Escolher onde ficar em Dubai não é uma tarefa fácil. Existem algumas boas razões para isso, mas a principal delas fica por conta da mobilidade.
Como a cidade é extensa, se espalhando ao longo da costa do Golfo Pérsico, as distâncias entre um ponto e outro são sempre muito grandes.
Para completar, não existe uma área que concentre todas as atrações turísticas. Para se ter uma ideia, da Marina de Dubai ao Gold Souk, na Deira, são 35 km.
Por isso, uma boa escolha de hospedagem em Dubai precisa estar alinhada com um plano de locomoção. Além disso, não dá para ignorar o orçamento e o perfil da sua viagem.
Para te ajudar nessa missão, neste post preparamos um guia completo de hospedagem em Dubai. Confira!
ONDE FICAR EM DUBAI: MELHORES BAIRROS
Como falamos, Dubai é uma cidade grande em território. Por isso, a localização da sua hospedagem é um ponto que deve ser muito bem planejado.
Em linhas gerais, os bairros mais recomendados para quem vai para Dubai a turismo são: Marina e JBR, Al Barsha, Downtown, Deira, Al Fahidi, Palm Jumeirah e Jumeirah.
No mapa abaixo você entender melhor como estes bairros estão posicionados:
É claro que cada um dos bairros tem as suas peculiaridades. A escolha ideal dependerá do seu perfil, expectativas e orçamento.
Na sequência, falamos dos pontos positivos e negativos de cada um e também damos sugestões de hotéis para diferentes orçamentos.
Leia também:
- O que fazer em Dubai: melhores atrações e dicas para o seu roteiro
- Metrô de Dubai: quanto custa, como usar e mais dicas
- Museu do Futuro, em Dubai: o que saber antes de visitar
- Moeda de Dubai: o que e quanto levar para os Emirados Árabes Unidos
Marina e Jumeirah Beach Residence (JBR)
Dubai Marina é, certamente, um dos bairros mais agradáveis de Dubai. A Marina, em si, é cercada de arranha-céus futuristas, cafés e restaurantes internacionais. No bairro também fica o JBR, um complexo de prédios residenciais com um agradável boulevard na beira-mar – também cheio de cafés e restaurantes.
Essa é uma zona nova e muito internacional. O dress code é super relaxado e há bons bares e casas noturnas (com venda de bebidas alcoólicas) para quem quer aproveitar a noite.
Quem quiser curtir o mar, poderá conferir a praia pública JBR Beach, fazer um passeio de lancha ou jetski, curtir o Aqua Fun Waterpark ou fazer outras atividades aquáticas. Próximo da Marina também fica o Ain Dubai, maior roda gigante do mundo (fechado temporariamente).
Outro ponto positivo da Marina é o transporte público, já que há um bonde com parada em vários pontos do bairro e interligado ao metrô.
Já o ponto baixo fica por conta do preço. Essa é uma região muito valorizada a as tarifas dos hotéis acabam sendo mais altas que a média.
Outra coisa para se considerar é a distância das demais atracões da cidade. A Marina não fica na regiào mais central da cidade e, para quem pretende conhecer todos os principais pontos turísticos de Dubai, o tempo e custo de locomoção serão maiores.
Abaixo você confere uma boa seleção de hotéis na Marina e JBR, em Dubai:
Econômico
Bom custo-benefício
Conforto
|
Al Barsha
Al Barsha não é o bairro mais bonito nem o mais atrativo de Dubai. Nele, a principal atração (e talvez única) é o Mall of the Emirates, onde fica o Ski Dubai, um dos maiores resorts de ski indoor do mundo.
A grande vantagem do Al Barsha é que, além de estar bem posicionado entre a Marina e Downtown, o bairro possui opções de hospedagem mais econômicas.
Essa também é uma ótima escolha para quem pretende se locomover com o metrô (certifique-se de ficar próximo de uma estação). Além disso, é uma boa base para quem quer dar check no maior número de atrações possíveis e ir para o hotel apenas para dormir.
Confira as nossas dicas de hotéis no bairro de Al Barsha, em Dubai:
Econômico
Bom custo-benefício
Conforto
|
Dubai Downtown
Em termos de localização, Dubai Downtown é imbatível! O bairro de poucos (mas enormes) quarteirões reune uma série de atrações, como o icônico Burj Khalifa, a Fonte de Dubai, o Sky View com seu escorregador de vidro, a Ópera de Dubai, o Souk Al-Bahar, o Time Out Market e o Dubai Mall.
Além dos atrativos, que entram na lista de favoritos de Dubai, essa é a região mais central da cidade. Ou seja, você estará a uma distância razoável de qualquer outro ponto.
Pra quem quiser usar o transporte público, a estação de metrô Burj Khalifa / Dubai Mall é a que melhor atende a área. Além disso, ela é conectada ao Dubai Mall por túneis climatizados.
O ponto negativo da área? O preço! Essa é uma das regiões mais valorizadas de Dubai e se hospedar por ali custa caro.
Para quem quiser uma localização central mas um pouco mais econômica, também vale apostar no bairro adjacente de Business Bay. Nesse caso, recomendo ficar próximo da estação de metrô Business Bay para facilitar os deslocamentos.
Veja as nossas sugestões de hospedagem em Dubai Downtown:
Econômico
Bom custo-benefício
Conforto
|
Deira
Da nossa lista de recomendações, é na Deira que você encontrará as opções mais econômicas de onde ficar em Dubai. Outra vantagem é que o bairro também abriga o Aeroporto Internacional de Dubai, por isso é uma boa pedida para quem vai fazer uma conexão ou stopover curtinho na cidade.
