TOPO

“O que fazer em Belo Horizonte: 11 atrações pra conferir na capital mineira”

Que o interior de Minas Gerais tem uma gastronomia deliciosa e destinos incríveis, a gente já sabe. O que muita gente ainda não sabe é que a sua capital, Belo Horizonte, também tem muito a oferecer no quesito turismo. Mas, afinal, o que fazer em Belo Horizonte?

Em BH você encontra opções de passeios culturais, artísticos, gastronômicos e cheios de natureza. É uma ótima opção para quem quer curtir um passeio diferente, rápido, e cheio de boas lembranças!

Neste post vamos falar das principais atrações de Belo Horizonte e região, que também inclui opções de bate e volta a cidades próximas!

O QUE FAZER EM BELO HORIZONTE: 11 ATRAÇÕES PRA CONFERIR NA CAPITAL MINEIRA E REGIÃO

1. Praça do Papa

O que fazer em Belo Horizonte: Praça do Papa

Foto: Paulo JC Nogueira via Wikimedia Commons

Se você quer saber o que fazer em Belo Horizonte, tem um local, em especial, que você precisa conhecer: a Praça do Papa!

A Praça é um local simples, mas indescritível para acompanhar o pôr-do-sol. A visão é, simplesmente, sensacional! Por isso, a melhor hora do dia para ir é no fim de tarde, depois das 17h.

É ótimo para quem quer levar as crianças para um passeio ou relaxar depois um dia de andanças pela cidade. Se você estiver com a família ou amigos, um piquenique ali também é uma ótima oportunidade.

Esse é um passeio rápido e você pode combinar com o Parque e o Mirante das Mangabeiras pra otimizar bem o roteiro.

Para quem quer aproveitar uma visão incrível, também pode acompanhar o nascer do sol da Praça do Papa. É de tirar o fôlego!

2. Circuito Cultural da Liberdade

Um dos principais cartões postais de Belo Horizonte é, sem dúvidas, o Circuito Cultural da Liberdade.

Para quem gosta de arte e história, já pode reservar um dia inteiro para explorar os museus da cidade. A notícia boa é que todos eles são bem próximos uns dos outros, então dá pra otimizar bastante o tempo e não cansar tanto.

No Circuito Cultural da Liberdade, você poderá conhecer as seguintes atrações:

  • Praça da Liberdade
  • Museu de Minas e Metal
  • Centro Cultural Banco do Brasil
  • Memorial de Minas Gerais
  • Espaço do Conhecimento da UFMG
  • Casa Fiat de Cultura
  • Centro de Arte Popular

Todos os Museus são muito legais, mas, se você tiver que escolher alguns por causa do tempo, os favoritos dos turistas são: Museu de Minas e Metal, Espaço do Conhecimento da UFMG, Memorial de Minas Gerais e a Praça da Liberdade.

3. Mercado Central

O que fazer em Belo Horizonte: Mercado Central

Foto: Wallace Faria via Flickr

Depois de conhecer os museus do Circuito Cultural da Liberdade, ou pelo menos aproveitar algumas dessas atrações durante a manhã, você precisa fazer uma pausa para comer.

Nesse momento, você pode aproveitar para conhecer outro ponto turístico: o Mercado Central.

Lá você encontra absolutamente tudo! Queijos, panelas, bebidas, temperos, artesanatos e muito mais!

Além disso, é no Mercado Central que você encontrará o Casa Cheia, um bar e restaurante premiadíssimo em Belo Horizonte.

Na hora do almoço é comum encontrar filas, mas vale a pena cada minuto de espera. Aproveite para provar o famoso frango com jiló, os dadinhos de tapioca, a carne de sol com madioca na manteiga de garrafa ou a porção de torresmo. Para beber, você pode aproveitar a famosa cerveja artesanal X Wäls.

4. Lagoa da Pampulha

Um lugar lindo e muito requisitado em Belo Horizonte é, sem dúvidas, a Lagoa da Pampulha.

Para quem gosta de natureza ou simplesmente quer descansar, essa é uma ótima opção de passeio.

Você pode aproveitar para fazer uma caminhada, deitar na grama ou fazer um piquenique. A paisagem é linda e você ainda tem a oportunidade de conhecer todo o Conjunto Arquitetônico da Pampulha.

5. Conjunto Arquitetônico da Pampulha

E por falar em Conjunto Arquitetônico da Pampulha, vamos explicar para você os melhores lugares.

A região da Pampulha, por si só, já é muito bonita. Mas é no Conjunto Arquitetônico da Pampulha que você encontra:

  • Igreja São Francisco de Assis;
  • Iate Tênis Clube;
  • Casa do Baile;
  • Museu de Arte da Pampulha.

A Igreja São Francisco de Assis, por exemplo, atrai muitos turistas porque foi planejada por Oscar Niemeyer e tem um lindo painel pintado por Portinari.

