TOPO

“Metrô de Dubai: quanto custa, como usar e mais dicas”

A locomoção é um ponto importante para se pensar na hora de planejar uma viagem a Dubai. Como a cidade é bastante extensa em território, alugar um carro ou recorrer aos táxis podem ser opções bastante cômodas, mas nem sempre muito econômicas.

Felizmente, o metrô de Dubai é um eficiente meio de transporte. As estações e os vagões são novos e climatizados, além de atenderem muitas das principais atrações turísticas – sem contar o Aeroporto Internacional de Dubai.

Apesar das facilidades, existem alguns pontos importantes para ficar atento ao escolher esse meio de transporte em Dubai.

Neste post você verá como o metrô de Dubai funciona, quanto custa, como comprar e utilizar os bilhetes, além de outras dicas importantes na hora de planejar a viagem.

COBERTURA DO METRÔ DE DUBAI

O metrô de Dubai atualmente possui duas linhas – vermelha e verde – que atravessam a cidade e atendem não só as principais zonas econômicas, mas também boa parte das atracões turísticas de Dubai.

Mapa do metrô de Dubai

Linha vermelha

A linha vermelha começa próximo do Aeroporto Internacional de Dubai e se desdobra em duas ao chegar na estação Jebel Ali.

Esse desdobramento é recente e foi realizado para atender a Expo 2020. Quem quiser ir até a Expo (que em breve se transformará em uma Smart City) deve continuar no mesmo trem. Já quem vai para o outro sentido, onde fica o Ibn Battuta Mall, precisa fazer baldeação em Jebel Ali.

A linha vermelha é a principal da cidade e atende diretamente o Aeroporto Internacional de Dubai, o Museum of the Future (Emirates Towers), o Burj Khalifa (Burj Khalifa / Dubai Mall), o Mall of the Emirates (Mall of the Emirates) e a Marina de Dubai (Sobha Realty), dentre outros pontos de interesse.

Linha verde

A linha verde passa pela área antiga de Dubai e se conecta à linha vermelha nas estações Union e Burjuman.

Usando a linha verde, é possível chegar ao Gold Souq e Spice Souq na região da Deira (Al Ras e Gold Souq), assim como no bairro histórico de Al Fahidi (Sharaf DG).


Veja também:


Conexão com o tram da Marina de Dubai

Tram na Marina de Dubai

Para quem vai à Marina de Dubai e JBR – que ocupam uma área bem grande – a boa notícia é que também há um tram que circunda os principais pontos de interesse da região. 

Além disso, o tram se conecta ao metrô nas estações Sobha Realty e DMCC, facilitando uma baldeação livre de longas caminhadas e sol na cabeça.

Outra vantagem do tram é que ele também chega no ponto de partida do Monorail de Palm Jumeirah, trem cênico que cruza a famosa Palmeira com paradas em pontos estratégicos, como o The View at The Palm, o Dubai Aquaventure no Atlantis e, em breve, também o The Point e The Palm Fountain (a estação está para inaugurar).

Metrô no Aeroporto Internacional de Dubai

Metrô no Aeroporto Internacional de Dubai

Uma das melhores formas de sair do Aeroporto Internacional de Dubai, onde chegam os voos da Emirates que vêm do Brasil, é através do metrô.

No aeroporto há duas estações de metrô, uma no Terminal 1 e outra do Terminal 3, que é o hub da Emirates.

Caso você esteja vindo do Brasil, basta procurar pelas sinalizações do metrô ao fazer o desembarque. Não será necessário sair do Aeroporto.

Bagagem: no metrô de Dubai é permitido levar uma mala grande (81cm x 58cm x 30cm) e uma mala pequena (55cm x 38cm x 20cm) por pessoa.

Em cada cabine há uma área dedicada para a disposição das bagagens.

A vantagem de sair do Aeroporto Internacional de Dubai de metrô é que, como essa é uma das primeiras estações da linha, é bem provável que você pegue ele vazio e com espaço para as bagagens.

Já o retorno partindo do centro, por exemplo, pode não ser tão confortável. Isso porque, principalmente nos horários de pico, há grandes chances de não ter espaço para as malas nas cabines convencionais.

Dependendo do número de passageiros, optar pelo táxi também pode ser mais vantajoso.

