TOPO

“Onde ficar em Zurique, na Suíça: melhores bairros e hotéis”


A Suíça está entre os destinos mais cobiçados pelos turistas, seja pelas incríveis paisagens alpinas no verão ou pelas atividades de neve no inverno. E, dada a sua posição central e conexão aéreo-ferroviária, Zurique é a principal porta de entrada do país. Mas, afinal, onde se hospedar em Zurique?

Apesar de não ser a capital do país, Zurique é a maior cidade da Suíça, abrigando mais de 420 mil habitantes. E, embora não seja uma cidade tão grande pelos padrões brasileiros, possui espaço suficiente para paisagens deslumbrantes, uma gastronomia de alta qualidade e, é claro, chocolates incríveis.

Neste artigo, preparamos um guia de onde ficar em Zurique considerando alguns detalhes importantes, como preço, proximidade com os pontos turísticos e facilidade de transporte, por exemplo. A seguir, descubra quais são as melhores regiões para se hospedar na cidade e confira as nossas sugestões de hotéis em cada uma delas!

ONDE FICAR EM ZURIQUE: MELHORES BAIRROS

Não é à toa que a fama de Zurique é tão positiva. A cidade foi classificada como a terceira melhor do mundo para se viver em 2022 e oferece uma excelente infraestrutura tanto para os locais quanto para os turistas.

Ao todo, a cidade é dividida em 12 distritos, ou Kreis, como também são chamados. Os principais pontos de interesse dos visitantes estão distribuídos entre os distritos de 1 a 8, sendo que as duas regiões mais procuradas são a Kreis 1 (onde fica Altstadt, a Cidade Antiga) e a Kreis 2 (área do lago).

Entretanto, é sabido que o custo de vida na Suíça como um todo é elevado, o que se reflete diretamente nas diárias das hospedagens. Por isso, antes de decidir onde ficar em Zurique, é essencial avaliar seus gostos, orçamento, necessidades e pontos de interesse para fazer uma escolha adequada.

Para te auxiliar, abaixo apresentamos um panorama geral sobre os melhores bairros para se hospedar durante uma viagem para Zurique. Confira:

Kreis 1 – Altstadt (Cidade Antiga)

Rio Limmat cortando o centro histórico de Zurique, na Suíça

Rio Limmat cortando Altstadt | Foto: Getty Images

Ideal para quem não quer se preocupar com transporte, é em Altstadt (literalmente “Cidade Antiga”) que se encontram os principais pontos turísticos de Zurique.

Para você se situar melhor, é legal saber que essa região ainda é dividida em quatro áreas: Rathaus, Lindenhof, Hochschulen e City.

Rathaus e Lindenhof margeiam o Rio Limmat a leste e oeste, respectivamente, formando a região mais antiga e turística da cidade. Na região, são vistas construções medievais, ruelas de paralelepípedo e um lindo panorama do rio.

City, por sua vez, é bastante comercial e abriga a tão famosa rua Bahnhofstrasse, que foi construída em 1864 e é o polo de compras mais importante de Zurique (e um dos mais caros do mundo). Já Hochschulen é uma zona universitária que, além disso, também abriga museus e atrativos culturais.

Como o distrito não é tão grande assim, você estará bem localizado em qualquer uma das áreas citadas. E, apesar dos inúmeros pontos positivos da região, as hospedagens na Cidade Antiga de Zurique possuem tarifas bastante elevadas. Mesmo assim, é onde você encontrará a maior oferta de acomodações.

Abaixo, você confere algumas sugestões de onde ficar em Altstadt, em Zurique:

Econômico

  • Green Marmot Capsule Hotel Zürich: é uma mistura de hostel com hotel cápsula, básico mas conveniente para uma estadia curta. Oferece cabines individuais ou para casais e é super central;
  • Friendly Hostel Zürich: também no estilo hostel, é simples e possui instalações mais antigas, mas é elogiado pela limpeza e agrada o público mochileiro. Fica em uma posição central e muito prática.

Bom custo-benefício

  • citizenM Zürich: super central, é um hotel moderno e com funcionalidades smart, bom atendimento e equipado com um bar e restaurante. Os quartos são compactos, mas confortáveis, e contam com ar-condicionado (coisa que não é regra em Zurique);
  • Hotel Alexander Zurich Old Town: a uma curta distância da estação de trem e da rua Bahnhofstrasse, possui café da manhã incluso e recepção 24 horas. Seus quartos contam com sistema de isolamento acústico, frigobar, TV e ar-condicionado;
  • Hotel Scheuble: também próximo da estação de trem, possui uma decoração aconchegante que mistura elementos orientais e europeus. Os quartos contam com TV, máquina de café e amenidades, enquanto o elogiado café da manhã está incluso em algumas tarifas;
  • Hotel St. Josef: muito bem localizado, o hotel tem um restaurante de gastronomia internacional e suíça, além de incluir café da manhã em todas as diárias. Os quartos são espaçosos e muito bem decorados, contando também com frigobar e máquina de café.

