TOPO

“Museu do Futuro, em Dubai: o que saber antes de visitar”

Inaugurado em 22/02/2022, o Museu do Futuro (Museum of the Future) já entrou para a lista de atrações mais inovadoras e imperdíveis de Dubai.

O primeiro grande destaque vai para a arquitetura do prédio, que se auto intitula “o mais bonito do mundo”. Tudo bem que beleza é subjetiva, mas a obra é de fato impressionante.

Dentro, o museu de visual futurista e cheio de inovações leva os visitantes para uma viagem a 2071.

A seguir, você vai saber tudo o que encontrará no Museu do Futuro, em Dubai, e como planejar a sua visita. Confira!

SOBRE O “PRÉDIO MAIS BONITO DO MUNDO”

Segundo a definição do próprio museu, a sua obra atravessa o passada e o futuro, aplicando tecnologia avançada às formas de arte tradicionais.

Do metrô já é possível ver a sua fachada, com linhas arredondadas e inscrições no alfabeto árabe. As inscrições, aliás, são poemas do Emir de Dubai, Mohammed bin Rashid Al Maktoum.

Museu do Futuro (Museum of the Future), Dubai 

Cada forma do edifício possui uma simbologia. O anel exterior representa a humanidade, o vazio reflete o desconhecido e o monte verde no qual está apoiado remete à terra. Também há quem o compare a um olho humano.

Projetado pelos arquitetos da Killa Design, o prédio cobre uma área de 17.600 m² e possui 77 m de altura, com 7 andares habitáveis. A fachada, construída em aço inox através de um processo assistido por robôs, pode ser vista de perto em um rooftop com acesso pelo segundo andar.

O QUE VOCÊ VAI VER NO MUSEU DO FUTURO

Dos 7 andares do prédio, os 5 primeiros podem ser visitados – além do térreo, onde fica a entrada e a bilheteria. O sexto andar é uma área privada e no sétimo há um hall de eventos.

Hall de entrada do Museu do Futuro, em Dubai

Só o elevador já é um espetáculo

O próprio hall de entrada do edifício já é uma experiência à parte. Além de ter um design espetacular, ali também é possível comprar souvenires na loja do museu ou tomar um café preparado por um robô barista. Eventualmente, também aparece no “céu” um pássaro – um balão de hélio pilotado por drones.

A visita aos 5 andares abertos ao público é feita através de uma experiência semi guiada em inglês e árabe.

Ao validar a entrada (sempre com hora marcada), os visitantes são convidados a entrar em um elevador que simula uma nave espacial e leva todos até o quinto andar, onde começa a experiência.

No total, a visita leva entre 2 e 3 horas.

Cada um dos andares tem um tema e propósito. Aqui você pode checar um resumo do que há em cada uma das sessões:


Leia também:


Quinto andar: OSS Hope

Museum of the Future Dubai

Guiados por um avatar, Aya, os visitantes subirão ao quinto andar através de um elevador que simula um ônibus espacial. 

Uma vez no quinto andar, o grupo é apresentado à fictícia Estação Espacial OSS Hope. No local há desde explicações sobre satélites a atividades interativas e pequenas missões.

Quarto andar: The HEAL Institute

DNAs no Museu do Futuro, em Dubai

The volta à Terra, o quarto andar tem como missão trazer um pouco de consciência ecológica para o futuro.

Na primeira sala, o foco é o ecossistema da Amazônia e como as nossas ações influenciam nas mudanças climáticas. Nada de apresentações complexas… a área está mais para um convite à reflexão.

Adiante, os visitantes conferem a sala “Vault of Life” (Cofre da Vida), que é uma das coisas mais bonitas e interessantes do museu. O local exibe amostras de DNA de 2.400 animais, plantas e sementes armazenados em iluminados tubos de vidro.

Terceiro andar: Al Waha

Al Waha, Museum of the Future

Do árabe, Waha significa “oásis”. Essa área é voltada ao bem-estar físico e mental diante dos danos causados pela tecnologia e imediatismo do mundo moderno.

Através de experiências interativas, os visitantes são convidados a explorar outros sentidos para além da visão, como a audição, tato e olfato.

