TOPO

“Onde se hospedar em Palermo, na Sicília: melhores áreas e dicas de hotéis”

Apesar de ser a capital e maior cidade da Sicília, o centro turístico de Palermo é bastante concentrado. Por isso, saber bem onde se hospedar em Palermo, na Sicília, é primordial na hora de planejar uma viagem sem perrengues por lá.

Em resumo, o centro histórico da cidade – onde ficam as principais atrações turísticas – é a melhor área para se hospedar. Mas a verdade é que, mesmo no centro histórico, existem algumas zonas melhores e outras não tão agradáveis.

A seguir você vai conferir as melhores dicas de onde se hospedar em Palermo, além das nossas sugestões de hotéis e pousadas.

ONDE SE HOSPEDAR EM PALERMO, NA SICÍLIA: MELHORES ZONAS E DICAS DE HOTÉIS

Já falamos que a melhor área para se hospedar em Palermo engloba o centro histórico da cidade.  Mas também é importante saber que algumas ruas do centro histórico possuem o trânsito de veículos restrito para moradores. Por isso, o melhor meio de transporte na cidade serão as suas pernas.

Assim, quanto mais próximo você estiver das atrações que quer conhecer, melhor.


Leia também:


Outro ponto para se falar é que, apesar da fama de ser uma cidade perigosa (herança da máfia siciliana), Palermo é hoje uma cidade muito mais segura do que costumava ser no passado, principalmente nas zonas turísticas, em que existe bastante policiamento.

Ainda assim, pequenos furtos e fraudes não são incomuns. Se possível, evite se hospedar e caminhar à noite em becos e ruas sem muito movimento. Além disso, fique sempre de olho nos seus pertences, como carteiras, celulares e câmeras.

Também é bom saber que grandes estruturas hoteleiras não são muito comuns na cidade. Como Palermo é muito antiga, construir grandes prédios no seu centro histórico não é uma tarefa simples. Por isso, é muito mais fácil encontrar pequenos apartamentos privados ou hospedagens no estilo bed & breakfast

Pensando nos critérios de localização + facilidades + segurança, os arredores da Via Maqueda, da Via Vittorio Emanuele, da Via Ruggero Settimo e do Teatro Politeama Garibaldi são as melhores zonas para se hospedar.

Confira as nossas recomendações e não erre na hora de decidir onde se hospedar em Palermo, na Sicília:

Via Maqueda

Onde se hospedar em Palermo na Sicília: na Via Maqueda

Área “pedonale” da Via Maqueda com seus pequenos restaurantes na calçada.

A Via Maqueda é a principal rua e a mais movimentada de Palermo. Começa em frente ao Teatro Massimo e vai até os limites do centro histórico. A melhor área fica entre o Teatro Massimo e a Piazza Bellini.

O tráfego de veículos é limitado em boa parte da rua. Então, se você estiver de carro, cheque as opções de estacionamento com a hospedagem.

Vários pontos turísticos estão nessa rua (Teatro Massimo, Quattri Canti, Piazza Pretoria, Chiesa San Cataldo e Piazza Bellini, dentre outros). A Via Maqueda também é cheia de bares e quiosques com o melhor da comida de rua de Palermo. Não deixe de ler o nosso guia gastronômico de Palermo.

Como essa rua é bastante movimentada, o ponto negativo pode ser o barulho, principalmente à noite. Se você tem problema com isso, é melhor se hospedar em alguma rua paralela ou torcer para que a hospedagem tenha um bom isolamento acústico.

Confira as nossas sugestões de hotéis na Via Maqueda, em Palermo:

Econômico:
  • B&B Maria Piddu: em uma rua perpendicular à Via Maqueda, oferece quartos simples mas confortáveis, possui excelentes avaliações e tarifa econômica. Com café da manhã incluído nas diárias, o B&B oferece tudo o que é preciso para passar a noite depois de passar o dia batendo perna na cidade.
Bom custo-benefíco:
  • B&B Vivere Palermo: bem iluminado e todo renovado, é uma excelente opção na cidade. Oferece café da manhã e possui isolamento acústico.
  • Palermo al Massimo: excelente para quem viaja em família, o apartamento possui uma das melhores vistas da cidade. De frente para o Teatro Massimo, é bem amplo e confortável. Apesar de não oferecer café da manhã, possui uma pequena cozinha e está bem próximo de muitos bares (que na Itália funcionam como cafés).
  • Dimora Bellini Luxury Rooms and Breakfast: fica em um prédio do século XVIII, na área mais movimentada da Via Maqueda e em frente aos melhores quiosques de arancine e cannoli de Palermo (na minha humilde opinião). Os quartos são pequenos e decorados em estilo vintage. O B&B oferece café da manhã com produtos típicos sicilianos.
Conforto:
  • Massimo Plaza Hotel: um dos poucos hotéis da região, inclui café da manhã continental nas diárias e também fica em frente ao Teatro Massimo (a vista vai depender do quarto escolhido).
  • Palazzo Sovrana: com tarifas mais salgadas, é a opção mais moderna e confortável. Com vista para o Teatro Massimo, os apartamentos possuem sacada e um terraço para admirar a vista. As unidades contam com pia e alguns utensílios de cozinha, incluindo frigobar, e as diárias contemplam café da manhã continental.

Via Vittorio Emanuele

Via Vittorio Emanuele Palermo

Via Vittorio Emanuele Palermo vista das torres da Catedral de Palermo

A Via Vittorio Emanuele é uma das melhores opções entre onde se hospedar em Palermo, na Sicília. Ela cruza com a Via Maqueda nos Quattri Canti (que é possivelmente o ponto mais central da cidade). Recomendo se hospedar entre a Porta Nuova e o cruzamento com a Via Roma.

