TOPO

“Guia completo de Rovaniemi, a cidade do Papai Noel na Finlândia”

Capital da Lapônia, porta de entrada do ártico e lar oficial do Papai Noel, Rovaniemi é um lugar mágico e cheio de coisas para fazer.

Aliás, você sabia que apesar da sua cidade, em si, ser muito pequena, Rovaniemi é o maior município em território da Europa? Justamente por isso há muito a ser explorado, principalmente pelos os amantes da natureza.

Ter morado em Rovaniemi me fez entender o porquê desse lugar ser tão querido por todos que o conhecem. Não é a toa que o Papai Noel escolheu a cidade como lar oficial: a magia da Lapônia é real!

Neste post você verá como chegar e se locomover, onde se hospedar, o que fazer, onde comer e muitas outras dicas para planejar o seu roteiro para Rovaniemi.


Planejando uma viagem para a Finlândia? Não esqueça de contratar o seguro viagem obrigatório! Faça uma cotação com as melhores seguradoras através do nosso link e use o cupom VIAJAQUEPASSA5 para receber 5% de desconto.


ONDE FICA ROVANIEMI

A 800km de Helsinque, Rovaniemi é a capital e maior cidade da Lapônia, região mais setentrional da Finlândia. Aliás, a linha que marca o início do Círculo Polar Ártico passa por lá!

É também em Rovaniemi que se encontra a Santa Claus Village e o famoso escritório do Papai Noel. Veja onde fica Rovaniemi no mapa:

QUANDO IR: MELHOR ÉPOCA PARA IR A ROVANIEMI

Rovaniemi pode ser visitada em qualquer época do ano. Porém, como no ártico as estações são bem demarcadas (e extremas), a paisagem e as atrações variam muito em cada período.

Por isso, o que definirá a melhor época para visitar Rovaniemi e a Lapônia são as atividades que você pretende fazer no local.

Em resumo:

Se você quer ver neve

entre janeiro e março. A neve pode cair a partir de outubro, mas de janeiro a março o cenário completamente branco é garantido. Atenção porque essa é a época mais fria do ano – não é incomum os termômetros baterem -30ºC.

Veja também o nosso post de como se vestir no frio extremo.

Se você quer ver o sol da meia noite

Vá em junho ou julho, quando chega a ter 24h de sol e o clima é ameno para explorar os belos lagos e florestas da Lapônia.

Se você quer ver a Aurora Boreal

O fenômeno nunca é garantido, mas acontece do final de agosto ao começo de abril.

No nosso post sobre Aurora Boreal na Finlândia eu conto tudo o que você precisa saber na hora de planejar uma viagem com esta finalidade.

Se você quer ver o Papai Noel

A Santa Claus Village, onde fica o escritório oficial do Papai Noel, fica aberta nos 365 dias do ano. Então, não importa o que aconteça, o bom velhinho está sempre por lá.

Claro que na época do natal a coisa toda fica mais especial, ainda mais para as crianças. Mas se você não vê problema em ir em outra época – e quer economizar, afinal o natal é altíssima temporada na Lapônia -, pode ir em qualquer período.

Para saber mais sobre o clima e as características de cada estação na Lapônia, leia também o nosso post “Melhor época para ir à Lapônia: da Aurora Boreal ao sol da meia-noite”.

QUANTO TEMPO FICAR EM ROVANIEMI (E NA LAPÔNIA)

Se o plano for ficar apenas em Rovaniemi, em dois dias inteiros já dá pra conhecer o centrinho da cidade, visitar a Santa Claus Village e fazer algumas atividades.

A partir disso, vale adicionar mais tempo dependendo das experiências extras que você vai querer ter – como navegar em um navio quebra-gelo em Kemi, fazer uma caminhada na floresta ou passar o dia em uma estação de ski, por exemplo.

Agora, se o plano é caçar Aurora Boreal, recomendo separar no mínimo 4 noites para aumentar as suas chances. E vale lembrar que as caçadas das luzes acontecem à noite – logo, é bem possível que você queira acordar mais tarde no dia seguinte.

