TOPO

“Iglus de vidro na Lapônia, Finlândia – guia completo”

De um tempo para cá, os iglus de vidro na Lapônia se tornaram bastante famosos. Agora, se hospedar em um deles é o sonho de muita gente que planeja uma viagem para a terra do Papai Noel. 

Os iglus – habitações de gelo típicas dos inuítes -, acabaram ganhando destaque no meio turístico. Mesmo na Lapônia, em que esse tipo de construção não é tradicional dos povos indígenas locais (que são sámis, e não inuítes), hotéis nesse estilo se tornaram populares.

Mas também existe uma outra coisa bem especial que pode ser encontrada na Lapônia: a Aurora Boreal. O fenômeno natural que pinta os céus do ártico é realmente mágico!


Leia também:


Pensando nisso, um finlandês chamado Jussi Eiramo teve a ideia de unir o melhor dos dois mundos e permitir que as pessoas admirassem a Aurora Boreal do conforto da cama, através de um iglu de vidro. Assim, em 1999 surgiram os primeiros e mundialmente famosos iglus de vidro no Kakslauttanen Arctic Resort.

Depois disso, muitos outros empreendimentos replicaram e até melhoraram a proposta inicial. Com isso, todos os anos surgem novos iglus de vidro na Lapônia finlandesa, que hoje conta com dezenas de hotéis do tipo, inclusive com outros formatos.

Neste post, eu reuni os melhores iglus de vidro na Lapônia, separados por região, pra você conferir:

IGLUS DE VIDRO NA LAPÔNIA – EM ROVANIEMI

Rovaniemi é a capital da Lapônia e sede oficial do escritório do Papai Noel. Foi onde escolhi fazer a minha base durante os quase 4 meses que passei na Finlândia. E não foi a toa: logisticamente, é a melhor opção.

A cidade é a maior da Lapônia (apesar de ter apenas 60 mil habitantes) e é a melhor servida em termos de acomodações e atividades turísticas.

Além disso, está a apenas 1 h de voo de Helsinki (com a Finnair e a Norwegian) e, em alguns meses do inverno, também possui voos diretos de Londres (easyJet), Luxemburgo (Luxair) e Istambul (Turkish). De Helsinki, também é possível chegar de trem (VR) e de ônibus (Eskelisen).


Não deixe de ler os nossos posts completos sobre como ir de Helsinki a Rovaniemi e como ir do Aeroporto de Rovaniemi até o seu hotel


Glass Resort

O Glass Resort é uma acomodação espaçosa e exclusiva dentro da Santa Claus Village, a vila do Papai Noel, de onde é possível visitar o bom velhinho e fazer diversos passeios. O hotel possui 24 apartamentos duplex decorados em estilo escandinavo. Os quartos ficam no andar de cima, com vidro lateral e no teto.

Cada apartamento tem capacidade para até 4 pessoas e possui um quarto, sala de estar (com sofá-cama), cozinha, banheiro, sauna e uma banheira de hidromassagem, que fica ao ar livre. O hotel ainda possui um restaurante, onde também é servido café da manhã.

Artic TreeHouse Hotel

Uma mistura de iglu com casa da árvore, o Artic TreeHouse Hotel é um luxuoso hotel situado ao lado do Santa Park, um parque temático de natal (perfeito para as crianças). 

O hotel possui diferentes tipos de suíte com design nórdico, que comportam de 2 até 6 pessoas (sendo 2 crianças nesse caso). Todas as acomodações possuem vista para a copa das árvores e, com sorte, da Aurora Boreal.

A estrutura está a apenas 10 minutos de carro do centro de Rovaniemi e possui uma ampla gama de atividades disponíveis à sua porta.

Santa’s Igloos Arctic Circle

Mais uma opção luxuosa dentro do complexo de Santa Claus Village, o Santa’s Igloos Arctic Circle possui suítes para casais (algumas com sauna) e para famílias de até quatro pessoas.

Além de amenidades como roupão, máscara de dormir e chinelos, o hotel também oferece um alarme de aurora boreal, assim ninguém corre o risco de perder o espetáculo!

