Decidir onde ficar em Santiago: eis uma questão que pode causar dúvidas. A capital chilena apresenta várias opções diferentes entre si, cada uma com um toque singular. Para escolher entre elas, o ideal é ir além do fator localização. Também é interessante levar em conta o estilo da sua viagem, por exemplo.
Neste guia, você vai conhecer as principais características dos melhores bairros da cidade. Para completar, selecionamos dicas de hotéis que valem a pena considerar. Confira!
ONDE FICAR EM SANTIAGO: MELHORES BAIRROS E HOTÉIS
Santiago concentra sua oferta de estadias em duas regiões, basicamente.
As áreas mais procuradas ficam próximas à região central da capital. Estão entre elas o próprio centro comercial, assim como os bairros Lastarria, Bellavista e Providência. É essa parte, ainda, que reúne a grande maioria das atrações turísticas, o que facilita deslocamentos. Por isso, é uma ótima opção para ficar em Santiago.
No entanto, uma zona um pouquinho mais afastada também atrai hóspedes. Nela estão Las Condes e Vitacura. Esses lugares conquistam a preferência de quem curte redutos nobres e maior aproximação com a Cordilheira dos Andes.
Veja quais são os pontos positivos e negativos de cada bairro:
Centro comercial: localização estratégica e economia

Foto: Getty Images
Assim como acontece em tantas metrópoles latinas, o centro de Santiago abriga o núcleo comercial, histórico e institucional da cidade.
A parte boa disso é que não faltam pontos de interesse para ver ali. A famosa Plaza de Armas e o Palácio de La Moneda são só alguns deles. E para ir até atrações vizinhas, a praticidade continua. Isso porque o local é super bem atendido pelo metrô.
Por outro lado, por se tratar de um ambiente pouco residencial, o movimento do centro esbarra nos extremos. Ou seja, ele fica muito cheio durante o dia e vazio à noite. Por isso, se você não abre mão de programações noturnas, essa não é a melhor opção.
Infelizmente, o centro de Santiago também se tornou uma área degradada e suja nos últimos anos. Além disso, em termos de segurança, essa é uma das áreas que requerem um pouco mais de cautela, principalmente à noite.
Uma solução para amenizar as desvantagens é se hospedar perto de Bellas Artes. De lá, o caminho é curto até Lastarria, que é mais agradável e conta com vários barzinhos e restaurantes.
Veja algumas sugestões de acomodações para ficar no centro de Santiago:
Econômico
Bom custo-benefício
Conforto
|
Leia também:
- O que fazer em Santiago do Chile: 15 atrações imperdíveis
- Roteiro em Santiago para 3, 4 ou 5 dias de viagem (com mapa)
- 7 vinícolas para conhecer em Santiago, no Chile
- Valparaíso e Viña del Mar: o que fazer, onde se hospedar e mais dicas
- Moeda do Chile: saiba o que, como e quanto levar para a viagem
Lastarria: charme boêmio e vida cultural

Foto: Getty Images
Lastarria é um dos bairros mais queridos e uma excelente opção de onde ficar em Santiago.
Pequeno, ele se concentra na Rua Jose Victorino Lastarria e entornos. O encanto do lugar está no aspecto artístico e cultural que tem para dar e vender. Pelas calçadas, é comum encontrar shows ao vivo, feirinhas de artesanato e um clima pra lá de acolhedor.
Por causa da proximidade com o centro, mantém a facilidade de acesso aos pontos turísticos da região – mas em um ambiente mais seguro e muito mais agradável. Além disso, duas estações de metrô favorecem a exploração dos demais bairros: a Universidad Católica e a Bellas Artes.
Lastarria é lar de restaurantes, bares, cafés e bistrôs. Livrarias e lojinhas pitorescas completam o time de estabelecimentos. O lado negativo de defini-lo como sua estadia é o fato de ter poucas acomodações. Para garantir vaga, é preciso reservar os hotéis com antecedência.
Abaixo, você confere uma boa seleção de hotéis para ficar no bairro Lastarria, em Santiago:
Econômico
Bom custo-benefício
Conforto
|
Bellavista: vida noturna e arte urbana

Foto: Divulgação
Bellavista, com certeza, fará parte do seu itinerário. Afinal, é aqui que estão dois dos grandes pontos turísticos da cidade: o Cerro San Cristóbal e o Museo La Chascona, casa do poeta Pablo Neruda.
E se durante o dia essas atrações protagonizam, à noite é a vez do cenário gastronômico. O Pátio Bellavista, um shopping a céu aberto repleto de pubs e restaurantes, é point dos jovens. Além dele, mais delícias culinárias de todos os tipos se espalham pelas ruas.
Principalmente se você está indo para a cidade pela primeira vez, Bellavista é uma ótima opção de onde ficar em Santiago. Facilidade de transporte público, diárias em conta e vida diurna e noturna pesam a favor do bairro.
Dê uma olhada nas nossas recomendações de hospedagem para ficar no bairro Bellavista, em Santiago:
Econômico
Bom custo-benefício
Conforto
|
Providência: moderno e prático