COMO CHEGAR EM ROVANIEMI

Não existem voos diretos do Brasil para Rovaniemi e nem mesmo para a Finlândia. Por isso, é necessário fazer conexão em outro destino da Europa e, então, pegar um voo para Rovaniemi ou para a capital do país, Helsinki.

Chegando em Rovaniemi de avião

Durante a alta temporada (geralmente entre novembro e março), Rovaniemi recebe voos de alguns aeroportos de grande fluxo, como os de Londres, Paris, Frankfurt, Milão e Istambul.

Porém, a melhor conexão durante todo o ano é Helsinki, que possui voos diários para Rovaniemi pela Finnair e em alguns dias da semana também pela Norwegian. Além disso, Helsinki está bem conectado com vários destinos da Europa.

Em outro post, também explico como ir do Aeroporto de Rovaniemi até o centro da cidade.

De Helsinki a Rovaniemi de trem, ônibus ou carro

Pra quem chega na Finlândia via Helsinki, chegar em Rovaniemi de avião não é a única opção. Também é possível completar o trajeto por terra – de trem, ônibus ou carro.

Para conferir todos os detalhes do trajeto, verificar valores e como comprar os bilhetes, leia o post “Como ir de Helsinki a Rovaniemi“.

Como se locomover: é necessário alugar um carro em Rovaniemi?

O meio de locomoção ideal em Rovaniemi depende muito de onde você estará hospedado e das atividades escolhidas. Por isso, é importante definir o roteiro antes da viagem.

Caso você esteja hospedado no centro de Rovaniemi, um veículo não será necessário para transitar pelo centro da cidade – que na verdade é bem pequeno. Para chegar na Santa Claus Village, que fica a 8 km do centro, você poderá pegar um ônibus expresso (linha 8 – confira os horários).

Em Rovaniemi também existem táxis no centro da cidade e o aplicativo Taksini – não há Uber em Rovaniemi.

Hotéis maiores também oferecem serviços de transfer.

Além disso, é bem comum que os passeios oferecidos pelas agências já incluam transporte partindo do centro da cidade. Confira as opções disponíveis através da nossa parceira Get Your Guide e deixe tudo previamente combinado:

 
 
Mas quando alugar um carro vale a pena?

Os principais motivos para se alugar um carro na Lapônia são o conforto e a independência.

Eu recomendo alugar um carro em Rovaniemi se você:

  • prefere ter mais conforto (e não quer esperar um ônibus na rua a temperaturas negativas);
  • caso você vá no inverno, tenha alguma experiência dirigindo na neve;
  • pretende fazer passeios independentes (como trilhas) ou viajar para outras cidades da Lapônia; e/ou
  • não quer depender de táxis e transfers.

Dirigir na Lapônia garante paisagens incríveis!

A boa notícia é que alugar um carro não é tão caro assim, desde que a reserva seja feita com certa antecedência. Eu aluguei algumas vezes em Rovaniemi e paguei uma média de 25 € / dia.

Para comparar os preços das locadores e fazer a sua reserva, a minha recomendação é a Rental Cars, que além de confiável também costuma apresentar as melhores tarifas.

Ah, e não existem pedágios na Finlândia! Mais uma vantagem para quem pretende pegar a estrada e explorar outras regiões da Lapônia.

ONDE SE HOSPEDAR EM ROVANIEMI

Centro de Rovanimi enfeitado para o natal

Centrinho de Rovaniemi decorado para o Natal

Na hora de escolher uma hospedagem em Rovaniemi, é interessante pensar no orçamento e no tipo de experiência que você quer ter.

No que diz respeito à localização, você terá que escolher entre o centro da cidade, Santa Claus Village ou opções mais afastadas da cidade. A seguir, explicarei as vantagens e desvantagens de cada opção e darei boas dicas de hospedagem:

No centro de Rovanimei

O centro de Rovaniemi é a melhor escolha para quem está a pé ou quer ficar perto dos restaurantes, comércio, supermercados e agências de turismo. Tenha como ponto de referência a Lordi’s Square – próximo dela, você estará bem localizado.

