TOPO

“Como ir de Helsinki a Rovaniemi, capital da Lapônia”

Chegar em Rovaniemi, a capital da Lapônia, não é um bicho de sete cabeças, mas exige um certo preparo. Para começar, não existem voos diretos partindo do Brasil e nem mesmo de muitos destinos da Europa. Por isso, a conexão mais prática acaba sendo Helsinki, no sul da Finlândia. Mas como ir de Helsinki a Rovaniemi?

Neste post vamos falar das quatro opções viáveis para fazer o trajeto e as vantagens de cada uma.


Planejando uma viagem para a Finlândia? Não esqueça de contratar o seu seguro viagem obrigatório! Faça uma cotação com as melhores seguradoras através da Seguros Promo e use o cupom VIAJAQUEPASSA5 para receber 5% de desconto.


COMO IR DE HELSINKI A ROVANIEMI, NA LAPÔNIA FINLANDESA

Como ir de Helsinki a Rovaniemi de trem, avião, ônibus ou carro

Para chegar a Rovaniemi, na Lapônia, o primeiro passo para a maioria das pessoas é chegar na capital do país, Helsinki (ou Helsinque, em português). A cidade, aliás, é rica em história, beleza e qualidade de vida! 

Se quiser saber mais sobre a capital finlandesa, recomendo a leitura do guia sobre Helsinki escrito pela Sônia, do blog Existe um Lugar no Mundo.

De Helsinki, existem basicamente quatro formas de ir a Rovaniemi: de avião, de trem, de ônibus e de carro.

A seguir, vamos falar sobre cada uma delas:

De Helsinki a Rovaniemi: de avião

Aeroporto de Rovaniemi, na Lapônia

Ao desembarcar em Rovaniemi, você já nota que está no Ártico

A maneira mais rápida e prática para ir de Helsinki a Rovaniemi, na Lapônia, é certamente de avião.

A companhia finlandesa Finnair – que comanda a maioria esmagadora de voos domésticos e internacionais da Finlândia – possui voos diretos diários de Helsinki a Rovaniemi.

Quem também faz o trecho é a low cost Norwegian, geralmente com tarifas mais amigáveis. Porém, esses voos são sazonais e mais frequentes na alta temporada (principalmente dezembro e janeiro). Por isso, vale checar com antecedência a disponibilidade de voos da companhia.

Se essa for a opção escolhida, não deixe de ler o post sobre como ir do Aeroporto de Rovaniemi até o centro da cidade ou o seu hotel.

De Helsinki a Rovaniemi: de trem

Como ir de Helsinque a Rovaniemi de trem

Trem noturno (também chamado de Santa Claus Express) saindo de Rovaniemi

De Helsinki a Rovaniemi são mais de 800km de estrada. Para quem prefere fazer o trajeto por terra, o trem é a opção mais confortável.
A viagem dura de 8 a 12 horas, dependendo do trem escolhido. Quem opera todos os trens é a VR.

Para os trens diurnos, recomendo comprar a passagem com pelo menos 1 mês de antecedência para encontrar preços melhores. Para se ter uma ideia, um bilhete “barato” custa por volta de 34 euros. Você pode comprar no site oficial da VR.

Além dos trens diurnos, também existem os trens noturnos com cabines-cama. Fiz uma viagem em um deles no trecho Rovaniemi-Helsinki e achei bem confortável.

Porém, a passagem é naturalmente mais cara e é necessário reservar com uma antecedência maior para conseguir preços bons. A tarifa mais barata gira em torno de 69 euros (em cabine-cama) e o bilhete deve ser reservado no antigo site da VR.


Leia também:


De Helsinki a Rovaniemi: de ônibus

Outra opção de transporte público para fazer do trajeto de Helsinki a Rovaniemi é o ônibus.

A viagem, nesse caso, dura cerca de 13 horas e custa em torno de 54 euros.

Como os ônibus são menos regulares que os trens e a viagem é mais longa, essa só é uma opção vantajosa para reservas de última hora, já que o preço dos bilhetes são fixos.

Para comprar o seu bilhete online, acesse o site da Matkahuolto.

De Helsinki a Rovaniemi: de carro

Por fim, outra opção de como ir de Helsinki a Rovaniemi é de carro. Mas já aviso: tem que gostar muito de dirigir!

Como são mais de 800km de estrada, a rota é ideal para quem quer fazer uma road trip e ir parando no caminho, que tem parques e lagos magníficos!

Aliás, já aviso de antemão que as estradas da Finlândia possuem muitos pardais e, em vários trechos, a velocidade máxima é de 80km/h. Além disso, também é preciso tomar cuidado com animais na pista, principalmente na Lapônia, onde existem muitas renas. Por isso, a estrada muitas vezes não rende.

Para comparar os preços das locadores e fazer reservas de carro na Europa, a nossa recomendação é a Rental Cars, que além de confiável também costuma apresentar as melhores tarifas.

Uma outra opção interessante e bastante popular durante os meses de verão é alugar um motorhome.

A grande vantagem é que na Finlândia não existem pedágios e é permitido o wild camping, o que garante certa economia e uma experiência incrível.

Tags:    

«
»