Está planejando a sua viagem para a capital da Espanha, mas ainda não sabe onde ficar em Madri? É normal ter essa dúvida, afinal, a cidade é grande e formada por regiões bastante diferentes entre si. Cada uma tem suas características e agrada um perfil de viajante, por isso é fundamental entender um pouco sobre elas antes de tomar uma decisão.
Também é importante considerar a localização: se é próxima das atrações turísticas e possui fácil acesso ao transporte público.
Para te ajudar nessa tarefa, preparamos um guia com os melhores bairros para ficar em Madri, além de uma boa seleção de hotéis para variados orçamentos. Confira todas as dicas a seguir!
ONDE FICAR EM MADRI: MELHORES BAIRROS E DICAS DE HOTÉIS
Apesar de ser uma cidade grande, se deslocar entre os principais bairros de Madri é fácil graças ao eficiente sistema de metrô da cidade.
Além disso, as principais atrações estão concentradas na região central e arredores, facilitando a locomoção a pé.
Considerando isso, para uma melhor experiência na cidade, os bairros e regiões mais recomendados são justamente os mais centrais: Centro, Las Letras, Atocha, Retiro, Chueca e Malasaña. A seguir, confira mais sobre cada um deles e saiba onde ficar em Madri.
Centro: para ficar perto das principais atrações da cidade

Foto: Florian Wehde via Unsplash
A região mais central de Madri é onde está localizada a praça Puerta del Sol, o coração da cidade. Além dela, também há a Plaza Mayor e a Gran Vía. Se hospedar ao redor desses lugares é sempre uma boa escolha.
Super movimentado, com inúmeras opções de lojas, restaurantes e bares, o Centro também te deixará próximo dos principais pontos turísticos da cidade. De bônus, também é bem servido pelo transporte público, facilitando bastante o deslocamento.
O ponto negativo fica por conta das tarifas mais altas e do movimento excessivo em algumas áreas. Se você procura sossego, é melhor procurar outra região.
Abaixo, você confere uma boa seleção de hospedagens para ficar no Centro de Madri:
Econômico
Bom custo-benefício
Conforto
|
Leia mais:
- O que fazer em Madri: 11 atrações imperdíveis na capital da Espanha
- Como ir do Aeroporto Madrid-Barajas até o centro de Madri
- Transporte público em Madri: como usar o metrô, ônibus e trem
- Roteiro em Madri para 2, 3 ou 4 dias: guia completo com mapa
Las Letras (Huertas): boêmio, charmoso e ainda central

Foto: Josefina Di Battista via Unsplash
Pertinho da Puerta del Sol, esse é o bairro literário de Madri, onde viveram grandes nomes da literatura, como Miguel de Cervantes.
O bairro é charmoso e repleto de livrarias, antiquários e galerias de arte. Também é uma região gastronômica e boêmia, com inúmeras opções de restaurantes e bares tradicionais. Ideal para provar as tapas espanholas.
A Plaza de Santa Ana e a Calle Huertas são o coração do bairro. Além disso, está a poucos minutos da praça Puerta del Sol.
Como Las Letras é, na verdade, um bairro do distrito central, você ainda estará perto de tudo e conseguirá fazer muita coisa a pé. De quebra, é uma opção charmosa e um pouco mais sossegada para ficar em Madri.
Veja as nossas recomendações de hospedagens para ficar no bairro de Las Letras, em Madri:
Econômico
Bom custo-benefício
Conforto
|
Atocha e Retiro: perto da principal estação de trem e de museus

Foto: Getty Images
Em Atocha fica a maior estação de trem da cidade, com trens que partem para diversas cidades espanholas. Logo ao lado está o bairro Retiro, onde se encontram o Paseo del Prado, o Triângulo de Ouro da Arte e o Parque El Retiro.
Essa é uma região tranquila, agradável e repleta de áreas verdes, ideal para quem busca sossego. Além disso, é uma ótima opção para servir de base tanto para explorar outros destinos da Espanha quanto para se deslocar dentro da própria cidade, já que conta com estações de metrô em pontos estratégicos.
No entanto, vale saber que a área conta com menos opções de hotéis, e os preços tendem a ser mais elevados.
A seguir, você confere boas recomendações de hotéis e hostels para ficar nos bairros de Atocha e Retiro, em Madri:
Econômico
Bom custo-benefício
Conforto
|
Chueca e Malasaña: onde a vida noturna acontece

Foto: Getty Images
Se você procura uma região descolada para ficar em Madri, com uma vida noturna animada, Chueca ou Malasaña podem ser a escolha ideal.
Chueca é um bairro vibrante, repleto de bares, boates e restaurantes, sendo o epicentro da cena LGBTQIA+ da cidade.
Já o bairro vizinho, Malasaña, tem uma pegada mais hipster e alternativa, com intensa vida cultural, muitas galerias, ateliês e cafés charmosos.
Como bônus, ambos os bairros estão a uma curta caminhada da Gran Vía e oferecem fácil acesso às principais atrações da cidade.
Veja a nossa seleção de acomodações para ficar nos bairros de Chueca e Malasaña, em Madri:
Econômico
Bom custo-benefício
Conforto
|
ONDE FICAR EM MADRID?
Madri é uma cidade diversificada, com opções para diferentes gostos. Para acertar na hora de escolher de onde ficar em Madri, é importante considerar as características de cada região e suas preferências pessoais.
Se você busca um ambiente mais tranquilo, a região do Retiro é uma boa opção. Já para quem quer aproveitar a vida noturna madrilena, Chueca e Malasaña são as escolhas ideais.
Para estar perto de tudo e ter fácil acesso aos principais pontos turísticos, a região central e Las Letras são perfeitas.
Por fim, leve em conta os lugares que você deseja visitar e escolha um hotel que facilite seus deslocamentos. De qualquer forma, saiba que explorar Madri é muito fácil, seja a pé ou utilizando o transporte público.