Também é no cento da cidade que você encontrará acomodações com preços mais variados – de hostels a hotéis 5 estrelas. Porém, é importante considerar que a Finlândia não é um país barato. Quando falamos de opções econômicas, isso leva em conta os padrões do país.

Confira onde se hospedar no centro de Rovaniemi:

Econômico
  • O Hostel Café Koti é, de longe, o melhor hostel de Rovaniemi.  Super central e com diárias a partir de 40 €, é uma boa opção para viajantes solo – a partir de 2 pessoas, acaba não valendo muito a pena;
  • Também central, mas fora do aglomerado de restaurantes, a GuestHouse Arctic Heart oferece camas em quartos compartilhados e quartos privativos a preços módicos;
Bom custo-benefício
Conforto
  • Bem no centro de Rovaniemi, o 4 estrelas Scandic Rovaniemi City é uma das principais escolhas na cidade e oferece café da manhã incluso nas diárias. Os quartos são confortáveis e os hóspedes podem usufruir de bicicletas e uma sauna finlandesa;
  • Quem procura um pouco mais de luxo, vai gostar do Arctic Light Hotel. Com design sofisticado, várias amenidades e um excelente café da manhã, este hotel é muito elogiado pelos hóspedes.

Na Santa Claus Village

A Santa Claus Village é, certamente, o lugar mais encantador de Rovaniemi. E no próprio complexo existem 4 hotéis onde você pode se hospedar – com direto a iglus de vidro.

Mas, sendo muito honesta, as atrações por ali se esgotam rápido. 

Por isso, acredito que essa opção de hospedagem só seja interessante  para quem não vai ficar muito tempo na cidade ou busca uma experiência única – como se hospedar em um iglu de vidro.

Outro fator para se ter em mente é que as opções do complexo possuem tarifas mais elevadas.

Confira quais são as 4 opções de hospedagem na Santa Claus Village:

  • a opção mais econômica do complexo é a Santa Claus Holiday Village. O local possui típicos chalés finlandeses com cozinha e sauna privada. O café da manhã é incluso nas diárias e também há um restaurante no local. Como cortesia, todos os hóspedes recebem transfer gratuito para o aeroporto;
  • Com decoração escandinava (e de muito bom gosto), o Nova Skyland Hotel oferece acomodações espaçosas com cozinha e janelões de vidro voltados para o norte. O restaurante do hotel é muito elogiado;
  • Para quem busca uma experiência única, o Santa’s Igloos Arctic Circle possui iglus de vidro para 2 ou 4 pessoas e alarme de Aurora Boreal. Apesar disso, os serviços oferecidos pelo hotel ficam um aquém das altas tarifas;
  • Talvez o melhor hotel da categoria em Rovaniemi, o Glass Resort possui iglus de vidro muito espaçosos. Além disso, todas as acomodações possuem cozinha, sauna e uma banheira de hidromassagem ao ar livre. Na propriedade também há um restaurante. 

Nos arredores da cidade

A vantagem de ficar nos arredores da cidade é poder se conectar com uma Lapônia mais pura e selvagem. Você poderá caminhar pelas florestas e lagos da região, se aquecer em um fogareiro e, quem sabe, ver algumas renas na porta da sua hospedagem.

Fora da cidade você também vai encontrar todo tipo de acomodação: de chalés mais simples e econômicos a hotéis 5 estrelas.

O ponto negativo? Não conte com o transporte público! Ter uma carro à disposição nessas condições é mandatório.

Confira nossas sugestões de hospedagem nos arredores de Rovaniemi:

Econômico
  • A 10 km do centro, o Motelli Rovaniemi oferece quartos em cabanas típicas finlandesas. Todas as acomodações possuem cozinha e a propriedade fica numa bonita área verde. Sauna e churrasqueiras também estão à disposição dos hóspedes.
Bom custo-benefício
  • De frente para o Rio Ounasjoki, o Arctic Resort Delight e o Lomavekarit Apartments oferecem apartamentos bem equipados a apenas 5 min de carro do centro de Rovaniemi. Os apartamentos de ambas as propriedades acomodam até 4 pessoas, possuem cozinha, varanda e sauna.
Conforto

O QUE FAZER EM ROVANIEMI

Agora que já passamos pelos pontos cruciais para organizar a viagem, vamos à melhor parte: afinal, o que fazer em Rovaniemi?

