézanne e muitos outros artistas maravilhosos. E depois vocês trocam. Assim, todo mundo fica feliz e consegue ver o que mais gostar neste museu extraordinário – e extraordinariamente grande!

Ele abre de terça a domingo, das 9:30 às 17:30 horas, e sextas e sábados fica aberto até as 21:00 horas. Além de fechar no Natal, Ano Novo e Thanksgiving, fecha todas as segundas-feiras.

Criança abaixo de 12 anos não paga! Mas, assim como em outras atrações, é importante fazer reserve antecipada para os maiores de 12. 


Outros museus perfeitos, a meu ver menos interessantes para crianças:
  • MoMA – Museu de Arte Moderna
  • Museu Guggenheim
  • Whitney Museum

Observatórios de Nova York

Atualmente, existem vários observatórios em Nova York, onde você pode subir e ver a cidade inteira! Apesar da vista ser completamente diferente para nós, para as crianças é meio “subiu em um, subiu em todos”. Eles não irão diferenciar o que veem lá do alto. Por isto, eu indicaria escolher um só. E minha dica seria o Summit One Vanderbuilt.

Summit One Vanderbuild

Vista panorâmica do Summit One Vanderbuild, em Nova York

Foto: Summit One Vanderbuild

Além da vista surreal de linda da cidade inteira, este prédio de 397 metros de altura é o quarto prédio mais alto da cidade, e oferece experiências sensoriais que as crianças simplesmente adoram (inclusive muito mais do que ver a cidade do alto!).

A experiência começa pela instalação “Air”, criada pelo artista Kenzo Digital. Porém, o que as crianças mais amam é o último espaço da instalação “Air”, que coloca os visitantes em meio a bolas gigantes espelhadas, que flutuam graças a jatos de ar! E os maiorzinhos simplesmente enlouquecem os pais querendo tirar fotos, como se estivessem levitando dentro de cabines com chão de vidro, que se debruçam para fora dos limites do prédio!

Não aconselho visitar o Summit One Vanderbuilt de saia ou vestido (sim.. eu fiz isso e me arrependi ao ver as fotos!). O espaço é quase todo espelhado, inclusive no chão!

No último andar também tem um bar e um restaurante.

Claro que, se você perceber que a criança amou esse tipo de passeio, vale subir em um segundo observatório. Lembrando que todas são atrações pagas, e que atualmente exigem reserva antecipada pelo site ou perfil de Instagram.

Para ajudar, deixei uma listinha com atrações semelhantes muito requisitadas logo abaixo:

  • Empire State Building
  • Top of the Rock Observation Deck
  • Edge Observation Deck
  • One World Observatory

Passeios ao ar livre

Dependendo da época do ano em que você for viajar para Nova York com crianças, será mais fácil ou um pouco mais complexo aproveitar os espaços ao ar livre da cidade. E eles são muitos!

Certamente, quando as crianças estão em idade escolar, essa escolha fica um pouco mais restrita: férias de Julho ou férias de Janeiro. Auge do verão ou do inverno. Porém, se você tiver um pouco de flexibilidade, eu diria que a primavera é perfeita para curtir espaços outdoor públicos – e gratuitos! – com os pequenos. Fugindo do frio ou do calor extremos!

Veja algumas sugestões legais para visitar com crianças:

Highline

Jardins do Highline em Nova York

Foto: Liz Ligon

Aqui, a imaginação das crianças corre solta! E você não paga nada!

Um parque linear, construído em uma antiga linha ferroviária desativada, a 10 metros de altura das ruas do bairro Chelsea.

Na primavera, fica cheio de flores e no verão as crianças podem refrescar os pés em uma espécie de mini lava-pés que fica em uma das pontas.

São 2,33 km de extensão, e dá para percorrer tudinho com crianças, caminhando e observando detalhes como partes de trilhos ainda visíveis, murais de grafite e monumentos. Utilize tênis e roupas confortáveis, pois é uma caminhada considerável que, com crianças, pode levar uma hora! High Line Park começa na 33th Street, no complexo chamado Hudson Yards (que vale a pena uma visita) e termina no Meatpacking District, região revitalizada e repleta de atrações para os turistas adultos.

Escadaria da Times Square

Times Square

Foto: Getty Images

A escadaria da Times Square chama muita atenção das crianças. Primeiro porque é uma escadaria vermelha literalmente no meio da rua no Times Square. Segundo porque eles se lembram de diversas cenas cinematográficas que aconteceram ali, principalmente entre o Homem Aranha e seus inimigos!

Quando estiver visitando a escadaria, aproveite e confira o que está a venda no quiosque da TKTS, logo embaixo dos degraus! A TKTS é uma empresa que vende ingressos para musicais da Broadway com descontos que variam de 30% a 60% do valor original, para o mesmo dia ou para a matinê do dia seguinte. É um esquema de venda de ingressos remanescentes, mas que não significa, necessariamente, lugares ruins! Algumas peças rarissimamente (ou quase nunca) entram na TKTS pois sempre esgotam, como é o caso de Rei Leão. Mas muitos outros musicais infantis você consegue assistir com desconto: Aladim, Harry Potter e outras. Fique de olho!