Além disso, se você decidir passar um tempo na Casa do Baile, deixe para ir no final de tarde enquanto você toma um café e aproveita a vista da lagoa!

6. Mirante das Mangabeiras

Quando as pessoas querem saber o que fazer em Belo Horizonte, eu sempre indico, também, o Mirante das Mangabeiras.

Ele fica bem pertinho da Praça do Papa e você tem uma vista panorâmica da cidade de lá. O ideal é ir em dias mais quentes, com o céu mais aberto. Assim, você consegue aproveitar melhor a vista.

Perto do Mirante, bem pertinho mesmo, fica o Parque das Mangabeira. Aproveite e faça um passeio por lá! Se você estiver com crianças, então, elas vão adorar.

7. Galeria Firenze de Arte

Para os amantes da arte, um ótimo lugar para conhecer, certamente, é a Galeria Firenze de Arte.

Localizado no Lourdes, um dos bairros mais nobres da capital mineira, a Galeria Firenze de Arte organiza alguns leilões, mas em seu acervo é possível encontrar peças incríveis.

Entre elas, você confere peças de Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e outras centenas de artistas reconhecidos dentro e fora do país!

8. Topo do mundo: Serra da Moeda

Quem fica mais tempo em Belo Horizonte também pode se organizar para conhecer outros lugares próximos.

Um dos lugares imperdíveis é o Topo do Mundo, que fica na Serra da Moeda.

Muitas pessoas acham que é “apenas” um restaurante, mas lá você também encontra uma pista de vôo livre e pode voar de parapente.

Mas, mesmo que você decida ir apenas para o restaurante, você não irá se arrepender. Acredite, a visita vale MUITO a pena! Além disso, a experiência gastronômica é sensacional!

9. Inhotim

Quem fica por mais tempo em Belo Horizonte também aproveita para esticar o passeio até Inhotim.

Infelizmente, Inhotim ficou muito conhecido depois do desastre de Brumadinho, que é bem próximo. Mas a verdade é que Inhotim é um lugar incrível!

Muita gente não sabe, por outro lado, que é lá que fica um dos acervos mais importantes e reconhecidos de arte contemporânea do Brasil. E o melhor: fica apenas a 60 quilômetro de Belo Horizonte.

A melhor época para conhecer Inhotim é, sem dúvidas, entre junho e julho. Isso porque, em geral, é nesses meses que acontece o famoso festival MECA, com atrações de artistas de todo o país!

Quer saber mais sobre esse passeio? Então confira nosso guia completo sobre Inhotim.

10. Ouro Preto

Outro passeio imperdível para quem gosta de história e quer fazer “uma viagem na viagem” é Ouro Preto.

A cidade é bastante conhecida dentro do circuito da Estrada Real e, de longe, é uma das minhas favoritas. Outro Preto é uma cidade que você não cansa nunca.

O Carnaval em Ouro Preto é maravilhoso, mas, sem dúvidas, o Festival de Inverno é uma oportunidade imperdível de conhecer a cidade.

O Festival de Inverno costuma acontecer sempre no mês de julho e atrai centenas de turistas do mundo todo (é claro, em circunstâncias não pandêmicas). Você pode curtir uma programação incrível, cheia de música, teatro, dança e muito mais!

Na cidade, você ainda pode conhecer muito sobre a história do Brasil, em especial sobre a mineração. São dezenas de igrejas, museus e restaurantes maravilhosos! A cidade é apaixonante!

11. Tiradentes

Bate e volta em Tiradentes, Minas Gerais

Foto: Douglas Mendes via Unsplash

E por falar em apaixonante, a cidade queridinha dos casais é, sem dúvidas, Tiradentes.

Inclusive, a cidade foi eleita, em 2019, a cidade mais bonita do Brasil pela revista americana Departures.

O título é, certamente, muito merecido! O ambiente é bucólico, com clima de interior e muito romântico. E isso chega em cada cantinho da cidade, inclusive nos restaurantes.

Separe entre abril e setembro para conhecer a cidade, já que a temperatura fica bastante agradável e você tem menos chances de pegar chuva!

Portanto, se você vai fazer um passeio romântico, aposte em Tiradentes depois de Belo Horizonte.

Vale a pena conhecer Belo Horizonte?

Como você pode perceber, não tem como ficar sem opções de o que fazer em Belo Horizonte.

A cidade, apesar de pouco conhecida turisticamente, tem atrativos para todos os tipos de viagens e passeios.

É um ótimo lugar para viajar sozinho, pois é muito seguro, para conhecer com os amigos, pelos inúmeros pontos turístico, para ir com a família, pela qualidade dos lugares e para curtir com a pessoa amada, já que BH sabe impressionar e surpreender!

Tags:    

«
»