A seguir, preparamos uma lista com as melhores atividades e atrações para conferir na capital da Lapônia.

Note que algumas atrações só podem ser realizadas no inverno, quando há neve – mas você ainda poderá aproveitar várias dicas em outras épocas do ano.

Conhecer a Vila do Papai Noel

Escritório do Papai Noel na Santa Claus Village, em Rovaniemi

Escritório do Papai Noel na Santa Claus Village

Durante os 365 dias do ano a Santa Claus Village é aberta para receber todos que querem ver de perto o bom velhinho.

O escritório do Papai Noel é a atração principal e mantém um visual natalino bem especial. Antes de chegar ao encontro com o anfitrião, você passará pela fábrica de presentes – que é assumida por elfos. No local, também poderá comprar alguns souvenires para levar para a casa

A entrada na Santa Claus Village e a visita ao Papai Noel são gratuitas, mas quem quiser uma foto com ele terá que pagar pela fotografia oficial (a partir de inacreditáveis 32 €).

Além do escritório do Papai Noel, na Santa Claus Village você também vai encontrar:
  • Arctic Circle Snowmobile Park: tours de snowmobile (moto de neve)
  • Santa’s Adventures: agência com diversos passeios
  • Wild Nordic Finland: agência com diversos passeios
  • Sunny Safari: agência com diversos passeios
  • Bearhill Husky: passeio de trenó com huskies siberianos
  • Elf´s Farmyard: um pequeno zoo de animais domésticos (incluindo renas, alpacas e ovelhas) com atividades voltadas para crianças
  • Arctic Circle Husky Park: visita ao canil e passeio de trenó com huskies siberianos
  • Santa Claus Reindeer: passeios de trenó com renas

No complexo ainda há boutiques de marcas finlandesas e lojas de artesanatos e souvenires.

Você também encontrará uma loja de chocolates e 10 restaurantes, incluindo o famoso Santa’s Salmon Place, que só serve salmão, e o restaurante de gelo do Artic SnowHotel (apenas no inverno).

Na Santa Claus Village também fica o marco do Círculo Polar Ártico, que todos fazem questão de atravessar.

E, por fim, não dá pra deixar de mencionar o Santa Claus Post Office. Da agência postal oficial do Papai Noel você poderá enviar um simples cartão postal ou uma uma linda carta assinada pelo bom velhinho para qualquer lugar do mundo.

Importante:

Apesar de ser um complexo de atrações, a Santa Claus Village é operada por várias empresas independentes. Por isso, pode parecer um pouco confuso o fato de não haver um ponto de informações e um local para a venda de ingressos de todas as atrações.

A minha recomendação é checar as atividades e definir previamente o que você pretende fazer. Você também pode observar o mapa da Santa Claus Village clicando aqui.

Pilotar um snowmobile

Uma das coisas mais legais para se fazer na Lapônia quando há neve o suficiente é um passeio de snowmobile, a moto de neve.

Os passeios geralmente são feitos em grupos e não requerem experiência – você será instruído antes. Para pilotar, é exigida idade mínima de 18 anos e CNH (pode ser para a categoria B).

O passeio pode ser feito com uma ou duas pessoas por moto. Contudo, não recomendo compartilhar – mesmo sendo mais econômico. É ótimo para o piloto e terrível para o passageiro.

Confira algumas ofertas das agências locais:

 

Fazer a sauna finlandesa

Você sabia que na Finlândia existem mais saunas do que carros? Pois é! A sauna é realmente uma paixão nacional e você pode encontrá-la até mesmo em hospedagens menos luxuosas.