Foto: Divulgação
Sempre que o assunto é onde se hospedar em Santiago, Providencia é destaque. Sabe a Avenida Paulista, em São Paulo? Ou Copacabana, no Rio de Janeiro? É por aí.
O motivo do sucesso não é mistério. A rede hoteleira do bairro é farta, assim como a estrutura de comércios. Em um único lugar, é possível encontrar mercados, casas de câmbio, restaurantes e tudo o que torna a vida do turista mais fácil.
Em matéria de charme próprio, o bairro também não decepciona. Além disso, em Providência está localizado o Sky Costanera, mirante mais alto da América Latina.
Se você vai se hospedar na área e não se incomoda com barulho, opte por hotéis próximos à Avenida Providencia. Ali, você estará próximo às estações de transporte público.
Confira as nossas sugestões de hotéis para ficar em Providência, em Santiago:
Econômico
Bom custo-benefício
Conforto
|
Las Condes: área nobre e tranquila

Foto: Antonella Rocco via Unsplash
Outra boa opção de onde ficar em Santiago é Las Condes, uma área nobre de Santiago. Grande, segura e mais afastada do centro, torna-se perfeita para quem gosta de tranquilidade.
Além de moderno, o bairro é composto por avenidas e edifícios, onde se localizam centros comerciais e restaurantes estrelados. O Shopping Parque Arauco, um dos principais da capital, fica lá.
Quem quer eleger Las Condes como base e não está de carro, pode buscar opções em El Golf. Ou, ainda, em áreas próximas ao metrô. Assim, é possível economizar com os deslocamentos e não depender tanto de Uber/táxi.
E por falar em economia, saiba que os hotéis em Las Condes tendem a seguir o padrão da área (portanto, são mais caros). Uma boa solução são os apartamentos para aluguel, que geralmente vencem no quesito custo-benefício.
A seguir, veja as nossas sugestões de acomodação para ficar no barri Las Condes, em Santiago:
Econômico
Bom custo-benefício
Conforto
|
Vitacura: sofisticação e alta gastronomia

Foto: Getty Images
Mais refinado que Las Condes, sé mesmo Vitacura, outra ótima escolha de onde ficar em Santiago.
Para ter uma ideia, o bairro está no topo do índice de desenvolvimento humano de Santiago. Por ali imperam lojas de grife, galerias de arte e a nata da gastronomia. A beleza natural fica a cargo do Parque Bicentenário e do visual panorâmico da Cordilheira.
Justamente por estar perto dos Andes, Vitacura é uma bela pedida para os viajantes que estão priorizando a temporada de esportes na neve. Já se o objetivo for percorrer os encantos da capital, talvez seja melhor pensar em outras áreas. Isso porque a distância até a zona turística é considerável.
Confira as nossas sugestões de hospedagem em Vitacura, Santiago:
Econômico
Bom custo-benefício
Conforto
|
ISENÇÃO DE IVA NA SUA HOSPEDAGEM EM SANTIAGO DO CHILE
Você sabia que há grandes chances de ter uma bela economiza na hora de pagar pela sua hospedagem no Chile?
No país, existe um imposto (de 19%) chamado IVA — Imposto sobre Valor Agregado. Ele lembra o nosso ICMS e está presente em tudo que você paga no país, de serviços a produtos.
A boa notícia é que, quando se trata de hospedagem, existe a possibilidade de isenção da taxa. Hotéis e albergues registrados no Serviço de Impostos Internos (SII) estão habilitados a conceder tal desconto aos clientes estrangeiros.
O requisito é que o pagamento das diárias seja feito em dólar, euros ou cartão de crédito internacional. Contudo, também há relatos de quem conseguiu a isenção pagando na moeda local.
Para conseguir a isenção, verifique as políticas do local de estadia que escolheu. É importante conferir também se o valor das diárias anunciadas já inclui a isenção, já que isso varia em alguns casos.
E para planejar bem o método de pagamento e não sair perdendo no câmbio, combine tudo com a hospedagem antes. No próprio Booking.com, após a realização da reserva, é possível mandar uma mensagem para o anfitrião e se informar.
Além disso, na hora de garantir seus 19%, tenha em mãos o passaporte (ou RG) e a “tarjeta de turismo”, que você recebe da imigração ao chegar no Chile.
ONDE FICAR EM SANTIAGO: MELHORES OPÇÕES
Uma boa decisão sobre onde ficar em Santiago tem tudo para otimizar sua viagem.
Aposte no centro ou Bellavista se deseja um passeio econômico, na vibe mochileira. Quer equilibrar acessibilidade, conforto e bom custo-benefício? Lastarria, Bellavista e Providencia são coringas.
Las Condes e Vitacura ganham pontos em experiências de alto padrão, mas podem perder um pouco no quesito locomoção. Porém, se o foco for explorar atrações nos arredores, como vinícolas ou o Vale Nevado, pode até ser uma vantagem, pois o trânsito do centro é bem pesado.
Planejar o roteiro é outra forma de deixar a escolha mais fácil. Quando você observa quais atrativos quer conhecer, define-se melhor o ponto de partida até eles.
Salve as nossas dicas no Pinterest!
Tags: Chile Santiago Santiago do Chile