TOPO

“As 11 melhores praias do Rio de Janeiro: das famosas às “quase” secretas”

Sol e mar: está aí uma combinação que conquista muita gente. E como falar da Cidade Maravilhosa sem lembrar dela? A possibilidade de conhecer as melhores praias do Rio de Janeiro é um dos pontos altos de uma viagem pela cidade.

Das mais descoladas até aquelas que são um verdadeiro achado: alternativas não faltam. E ainda é possível curti-las em qualquer época do ano, já que as temperaturas do Rio costumam ajudar neste quesito.

A seguir, preparamos uma seleção com as 11 melhores praias do Rio de Janeiro para aproveitar aquele climinha “pé na areia”. Basta escolher suas preferidas e já garantir espaço no roteiro. Confira!

AS 11 MELHORES PRAIAS DO RIO DE JANEIRO: DAS FAMOSAS ÀS “QUASE SECRETAS”

1. Praia de Ipanema

Melhores praias do Rio de Janeiro: Ipanema

Foto: Getty Images

Sem dúvidas, a Praia de Ipanema é um dos nomes mais conhecidos quando falamos das melhores praias do Rio de Janeiro.

Agitado e jovial, o lugar atrai cariocas e turistas diariamente. Por ali a pluralidade toma conta. Banho de sol para caprichar no bronzeado, prática esportiva… Atividades e estilos vão dividindo espaço na areia.

Seus postos são três – 8, 9 e 10. Escolher a melhor localização fica por conta do gosto pessoal de cada um. Os postos 8 e 9 são espaços geralmente bastante movimentados, enquanto a altura do posto 10 tende a ser mais sossegada.

Em matéria de infraestrutura, a Praia de Ipanema também atende bem. É fácil encontrar aluguéis de cadeiras e barracas; vendedores ambulantes; e quiosques espalhados por toda a extensão da orla.

2. Praia do Arpoador

Melhores praias do Rio de Janeiro: Praia do Arpoador

Foto: Getty Images

Também entre as melhores praias do Rio de Janeiro, a Praia do Arpoador fica colada na Praia de Ipanema, é quase continuação dela. Isso não significa que não seja dona de um encanto todo próprio. O mar tem ondas fortes e por isso se torna uma paixão entre os surfistas. Há, inclusive, aluguel de prancha pelas barracas ao redor.

E, claro, uma vez ali, não dá para perder a oportunidade de contemplar o entardecer. O pôr do sol na Pedra do Arpoador, que fica ao lado da praia, é um clássico e com toda a razão. Dia após dia, turistas e moradores se reúnem para assistir ao espetáculo promovido pela natureza.


Leia também:


3. Praia de Copacabana

Melhores praias do Rio de Janeiro: Praia de Copacabana

Foto: Getty Images

Bem perto de Ipanema e do Arpoador surge outro cenário famosíssimo. Como visitar o Rio de Janeiro sem dar uma olhada na Princesinha do Mar? A Praia de Copacabana tem uma larga extensão e se divide em 5 postos – 2, 3, 4, 5 e 6. Todos os espaços têm constante fluxo de pessoas. Por isso, caso prefira um pedaço mais reservado, uma boa ideia é ir de encontro à região do Leme.

Copacabana certamente é uma das melhores praias do Rio de Janeiro e proporciona grande estrutura para os visitantes. Além dos vendedores e dos quiosques, o próprio bairro oferece alternativas de restaurantes/barzinhos. Por ser uma área de grande apelo turístico, no entanto, os valores costumam ser elevados.

Assim como na grande maioria das praias localizadas na Zona Sul, é melhor chegar através de transporte público, táxi, ou uber. Evite carro para não ter que se preocupar com estacionamento.

4. Praia do Leblon

Melhores praias do Rio de Janeiro: Praia do Leblon

Foto: Getty Images

A Praia do Leblon tem a mesma beleza de suas vizinhas, mas diferencia-se por ser um pouco menos frequentada. Por conta disso, acaba sendo boa pedida para quem prefere um ambiente mais tranquilo. Essa impressão se intensifica caso a visita seja durante a semana.

Nos postos 11 e 12 é comum observar um ar intimista, com a galera relaxando ao sol ou praticando atividades físicas. Os quiosques que compõem o entorno apresentam cardápio variado, tanto na culinária quanto em sua oferta de drinks. Além disso, aluguel de cadeiras e guarda-sóis também não falta.

Existem duas estações de metrô próximas da Praia do Leblon: Jardim de Alah e Antero de Quental.


Leia também:


5. Praia de São Conrado

Praia de São Conrado no Rio de Janeiro

Foto: Getty Images

Apesar de ser menos badalada do que as praias famosas da cidade, São Conrado não perde em matéria de encanto. Com vista privilegiada da Pedra da Gávea, a praia é morada de esportistas e banhistas que buscam fugir de muita aglomeração.

O local é, ainda, ponto de pouso dos voos de parapente e asa-delta que partem da Pedra Bonita, localizada a alguns poucos quilômetros de distância.

Acesso a infraestrutura de quiosques e serviços não é uma dificuldade na área. Porém, é menor se comparado a Ipanema e Copacabana, por exemplo. Por outro lado, estacionamento é mais fácil nesta região.

6. Praia Vermelha

Praia Vermelha no Rio de Janeiro

Foto: Getty Images

A Praia Vermelha é uma das melhores praias do Rio de Janeiro. “Escondida” no bairro da Urca, aos pés do Pão de Açúcar, sua faixa de areia é pequena, mas reserva um visual incrível.

