Sua viagem está marcada e chegou a hora de decidir onde ficar em Florença. Para tomar a decisão sobre qual a melhor localização para reservar seu hotel é preciso, antes, saber como a cidade se divide.
Mas calma que será mais fácil do que você imagina. Isso porque as principais atrações de Florença se concentram no centro histórico e você pode conhecer praticamente tudo caminhando.
Porém, o centro e seu entorno são compostos por várias áreas, cada uma com sua peculiaridade. Elas vão desde as que tem uma vida noturna mais intensa até aquelas que são excelentes pedidas para pagar menos sem precisar se afastar de onde tudo acontece, por exemplo.
Neste artigo a gente explica tudo isso para você, com dicas de onde ficar em Florença, melhores bairros e sugestões de hotéis para diversos orçamentos. Vamos lá?
ONDE FICAR EM FLORENÇA: MELHORES BAIRROS
A grande maioria das atrações turísticas de Florença estão concentradas no seu centro histórico. Ele, por sua vez, é dividido em diferentes zonas, todas muito bem servidas de hospedagens.
San Giovanni é a área mais central e apreciada, e, portanto, a mais cara. Já a vizinha Santa Croce conta com hotéis que, se reservados com antecedência, oferecem preços atrativos.
Já o bairro Santa Maria Novella abriga a estação de trem e, além de oferecer opções de hospedagem mais econômicas, fica a poucos minutos de caminhada do centro antigo.
Por fim, a região chamada de Oltrarno (que podemos traduzir como “do outro lado do rio Arno”) abrange os interessantes bairros de San Niccolò e Santo Spirito. Eles são excelentes pedidas para economizar, ficam próximos das principais atrações da cidade e, de quebra, garantem uma experiência mais autêntica. Isso porque eles são bairros menos turísticos, onde os florentinos de fato moram.
Leia também:
- A rota do vinho em Chianti, na Toscana: guia completo do destino
- O que fazer no Val d’Orcia: Pienza, Montalcino, Montepulciano e mais!
- Pisa: o que fazer, como chegar, onde se hospedar e dicas
- O que fazer em San Gimignano, na Itália (com mapa)
- Bolonha, na Itália: o que fazer, onde se hospedar e mais dicas
- Onde ficar em Roma: melhores bairros e dicas de hotéis
- Onde ficar em Milão: melhores bairros e dicas de hotéis
Para te ajudar na decisão, reunimos detalhes sobre cada um desses bairros de Florença, bem como sugestões de hotéis para diferentes orçamentos. Confira!
San Giovanni: o coração de Florença

Duomo de Florença | Foto: Nicola Pavan via Unsplash
A área com a maior concentração de atrações por metro quadrado de Florença é San Giovanni, onde estão, por exemplo o Duomo di Firenze, a Piazza della Signoria e a Galleria degli Uffizi.
Se hospedar aqui é uma boa ideia para quem passará poucos dias na cidade e deseja otimizar seu tempo ao máximo para conhecer os pontos turísticos mais importantes. Ficando no bairro, você também estará a 15 ou 20 minutos de caminhada da estação ferroviária Santa Maria Novella, o que facilita a locomoção.
Mas, por ser o coração de Florença, os hotéis de San Giovanni têm preços mais altos que a média da cidade. Além disso, vale saber que o bairro é movimentadíssimo dia e noite (estamos falando de multidões de turistas).
Outro detalhe é que a região fica em uma Zona de Tráfego Limitado (ZTL), o que significa que não é a melhor localização para quem pretende alugar um carro.
Abaixo você confere boas opões de onde ficar no bairro de San Giovanni, em Florença:
Econômico
Bom custo-benefício
Conforto
|
Santa Croce: a um passo das atrações

Basilica di Santa Croce | Foto: Getty Images
Também parte do centro histórico, a área conhecida como Santa Croce é mais tranquila do que sua vizinha San Giovanni. O nome vem da importante igreja localizada no bairro, a Basilica di Santa Croce, uma das maiores igrejas franciscanas do país.
A região é uma boa escolha de onde ficar em Florença não só por estar ao lado dos principais cartões-postais da cidade, como também por ter diárias de hotéis um pouco mais econômicas do que o bairro vizinho. Porém, para conseguir esses bons achados é preciso reservar sua hospedagem com antecedência.
Para quem vai usar o trem, Santa Cruz ainda está a uma distância razoável (cerca de 20 a 25 minutos de caminhada) das estações ferroviárias Santa Maria Novella e Campo Marte.
Veja nossa seleção de hotéis para ficar em Santa Croce, em Florença:
Econômico
Bom custo-benefício
Conforto
|
Santa Maria Novella: próximo à estação de trem

Igreja de Santa Maria Novella | Foto: Robert Alldredge via Flickr
O bairro é a principal porta de entrada de Florença para quem chega na cidade de trem. Isso porque é nele que está a estação ferroviária Santa Maria Novella.
Ele é conhecido por ter acomodações a preços mais convenientes quando comparado a outros bairros centrais da cidade.
Além disso, outro ponto positivo de se hospedar aqui é ficar pertinho de San Giovanni e das principais atrações do destino. Por exemplo, a estação de trem fica a apenas 800 metros do Duomo.
Veja a nossa seleção de onde ficar no bairro de Santa Maria Novella, em Florença:
Econômico
Bom custo-benefício
Conforto
|
Oltrarno (Santo Spirito e San Niccolò): o lado mais autêntico de Florença

Ponte Vecchio | Foto: Getty Images
Ao atravessar uma das pontes sobre o rio Arno, você chegará à região batizada carinhosamente pelos florentinos de Oltrarno (“do outro lado do Arno”).
Aqui, dois bairros são excelentes pedidas de onde ficar em Florença: Santo Spirito e San Niccolò.
Santo Spirito é ligado com o centro por meio da famosa Ponte Vecchio e abriga atrações de peso como o Palazzo Pitti e o Giardino dei Boboli. Além disso, é uma região jovial e animada, que concentra diversos restaurantes, bares e cafeterias, principalmente nos arredores da Piazza Santo Spirito e da Piazza del Carmine.
Já San Niccolò fica aos pés da colina onde está situada a Piazzale Michelangelo, que atrai muitos turistas principalmente no pôr do sol – afinal, é dessa praça que se tem uma das mais lindas vistas de Florença.
O legal de se hospedar no Oltrarno é ter uma experiência mais autêntica. Isso porque essa região é bastante frequentada pelos locais da cidade. Além disso, bastará uma breve caminhada e você chegará às principais atrações de Florença.
Confira onde ficar na região de Oltrarno, em Florença:
Econômico
Bom custo-benefício
Conforto
|
AFINAL, ONDE FICAR EM FLORENÇA?
Todas as regiões que mencionamos neste artigo garantem que você esteja a uma curta caminhada dos pontos turísticos da capital da Toscana. Então, independente do bairro que escolher se hospedar, saiba que você não errará no quesito boa localização.
Mas é fato que cada área oferece uma perspectiva diferente da cidade. Enquanto que se hospedar em San Giovanni, no coração de Florença, te proporcionará a sensação de fazer uma viagem no tempo, ao escolher o Oltrarno você viverá um lado mais autêntico do destino.
Finalmente, além de levar em conta suas preferências pessoais, considere também seu orçamento na hora de tomar a decisão de onde ficar em Florença. Afinal, como vimos, alguns bairros tendem a ser mais caros que outros.
Com todas essas dicas, sem dúvida você terá uma excelente estadia nessa cidade tão fascinante!