Arctic Circle Wilderness Resort

O Artic Circle Wilderness Resort não segue exatamente o conceito de “iglu de vidro”, mas também é uma opção interessante, já que alguns de seus chalés possuem uma face da parede toda em vidro.

O destaque do hotel fica por conta da natureza: cercado pelo rio Raudansjoki e por uma floresta quase intocada, é perfeito para desfrutar de uma Lapônia mais selvagem e caçar aurora boreal fora das luzes da cidade (mas não muito longe dela). Além disso, pra quem chega de avião e não vai alugar carro, o hotel ainda oferece serviço de transfer do aeroporto.

Arctic Snow Hotel & Glass Igloos

Com um perfeito formato de iglu e vista de 360º, o Artic Snow Hotel & Glass Igloos garante uma paisagem pitoresca e uma experiência espetacular.

Com  3 restaurantes na propriedade, quem se hospedar no hotel durante o inverno ainda poderá beber no Icebar e dormir (ou apenas visitar) o hotel de gelo construído nessa época. Além disso, o resort também dispõe de uma sauna de gelo (no inverno), jacuzzi e uma sauna tradicional ao lado do Lago Lehtojärvi, onde é possível fazer o insano ritual finlandês de nadar num lago congelado. 

Apukka Resort

A 16km do centro de Rovaniemi, o Apukka Resort possui alguns tipos de hospedagem, mas os destaques são os iglus com vidros na face norte. Como fica numa área de floresta e com vários lagos, a propriedade garante um visual extraordinário.

Além da simples experiência de se hospedar em um iglu de vidro, o hotel também providencia todo tipo de experiência aos hóspedes, como caçadas de aurora, passeios com moto de neve, pesca e até mesmo curso de culinária. Para quem gosta, também há várias saunas, incluindo sauna de gelo (no inverno), sauna em iglu de vidro e saunas móveis.

Ollero Eco Lodge

Mais uma alternativa dentre os iglus na Lapônia, o Ollero Eco Lodge é uma opção única e bastante exclusiva em Rovaniemi. A 10 min de carro do centro da cidade, o local fica longe da poluição luminosa e possui uma cabana autêntica finlandesa para até 6 pessoas. O grande diferencial é que junto da hospedagem está incluso um iglu de vidro ecológico para duas pessoas.

Essa é a escolha certa para quem quer ter uma experiência mais autêntica na Lapônia, já que não oferece muito luxo ou atividades agenciadas, mas garante uma conexão íntima com a natureza.


Planejando uma viagem para a Finlândia? Não esqueça de contratar o seu seguro viagem obrigatório! Faça uma cotação com as melhores seguradoras através da Seguros Promo e use o cupom VIAJAQUEPASSA5 para receber 5% de desconto.


IGLUS DE VIDRO NA LAPÔNIA – EM INARI

No extremo norte da Lapônia, na fronteira com a Noruega e a Rússia, Inari fica numa região pura e selvagem. Conhecida por ser o principal lar dos Sámi (povo indígena lapão),  possui uma grande riqueza cultural. Ainda assim, não espere encontrar muita gente, pois a área é escassamente povoada. Aliás, a população de renas é muito maior que a de humanos por lá.

Como é de se imaginar, a paisagem em Inari é de tirar o fôlego! Vá no inverno e sinta-se em Nárnia. Por estar mais ao norte, as chances de ver a Aurora Boreal também é maior! Afinal, mesmo em dias que a atividade geomagnética está baixa, você naturalmente estará mais próximo do fenômeno. Por isso, apenas torça pra conseguir pegar o céu aberto.

O ponto negativo é que a região não tem uma super estrutura… o que, por outro lado, pode ser bom. Ainda assim, os pequenos vilarejos concentram alguns serviços essenciais, como farmácias, supermercados e postos de combustível. Se quiser fazer algum tipo de atividade específico, procure checar se o hotel o oferece ou pode providenciar, já que o número de agências na região também é um pouco mais escasso.

O aeroporto mais próximo é o de Ivalo, a 50 km, e ele recebe vôos diretos de Helsinki (Finnair) e, em alguns meses de inverno, também de Frankfurt (Lufthansa). A empresa de ônibus Kuljetusliike Ilmari Slant conecta o aeroporto com o centro de Inari. Além disso, os melhores hotéis da região também oferecem serviço de transfer.