Esse bairro, que é um dos mais antigos da cidade e fica em um dos extremos de Dubai, na verdade é enorme. Por isso, muita atenção com a localização!
As áreas mais recomendadas para se hospedar são às margens do Creek, entre a região de Al Ras (onde ficam o Gold Souq e o Spice Souq) e o Aeroporto.
Essas áreas também são conectadas pelas linhas vermelha e verde do metrô, por isso é interessante se posicionar próximo de uma estação. No Creek, também é possível pegar uma abra (embarcação típica da região) para o outro lado do rio, no bairro histórico de Al Fahidi.
Algo para se ter em mente ao escolher a Deira é que esse é um bairro mais tradicional e comercial de Dubai, bem diferente do visual moderno e futurista pelo qual a cidade é mais conhecida. Uma boa dica é fazer um tour guiado para entender melhor a cultura local.
É nele também onde moram muitos imigrantes que trabalham na cidade, o que o torna muito diversificado.
A Deira é uma boa opção de hospedagem para quem: quer economizar e vai usar o transporte público; tem pouco tempo na cidade e quer ficar perto do Aeroporto; e/ou procura uma experiência mais local e imersiva na cidade. Já para quem quer conhecer o lado mais moderno de Dubai, a economia na hospedagem pode não valer a pena.
Abaixo você confere as nossas dicas de hotéis na Deira, em Dubai:
Econômico
Bom custo-benefício
Luxo
|
Al Fahidi
Do outro lado do Creek, Al Fahidi entra como outra opção de hospedagem tradicional emirati, mas mais charmoso que a vizinha Deira.
No Al Fahidi você encontrará desde opções econômicas próximas da estação de metrô (procure ficar próximo da Burjman) a hotéis boutique em edifícios históricos.
Como bônus, no Al Fahidi você poderá explorar a pé o charmoso centro histórico com seus museus, galerias de arte e cafés, além do imperdível Al Seef, um dos espaços mais charmosos de Dubai.
O ponto negativo é que, assim como na Deira, você estará distante das demais atrações da cidade.
Confira as nossas dicas de hotéis no bairro de Al Fahidi, em Dubai:
Econômico
Bom custo-benefício
Luxo
|
Palm Jumeirah
Dentre as opções de onde ficar em Dubai, não podemos deixar de citar Palm Jumeirah, a icônica ilha artificial em formato de palmeira.
A primeira coisa para se dizer sobre Palm Jumeirah é que ela é muito grande! Distante de tudo, até mesmo se locomover dentro dela não é uma tarefa tão simples.
Isso não é necessariamente ruim, desde que você se hospede na ilha com o propósito certo.
Não há acomodações econômicas por ali. Todas as opções seguem o padrão luxo – a maioria no estilo resort, com praias privadas, atividades e restaurantes próprios.
Por isso, Palm Jumeirah é para quem tem um orçamento alto, quer curtir a estrutura dos hotéis e não tem intenção de fazer check in em todas as atrações requisitadas de Dubai.
Importante dizer que quem quer apenas conhecer a ilha não precisa passar vontade. A passeio, é possível ter vista panorâmica da palmeira no The View at The Palm, curtir um dia no Aquaventure Waterpark, jantar no famoso Atlantis, ver o show das fontes no The Pointe ou comprar um day use em um dos hotéis da ilha.
Confira as nossas dicas de hotéis em Palm Jumeirah:
Bom custo-benefício
Luxo
|
Jumeirah
Jumeirah é um bairro comprido que se estende por quilômetros à beira-mar de Dubai. Assim como em Palm Jumeirah, as hospedagens dessa área são ideais para quem quer aproveitar a praia e a estrutura do hotel. Porém, com a diferença de ser mais central.
Falando de luxo, é em Jumeirah que fica o famoso hotel 7 estrelas Burj Al Arab – cuja visitação e restaurantes também são abertos a não hóspedes.
Dentre as atrações de Jumeirah, algumas das principais são o Souq Madinat, o Wild Wadi Waterpark e o complexo beira-mar La Mer.
Apesar do bairro ser relativamente central, essa não é uma área para ser percorrida a pé ou de transporte público. Quem se hospedar nela precisará alugar um carro ou recorrer aos táxis e carros de aplicativo.
Aqui você confere os hotéis mais recomendados em Jumeirah:
Bom custo-benefício
Luxo
|
Reserve a sua hospedagem em Dubai com antecedência
Se tem uma dica que te fará poupar um bom dinheiro em Dubai, essa dica é: reserve a sua hospedagem com antecedência.
Principalmente no inverno (entre novembro e abril), quando o clima é mais agradável e é alta temporada em Dubai, as tarifas sobem muito e os hotéis lotam rapidamente – especialmente aqueles com melhor custo-benefício.
Além disso, reservas em cima da hora podem custar até o dobro do preço normal.
A vantagem é que muitos hotéis oferecerem a opção de cancelamento gratuito em suas diárias. Assim, caso o planejamento sofra alterações ou você encontre uma oferta mais vantajosa, não sairá perdendo.
Salve as nossas dicas de onde ficar em Dubai no Pinterest!
Mais dicas de hospedagem pelo mundoQuer conferir outras dicas de hospedagem pelo Brasil e pelo mundo? Confira as postagens de nossos blogs amigos:
|
Tags: Dubai Emirados Árabes Unidos