Mas para completar a experiência, que tal seguir a rigor a tradição finlandesa e tomar um banho (muito) gelado ao sair da sauna?

Alguns hotéis e chalés possuem saunas externas e oferecem esse tipo de experiência. Você pode sair da sauna e rolar na neve ou até mesmo entrar num lago congelado.

Caso você tenha coragem mas o seu hotel não ofereça esse tipo de atividade, você também poderá contratar o passeio com alguma agência, já que é algo bastante comum na Lapônia.

Se divertir no Angry Birds Playground

Essa é uma dica que geralmente não aparece nos guias por ser algo bem simples e local. Mas como muitas famílias vão para Rovaniemi com crianças, vale a menção.

O Angry Birds Playground é um pequeno parque infantil público (quase) como qualquer outro, bem no centro de Rovaniemi. O diferencial é que ele segue a temática do jogo Angry Birds, que foi desenvolvido por uma empresa finlandesa.

Então, pra quem tem filhos pequenos e está hospedado no centro de Rovaniemi, vale a pena levar a criançada para brincar.

Esquiar ou fazer snowboard

Apesar do frio extremo e da abundância de neve, a Finlândia não possui muitas estações de esqui. Isso porque a sua geografia é majoritariamente plana.

Não à toa, o esporte de neve mais popular da Finlândia é o ski nórdico (ou ski cross-country), no qual o praticante se movimenta através de bastões – e quase nunca descendo altas montanhas. Quem quiser poderá alugar equipamentos em lojas da cidade, contratar aulas e praticar nas pistas que estão por todos os lados.

Agora, para quem quiser se aventurar no ski alpino ou snowboard, a  boa notícia é que há uma pequena estação a 4 km do centro da cidade, no monte Ounasvaara. No site oficial você pode conferir as datas de abertura e valores.

Mas, como falei, essa é uma estação pequena. Se você é mais experiente ou procura uma estrutura melhor, vá para Levi. A 170 km de Rovaniemi, essa é a melhor estação de ski da Lapônia. Confira as datas e valores dos passes no site oficial.

Conhecer os museus de Rovaniemi

Quem procura por atrações culturais em Rovaniemi pode aproveitar para conhecer ser 3 museus: Arktikum, Science Centre Pilke e Korundi.

De longe, o Arktikum é o mais interessante. O museu é um centro de ciências dedicado à cultura, fauna, flora e condições climáticas do ártico – além de ser um convite à reflexão sobre as mudanças climáticas causadas pelo homem. O local, em si, fica num prédio e localização bem bonita (e é um dos pontos de observação de Aurora Boreal na cidade).

O Schience Centre Pilke fica ao lado do Arktikum e revela curiosidades sobre as florestas do ártico. É um museu 100% interativo e agrada bastante as crianças.

Já o Korundi é um museu de arte dedicado a obras de artistas do norte. Honestamente, acredito que até poderia ser um museu interessante, mas falta um pouco de contexto e informações explicando sobre as obras e os artistas.

O ingresso individual (adulto) para o Arktikum é 15 €, mas comprando o Culture Pass, que é vendido na própria bilheteria, você terá acesso aos três museus por 20 €. E se passar pelo Korundi perto do horário de almoço, aproveite para conhecer o seu café, que serve um excelente buffet livre de segunda a sexta por 12 € (incluindo água, chá e café).

Caçar Aurora Boreal

No topo da lista da maioria das pessoas que vai para a Lapônia, é impossível não mencionar esta atração entre o que fazer em Rovaniemi.

Com planejamento e sorte, do final de agosto ao começo de abril é possível ter a chance de presenciar o fenômeno nos céus na Lapônia.

Para aumentar as suas chances, a dica é separar algumas noites dedicadas às caçadas e escolher um bom guia – minha recomendação será sempre o meu amigo (brasileiro) Filippo Dias.

Para entender mais sobre a Aurora Boreal e tirar as suas dúvidas sobre o que é preciso para vê-la, leia também o nosso artigo “Aurora Boreal na Finlândia: tudo que você precisa saber“.

