Planejar um roteiro em Madri não é uma tarefa tão fácil, afinal a vibrante capital espanhola é cheia de atrações. São muitos museus, bairros históricos, parques, mercados gastronômicos e pontos turísticos. Há atividades para dias e mais dias de viagem!
Madri é uma cidade interessante, charmosa, diversa e alegre, com muito para ver. Por isso, um bom planejamento é fundamental para aproveitar tudo o que ela tem a oferecer.
Pensando nisso, preparamos um roteiro completo para quem vai passar 2, 3 ou 4 dias na cidade. Confira todas as nossas dicas e sugestões a seguir!
COMO CHEGAR E SE LOCOMOVER EM MADRI
Se você vai a Madri de avião, sua porta de entrada será o Aeroporto Internacional Adolfo Suárez Madrid-Barajas (MAD), também conhecido como Aeroporto Barajas. Partindo do Brasil, há voos diretos com a Latam, Ibéria e Air Europa.
O aeroporto está a cerca de 13 km do centro da cidade e é de fácil acesso, dispondo de várias opções para você chegar ao seu hotel: ônibus, metrô, trem, táxi e Uber, por exemplo. A melhor escolha dependerá da localização do seu hotel e da quantidade de bagagem.
Se locomover na capital espanhola também é fácil. É possível ir caminhando aos principais pontos turísticos, pois eles se concentram no centro e arredores. Além disso, a rede de metrô é bem distribuída e atende a maioria dos pontos de interesse.
Leia também:
- Como ir do Aeroporto Madrid-Barajas até o centro de Madri
- Transporte público em Madri: como usar o metrô, ônibus e trem
QUANDO IR A MADRI
Madri é uma cidade que pode ser visitada durante o ano todo, mas é preciso se preparar para as diferenças climáticas.
A primavera (de março a junho) e o outono (principalmente de setembro a outubro) são as melhores épocas para incluir no roteiro uma visita a Madri. O clima é ameno, com temperaturas agradáveis, e o dia é longo o suficiente para aproveitar todas as atrações.
Já o verão pode ser um pouco sofrido na cidade! Em julho e agosto, as temperaturas podem chegar facilmente aos 40 °C. Esse também é o período de férias dos europeus, então a cidade tende a ficar mais cheia e cara.
Janeiro é o mês mais frio do ano, com médias de 3° a 10° C. Mas o que mais atrapalha os passeios, que em sua maioria são ao ar livre, são os dias curtos e muitas vezes cinzentos ou com chuva.
ONDE SE HOSPEDAR EM MADRI
Na hora de planejar o seu roteiro em Madri, escolher o lugar certo para se hospedar é fundamental para otimizar a viagem.
A cidade tem várias regiões funcionais para os turistas, que atendem a diferentes perfis. Para facilitar, recomendo o Centro Histórico, que engloba a Plaza Puerta del Sol, Plaza Mayor e Gran Vía.
Apesar de ser uma região disputada, é possível encontrar opções com bom custo-benefício na área. Porém, tenha em mente que as hospedagens em toda a Espanha possuem um valor elevado. Para conseguir boas ofertas, procure reservar com antecedência.
A seguir, confira algumas sugestões de hospedagem bem localizadas no Centro Histórico de Madri:
Econômico
Bom custo-benefício
Conforto
|
Colado no Centro Histórico, Las Letras também é um bairro bem localizado e de fácil acesso, perfeito para ir aos pontos turísticos. Caso você queira fugir do burburinho dos turistas, Atocha, El Retiro, Chueca e Malasaña são boas opções.
No nosso post sobre onde se hospedar em Madri, você poderá conferir mais detalhes de cada um dos bairros citados e a nossa seleção de hotéis recomendados.
O QUE FAZER EM MADRI: ROTEIRO PARA 2, 3 OU 4 DIAS
Após planejar como chegar e onde se hospedar, é preciso pensar no seu roteiro em Madri. Há muito o que fazer na capital espanhola – veja 11 atrações imperdíveis de Madri -, mas é preciso se organizar para encaixar tudo no roteiro.
Caso você não disponha de muito tempo, em 2 dias é possível visitar as principais atrações, incluindo um museu. Em 3 dias de viagem é possível incluir mais locais e ter uma experiência mais completa da cidade. Se você tiver 4 dias no roteiro, poderá fazer tudo com mais calma ou então aproveitar para fazer um bate e volta em uma das cidades próximas, como Segóvia ou Toledo!
A seguir, preparamos uma sugestão de roteiro para 2, 3 ou 4 dias em Madri. Note que reunimos as principais atrações nos 2 primeiros dias. Assim, quem tem menos tempo ainda conseguirá ter um bom aproveitamento da cidade.
Ao final, você ainda pode conferir o mapa das atrações, o que facilitará o planejamento dos deslocamentos e a adaptação do seu próprio itinerário.
