TOPO

“Paris econômica: 13 passeios gratuitos na cidade luz”

Quando o assunto trata de passeios gratuitos em Paris, há mais opções do que você pode imaginar! Felizmente, a capital francesa guarda alguns segredos como museus gratuitos e outras atrações sem pagar nada.

Nem todas as pessoas pensam na possibilidade de passeios gratuitos em Paris na hora de planejar a viagem. Porém, você pode descobrir bairros inteiros sem pagar nada. Gostou da ideia? Então confira todas as dicas no artigo a seguir!


Planejando uma viagem para Paris? Não esqueça de contratar o seu seguro viagem obrigatório! Faça uma cotação com as melhores seguradoras através da Seguros Promo e use o cupom VIAJAQUEPASSA5 para receber 5% de desconto.


13 PASSEIOS GRATUITOS EM PARIS

1. Piquenique no Champ de Mars

Passeios gratuitos em Paris: Piquenique no Champ de Mars

Foto: Il Vagabiondo via Unsplash

Um dos melhores passeios gratuitos em Paris é estender uma toalha para sentar no Champs de Mars, em frente à Torre Eiffel. Se você quiser se programar e levar algumas comidinhas para um piquenique, melhor ainda!

A dica aqui é ir no supermercado – há alguns por perto – e comprar o que você mais gosta. Você também pode ir numa padaria (Boulangerie) e comprar o melhor da panificação francesa. 

Além de ser gratuito, esse é um passeio muito econômico até na hora de comprar a comida. Os supermercados contam com pequenas porções já prontas para você levar, e isso facilita o piquenique.

2. Caminhar pela Champs-Élysées

Passeios gratuitos em Paris: caminhar pela Champs-Élysées

Foto: Getty Images

A Champs-Élysées é a rua mais cara de Paris, mas você precisa exatamente gastar para visitá-la? É claro que não!

Você não precisa comprar nas lojas da avenida – mas certamente entrará em algumas para olhar ou passará um tempo admirando as vitrines. Você também não precisa almoçar nos restaurantes a preços turísticos da avenida! É só desviar algumas quadras para encontrar opções mais locais.

A Champs-Élysées é histórica e todo mundo acaba admirado por ela. Por isso, é um passeio gratuito em Paris que vale a pena entrar no roteiro. E vale lembrar que ela termina justamente no Arco do Triunfo, que sempre rende lindas fotos!

Leia também:

3. Andar pelas margens do Rio Sena

O que fazer em Paris de graça: caminhar pelas margens do Rio Sena

Foto: Joe de Sousa via Unsplash

Essa dica de passeio gratuito em Paris depende um pouco mais do clima. Mas mesmo durante o frio do inverno, vale a pena aproveitar o charme de caminhar pelas margens do Sena.

Agora, se você visitar Paris no verão, o passeio vai ser ainda mais especial. O governo local monta uma espécie de praia na parte de baixo do rio – em que você desce as escadas – e tudo é gratuito.

Há várias cadeiras para sentar sem pagar nada e por vezes até mesmo apresentações ou artistas de rua. É o cenário perfeito para levar o seu vinho, um livro e relaxar. O clima da cidade fica muito agradável e você se sente como um legítimo parisiense!

4. Conhecer as pontes de Paris

Pontes de Paris

Foto: Getty Images

As famosas pontes de Paris não podem ficar de fora do roteiro! Seja pela bela arquitetura ou pela paisagem que proporcionam, essa é a oportunidade de um passeio gratuito em Paris que vale a pena!

A Alexander III é a preferida da maioria das pessoas. Ela realmente é linda e possui obras de arte que encantam, mas eu particularmente gosto da Ponte Neuf.

Acredito que a paisagem é ainda mais incrível na Ponte Neuf, especialmente para as fotos da Torre Eiffel. Há também outras – várias – pontes para você desvendar a história e aproveitar com Paris ao fundo sem gastar nada!

5. Visitar a Église de La Madeleine

Église de La Madeleine

Foto: Getty Images

Dentre tantas igrejas incríveis em Paris, por que a Église de La Madeleine? Bem, quando você chega em frente já percebe que ela é o oposto de todas as outras.

