Decidir onde ficar no Rio de Janeiro é um dos pontos cruciais ao organizar sua viagem. Isso porque a localização da hospedagem vai interferir no transporte, tempo e tantas outras questões do roteiro.
Para fazer a escolha certa, o primeiro passo é entender como a cidade é dividida. O Rio possui 4 zonas principais – norte, sul, oeste e central. Turisticamente falando, é nas zonas sul, oeste e central que se concentram a maioria das atrações. E, dentro dessas regiões, há diversos bairros com características bem distintas, que impactam diretamente na experiência de quem se hospeda por lá.
Neste guia, você vai conhecer as melhores regiões para se hospedar no Rio de Janeiro e os bairros mais recomendados em cada uma delas, além de conferir nossas dicas de hotéis.
ONDE FICAR NO RIO DE JANEIRO: MELHORES BAIRROS E DICAS DE HOTÉIS
Escolher onde ficar no Rio de Janeiro pode fazer toda a diferença na sua experiência de viagem. A cidade tem bairros que variam bastante em estilo, infraestrutura e segurança. Por isso, é importante conhecer as características de cada região antes de decidir.
A Zona Sul é a queridinha dos turistas, principalmente para quem está visitando a cidade pela primeira vez. Por ali ficam alguns dos pontos mais famosos, como o Corcovado, o Pão de Açúcar e a Praia de Copacabana. Além dos atrativos, vários bairros da região contam com estações de metrô, o que facilita bastante o uso do transporte público para circular pela cidade.
Em termos de segurança, a Zona Sul também se destaca. O policiamento é maior, assim como o fluxo de pessoas. O ponto negativo fica por conta do valor das hospedagens. Por ser a área mais valorizada da capital, é também a mais cara.
Quando falamos nos melhores bairros para se hospedar na Zona Sul, Copacabana, Ipanema, Leblon, Botafogo e Catete são os que mais se destacam.
Já a Zona Central do Rio, que inclui o Centro, a Lapa e Santa Teresa, pode ser interessante para quem busca cultura, vida noturna ou facilidade de acesso ao Aeroporto Santos Dumont e à rodoviária. No entanto, apesar de ser bem localizada e reunir muitos atrativos, essa parte da cidade exige mais atenção com segurança, principalmente à noite.
Por fim, a Zona Oeste é ideal para quem prefere um ritmo mais tranquilo, está viajando a trabalho ou quer explorar praias menos movimentadas. A Barra da Tijuca oferece boa estrutura e acomodações modernas, mas tem como desvantagem a distância dos pontos turísticos mais famosos, exigindo mais tempo e gastos com deslocamento.
A seguir, confira em detalhes os melhores bairros para ficar no Rio de Janeiro.
Copacabana
Foto: Getty Images
Copacabana é o bairro mais famoso do Rio de Janeiro e também um dos mais preparados para receber turistas. Por lá, você encontra uma excelente infraestrutura, com muitas opções de hotéis, bares, restaurantes, comércio em geral… É uma cidade dentro da cidade.
Para facilitar a locomoção, o bairro conta com várias estações de metrô e boa oferta de transporte. Se você escolher Copacabana como base, prefira hospedagens próximas aos postos 5 e 6 (que ficam mais perto de Ipanema) ou próximas ao posto 2, que está ao lado da estação de metrô Cardeal Arcoverde e já chegando no Leme.
Além da famosa orla, o bairro oferece policiamento reforçado e bastante movimentação de pessoas, tanto de dia quanto à noite, o que costuma aumentar a sensação de segurança.
Abaixo, confira a nossas sugestões de hospedagem para ficar em Copacabana, no Rio de Janeiro:
Econômico
Bom custo-benefício
Conforto
|
Leia também:
- O que fazer no Rio de Janeiro: melhores atrações
- Roteiro para 3 dias no Rio de Janeiro (com mapa das atrações)
- Roteiro no Rio de Janeiro para 5, 6 ou 7 dias (com mapa)
- Como chegar e sair do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro
- Segurança no Rio de Janeiro: 10 dicas pra evitar perrengues
Ipanema
Foto: Getty Images
Ipanema combina tudo o que Copacabana oferece, mas com um quê de bossa e sofisticação. É uma excelente escolha pra quem procura onde ficar no Rio de Janeiro com conforto, boa infraestrutura e acesso fácil a diferentes experiências.
