Para garantir que uma viagem transcorra da melhor forma, é importante dar atenção a certos detalhes antes mesmo do embarque. Entre eles, a organização da documentação necessária para ingressar em outro país. Tirar passaporte e visto, por exemplo, são etapas muitas vezes obrigatórias. Assim como emitir o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP).
África do Sul, Austrália e Colômbia estão entre os destinos que exigem o comprovante vacinal. Mas o que é o certificado de fato e como tirá-lo?
Neste artigo, vamos responder as principais dúvidas sobre o assunto e explicar o passo a passo para emissão do documento. Um spoiler: atualmente o processo é bem simples e pode ser todo feito pela internet. Confira!
O que é o Certificado Internacional de Vacinação?
O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) é um comprovante emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA – e aceito internacionalmente. Ele é utilizado para atestar a vacinação do cidadão contra determinadas doenças, principalmente a febre amarela. Ou seja, é o registro que permite a entrada do visitante em territórios onde tal imunização é requerida.
Além de gratuito, o certificado tem a vantagem de ser vitalício no caso de proteção contra a febre. Uma vez tirado, não é preciso se preocupar com o prazo de validade.
Países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação contra febre amarela
Como comentamos anteriormente, África do Sul, Austrália e Colômbia são apenas alguns dos países que pedem a certificação da vacina contra a febre amarela. Porém, a lista completa reúne mais de cem países e territórios.
Na tabela abaixo você pode checar quais são os lugares que adotam a exigência e se o seu destino está entre eles:
África do Sul |
Gabão |
Nova Caledônia |
Albânia |
Gâmbia | Níger |
Angola |
Gana | Omã |
Austrália |
Guadalupe | Panamá |
Granada |
Guatemala | Papua Nova Guiné |
Antígua e Barbuda |
Guiana | Paquistão |
Argélia |
Guiana Francesa | Paraguai |
Aruba |
Guiné | Polinésia Francesa |
Arábia Saudita |
Guiné Equatorial |
Quênia |
Bahamas |
Guiné-Bissau | República Central Africana |
Bahrein |
Haiti |
República Democrática do Congo |
Bangladesh |
Honduras | República Dominicana |
Barbados |
Ilha Christmas (Ilha do Natal) | Ruanda |
Belize |
Ilha de São Martinho | Samoa |
Benin |
Ilhas Fiji | Santa Helena |
Bolívia |
Ilhas Pitcairn | Santa Lúcia |
Bonaire |
Ilhas Salomão | Santo Eustáquio |
Botsuana |
Índia | Senegal |
Brunei |
Indonésia | Serra Leoa |
Burkina Faso |
Iraque | Seychelles |
Burundi |
Irã | Singapura |
Cabo Verde |
Jamaica | Somália |
Camarões |
Jordânia | Sri Lanka |
Camboja |
Libéria | Suazilândia (eSwatini) |
Cazaquistão |
Líbia | Sudão |
Chade |
Madagascar | Sudão do Sul |
China |
Malawi | Suriname |
Colômbia |
Maldivas | São Bartolomeu |
Congo |
Mali |
São Cristóvão e Névis |
Coreia do Norte |
Malta | São Martinho |
Costa Rica |
Malásia |
São Tomé e Príncipe |
Costa do Marfim |
Martinica | São Vicente e Granadinas |
Cuba |
Mauritânia | Tailândia |
Curaçao |
Mayotte | Tanzânia |
Dominica |
Mianmar | Togo |
Egito |
Montserrat | Trindade e Tobago |
El Salvador |
Moçambique | Uganda |
Emirados Árabes Unidos |
Namíbia |
Venezuela |
Equador |
Nepal | Wallis e Futuna |
Eritreia |
Nicarágua | Zimbábue |
Etiópia |
Nigéria |
Zâmbia |
Filipinas |
Niue |
Vale lembrar que a obrigatoriedade permanece mesmo que sua passagem pelo destino seja apenas em conexão de voo.
Preciso tirar o Certificado Internacional de Vacinação para comprovação de vacinação contra a COVID-19?
Desde o início da flexibilização das medidas contra o Covid-19, essa tem sido uma dúvida comum.
Algumas fronteiras estão sendo novamente abertas para o turismo, liberando o ingresso de brasileiros vacinados. Mas é preciso estar atento ao tipo de comprovação solicitada.