Essa igreja é imponente e parece um enorme templo grego, mas o melhor de tudo é que você não paga para entrar. Eu a conheci por acaso, pois fiquei hospedada ali por perto e não pude deixar de reparar na sua grandiosidade.

Então, se você estiver pelo 8º arrondissement, não deixe de procurar por ela. O interior também impressiona e vale a parada de alguns minutos.

6. Museu de Arte Moderna de Paris

Passeios gratuitos em Paris: Museu de Arte Moderna

Foto: Grégory Lejeune via Unsplash

Um dos melhores museus de Paris é de graça! Com tanto museus incríveis (e caros) na cidade luz, é até difícil acreditar nisso!

O Museu de Arte Moderna de Paris é famoso por uma curiosidade: o roubo histórico de diversas obras de arte em 2010. Mas, para além desse fato, ele traz mais de 8.000 obras que podem ser vistas gratuitamente.

Você irá pagar apenas pelas exposições temporárias, se quiser, mas o restante é tudo gratuito. Há obras de Picasso, Modigliani e Dufy, por exemplo.

Muitas pessoas se esquecem desse museu ou não sabem que ele é de graça. Um dos motivos é porque ele fica quase ligado ao Palácio de Tóquio, muitas vezes passando desapercebido. Mas procure bem e você encontrará a entrada!

7. Fim de tarde no Quartier Latin

Quartier Latin em Paris

Foto: Getty Images

Entre os bairros mais boêmios e econômicos de Paris, está o Quartier Latin. Ele é conhecido pela quantidade de estudantes, por isso reúne vários bares e restaurantes bem atrativos.

É o lugar ideal para um happy hour no final da tarde ou apenas uma boa caminhada. Especialmente no verão e primavera, ele fica bem movimentado e atrai pessoas de todos os tipos.

É uma região que gosto muito e acredito que é quase impossível não passar por ele. O Quartier Latin fica no caminho entre várias atrações, então não deixe de conferir um pouco mais dele quando passar pelo 5º arrondissement.

8. Ver o pôr do sol na Sacre Coeur

Passeios gratuitos em Paris: ver a Sacre Coeur no pôr do sol

Foto: Getty Images

Uma das paisagens mais incríveis de Paris é na escadaria da Sacre Coeur. Porém, esse é um dos passeios gratuitos em Paris que fica ainda melhor no pôr do sol.

O clima no lugar é sempre muito agradável, porque todo mundo senta na escadaria para relaxar um pouco. Normalmente há também algum artista de rua se apresentando e deixando tudo ainda melhor.

Por isso, a minha dica é verificar que horas o sol irá se pôr, já que varia bastante de acordo com a época do ano, e combinar isso à visita da Sacre Coeur. Não tenho dúvidas de que você não vai se arrepender!

9. Passear pelo Canal St Martin

Canal St Martin na capital francesa

Foto: Getty Images

Em Paris não há apenas o rio Sena para você caminhar pelas margens! O Canal St Martin é um dos preferidos de quem mora na cidade e também pode ser incluído na sua lista de passeios gratuitos em Paris.

Se você assistiu o filme de Amélie Poulain, talvez até lembre desse canal. Se não assistiu, tudo bem, pois ainda irá aproveitar o passeio. Na verdade, todo bairro em volta vale a pena pelo ar mais retrô, lembrando uma época antiga e charmosa.

É fácil de você encontrar o canal, pertinho do Le Marais, no 10º arrondissement. É um passeio para fugir daquele roteiro bem turístico da Torre Eiffel e do Louvre, ideal para quem vai passar uns dias a mais na cidade.

Ele é mais movimentado ao fim da tarde, quando várias pessoas se reúnem para um vinho ao redor. E há também muitos restaurantes por ali com valores bem acessíveis. Aproveite para conhecer as ruas em volta e sentir um pouco de como é viver na cidade!