Central Park com crianças

Central Park

Foto: Getty Images

Definitivamente, o passeio ao ar livre mais imperdível para quem viaja para Nova York com crianças!

São tantas coisas para fazer que você poderia passar uma semana inteira desbravando o parque e não terminar!

Uma das minhas partes favoritas é a escultura em bronze da Alice no País das Maravilhas! Além de linda, as crianças se divertem bastante subindo nos cogumelos, abraçando o Coelho Branco e tirando fotos maravilhosas!

Outro ponto que as crianças curtem bastante é o Belvedere Castle, uma senhora fortaleza incrustada no meio do parque.

E, claro, o Central Park Zoo, zoológico relativamente pequeno que fica dentro do parque, e que você consegue visitar em uma hora e meia tranquilamente, mas que é uma fofura!

Os parquinhos dos bairros

Parquinhos de Nova York

Foto: Domino Park

Como eu disse logo no início do artigo, pode ser bastante cansativo para as crianças andar pela cidade de Nova York o dia inteiro. Ainda que o sistema de metrô seja maravilhoso, a gente acaba andando muito a pé, para ver o que passa pelo caminho!

Uma das formas de amenizar tanto tempo de caminhada é parar em parquinhos locais, daqueles de bairro mesmo, para que as crianças brinquem, corram, relaxem no balanço, sejam crianças!

Em todos os bairros, você irá, inevitavelmente, passar por parquinhos fofos. Aproveite para fazer disso um respiro em meio à tantos mil passos!

Lojas que valem a experiência em Nova York com crianças

Não vou falar sobre consumo! E sim sobre experiências!

Existem três lojas em Nova York onde todas as crianças simplesmente piram! OK, os adultos também! Vou falar um pouco sobre cada uma delas:

Loja da M&M

Os itens são bem caros, então não estou sugerindo que você volte para casa com uma mala lotada de pelúcias, caneca, camiseta, meias, porta retratos e caixinhas no formato do famoso chocolate. Mas não existe coisa mais linda do que os tubos transparentes com todas as cores existentes de M&M!

E sinceramente, nunca parei para fazer a conta, comparando com o valor do pacote no mercado, mas a alegria de ver meu filho enchendo um saco plástico com M&M de todas as cores do arco-íris é indescritível! O saco durou a viagem inteira, e eu usei como desculpa para ele não ficar pedindo chocolate todos os dias!

FAO Schuartz

Loja FAO Schuartz

Foto: FAO Schuartz

O paraíso das crianças em pleno Rockefeller Center! A FAO chegou a ter 40 unidades espalhadas pelo país, mas a de Nova York é realmente um espetáculo a parte!

São1850m² de pura diversão: um teclado gigante no chão para as crianças tocarem com os pés, uma fábrica de ursinhos de pelúcia para todos os gostos, brinquedos e mais brinquedos!

A loja abre de segunda a quinta, das 9:00 às 21:00, sexta e sábado das 9:00 às 22:00 e domingos das 11:00 às 20:00. Ou seja, não tem desculpa para não gastar uma horinha brincando la dentro!

Loja da Lego

Loja da Lego na 5th Avenue

Foto: Lego

Pode ser que você chegue e uma fila imensa dobre o quarteirão. Tenha paciência e espere, porque vale cada minuto “perdido” lá fora! A Loja da Lego, em qualquer lugar do mundo, é quase um mundo paralelo: carros em tamanho natural feitos com os famosos blocos coloridos, pessoas em tamanho real, cenas de desenhos ou de filmes recriadas com blocos e sobrevoando nossas cabeças!

Como uma das lojas mais legais da Lego fica bem pertinho da FAO Schuartz, se organize para visitar as duas no mesmo dia.

Um pequeno detalhe: aqui, as crianças terão a liberdade de montar figuras com os blocos, em ilhas espalhadas pela loja. Então, apesar de não ser uma loja gigantesca, se prepare para passar uma horinha curtindo o que seu filho criar!

Outros detalhes importantes para visitar Nova York com crianças

Nova York é uma cidade super acessível, e em quase todas as atrações você pode entrar com carrinho de bebê. Quando isto não for possível, você terá onde deixar seu carrinho estacionado em segurança!

Organize sua viagem para que as crianças consigam ter momentos de descanso entre as longas caminhadas. Seja alternando dias de maior atividade física com dias mais leves. Não programe, por exemplo, visita a dois museus em dias consecutivos. Assim, as crianças curtem e absorvem muito, ao invés de ficarem apenas exaustas!

Finalmente, a dica mais importante de todas: curta muito a viagem em família! É muito bom voltar para casa com a sensação de que todo mundo está levando muita memória bonita no coração!

Salve as nossas dicas no Pinterest!

 

Você sabia?

O Viaja que Passa ganha uma pequena comissão a cada reserva que você faz através dos links dos nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a continuar publicando conteúdos autorais e imparciais para ajudar na sua viagem!

Tags:  

«
»