De Helsinki ou de Rovaniemi, também é possível chegar de ônibus (Eskelisen).

Lake Inari Mobile Cabins

A 1,5km da vila de Inari, o Lake Inari Mobile Cabins é uma alternativa um pouco mais econômica. As cabines de vidro são móveis e não têm nenhum luxo, mas são aquecidas e possuem um pequeno banheiro (sem ducha). Na propriedade há um chalé de uso comum com cozinha, churrasqueira, banheiros completos e conexão wifi.

No alto do inverno, as cabines podem ser colocadas sobre um lago congelado, o que garante uma experiência ainda mais autêntica. O hotel também oferece alguma atividades, como ski cross-country, pesca e ciclismo.

Wilderness Hotel and Igloos Inari

Provavelmente a opção de hospedagem mais luxuosas no extremo norte da Lapônia, o Wilderness Hotel and Igloos é realmente fantástico. Situado nas margens do Lago Inari, o hotel de gerência familiar oferece vistas de tirar o fôlego.

O restaurante temático Hirvas adapta pratos da Lapônia ao conceito de cozinha internacional. As cabines de vidro, voltadas para o norte, possuem decoração nórdica e são relativamente espaçosas. Além dos iglus, também existem outros tipos de hospedagem, como chalés e suítes. Os hóspedes também podem usufruir de uma espetacular sauna de vidro.

Na propriedade podem ser realizadas diversas atividades, seja no verão ou no inverno, como aurora snowmobiling, pesca, visita a uma fazenda de renas e jantar sámi, por exemplo.

IGLUS DE VIDRO NA LAPÔNIA – EM IVALO E SAARISELKÄ

Ivalo e Saariselkä são duas vilas ainda localizadas dentro do Município de Inari, mas mais ao sul do principal centro de Inari.

A região é mais acessível porque o Ivalo Airport fica na primeira vila.

Saariselkä, que fica a 30km de Ivalo, está aos pés do Parque Nacional Urho Kekkonen, uma área montanhosa e selvagem com diversas atividades para fazer em todas as épocas do ano. Por estar em uma das poucas regiões montanhosas da Finlândia, também abriga uma estação de ski no inverno.

Kakslauttanen Arctic Resort

Obra do finlandês Jussi Eiramo, o pioneiro do conceito de “iglus de vidro” é justamente esse hotel. Por ser o mais antigo do ramo, o Kakslauttanen Artic Resort já não é o mais luxuoso da Lapônia. Os iglus mais tradicionais, por exemplo, não têm banheiro no quarto. Mas essa não precisa ser necessariamente uma preocupação, já que hoje existem chalés maiores com uma cúpula de vidro sobre a cama. 

Na propriedade há 2 restaurantes com especialidades da Lapônia. Também existem 6 saunas e, no inverno, é possível nadar em buracos no lago congelado. Além disso, quase todo tipo de atividade pode ser providenciado pelo hotel.

Aurora Village Ivalo

Tive a oportunidade de me hospedar no Aurora Village durante a minha passagem pela Finlândia e o recomendo absolutamente. As cabines são razoavelmente espaçosas e adaptadas para duas pessoas, mas até duas camas extras podem ser solicitadas (acredito que, nesse caso, o espaço é pequeno).

Todos os iglus possuem paredes de vidro voltadas para a face norte, banheiro, poltronas e cafeteira. Ao lado da recepção existe um restaurante de culinária local (porém sofisticado), onde também é servido o café da manhã. A propriedade, em si, é bastante bonita, pois fica numa área de lagos e florestas (fiz um tour no meu Instagram, é só conferir o destaque “Finlândia 1”).

No hotel também existem 2 saunas, uma de vidro com jacuzzi ao lado, e outra de madeira de frente para o lago (no qual é possível nadar, inclusive no inverno). Também existem fogueiras para quem quiser se aquecer e preparar uma makkara (salsicha finlandesa). 

Além disso, praticamente todos os tipos de atividades são providenciados pelo hotel. Algumas facilidades, como o aluguel de snowshoes, estão incluídas na diária.