Por causa do tamanho, é possível aproveitá-la melhor durante a semana, quando fica mais vazia. A estrutura ao redor é boa. Além de quiosques, ali bem pertinho está o restaurante Terra Brasilis. Interessante para quem quer pratos mais elaborados sem, no entanto, precisar se afastar da praia.

Outro ponto positivo é o fator segurança, já que fica em área militar. O banho, entretanto, merece cuidado especial. Suas águas não são agitadas, mas trata-se de uma praia de tombo. A cada passo o mar fica mais fundo, então é preciso ter atenção, principalmente com crianças.

Para chegar, há linhas de ônibus e a estação de metrô mais próxima é a Botafogo. Aos fins de semana, um pequeno estacionamento é liberado por perto.

7. Praia da Joatinga

Praia da Joatinga, RJ

Foto: Getty Images

A pequena (e linda!) Praia da Joatinga fica dentro de um condomínio fechado no bairro do Joá, mas é acessível a toda população.

A melhor forma de visitá-la é indo de carro (vá cedo para descolar uma vaga); de ônibus (linhas 557 ou 332); ou de táxi e aplicativo – nesse caso, procure deixar combinado o retorno, já que o sinal de celular na praia não é dos melhores. A partir do ponto inicial de chegada, é necessário fazer uma pequena trilha a pé.

Outro fator importante a levar em consideração ao planejar o passeio é a maré. Nos dias em que está alta, a faixa de areia simplesmente desaparece. É legal também já levar seu lanche e sua cadeira. Não há quiosques pelo entorno e vendedores ambulantes são mais comuns durante o verão.


Leia também:


8. Praia da Barra

Melhores praias do Rio de Janeiro: Praia da Barra

Foto: Getty Images

Com 14 quilômetros de extensão, a Praia da Barra da Tijuca é considerada a maior do Rio. Muito frequentada pelos cariocas, as atividades por ali vão de surf a pesca. Durante a semana o local fica tranquilo, já aos sábados e domingos ensolarados, torna-se um point da galera.

Sua infraestrutura é tão grande quanto seu tamanho. Toda a orla da praia possui quiosques e é fácil encontrar serviços de aluguéis variados.

Para chegar, o carro é boa alternativa. Indo de metrô, a estação mais próxima é a Jardim Oceânico.

9. Praia da Reserva

Praia da Reserva

Foto: Ursula Hille via Wikimedia Commons

A Praia da Reserva fica depois da Praia da Barra, em uma área mais afastada de comércios e das alternativas de transporte público. Por isso, o meio mais simples de chegar é de carro, seja ele táxi ou particular. No caso de ir dirigindo, é preciso estar atento aos fins de semana e feriados. O estacionamento da praia é pequeno e tende a lotar rápido nestes dias.

Exibindo um marzão de águas esverdeadas, o ambiente é ótimo para relaxar enquanto toma uma água de coco e pensa na vida.

Ainda que não tenha uma estrutura tão vasta, há alguns quiosques confortáveis que fazem parte de sua orla. Um deles é o Cavalo Marinho, que oferece culinária voltada para frutos do mar, música ao vivo e lounge externo.

10. Praia de Grumari

Grumari, RJ

Foto: Getty Images

Grumari é o cenário perfeito para quem curte praias com estilo selvagem. Reduto natural, fica em uma área de preservação ambiental, o que mantém seu aspecto de natureza intocada e faz dela uma das melhores praias do Rio de Janeiro.

Infelizmente, não é possível chegar até lá de transporte público. A melhor opção é de longe o carro. Nos períodos de alta temporada, procure ir cedo. Isso porque existe controle de acesso na região. Assim que a lotação atinge um certo limite, a entrada fica proibida.

A estrutura presente na Praia de Grumari é naturalmente menor do que a de praias urbanas. Mas, mesmo assim, dá para encontrar quiosques que disponibilizam petiscos, refeições e até chuveiros. A maior parte deles está ao lado direito da praia, pedaço que costuma ser mais frequentado por ter um mar menos agitado.

11. Prainha

Prainha, Rio de Janeiro

Foto: Rodrigo Soldon Souza via Flickr

Mantendo o mesmo estilo da Praia de Grumari e ali pertinho dela, temos a Prainha. Cercada por morros, o visual da praia já é uma delícia por si só. Seu mar tem águas claras e limpas, além de ser muito procurado por surfistas devido as grandes ondas.

Para quem deseja visitá-la, a recomendação de chegar cedo tem um motivo que vai além do estacionamento. Durante a tarde o sol se esconde entre as montanhas, por isso, o melhor horário para aproveitar é mesmo pela manhã.

Badalação ou calmaria, urbana ou rústica: o interessante é que as melhores praias do Rio de Janeiro conseguem ser versáteis.

Aproveite as melhores praias do Rio de Janeiro!

E ainda dá para incluir mais recantos dependendo do seu estilo. Aventureiros podem gostar da trilha pelas praias selvagens de Barra de Guaratiba, por exemplo. Já os apaixonados pelo mar, podem esticar viagem em uma bate e volta pelas belas praias de Arraial do Cabo ou Búzios. Aposte nas que mais chamaram sua atenção e bom passeio!

Salve as nossas dicas no Pinterest!

Gostou da nossa seleção com as melhores praias do Rio de Janeiro? Salve as dica no Pinterest para consultar depois!

Tags:    

«
»