Os postos 7 e 8 têm um clima mais jovem e descontraído, ideal pra quem curte agito e praia cheia. Já na altura do posto 10, próximo ao Leblon, o ambiente é mais tranquilo e refinado.
As estações de metrô são duas, General Osório e Nossa Senhora da Paz, o que facilita a locomoção. No entanto, as hospedagens são mais caras. Então, aí vai uma dica: por ser uma região disputada, vale a pena reservar seu hotel com antecedência.
Aqui, reunimos uma série de hotéis recomendados pra se hospedar em Ipanema:
Econômico
Bom custo-benefício
Conforto
|
Leblon
Foto: Getty Images
O bairro mais caro do Rio de Janeiro é também um dos mais tranquilos para se hospedar. O Leblon atrai quem prefere fugir um pouco do movimento turístico mais intenso, sem abrir mão da boa localização e segurança.
A região concentra mais residências do que grandes hotéis, com ruas arborizadas e um clima mais exclusivo. Com calçadas largas, cafés, restaurantes e livrarias, é um lugar super agradável para caminhar. Além disso, é servido por duas estações do metrô (Jardins de Alah e Antero de Quental) e tem fácil acesso à Lagoa Rodrigo de Freitas e ao Jardim Botânico.
Contrastando com essa impressão sofisticada, logo ao lado do Leblon está o Vidigal, uma comunidade pacificada e cada vez mais procurada por turistas em busca de experiências autênticas e uma bela vista da cidade.
Confira a nossa seleção de acomodações para ficar no Leblon, no Rio de Janeiro:
Econômico
Bom custo-benefício
Conforto
|
Botafogo
Foto: Getty Images
Botafogo faz parte de um outro grupo de bairros da Zona Sul: aqueles que não têm praias próprias para banho. Por isso, costuma atrair uma quantidade menor de turistas. Mas esta característica não chega a ser uma limitação.
Por estar bem entre o centro da cidade e os bairros praianos famosos, Botafogo é um coringa. Ali, um rápido trajeto de metrô é o que separa você das principais atrações do Rio. Aliás, já que o metrô cumpre esse papel de facilitador, vale a pena priorizar hotéis próximos das estações.
E, apesar de não ter a própria praia como destaque, Botafogo tem uma vista fenomenal do Pão de Açúcar e está a uma curta distância de atrativos como o Bondinho, a mureta da Urca e a Praia Vermelha, que está entre as melhores praias do Rio de Janeiro.
Por fim, Botafogo tem ótimas opções de comércio, bares, shoppings e restaurantes. No entanto, tende a ser menos movimentado durante a noite, o que exige um pouco mais de atenção.
Veja as nossas sugestões de hospedagem para ficar em Botafogo:
Econômico
Bom custo-benefício
Conforto
|
Catete (Largo do Machado)
Foto: Getty Images
O Catete é mais um bairro que fica no meio-termo entre as praias da Zona Sul e a Zona Central, e entre os bairros do Flamengo e Laranjeiras. É por ali também que fica o Largo do Machado, ponto de embarque para as vans que sobem até o Cristo Redentor.
Falando do seu charme próprio, a área conta com uma rede de comércio bacana — incluindo supermercado, farmácia, lojas e bares descolados.
Turistar pelos arredores é outra vantagem, seja conhecendo construções históricas, como o Palácio do Catete, ou curtindo o Aterro do Flamengo, um espaço de lazer ao ar livre.
Vale saber que as opções de hospedagem no bairro são mais simples e limitadas, mas, como vantagem, oferecem tarifas mais atrativas do que outras áreas da Zona Sul.
Aqui, reunimos uma seleção de hotéis para se hospedar no Catete, no Rio de Janeiro:
Econômico
Bom custo-benefício
Conforto
|
Centro
Foto: Mauro Lima via Unsplash
O Centro é o coração comercial, financeiro e histórico do Rio. Aqui estão localizados dezenas de pontos turísticos, como a Biblioteca Nacional, Museu Histórico e Boulevard Olímpico, com destaque para o Museu do Amanhã e o Mural Etnias.