Wilderness Hotel Nangu & Igloos

O Wilderness Hotel Nangu & Igloos é um hotel boutique familiar localizado nas margens sul do Lago Inari, o que garante um belo visual e atividades para o ano inteiro.

A propriedade oferece vários tipos de hospedagem, que vão desde simples suítes a chalés completos (com sauna), cabines de vidro e iglus de vidro 360º. Essa última opção é a que mais chama atenção, já que no inverno o iglu é colocado sobre o lago congelado e garante uma visão limpa do céu. Entretanto, preste atenção: os iglus não possuem ducha e água corrente – é preciso usar o banheiro do prédio principal.

Wilderness Hotel Muotka & Igloos

Pertinho do Parque Nacional Urho Kekkonen, o Wilderness Hotel Muotka & Igloos possui de chalés completos para famílias de até 5 pessoas aos tradicionais iglus de vidro, com estrutura bem parecida aos do Aurora Village.

Justamente por estar aos pés do Parque Nacional, a propriedade fica numa região bem interessante de ser explorada. No verão é possível fazer diversas trilhas ali, enquanto no inverno existem pistas de ski cross-country na porta do hotel.

Com um restaurante, o local também tem como facilidades o oferecimento de transfer para o aeroporto e aluguel de equipamentos de ski, além de providenciar atividades como snowmobiling.

Star Arctic Hotel

Além de suítes do edifício principal, o Star Artic Hotel oferece chalés no estilo “cabana de vidro”. Como fica no topo da montanha Kaunispää, garante um visual bem bonito de Saariselkä.

Como comodidades, o hotel possui um restaurante de gastronomia lapônica/internacional, onde também serve o café da manhã, e providencia diversas atividades, além de possuir equipamentos de ski para aluguel.

Northern Lights Village

A 5 min de carro da vila de Saariselkä, o Northern Lights Village é uma uma opção interessante com iglus na Lapônia. As cabines possuem teto de vidro em 180º com vista para o norte e incluem banheiro privativo, chaleira elétrica e frigobar. 

Na propriedade há um bar e restaurante inspirado na gastronomia local, onde também é servido o café da manhã. Além disso, o hotel organiza diversos passeios, como excursões de snowmobile e caçada de aurora boreal.

IGLUS DE VIDRO NA LAPÔNIA – EM LEVI

É em Levi que fica a mais famosa estação de ski da Finlândia. Inclusive, é lá que é sediada anualmente a fase finlandesa da Copa Mundial de Ski (geralmente em novembro).

Além disso, a pequena vila possui boa estrutura e acesso a quase todos os tipos de atividades que podem ser feitos na Lapônia, especialmente no inverno. Por isso, Levi é o lugar certo para quem vai na estação mais fria do ano e gosta de praticar esportes.

O aeroporto mais próximo é o de Kittila (município ao qual pertence), a 17 km. Existem voos diários de Helsinki (Finnair) e, em alguns meses de inverno, também de Geneva (Swiss) e Munique (Lufthansa). De Helsinki e de Rovaniemi, também é possível chegar de ônibus (Eskelisen).

Golden Crown – Levin Iglut

Provavelmente um dos mais luxuosos (e caros) da Lapônia, o Golden Crown – Levin Iglut possui iglus espaçosos com vista panorâmica de 360º. Como fica no topo da montanha, o visual é de cair o queixo.

Todas as acomodações possuem uma pequena cozinha e banheiro com ducha e algumas ainda possuem jacuzzi. Além disso, o hotel ainda dispõe de um restaurante com gastronomia escandinava. Apesar de não oferecer muitas atividades, um serviço de concierge ajuda os hóspedes a providenciar os passeios com agências locais.

Levi Northern Lights Huts

A 13 km da estação de ski de Levi, o Levi Northern Lights Huts fica em uma fazenda de rena, administrada pela mesma família há mais de 170 anos. Aliás, uma curiosidade é que só os Sámi podem criar renas na Finlândia. Por isso, essa é uma experiência bem especial.

O iglus não têm muita firula, mas são bastante confortáveis. De outubro a abril funciona um restaurante com comida tradicional da Lapônia na propriedade.