TIPOS DE CABINE

Cabine para mulheres e crianças no metrô de Dubai

Cabine para mulheres e crianças no metrô de Dubai

O metrô de Dubai possui 3 tipos de cabines:

  • Cabine Standard: é a cabine convencional e pode ser ocupada pelos detentores de qualquer tipo de bilhete no metrô. Apesar de possuir mais vagões, também é a que mais lota.

  • Cabine Gold: é uma cabine um pouco mais confortável e dedicada aos possuidores de bilhetes gold (um pouco mais caros). A principal vantagem é que não fica tão lotada.

  • Cabine para mulheres e crianças: identificada por avisos em rosa, somente pode ser ocupada por mulheres e crianças (com qualquer tipo de bilhete). A cabine ainda possui lugar para carrinho de bebê e lota menos que a cabine standard.

Não é difícil identificar as cabines, já que a feminina e a gold ficam nas extremidades do metrô e são sinalizadas por avisos e pelas cores rosa e dourada.

Ainda assim, é bom ficar atento, já que permanecer na cabine errada pode render uma multa de 100 AED.

QUANTO CUSTA O METRÔ DE DUBAI

Os bilhetes de metrô em Dubai não têm um valor fixo. Basicamente, os preços dos trajetos são influenciados pelo tipo de cartão usado pelo passageiro e pelo número de zonas percorridas.

Abaixo, falamos mais sobre os tipos de cartões e tarifas aplicáveis.

Se você não quiser ler as informações detalhadas, pule para o tópico em que recomendamos as melhores opções para turistas.

Tipos de cartão

Toda a rede de transporte público de Dubai (incluindo o metrô, mas não se limitando a ele) só pode ser usada através de um Cartão Nol.

Existem 4 tipos de cartão, e cada um possui uma especificidade:

Nol Red Ticket

 

O cartão (que na verdade é um bilhete de papel) tem o custo de 2 AED e pode ser carregado com até 10 viagens ou 5 passes diários. O valor dos trechos é calculado no momento da compra.

É válido no metrô, tram e ônibus.

Nol Silver Card

 

Custa 25 AED (com saldo de 19 AED) e possui validade de 5 anos.

Pode ser recarregado inúmeras vezes e os trajetos são calculadas ao final de cada viagem após o cartão ser escaneado.

É válido para o pagamento de qualquer transporte público, incluindo ônibus aquático, bem como de estacionamentos administrados pela RTA.

Nol Gold Card

Também custa 25 AED (com saldo de 19 AED) e possui validade de 5 anos.

Funciona da mesma forma que o Nol Silver Card, mas permite que o passageiro utilize as cabines gold. No entanto, a tarifa das corridas será mais cara.

É válido para o pagamento de qualquer transporte público, incluindo ônibus aquático, bem como de estacionamentos administrados pela RTA.

Nol Blue Card

Tem custo de 70 AED (com saldo de 20 AED).

É um cartão mais completo e pode ser utilizado para o pagamento de outras despesas além do transporte público. Também possibilita descontos para estudantes, idosos e residentes.

É válido para o pagamento de qualquer transporte público, incluindo ônibus aquático, bem como de estacionamentos administrados pela RTA.

Zonas percorridas

O transporte público de Dubai é dividido em 7 zonas. Porém, a grande maioria das atrações turísticas e até mesmo o Aeroporto Internacional de Dubai ficam nas Zonas 2, 5 e 6 (veja o mapa no início do post).

O valor das viagens sempre dependerá do número de zonas percorridas, mas cada tipo de cartão segue uma tabela de preços diferente.

Preço das viagens: tipo de cartão x zonas percorridas

Já sabemos que o preço das corridas de metrô ou de outro transporte público de Dubai dependem da distância percorrida e do tipo de cartão do passageiro.

Agora, para que você saiba exatamente o quanto vai gastar, basta conferir a tabela de preços abaixo:

Tarifas na moeda local (AED)

 
Dentro de 1 zona 4 3 6 3
2 zonas adjacentes 6 5 10 5
Mais de 2 zonas 8,5 7,5 15 7,5
Crianças (até 5 anos) grátis grátis grátis grátis
Pessoas de determinação* n/a n/a n/a grátis

* Leia mais sobre acessibilidade em Dubai aqui.