Por sua importância, também é o lugar com a maior oferta de transporte público. Estações de metrô, VLT e ônibus ligam o Centro a praticamente todos os bairros da capital. Uma vantagem e tanto para quem busca mobilidade.
A parte negativa do centro é a segurança. Justamente por se tratar de uma área comercial, a região fica deserta à noite e aos finais de semana. Por isso, se optar pelo Centro, dê preferência a hospedagens próximas a vias movimentadas.
Confira alguns hotéis recomendados para ficar no Centro do Rio de Janeiro:
Econômico
Bom custo-benefício
Conforto
|
Lapa
Foto: Getty Images
Parece ironia, mas a Lapa é o oposto do centro comercial. Mundialmente conhecida pelo seu estilo boêmio, a região é muito mais frequentada à noite, o que aumenta a sensação de segurança nesse período.
Arcos históricos, bares com música ao vivo, rodas de samba e casas de show movimentam a área, especialmente nos fins de semana.
O cuidado pelas ruas deve ser maior durante o dia, quando o movimento é menor. Se decidir se hospedar por lá, priorize as ruas principais, como a Rua Riachuelo, onde o fluxo de pessoas costuma ser maior. No mais, a Lapa é uma escolha acertada se a ideia for explorar outros cantos da cidade ao longo da manhã e da tarde, deixando a noite pra curtir o bairro.
A seguir, veja algumas opções de hotéis e hostels para se hospedar na Lapa, no Rio de Janeiro:
Econômico
Bom custo-benefício
Conforto
|
Santa Teresa
Os encantos de Santa Teresa são incontáveis. Seus palacetes e casarões antigos nos transportam direto para outros tempos. O bairro é lar do Parque das Ruínas, dos bondes e diversos ateliês e cafés com vista para o Centro e a Baía de Guanabara.
Se hospedar nessa parte da cidade é ver o Rio de um ângulo singular. Tem uma atmosfera única, repleta de história, arte e cultura.
O ponto negativo talvez seja o acesso. Santa Teresa fica em uma colina, então é preciso enfrentar boas ladeiras para chegar e sair.
O trajeto pode ser feito nos próprios bondinhos, que são marca registrada do bairro, de ônibus ou caminhando, dependendo da disposição. Táxis e aplicativos também são úteis, mas não é incomum que alguns motoristas rejeitem corridas pra lá.
Abaixo, dê uma olhada nos melhores hotéis para ficar em Santa Teresa, no Rio de Janeiro:
Econômico
Bom custo-benefício
Conforto
|
Barra da Tijuca
Foto: Getty Images
Praias de natureza preservada, Ilha da Gigóia, Parque Olímpico… A Barra da Tijuca consegue conquistar com suas gratas surpresas. É uma das regiões mais modernas do Rio de Janeiro, conhecida por suas praias extensas e por oferecer uma boa estrutura de lazer e serviços.
Por outro lado, a localização é um fator a considerar. Além de ficar longe dos outros bairros, a Barra tem apenas uma estação de metrô. Com isso, os deslocamentos para pontos turísticos acabam sendo demorados.
Ainda assim, a Barra é uma boa escolha para quem busca uma estadia mais tranquila, com boa estrutura e longe do movimento turístico tradicional.
Aqui, você confere uma boa seleção de hotéis para ficar na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro:
Econômico
Bom custo-benefício
Conforto
|
Onde ficar no Rio de Janeiro?
Com tantas possibilidades, o difícil ao decidir onde ficar no Rio de Janeiro é escolher a favorita.
Para não ter erro, procure primeiro organizar seu roteiro, definindo as atrações que quer conhecer.
Se é a sua primeira vez no Rio e o itinerário inclui as atrações mais famosas, optar pela Zona Sul ou Zona Central é, sem dúvida, a melhor opção. Por outro lado, quem tiver mais tempo na cidade e quiser relaxar, aproveitar praias menos visitadas e ficar longe da massa de turistas, a Zona Oeste pode ser boa pedida.
No final das contas, o que importa é pensar bem no seu roteiro antes de definir a hospedagem. Dessa forma fica mais fácil verificar as melhores formas de deslocamento e otimizar o tempo. Um ótimo planejamento para você!