Northern Lights Ranch

Uma das opções mais bem avaliadas da Lapônia, o Northern Lights Ranch é uma excelente escolha em Levi.

As cabines não seguem o formato de iglu, mas possuem paredes e teto de vidro. Espaçosas, ainda possuem uma área de estar, banheiro completo e uma pequena varanda – algumas também contam com sauna e jacuzzi.

Várias atividades podem ser organizadas pela propriedade e, no inverno, são disponibilizados gratuitamente snowshoes para caminhadas e sapatos de patinação (quando há um lago congelado).

Northern Lights Village Levi

Dos mesmos donos da unidade de Saariselkä, o Northern Lights Village Levi é um hotel relativamente novo em Levi. Apesar do design parecido com o do seu irmão, tem a vantagem de ficar numa área mais selvagem e suficientemente distante da poluição luminosa da cidade. Ainda assim, está a apenas 15 min de carro da vila e da estação de ski.

A estrutura ainda inclui um terraço e um bar, onde é servido o café da manhã. Diversos passeios podem ser realizados no local e uma sauna de vidro também está disponível.

Aurora Pyramids & Hotel Taivaanvalkeat

A 9km de Levi e da estação de ski, o Aurora Pyramids & Hotel Taivaanvalkeat fica numa área rural e segue esse estilo. Como fica ao lado do Elves’ Experience Village, é uma opção interessante para crianças.

O Hotel possui suítes no edifício principal e cabines iglu em formato de pirâmide – que acomodam até 3 pessoas. O empreendimento é bem familiar e não oferece muitas atividades, mas é possível fazer caminhadas e pedalar na propriedade.

IGLUS DE VIDRO NA LAPÔNIA – EM KEMI

No sudoeste da Lapônia, Kemi é uma cidade litorânea no mar Báltico. Por esse motivo, é um lugar bastante explorado no verão.

No inverno, o ponto turístico mais famoso é o Kemi SnowCastle. Ali é construído anualmente o maior castelo de gelo da Lapônia (costuma abrir em janeiro). No local, também é possível encontrar uma capela, um restaurante e até mesmo um hotel de gelo.

Outra atividade que pode ser feita no inverno é um passeio com um navio quebra-gelo no mar báltico. Através dele, é possível até mesmo flutuar com roupas especiais no mar congelado.

Para chegar lá, a cidade até tem um aeroporto (Kemi-Tornio Airport – KEM), mas só existem voos domésticos e bem escassos. Por isso, a melhor maneira é chegar a partir de Rovaniemi, que está a 115km de distância. O trecho pode ser feito de ônibus, trem ou carro.

Seaside Glass Villas

O Seaside Glass Villas fica ao lado do Kemi SnowCastle. Na minha visita frustrada ao Castelo (que estava fechado porque era feriado), aproveitei para dar uma espiada no hotel e achei importante frisar a minha impressão do lugar.

As cabines de vidro são lindas e ficam de frente para uma praia privativa. No entanto, acredito que valha mais a pena se hospedar nelas durante o verão. No inverno, não há quase nada para se fazer além das atrações acima citadas. A praia fica coberta de neve e numa região mais urbana. Esse também não é um bom lugar para ver a Aurora Boreal, já que além de estar um pouco mais ao sul, também sofre com a poluição luminosa da cidade.

Em todo caso, nada desmerece a estrutura do hotel, que é realmente boa. Os quartos acomodam até 4 pessoas (sendo 1 criança) e existe um restaurante na propriedade.

IGLUS DE VIDRO NA LAPÔNIA – EM PYHÄ E LUOSTO

Uma versão um pouco menor que Levi, mas suficientemente estruturada, Pyhä é uma estação de ski situada entre as cidades de Pelkosenniemi e Kemijärvi, numa área bastante selvagem. A vantagem é que está a apenas 130km de Rovaniemi e, inclusive, existe um serviço de ônibus direto do aeroporto de lá.

A estação de ski fica bem próxima do Parque Nacional Pyhä-Luosto, onde podem ser feitas diversas atividades o ano todo. Na região é possível encontrar todos os passeios tradicionais da Lapônia e, inclusive, fazer uma visita a uma mina de ametista, que fica em Luosto.