10. Vista panorâmica na Galeries Lafayette Haussmann

Passeios gratuitos em Paris: vista panorâmica na Galeria Lafayette

Foto: Getty Images

Você deve saber que as Galeries Lafayette então entre os centros de compras mais atrativos de Paris, não é mesmo? E será que você sabe que pode subir no terraço e apreciar uma vista incrível?

Esse é um dos passeios gratuitos em Paris que muitas pessoas nem imaginam. A vista realmente impressiona e é um espaço agradável.

Apenas preste atenção porque existe mais de uma Galeries Lafayette em Paris! O terraço fica na Galeries Lafayette Haussmann, perto da Ópera Garnier. Caso tenha dúvidas de onde fica o terraço, não tenha vergonha de perguntar!

11. Conferir o Mercado de Pulgas de Saint-Ouen

Mercado de Pulgas de Saint-Ouen, Paris

Foto: Carsten Sprotte via Flickr

Os mercados de pulgas em geral são bem famosos em Paris – e toda França – , mas esse é especial. Na verdade, ele fica em Saint-Ouen, na região metropolitana de Paris.

O Saint-Ouen é considerado o maior mercado de pulgas do mundo, então você pode imaginar a beleza que realmente é. E mesmo que não pense em comprar algo, esse é um passeio gratuito em Paris que vale muito a pena!

Você vai se sentir como uma viagem ao passado e se encantar com a paixão dos franceses por antiguidades. Se quiser, pode ir apenas para observar e depois comer algo em volta, o que também é uma ótima decisão!

Vale destacar que o Mercado de Pulgas de Saint-Ouen é, na verdade, um conglomerado de 14 mercados, cada um seguindo uma temática. Cada qual também segue a própria agenda – alguns abrem de sexta a domingo e outros de sábado a segunda. Pra garantir que você encontrará todos abertos, procure ir no sábado ou domingo, entre as 10h e 18h.

12. Visitar a Praça da Concórdia

Passeios gratuitos em Paris: visitar a Praça da Concórdia

Foto: Les Corpographes via Unsplash

Próxima do Jardin de Tuileries, a Praça da Concórdia é um dos pontos mais importantes da história da França. É ali que Maria Antonieta, entre tantas outras pessoas, morreu na guilhotina.

Passado esse momento sombrio da história, hoje a praça é um símbolo histórico da cidade. Ali há uma fonte que já foi inclusive palco de gravações de inúmeros filmes.

O melhor de tudo é que ela fica próxima do começo da Champs Élysées. Assim, você pode iniciar o passeio na avenida e conferir tudo do início ao fim.

13. Visitar a Maison de Victor Hugo

Maison de Victor Hugo - museu de graça em Paris

Foto: Zairon via Wikimedia Commons

Entre os passeios gratuitos em Paris pra fazer o ano todo, não posso deixar de indicar o museu do escritor Victor Hugo. Ele está localizado no apartamento onde o francês viveu durante muitos anos e as exposições permanentes são completamente gratuitas.

O museu se divide em três andares no prédio localizado na icônica Places des Voges. Entre o acervo você confere muita decoração e artigos pessoais de Victor Hugo, demonstrando bem como foi a vida dele na casa e até mesmo no período do exílio.

Eu, como fã de literatura, fiquei apaixonada por esse museu, especialmente por ser gratuito. Se você quiser, pode deixar uma doação ao fim da visita. Porém, não se preocupe: ninguém vai fiscalizar se você fez isso ou não.

Aproveite um roteiro econômico e incrível!

Você percebeu como os passeios gratuitos em Paris são cheios de possibilidades? Uma simples volta ao longo do Rio Sena já reserva experiências incríveis! Essa é a melhore parte de Paris: a cidade é uma atração em si!

Então, aproveite essas dicas, faça o seu roteiro e não se esqueça: é possível aproveitar Paris de todas as formas e para todos os bolsos!

Confira outros roteiros gratuitos

Quer saber mais dicas de passeios gratuitos pelo Brasil e pelo mundo? Confira as postagens de nossos blogs amigos:

Salve as nossas dicas no Pinterest!

Gostou do post? Salve o nosso post no Pinterest para ler mais tarde!

Tags:    

«
»