Explorar os parques da região

A melhor forma de explorar os cenários mais fascinantes da Lapônia é através de um passeio pelas suas florestas e lagos.

Essa é uma atividade que pode ser feita durante todo o ano, mas que oferece paisagens variadas em cada estação.

Se você for no inverno, se sentirá dentro de Nárnia! A paisagem é simplesmente mágica! Mas, atenção: também se prepare para o frio, que é bem pesado nessa época.

Em outro post dou dicas de como se vestir no frio extremo.

E para se aquecer no meio da trilha, faça como os finlandeses: leve faca, isqueiro e algumas salsichas (chamadas de makkara) para um churrasquinho. A maioria dos parques possuem áreas próprias para fogueiras e lenha gratuita à disposição dos visitantes.

Pertinho de Rovaniemi, dois parques que fui e indico são:

  • Ounasvaara Winter Trail: o mesmo monte da estação de ski de Rovaniemi é cheio de trilhas. Uma das mais comuns é a Ounasvaara Winter Trail, que começar próxima da Lumberjack’s Candle Bridge (a ponte estaiada). A trilha é fácil e curta e, em algum momento, você chegará ao Ounasvaara Observation Tower – que tem uma bela vista da cidade. Ao lado da torre existem locais próprios para fogueira.
  • Arctic Circle Hiking Area: a 23km da cidade, essa área possui várias trilhas (todas bem demarcadas). Dá pra fazer trajetos de 2 ou até 10km, passando por lados, florestas e riachos. A paisagem é muito bonita e também há algumas fogueiras para se aquecer.

Entrar em um castelo de gelo e navegar em um navio quebra-gelo

Já pensou em visitar um castelo inteiro feito de gelo? E de andar em um navio quebra-gelo ou até mesmo flutuar em meio às geleiras no mar báltico? Em Kemi isso é possível!

Kemi é uma pequena cidade a 120 km ao sudoeste de Rovaniemi, nas margens do mar báltico. Na cidade, desde 1996, é construído anualmente (durante o inverno) o SnowCastle, considerado o maior castelo de gelo do mundo.

Além de visitar o castelo, também é possível beber em um bar de gelo, ter uma refeição completa em um restaurante e de gelo e até mesmo dormir em um hotel de gelo.

Quem for a Kemi também poderá navegar em um navio quebra-gelo e fazer uma flutuação do mar congelado com roupas especiais.

Ambos os passeios são operados pela empresa Experience 365 e podem incluir transfer de Rovaniemi. É importe se atentar ao fato de que a maioria das atividades só são realizadas no ápice do inverno. Como as datas dependem das condições climáticas, podem variar ano a ano. Por isso, cheque as datas e valores com antecedência no site oficial.

ONDE COMER EM ROVANIEMI

Rovaniemi pode parecer uma cidade pequena, mas não se engane, a oferta gastronômica é grande.

A dica para quem vai no meio de semana é investir no almoço: alguns restaurantes oferecem buffet livre ou menu do dia por um preço especial.

Outra coisa boa é que a água encanada da Finlândia é uma das melhores do mundo. Pode beber água da torneira sem medo! Inclusive, na maioria dos restaurantes você vai encontrar copos para se servir gratuitamente. Se não encontrar o “cantinho da água”, apenas peça pela “tap water”.

Além disso, algo que também me chamou atenção é o fato de que, salvo em restaurantes mais sofisticados, ter garçons atendendo nas mesas não é comum. Na maioria dos lugares você entra, pede no balcão, paga e só então senta para comer.

Sobre gorjetas na Finlândia, não é algo que se espera. Os serviços já estão incluídos na conta e não é rude não pagar gorjeta. Em todo caso, se a comida e o serviço forem muito bons, também não há mal nenhum em recompensar o atendimento com 10%.