Essa também é uma boa base para as caçadas de Aurora Boreal e é um ponto fácil para quem quer combinar um segundo destino além de Rovaniemi.

Pyhä Igloos

No centro da vila de Pyhä e com acesso direto às pistas de ski, o Pyhä Igloos é perfeito para quem viaja em família. Os iglus são, na verdade, studios para até 4 pessoas com teto de vidro sobre uma das camas. A cama, aliás, possui ajuste eletrônico para o maior conforto caso as luzes do norte apareçam.

Como os studios possuem uma pequena cozinha, é possível preparar algumas refeições. A uma curta caminhada também é possível encontrar supermercado e vários restaurantes. Na propriedade, os hóspedes podem desfrutar de uma sauna e uma banheira de hidromassagem ao ar livre.

Pyhän Asteli Aurora Igloos & Suites

Nas margens no Lago Pyhäjärvi, o Pyhän Asteli Aurora Igloos Suites fica numa área silenciosa e a apenas 5 min de carro da estação de ski. No hotel há desde suítes com teto de vidro aos desejados iglus de vidro. Os iglus acomodam duas pessoas e possuem banheiro, frigobar, microondas e comodidades para o preparo de chá e café.

Atividades como pesca, caminhada e ski cross-country podem ser feitas nos arredores, mas o hotel também auxilia na reserva de passeios com agências locais. Além disso, também é possível reservar uma sauna privativa ou jacuzzi para relaxar. 

Santa’s Hotel Aurora & Igloos

Já em Luosto, aos pés do Pyhä-Luosto National Park e próximo da mina de ametista, fica o Santa’s Hotel Aurora & Igloos, outro empreendimento da rede “Santa’s”.

Além das suítes, o hotel possui 10 iglus de vidro com decoração inspirada na Lapônia. A cabines possuem banheiro completo e comodidades para fazer chá e café. Na propriedade há um bar e um restaurante, onde é servido o café da manhã. Nos arredores existem pistas para caminhada e prática de ski cross-country.

IGLUS DE VIDRO NA LAPÔNIA – EM RANUA

A 80km ao sul de Rovaniemi, Ranua é uma cidade que oferece atividades diversas, mas tem como principal atração o Ranua Wildlife Park, um zoológico com animais da Finlândia e do Ártico.

O aeroporto mais próximo é o de Rovaniemi e só é possível chegar na cidade de ônibus ou carro.

Como está mais ao sul da Lapônia, existem outros pontos melhores para observação da Aurora Boreal. Por isso, é um destino mais recomendado para quem realmente quer visitar o zoológico*.

*Não temos notícias de exploração ou maus tratos aos animais neste zoológico em específico. De qualquer forma, este blog não estimula o turismo de animais selvagens em cativeiro.

Arctic Fox Igloos

Às margens do Lago Ranuajärvi, o Artic Fox Igloos oferece iglus com visão de 270º e serviço 5 estrelas. Todas as acomodações possuem uma pequena cozinha, banheiro completo e sauna privada.

No hotel há um bar e restaurante, onde é servido o café da manhã, e a meia pensão (jantar) também pode ser incluída na diária. A propriedade também organiza diversos passeios a pedido, como snowmobiling e safáris. 

Arctic Guesthouse & Igloos

Próximo do centro da cidade, mas nas margens do Lago Apajalahti, o Arctic Guesthouse & Igloos é mais uma das opções de iglus de vidro na Lapônia. Além das suítes, que acomodam até 4 pessoas, existem os iglus de vidro móveis, que no inverno podem ser colocados sobre o lago congelado.

Apesar de mais simples, os iglus são aquecidos e possuem utensílios para chá e café, um banheiro seco e uma cozinha compacta com fogão. Também há uma porta de carregamento USB e conexão wifi.

IGLUS DE VIDRO NA LAPÔNIA – EM KILPISJÄRVI

No extremo noroeste da Lapônia, na fronteira com a Suécia e Noruega, Kilpisjärvi fica numa área extremamente selvagem, quase intocada. Com pouca estrutura, não espere encontrar vários restaurantes, lojas e empresas de turismo. Kilpisjärvi é realmente um lugar para se conectar com a natureza.