Dia 1 – Centro Histórico, Palácio Real e Templo Debod
Sugiro iniciar o seu roteiro em Madri pelo centro histórico, que é repleto de monumentos, lindas praças e, é claro, muita história! Prepare-se para um dia cheio, mas saiba que comércios e museus abrem a partir das 09h.
Plaza Puerta del Sol
A primeira parada é a Plaza Puerta del Sol. Esse é o coração da cidade e onde está o marco zero espanhol. Veja a estátua El Oso y El Madroño, o famoso urso que é símbolo da cidade.
San Ginés
Aproveite para explorar as ruas ao redor, que, além de lindas, são cheias de lojinhas e restaurantes. Minha dica é parar na Chocolatería San Ginés para provar o famoso churros com chocolate quente. Além de deliciosa, essa é uma das experiências mais tradicionais da cidade. Vale a parada!
Plaza Mayor
Siga para a Plaza Mayor, que está a poucos metros da Puerta del Sol. Essa praça histórica já foi usada como palco de touradas, mercados e até pela Inquisição. Grandiosa e com uma bela arquitetura, é um dos símbolos da cidade.
Apesar de ter inúmeros bares e restaurantes nos arredores, são lugares muito turísticos e superfaturados. Minha dica é deixar espaço no estômago para a próxima parada.
Dica: para quem consegue se virar no espanhol e quer aprender mais sobre a história e curiosidades de Madri, uma dica alternativa é fazer um Free Walking Tour com um guia local pelo centro histórico, que cobrirá boa parte dos pontos de interesse que listamos aqui. |
Mercado de San Miguel
Termine a manhã explorando os arredores e se surpreenda com as belas ruazinhas e construções históricas. Para o almoço, sugiro parar no Mercado de San Miguel.
Com cerca de 30 estabelecimentos, esse é um centro gastronômico onde você encontrará inúmeras opções de queijos, vinhos, cervejas e as famosas tapas espanholas. Encontre uma mesa e prove um bocadillo (sanduíche) de jamón ou as famosas tapas.
Catedral La Almudena e Palácio Real
Siga reto pela Calle Mayor e você chegará até a Catedral de Madri, a La Almudena. É uma bela igreja, consagrada pelo Papa João Paulo II em 1993. Caso você queira entrar, a visita é gratuita.
Logo em frente está o Palácio Real, o maior palácio da Europa e uma das residências oficiais do rei – apesar de a família real não viver nele. Tem ricos mobiliários, obras de artes renomadas, uma bela biblioteca e lindos jardins que valem o passeio.
A visita leva cerca de 2 horas e o ingresso custa € 14 – compre online antecipadamente para evitar as filas. Na saída, pare nos Jardines de Sabatini, que fica atrás do Palácio, para apreciar a paisagem e descansar um pouco.
Plaza de España e Templo Debod
Seguindo pela Calle de Bailién você chegará na Plaza de España, uma praça histórica com esculturas em homenagem a Miguel de Cervantes e seu famoso personagem, Dom Quixote.
Dali, você estará a uma curta caminhada do Parque de la Montaña, onde fica o Templo Debod. Esse lindo templo possui mais de 2.200 anos e foi doado pelo Egito à Espanha. A visita é gratuita e garante uma das vistas mais bonitas de Madri – espera para ver o pôr-do-sol!
Dia 2 – Museu do Prado, Parque El Retiro e Gran Vía
Museo del Prado, Reina Sofía ou Thyssen-Bornemisza
Que tal começar o segundo dia do roteiro em Madri com um museu? Os três principais museus de Madri estão próximos um do outro e, juntos, formam o Triângulo de Ouro da Arte. São eles o Museu do Prado, o Reina Sofía e o Thyssen-Bornemisza (saiba mais).
Para não ficar cansativo, aconselho visitar apenas um deles. Minha sugestão é começar com o Museo del Prado, que é um dos mais importantes da Europa. Com uma bela coleção de pinturas e esculturas, você verá obras de Valázquez, Goya e El Greco. Reserve de 2 a 3 horas para a visita.
Parque El Retiro
Saindo do museu, siga para o Parque El Retiro, que fica ali pertinho. Passeie pelos jardins e pelo lago, visite o Palácio de Cristal e a fonte do Anjo Caído.
Repleto de área verde, é um bom local para fazer uma pausa.
Puerta de Alcalá e Gran Vía
Perto de uma das saídas do parque, está a Puerta de Alcalá, uma das portas que davam acesso à cidade.
A poucos metros caminhando, você chegará ao belo Palácio de Cibeles, sede da Prefeitura de Madri, que chama atenção pela beleza e imponência. Você pode tirar fotos e, se quiser, é possível fazer uma visita ao custo de €3.
Seguindo em frente, você verá o icônico Edifício Metropolis, um dos símbolos da cidade e que dá início à Gran Vía. Conhecida como a “Broadway madrilenha”, essa avenida é repleta de teatros, cinemas e lojas. Caso queira, também é o lugar ideal para fazer compras.