Vale lembrar que, além do valor das tarifas, também deve ser considerado o custo dos cartões, conforme explicado acima.

É possível trocar o meio de transporte na mesma viagem?

O Nol Red Ticket contempla apenas um transporte por viagem. Logo, não é possível fazer trocas.

Já para os portadores dos cartões Silver, Gold e Blue as trocas estão autorizadas. Você pode, por exemplo, sair do metrô e continuar a jornada de tram ou ônibus até o seu destino final.

Contudo, a transferência entre um transporte e outro não pode ultrapassar o limite de 30 minutos. Além disso, a viagem total não pode ultrapassar 180 minutos.

Por fim, atente-se ao fato de que o valor da tarifa considerará as zonas percorridas na soma dos trajetos.

Passe diário de transporte público em Dubai

O passe diário está disponível apenas para o Nol Red Ticket e pode ser comprado em qualquer máquina ou bilheteria nas estações de metrô, bem como em algumas estações de tram e ônibus.

O custo é de 20 AED e permite viagens ilimitadas por todas as zonas de Dubai até as 24h do dia da ativação.

Este passe é válido para o metrô, tram e ônibus.

Passe semanal de transporte público em Dubai

O passe semanal está disponível para os cartões Silver, Gold e Blue. Os valores dependem do tipo de cartão e zonas incluídas.

Para o Nol Silver Card, que é a opção mais interessante para os turistas, as tarifas são as seguintes:

  • 1 zona: 50 AED
  • 2 zonas: 80 AED
  • 3 zonas: 110 AED

O passe semanal contempla todas as opções de transporte público de Dubai.

ONDE COMPRAR E CARREGAR O CARTÃO NOL

Bilheterias e máquinas de venda estão disponíveis em todas as estações de metrô e em alguns pontos de ônibus e tram.

O pagamento pode ser realizado em dinheiro (somente na moeda local) e em cartões de débito ou crédito.

Não há cobradores em nenhum dos veículos, nem mesmo nos ônibus. A única forma de embarcar é escaneando um cartão Nos válido.

VALIDAÇÃO DO CARTÃO NOL

Para entrar e sair do metrô de Dubai é necessário passar por catracas que somente são liberadas ao escanear o cartão Nol.

Outro ponto importante é que, com exceção do Nol Red Ticket, só haverá a liberação se o cartão possuir um saldo de pelo menos 7,5 AED.

No caso do tram, escaneie o seu cartão em pequenas máquinas dispostas nas estações, antes e depois de toda viagem.

Caso você utilize os ônibus da cidade, a validação será feita em uma das máquinas dispostas no interior do veículo, tanto ao embarcar quanto ao deixar o transporte.

METRÔ DE DUBAI: QUAL É A MELHOR OPÇÃO PARA TURISTAS?

Metrô de Dubai

Como vimos, há várias opções de cartões e passes de transporte público em Dubai, com tarifas bem variadas.

Porém, quando se fala em turismo na cidade, dois tipos de cartões se destacam como mais vantajosos: o Nol Red Ticket e o Nol Silver Card.

Para facilitar ainda mais a escolha, reunimos as nossas recomendações para alguns perfis de uso:

  • Viagem de Stopover: para quem vai fazer um stopover rápido em Dubai e quer explorar o máximo possível, o passe diáriodo Nol Red Ticket (20 AED por dia) apresenta o melhor custo-benefício;

  • Passageiro ocasional: quem usará o metrô apenas para situações ocasionais, se beneficia das viagens individuais através do Nol Red Ticket (lembre-se que é possível carregar até 10 viagens por ticket);

  • Principal meio de locomoção: quem vai usar o transporte público pelo menos 5 vezes durante a viagem, mas não num ritmo frenético que justifique comprar um passe, economizará tempo e dinheiro com o Nol Silver Card, que ainda pode ser usado nos transportes públicos aquáticos;

  • Semana cheia: embora o passe semanal do Nol Silver Card não seja tão vantajoso na maioria dos casos, ele é uma opção interessante para quem ficará pelo menos uma semana na cidade e está com a agenda cheia de atrações. Apenas se atente às zonas que você irá percorrer antes de fazer a compra.
Salve as nossas dicas no Pinterest!

Tags:   

«
»