Chegar na pequena vila também não é tão simples. O aeroporto mais próximo é, na verdade, o de Tromsø, na Noruega. De lá, é preciso pegar um carro – são 2:30h de viagem. Quer quiser partir de Rovaniemi, terá que encarar pelo menos 5h de carro.

Essa pode ser uma boa opção para quem busca por uma experiência mais autêntica e quer fazer o trio Finlândia, Noruega e Suécia. 

Arctic Land Adventure Glass Igloos

Em uma área alagada e ao lado de uma fazenda de renas, o Artic Land Adventure Glass Igloos possui um visual único. Como fica no extremo norte, é um excelente local para caçar Aurora Boreal. 

Os iglus são novos e minimalistas, com design nórdico. Todas as acomodações comportam até 4 pessoas, possuem banheiro completo e comodidades para o preparo de chá e café. Além disso, as diárias incluem café da manhã.

Na propriedade também existe uma sauna e churrasqueiras, que podem ser reservadas. As atividades se concentram em observação de aurora boreal, caminhada, pesca e experiências com renas.

IGLUS DE VIDRO NA LAPÔNIA – EM YLLÄS 

Apesar de não ter a fama de Levi, é em Ylläs que fica a maior estação de ski da Finlândia, com 26 lifts e 55km de pista.

Além do ski e do snowboard, também é possível fazer de tudo por lá: snowmobiling, safaris com fat bike, pesca no gelo, passeios com renas, e por aí vai.

O aeroporto mais próximo é o de Kittilä, a 50km. Existem voos diretos diários de Helsinki (Finnair) e, em alguns meses de inverno, também alguns voos de Geneva (Swiss) e Munique (Lufthansa). De Kittilä, Rovaniemi ou Helsinki, também é possível chegar de ônibus (Eskelisen).

Arctic Skylight Lodge

O Arctic Skylight Lodge oferece apenas 10 cabines de vidro em meio à floresta da Lapônia. É uma experiência bastante intimista com um visual incrível.

O hotel possui um bar e um restaurante, onde é oferecido o café da manhã. Também é possível desfrutar de uma sauna de vidro e uma jacuzzi ao ar livre.

A propriedade organiza diversas atividades, que variam de acordo com a estação. Além disso, ela está a 20 min de carro da estação de ski de Ylläs e a 5 min da vila de Äkäslompolo, onde alguns passeios podem ser providenciados.

SE HOSPEDAR EM UM IGLU DE VIDRO VALE A PENA?

Iglus de vidro na Lapônia

A primeira a coisa a ser dita sobre se hospedar em um dos iglus de vidro na Lapônia é que a brincadeira não sai barata. A experiência, a exclusividade e o conforto têm o seu preço.

Embora os valores das diárias variem bastante, não existe nenhuma opção que possa ser considerada econômica. Definitivamente, não é uma experiência compatível com um orçamento muito apertado.

Uma outra questão a ser considerada é que o ápice dessa experiência é ver a Aurora Boreal deitado em uma cama confortável e quentinha. Mas a verdade é que não dá pra garantir. Se o céu não estiver escuro e aberto e se as condições geomagnéticas não estiverem favoráveis, o fenômeno não acontece.

É claro que, quanto mais ao norte da Finlândia, maiores serão as chances de testemunhar o evento, mas nunca é garantido.

Para se ter uma ideia, eu me hospedei por duas noites no Aurora Village, em Ivalo, em novembro de 2020. Tive a sorte de ver a Aurora em uma noite, mas foi a única vez que ela apareceu durante toda aquela semana.

Por isso, acredito que se hospedar em um iglu de vidro vale a pena se você estiver ok com a possibilidade de não ver a Aurora Boreal. Mesmo assim, a experiência ainda será legal. A dica é procurar um hotel em uma região que você queira explorar ou que tenha outras atividades interessantes para fazer.

Para saber mais sobre o fenômeno e sobre como maximizar as suas chances de vê-lo, leia o nosso guia completo sobre a Aurora Boreal na Finlândia.

Tags:    

«
»