Chueca e Malasaña
Ao final da tarde, após ver os prédios históricos da Gran Vía e fazer a suas compras, chegou a hora de comer alguma coisa.
Minha sugestão é seguir para Chueca ou Malasaña, dois bairros super descolados, repletos de galerias, restaurantes, bares e cafés. Pare para comer algumas tapas e aproveite para explorar o local.
Dia 3 – La Latina, Estádio Santiago Bernabéu e Las Letras
La Latina e El Rastro
Para quem tem 3 dias de roteiro em Madri, uma boa pedida é visitar o boêmio bairro La Latina.
Se a sua viagem for em um final de semana, deixe esse dia para o domingo, assim você poderá conhecer o mercado El Rastro. Com milhares de barracas, é possível encontrar de tudo nessa feira: livros, antiguidades, roupas, discos e o que mais você imaginar. O mercado funciona até das 09h às 15h.
Depois, aproveite para conhecer o bairro e suas belas ruas de origem medieval, estreitas e sinuosas. Visite as famosas ruas Cava Baja e Cava Alta, aproveitando para comer alguns tapas e beber um bom vinho e um dos inúmeros bares e tabernas.
Museus ou Estádio Santiago Bernabéu
Reserve a parte da tarde para visitar o museu Reina Sofía, que reúne obras de Dalí, Picasso e Miró. Caso prefira, troque pelo museu Thyssen-Bornemisza ou pelo Estádio Santiago Bernabéu, do Real Madrid. Lembre-se de comprar os ingressos antecipadamente.
Las Letras
Depois, siga para Las Letras, o bairro literário de Madri, onde viveram Miguel de Cervantes e Lope de Vega. Caminhe pelas belas ruas e não se esqueça de olhar para o chão, você poderá encontrar trechos de obras. Você poderá visitar as casas desses escritores e também entrar em belas livrarias.
Não deixe de visitar a Calle de las Huertas, que conta com várias lojas, e a Plaza de Santa Ana, que tem agradáveis cafés e restaurantes ao redor. Aproveite e para terminar o dia em um dos ótimos restaurantes tradicionais do bairro.
Dia 4 – bate e volta em Segóvia ou Toledo
Quem tiver 4 dias de viagem dedicados a Madri, pode aproveitar para fazer o roteiro sugerido até então com mais calma ou esticar para um bate e volta em alguma das cidades da região.
Caso você escolha o bate a volta, a minha sugestão é dar um pulo em Segóvia ou Toledo. Falo mais sobre as duas:
Segóvia
A 90 km de Madri, é possível chegar de ônibus ou trem.
A cidade, que é classificada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, é pequena e muito charmosa. O imponente Aqueduto Romano é um de seus símbolos, mas não deixe de visitar o Castelo e a Catedral da Cidade. Além disso, se perca pelas belas ruas.
Toledo
Outra opção é a cidade de Toledo, que está a cerca de 70 km de Madri. Também é possível ir de ônibus ou trem.
Conhecida como a Cidade das Três Culturas, também foi declarada pela Unesco Patrimônio da Humanidade. Fundada pelos romanos em 192 a.C, foi povoada por cristãos, judeus e muçulmanos, que conviviam pacificamente.
A cidade tem construções antigas bem preservadas e belas ruas estreitas, é como viajar no tempo.
Dentre as principais atrações estão: o Alcázar, a Catedral de Toledo, as Muralhas, a Iglesia de los Jesuitas, a Mesquita Cristo de La Luz, a Sinagoga Santa Maria de La Blanca e o Monastério de San Juan de Los Reyes.
Dica: caso você queira otimizar o tempo dos deslocamentos e conhecer as duas cidades de uma vez só, uma excelente alternativa é embarcar em uma excursão partindo de Madri. A nossa recomendação é o tour guiado oferecido pela Civitatis, que inclui transporte em ônibus exclusivo, guia em espanhol, ingresso para o Alcácer de Segóvia e um passeio pelos principais pontos turísticos das cidades, tudo em um dia inteiro de passeio. |
Baixe o mapa do nosso roteiro em Madri!
Gostou das dicas? Abra o mapa das atrações no Google Maps do seu celular e tenha tudo à mão durante a sua viagem!
Seja em um roteiro em Madri para 2, 3 ou 4 dias, o importante é se planejar com antecedência para otimizar tempo durante a viagem. Ao definir as atrações que vai visitar, já garanta os seus ingressos para não perder tempo nas filas.
Outra dica é adaptar o roteiro de acordo com o seu perfil. Indicamos várias opções que atendem a diferentes gostos, mas você pode descartar as que não te interessam, adicionar outras opções ou tirar um tempo a mais para descanso.
Ao final de cada dia, caso você ainda tenha energia e disposição, sugiro aproveitar a noite em um dos bairros: Las Letras, La Latina, Chueca e Malasaña.
Agora é com você! Aproveite a viagem e mergulhe na vibrante capital espanhola!