TOPO

“O que fazer em São Miguel do Gostoso, no RN”

Destino ainda pouco explorado pelos brasileiros, São Miguel do Gostoso é conhecido há anos pelos europeus que frequentam o lugar. A cidade, que nos últimos anos passou de pequena vila de pescadores para destino de Réveillon de atores globais, possui atrações turísticas diurnas e noturnas para todos os gostos.

Mas além dos principais pontos turísticos de São Miguel do Gostoso, nesse post você verá como uma viagem a essa cidadezinha praiana pode ser revigorante. Portanto, não se engane pela fama de local de badalação das celebridades. Além das comidas típicas e dos esportes radicais, também é possível visitar locais próximos, aprender um pouco sobre a história do Brasil e desfrutar de paisagens incríveis sem gastar uma fortuna.

Abaixo, conheça 10 coisas para fazer em São Miguel do Gostoso!

O QUE FAZER EM SÃO MIGUEL DO GOSTOSO: 10 ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS

O que fazer em São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte

Foto: Getty Images

Ver o pôr do sol na Praia de Tourinhos

A Praia de Tourinhos é uma das mais bonitas e aconchegantes da região, com mar calmo e águas mornas. Contudo, a sua principal atração é, sem dúvidas, o pôr-do-sol avistado a partir do lado direito da praia sobre um conjunto de rochas. É um espetáculo de cair o queixo! Do mesmo lugar também é possível ver a imensa quantidade de turbinas presentes nas fazendas eólicas espalhadas por toda a região.

Mas já aviso que a praia fica cerca de 8 km do centro da cidade e é acessível somente através de uma estrada de terra. Por ser um pouco afastada dos comércios, conta apenas com um bar – mas os preços são bons. A área também é policiada, o que garante uma maior segurança. 

Conhecer a Praia do Marco e a Capela Nossa Senhora dos Navegantes

Apesar de Porto Seguro, na Bahia, comumente ser reconhecido como o local de desembarque dos portugueses quando chegaram ao Brasil, algumas pessoas defendem que o evento histórico teria ocorrido na Praia do Marco, em São Miguel do Gostoso.

Em frente à Capela Nossa Senhora dos Navegantes fica uma réplica do marco trazido pelos portugueses, que é um importante ponto turístico da região. O monumento original fica exposto em Natal, na Fortaleza dos Reis Magos.

Vale dizer que a praia pertence ao Distrito de São Miguel do Gostoso, porém fica um pouco distante do centro. Como não existem muitas coisas ao redor, a visita pode ser feita rapidamente.

Se aventurar em uma aula de kitesurf

O esporte mais praticado em São Miguel do Gostoso é, sem dúvidas, o Kitesurf. Aliás, esse é um dos motivos pelo qual tantos turistas estrangeiros vêm até a cidade.

Para os mais aventureiros, existem diversas escolas onde você pode fazer algumas aulas para curtir um pouco do esporte. Se você for fã da atividade, não deixe de conhecer o Kauli Seadi, um clube/pousada/loja com um mundo de possibilidades no universo do Kitesurf.

Conhecer a Ponta de Santo Cristo

A praia de Santo Cristo, logo no comecinho da cidade, é inclusive onde está localizado o Kauli Seadi e é um dos principais points para a prática do kitesurf. É possível admirar o show dado pelos praticantes, formando uma linda paisagem cheia de cores dos kites.

Mas se preferir desfrutar da praia mais vazia escolha um dia com pouco vento, quando ela se transforma praticamente em um paraíso deserto. Aproveite para caminhar até a Ponta de Santo Cristo, ponto turístico conhecido por formar uma ponta no continente.

Relaxar na Praia da Xêpa

Pela ausência de restaurantes e comércio à beira-mar, a praia da Xêpa é um local tranquilo para relaxar. Ao mesmo tempo, também é a mais próxima do centro da cidade, então é fácil encontrar o que precisa por perto.

Em uma das suas saídas está localizada a Rua do Cavalo Marinho, mais conhecida como Rua da Xêpa, que reúne diversos comércios e restaurantes. Vale a pena deixar ao menos um espaço no seu roteiro para se perder nessa rua, conhecer o artesanato e gastronomia local em meio às cores e luzes que dão vida ao lugar durante a noite.

Aproveitar um day-use no Spaço Mix

É impossível falar sobre o que fazer em São Miguel do Gostoso sem citar esse espaço que é uma surpresa em meio a uma cidade tão tranquila. O Spaço Mix é um complexo que reúne pousada, restaurante, bar e balada, com uma infraestrutura super completa.

Uma ótima opção para conhecer o espaço é o day-use que eles oferecem, que inclui até massagem ayurvédica.

Visitar o Museu Casa de Taipa

Um museu tímido escondido dentro da pousada Casa de Taipa é aberto aos visitantes e tem entrada gratuita. A casinha de pau a pique construída por um dos sócios abriga histórias, objetos e móveis originais dos moradores da região, contando sobre a vida sertaneja do Rio Grande do Norte de algumas décadas atrás. É um retrato fiel à vida rural e simples dos moradores do estado. O horário de funcionamento é das 8 às 18 horas.

Visitar o Marco Zero e o Farol do Calcanhar, em Touros

Touros é a cidade mais próxima a São Miguel do Gostoso, considerada ponto de referência para os moradores por ser mais desenvolvida e ter maior infraestrutura. É ali que está localizado o Marco Zero, obra feita por Oscar Niemeyer. No início da BR-101, o monumento demarca onde começa rodovia que atravessa quase 5.000km do norte ao sul do país.

Aproveite o passeio para conhecer o Farol do Calcanhar, que está localizado muito próximo, dentro de uma área pertencente à marinha e cercado por enormes coqueiros. Posicionado estrategicamente no local considerado a esquina do continente, foi construído em 1908 e hoje é o segundo maior do Brasil. Apesar de não dar para chegar tão perto, já que ele é fechado para visitação, o local rende boas fotos.

Conhecer os Parrachos – Piscinas Naturais de Perobas

Beleza natural escondida próxima de São Miguel do Gostoso, a atração é uma alternativa aos Parrachos de Maracajaú – mais conhecidos e com maior número de visitantes.

Para chegar aos parrachos é necessário ir até o Vilarejo de Perobas (é possível ir de carro), localizado pouco antes de Rio do Fogo, e de lá pegar uma lancha ou embarcação que leve até o local.

O ideal é fazer o passeio quando a maré estiver baixa, então procure ir quando a lua estiver cheia ou nova. Dessa forma, terá a oportunidade de conhecer a vida marinha presente nos corais que formam as piscinas naturais.

Fazer um passeio de buggy até Galinhos

Essa é uma das atrações mais procuradas pelos turistas, visto que as faixas de areia das praias de São Miguel do Gostoso são bastante extensas. Por isso, é possível andar tranquilamente de buggy e aproveitar paisagens lindas.

Muitas agências propõem pacotes completos de uma cidade a outra, como até Galinhos, por exemplo. A escolha do roteiro é feita por você e os preços dos pacotes variam bastante de acordo com a distância, tempo de passeio e quantidade de pessoas.

O conselho é aproveitar o passeio de buggy para ir até Galinhos, uma praia lindíssima e praticamente deserta localizada há cerca de uma hora de São Miguel do Gostoso. 

Tags:    

«
»