Segundo andar: Tomorrow Today

Inovações tecnológicas no Museu do Futuro, em Dubai

A sessão Tomorrow Today explora novas tecnologias, de novidades atuais às esperadas para o futuro.

Apesar de não ser uma exposição muito interativa – infelizmente você não poderá brincar com o cyberdog que está lá, por exemplo – ainda é muito interessante.

Dentre as tecnologias expostas, você irá conferir itens como um traje de gravidade a jato, um taxi voador e uma luva sensível à realidade virtual.

Nesse mesmo andar você também terá acesso a um rooftop aberto na área central do edifício.

Primeiro andar: Future Heroes

Future Heroes, Museum of the Future Dubai

O primeiro andar do edifício é dedicado ao público infantil. Crianças de até 10 anos podem acessar um playground colorido e completar missões.

Dali, todos os visitantes voltarão ao térreo usando os elevadores futuristas do museu.

PLANEJE A SUA VISITA AO MUSEU DO FUTURO

Horário de funcionamento

O Museu do Futuro, em Dubai, funciona diariamente das 10h às 18h.

Como já falamos, a visita completa leva em média de 2h a 3h.  Por isso, recomendo agendar a sua entrada para, no máximo, 16 h. Caso contrário, há grandes chances de que o passeio não seja muito bem aproveitado.

Quanto custa a entrada para o museu do Futuro?

Atualmente, os bilhetes de entrada no Museu do Futuro seguem os seguintes valores:

  • Entrada geral – AED 145 (aproximadamente R$ 200,00)
  • Para crianças menores de 3 anos – grátis
  • Para pessoa com deficiência* – grátis

* Leia mais sobre acessibilidade em Dubai aqui.

IMPORTANTE: todos os ingressos, inclusive os gratuitos, precisam ser reservados.

Onde comprar o bilhete para o Museu do Futuro

Os bilhetes para o Museu do Futuro podem ser comprados online ou na própria bilheteria, que fica no saguão de entrada do museu.

No entanto, alerto que esta é uma atração nova e muito concorrida em Dubai. Para se ter uma ideia, no dia da minha visita não havia mais nenhum bilhete disponível para os próximos 10 dias. 

Por isso, é mais aconselhável planejar e reservar os ingressos online com pelo menos 15 dias de antecedência (30 dias para evitar surpresas).

Ao chegar no Museu, você usará o QR Code do seu bilhete para retirar uma pulseira de entrada em um dos totens da recepção.

COMO CHEGAR NO MUSEU DO FUTURO

Estação de metrô no Museu do Futuro em Dubai

O melhor meio de locomoção para chegar no Museu do Futuro, em Dubai, dependerá de onde você está hospedado e se você alugou um carro para andar na cidade, ou não.

Confira, adiante, as nossas principais recomendações de transporte:

De metrô

Se optar pelo transporte público, saiba que ele é bastante prático, pois a estação de metrô Emirate Towers está imediatamente ao lado.

Aliás, muito em breve também será inaugurado um túnel conectando a estação diretamente ao interior do museu, facilitando ainda mais a passagem. De qualquer modo, o acesso pela área externa é bem curto.

De carro

Caso você esteja de carro, há um estacionamento gratuito no local. Porém, ele é válido por apenas 3 horas no dia da visita (é necessário apresentar o ingresso) e as vagas são bastante limitadas. 

Para quem preferir, também há serviço de valet no local por um custo.

De táxi ou carro de aplicativo

Outra opção cômoda para chegar ao Museu do Futuro, em Dubai, é chamar um táxi ou carro de aplicativo. 

Dentre essas opções, o táxi regulamentado é a opção mais econômica.

Porém, caso não exista nenhum táxi disponível na sua área, é melhor recorrer aos aplicativos.

Embora o Uber atue em Dubai, o app Careem é a opção mais utilizada e econômica. 

Na verdade, no próprio Careem o Hala Táxi (que é o taxi regulamentado) aparece como opção de transporte. Ele inclusive funcionará com taxímetro, com a diferença de que haverá uma taxa de reserva.

 

Tags:   

«
»