No caso da COVID-19, ainda não há nenhuma determinação oficial para o uso do Certificado Internacional de Vacinação.
Para efeito de prova durante as viagens internacionais, o documento aceito é o Certificado Nacional de Vacinação COVID-19. Inclusive, no próprio aplicativo “Conecte SUS” é possível gerar o certificado em inglês ou espanhol.
É importante destacar que cada país tem suas regras a respeito da liberação de entrada e que elas estão mudando frequentemente. Por isso, não deixe de acompanhar informações atualizadas junto às embaixadas ou consulados.
Onde tomar a vacina contra a febre amarela?
Se o objetivo é ter o Certificado Internacional de Vacinação para confirmar proteção contra febre amarela, o primeiro passo, claro, é tomar a vacina.
Você pode fazer isso em uma unidade básica de saúde do SUS, gratuitamente. Basta levar seu documento de identidade e, se tiver, o cartão de vacinação. Caso não tenha, um novo é emitido lá na hora.
Também é possível se imunizar na rede privada, em clínicas conveniadas.
Está com viagem marcada? Então é preciso prestar atenção às datas. A aplicação deve ser feita com, no mínimo, 10 dias de antecedência.
Já sou vacinado contra a febre amarela. Preciso tomar outra dose?
Não. A partir dos nove meses de idade, quem já se vacinou contra a febre amarela não precisa tomar outra dose. Ela dura por toda a vida.
Pessoas que podem ter se vacinado há muitos anos, mas não lembram se isso aconteceu, devem procurar o posto onde imagina ter sido imunizado. Lá provavelmente estará registrado o acontecimento, caso tenha ocorrido. Na impossibilidade de fazer isso, é permitida uma nova aplicação.
Como emitir o Certificado Internacional de Vacinação?
Depois da vacina tomada, o processo de tirar o comprovante envolve 3 etapas: se cadastrar no gov.br, solicitar o certificado e, por fim, recebê-lo.
Descubra como emitir o Certificado Internacional de Vacinação no passo a passo abaixo:
Etapa 1 – Cadastro no gov.br
- Antes de solicitar seu certificado, você precisa ter uma conta no site do Governo Federal. Se já tiver, basta entrar com seu CPF e senha cadastrada.
- Se não tem, acesse o site gov.br e crie uma conta.
- Na tela inicial, vá em “entrar”, digite o número do CPF ali ao lado direito, e clique em “continuar”. Siga, então, preenchendo os outros campos solicitados.
- Um código de verificação será enviando para o seu e-mail ou celular. Anote-o e copie no local indicado da página.
- Após a validação, o sistema vai pedir para que crie uma senha.
- Prontinho, depois disso seu cadastro está concluído.
Etapa 2 – Solicitação do certificado
- Já logado no site do governo, acesse a página do Certificado Internacional de Vacinação.
Logo você verá um botão verde, à direita, onde está escrito “iniciar”. Clique nele. - No formulário aberto, confirme os dados que estão sendo exibidos e vá até “prosseguir”.
- Selecione seu estado e cidade de residência, continuando no “avançar”.
- No próximo passo, é hora de incluir os dados sobre lote e data da vacina. Essas informações estão registradas no seu cartão de vacinação.
- Por fim, anexe as imagens do cartão na área indicada e clique em “enviar solicitação”. Essas imagens precisam conter, de forma legível, seus dados pessoais; lote e data da vacina; assinatura do profissional que realizou a aplicação; e identificação/carimbo da unidade de saúde. Na falta de algum item, dirija-se até o local onde foi vacinado e solicite uma segunda via.
Etapa 3 – Emissão do certificado
- Após a solicitação, você receberá o certificado por e-mail em até 10 dias úteis.
- Pode, também, encontrá-lo no portal do governo. Acesse normalmente sua conta pelo gov.br, vá até “minhas solicitações”, depois em “concluídas”, e clique em “ver”.
- Imprima o documento e assine no local indicado.
- É permitido reimprimir o comprovante sempre que precisar.
Entender como emitir o Certificado Internacional de Vacinação torna o percurso mais tranquilo.
Com ele em mãos, você respeita as diretrizes do país que escolheu visitar e tem a proteção proporcionada pela vacina.