Dito isso, vou deixar algumas recomendações na cidade:

Cafés:
  • Expresso House ($$): bom para cafés mais incrementados, tortas e salgados.
  • Coffe House ($$): ótima rede finlandesa de cafés.
  • Café & Bar 21 ($$): serve cafés, drinks, sorvete artesanal e alguns pratos.
Almoço executivo:
  • Gustav Kitchen & Bar ($$): funciona o dia todo, mas de segunda a sexta oferece almoço (entrada + prato principal + sobremesa) por 12,90 €
  • Korundi Kitchen & Café ($$): só abre de segunda a sexta e oferece um excelente buffet livre no almoço por cerca de 12 €.
  • Café Koti ($$): também de segunda a sexta, possui menu da semana com pratos a partir de 9,90 €.
Gastronomia da Lapônia:
  • Nili ($$$$): restaurante sofisticado de gastronomia da Lapônia. Possui cardápio à la carte, mas também oferece menu de 3 pratos.
  • Santa’s Salmon Place ($$): na Santa Claus Village, é uma cabana sámi especializada em salmão na brasa (apenas almoço).
  • Lapland Restaurant Kotahovi ($$$): também na Santa Claus Village, o restaurante à la carte serve os principais pratos locais (apenas almoço).
Gastronomia internacional:
  • Saigon Noodle Bar ($$): restaurante vietnamita em fusão com ingredientes da Lapônia.
  • Tsar ($$$$): restaurante sofisticado de gastronomia russa imperial.
  • Ravintola Himo ($$): restaurante asiático com ênfase em pratos japoneses.
  • Yuca ($$): pequeno restaurante mexicano. É conectado ao Café & Bar 21, então é possível pedir pratos e bebidas de ambos os lugares.
Fast food:
  • Kauppayhtiö ($$): além de pizzas, também serve hambúrgueres artesanais.
  • Friends & Brgrs Rovaniemi ($$): rede finlandesa de hambúrgueres artesanais. 
  • McDonald’s ($): não importa de você ama ou odeia, esse é o único restaurante 24h de Rovaniemi. Lembre-se disso quando voltar de uma caçada de Aurora Boreal com fome.
Supermercados:

Para quem prefere preparar a própria comida durante a viagem, comprar alguns pratos congelados ou até mesmo alguns lanches para comer entre os passeios, essas são as minhas sugestões de supermercados:

  • K-Supermarket Rinteenkulma: quase escondido no subsolo do Shopping Rinteenkulma, é o melhor supermercado para quem está a pé no centro da cidade.
  • Prisma: só é uma opção para quem está de carro, mas é gigantesco e certamente é a opção mais completa de Rovaniemi.
  • Sale 24h: não é o melhor nem o mais barato, mas funciona 24h. Atenção: o comércio de bebidas alcoólicas possui horário limitado na Finlândia.

DINHEIRO NA FINLÂNDIA: O QUE LEVAR?

A moeda oficial da Finlândia é o euro.

O modo mais econômico para levar dinheiro em espécie para a Finlândia é comprando euros ainda no Brasil. Para encontrar as melhores taxas na sua cidade, recomendo usar o comparador Melhor Câmbio.

Quanto ao uso de cartões de crédito e débito, as bandeiras Visa e Mastercard são amplamente aceitas. Aliás, os cartões são a preferência dos finlandeses para a maioria das transações.

Uma alternativa econômica às tarifas dos cartões de crédito é usar uma conta digital internacional com saldo em euros. Na maioria delas – como é o caso da conta global do brasileiro C6 Bank – você fará a conversão com base no câmbio comercial e com taxa de spread menor que a dos bancos tradicionais, além de IOF de 1,1% (contra os 6,38% dos cartões de crédito).

Se essa for a opção escolhida, dê preferência por pagar tudo com o cartão ao invés de usá-lo para saques, já que neste último caso é comum a cobrança de uma taxa por operação. 

VISITE ROVANIEMI

Rovaniemi é um lugar que realmente mora no meu coração e me deixou memórias que jamais serão esquecidas.

Este post é um compilado de todas as dicas e informações que eu gostaria de ter recebido antes de morar na cidade. Com elas, eu espero que você tenha experiências tão boas como as que eu tive.

Ainda ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários que tentarei responder!

Tags:   

«
»