Na rua, além dos Quattri Canti, também estão a Cattedrale di Palermo, o Palazzo dei Normanni, a Vila Bonanno e a Chiesa di San Giuseppe dei Padri Teatini, dentre outros monumentos. O Mercato di Ballarò (feira livre mais importante de Palermo) também fica próximo dali.

Além disso, a rua possui alguns quiosques e restaurantes, e apesar de também movimentada, não é tão caótica como a Via Maqueda.

Confira nossas sugestões de hospedagem:

Econômico:
  • Pretoria Rooms B&B: a poucos passos da Piazza Pretoria, é uma opção de hospedagem simples e moderna. Está próximo de vários bares (nos arredores da Via Roma) e das principais atrações de Palermo.
Bom custo-benefício:
  • B&B Hotels – Hotel Palermo Quattro Canti: com quartos simpáticos e bem iluminados, tem como diferencial um terraço com vista para a fonte da Piazza Pretoria. O hotel também oferece um café da manhã enxuto, mas completo.
Conforto:
  • Eurostars Centrale Palace Hotel: em uma das melhores localizações de Palermo, fica em um prédio do século XVIII e possui decoração clássica. O café da manhã é bem completo, unindo culinária internacional e siciliana.
  • I Mori di Porta Nuova Suite & Terrace: com preços mais elevados, oferece suítes espaçosas e bem decoradas em frente à Porta Nuova. Enquanto que as suítes mais econômicas têm sacadas, as opções mais luxuosas possuem terraços com vista para o monumento. No café da manhã, especialidades italianas e sicilianas são servidas.

Via Ruggero Settimo e arredores

Teatro Massimo Palermo

Ruas sempre movimentadas ao redor do Teatro Massimo

A Via Ruggero Settimo inicia no Teatro Massimo e vai até a Piazza Castelnuovo (onde fica o belíssimo Teatro Politeama Garibaldi).

Essa rua é marcada pelo comércio. Grandes redes de lojas, que vão das mais populares a boutiques de luxo, ficam nesse trecho.

Nas ruas perpendiculares você também encontrará agradáveis cafés e restaurantes, tudo isso sem se afastar das principais atrações de Palermo.

O ponto negativo é que, por ser uma rua muito comercial, não existem tantas opções de hospedagens e os valores são mais elevados.

Veja as nossas sugestões na área:

Econômico:
  • YooRoom: oferece quartos simples mas confortáveis, com banheiro privativo e ar condicionado. Além de bem localizada, a pousada fica próxima a um ponto de ônibus.
Bom custo-benefício:
  • Operà: excelente opção para quem procura boa localização e um ambiente agradável. O pequeno hotel possui acomodações renovadas e oferece um excelente café da manhã incluso nas diárias. De bônus, fica em uma área nobre, com vários restaurantes e um calçadão exclusivo para pedestres (há um estacionamento nas proximidades).
  • Le stanze del Grillo: a menos de meia quadra de distância da Via Ruggero Settimo, o local oferece quartos amplos com ar condicionado, banheiro privativo e amenidades. Os hóspedes recebem um voucher para consumo do café da manhã em um bar próximo ao hotel.

Teatro Politeama Garibaldi e arredores

Mais uma ótima opção de onde se hospedar em Palermo, na Sicília! O Teatro Politeama Garibaldi, além de ter uma praça linda, fica numa zona nobre e em uma das regiões mais bonitas da cidade. Ainda assim, não é distante do centro histórico.

Essa região também é uma excelente opção para quem pretende usar o transporte público, já que várias linhas de ônibus param na praça (inclusive as que ligam a cidade ao Aeroporto e à praia de Mondello).

O ponto negativo é que, por ficar em uma área bastante valorizada, o preço das acomodações são mais altos.

Veja as nossas recomendações nos arredores do Teatro Politeama Garibaldi:

Bom custo-benefício:
  • O Hotel Garibaldi é simples, espaçoso e prático. Possui um pequeno bar e oferece café da manhã por uma taxa extra na tarifa.
  • Politeama Apartments: apesar de não ser dos mais baratos, é uma excelente opção para quem viaja em família, já que possui apartamentos modernos, equipados com cozinha completa e com capacidade para até quatro pessoas.
Conforto:
  • Hotel Politeama: conta com decoração moderna e vista para o Teatro Politeama. Possui desde quartos mais simples a uma suíte com terraço e vista panorâmica da cidade. O café da manhã é enxuto mas completo, contando com especialidades sicilianas.

Onde se hospedar em Palermo: qual opção escolher?

Dentre as zonas indicadas, a melhor opção de onde se hospedar em Palermo será a que tem mais a ver com o seu roteiro, orçamento e meio de transporte.

Ficar próximo do Teatro Politeama Garibaldi, por exemplo, facilita a utilização do transporte público. Já quem está na Via Maqueda ou Vittorio Emanuele terá grande parte das atrações turísticas na porta.

E, obviamente, os arredores das ruas e zonas indicadas acima são as que considero melhores para se hospedar, mas não significa que você não possa optar por outras áreas.

Apenas tenha em mente que Palermo é uma cidade grande e, como tal, é um pouco caótica. Por isso, pensar na localização e deslocamento é primordial para ter um bom aproveitamento da viagem – principalmente se você tiver pouco tempo.

Outras dicas de viagem

Quer saber outras dicas de viagem pelo Brasil e pelo mundo? Confira as postagens de nossos blogs amigos:

 

Tags:     

«
»