Conforto

  • Boutique Hotel Seidenhof: esse hotel boutique fica a 50 metros da rua Bahnhofstrasse, disponibiliza quartos com TV de tela plana, banheiro privativo, roupões, chinelos, frigobar e cafeteira e alguns possuem cozinha compacta. Em sua infraestrutura encontra-se bar, jardim com vista para a cidade, recepção 24 horas e terraço;
  • Baur au Lac: para quem busca uma dose de luxo, o hotel 5 estrelas conta com um parque privativo e vista para o lago e os Alpes Suíços. É conhecido por seus dois restaurantes, sendo que um deles foi premiado com duas estrelas Michelin. Tem estacionamento com manobrista, serviço de concierge 24 horas e a limpeza dos seus quartos é realizada duas vezes por dia;
  • Storchen Zürich – Lifestyle boutique Hotel: outro da categoria luxo, está aberto há mais de 650 anos e possui um píer de barcos em frente ao Rio Limmat. Serve café da manhã diariamente e oferece acomodações com ar condicionado, banheiro privativo, frigobar, TV, máquina de café e conectividade WI-FI.

Kreis 2: Oeste do Lago de Zurique

Vista panorâmica do Lago de Zurique

Vista panorâmica do Kreis 2, à direita | Foto: Henrique Ferreira via Unsplash

Margeando o Lago de Zurique a oeste de Altstadt, o Kreis 2 também é uma excelente região para ficar na cidade. Cercada por parques e muito verde, é uma área residencial bastante tranquila. Além disso, oferece acesso ao belo Lago de Zurique.

Um ponto a ter em mente é que este distrito é bastante extenso. Logo, é possível ficar muito próximo ao centro e seus pontos turísticos ou, então, muito distante.

Levando isso em conta, aconselho verificar cuidadosamente a localização da hospedagem antes de efetuar a reserva. Caso ela esteja mais distante do centro, certifique-se de que o transporte público seja de fácil acesso.

Outro ponto a considerar no distrito, especialmente nas áreas mais afastadas do centro, é a menor quantidade de comércios, bares e restaurantes.

Por fim, apesar de não apresentar uma ampla oferta de hotéis, as tarifas na região tendem a ser pouco mais acessíveis, o que é ótimo para quem deseja economizar.

A seguir, confira a nossa seleção de onde ficar no Kreis 2, em Zurique:

Econômico

  • MEININGER Hotel Zürich Greencity: está longe de tudo, mas ao lado de uma estação de trem que o conecta ao centro em 10 min. Com ambientes modernos e espaçosos, oferece quartos privativos ou compartilhados a tarifas bastante convenientes. O local ainda conta com lounge, cozinha de uso comum, recepção 24 horas, terraço, bar e estacionamento;
  • Zurich Youth Hostel: a 10 minutos de caminhada do Lago Zurique e com fácil acesso ao transporte público, possui quartos privativos ou compartilhados e dispõe de café da manhã incluso nas diárias. Em sua infraestrutura os hóspedes podem desfrutar de bar, recepção 24 horas, conectividade WI-FI e estacionamento privativo.

Bom custo-benefício

  • Motel One Zürich: fica praticamente colado em City, no Kreis 1, e por isso ainda está muito centralizado. O hotel conta com estrutura renovada e decoração elegante, enquanto o café da manhã (pago à parte) é bastante elogiado. No local ainda há um bar 24h;
  • Locke am Platz: com uma decoração modernista e itens de design, esse hotel 4 estrelas fica a poucos passos do Museu da Fifa e do Lago de Zurique. Os quartos são espaçosos e bem estruturados, enquanto o café da manhã está incluído nas diárias;
  • Residence Mutschellen: oferece studios básicos para duas ou quatro pessoas a 10 min do Lago de Zurique com acesso ao centro via transporte público. No prédio ainda há academia e lavanderia compartilhada.

Conforto

  • B2 Hotel Zürich: bem localizado, oferece não só acomodações aconchegantes, mas também uma experiência completa em serviços. Conta com um banho termal público e spa, piscinas, área de bem-estar e sauna – cobrado à parte. O café da manhã, incluso nas diárias, é servido em uma biblioteca com mais de 33.000 livros;
  • Alden Suite Hotel Splügenschloss Zurich: a uma distância caminhável do centro, conta com todo o conforto e amenidades esperados de um hotel 5 estrelas. Os quartos são espaçosos e contam com um frigobar abastecido (bebidas não alcoólicas sem custo);
  • Park Hyatt Zurich – City Center Luxury: também próximo ao centro, é um dos mais prestigiados da área. Conta com uma adega com mais de 3.000 garrafas de vinho, bar e restaurante. As diárias incluem máquina Nespresso no quarto, uma seleção de chás e frutas frescas e acesso à área fitness e de bem-estar.

Kreis 4: Langstrasse

Europaallee Passage no Kreis 4

Europaallee Passage, ao lado da estação de trens de Zurique | Foto: ©Zürich Tourism

Conhecido por sua atmosfera jovem, o Kreis 4 é o distrito ideal para os amantes de agitação e vida noturna em Zurique.

Nesta área, encontram-se diversos bares, casas noturnas (atenção ao barulho), e restaurantes, além de abrigar a principal estação de trem da cidade, facilitando os deslocamentos tanto dentro da Suíça quanto para outros países.

A Langstrasse é a rua principal do Kreis 4, onde tudo acontece. E, embora a Langstrasse seja por vezes associada a uma reputação de periculosidade, minha experiência pessoal ao hospedar-me nesta região foi completamente segura. De todo modo, é importante saber que nem mesmo uma cidade como Zurique está livre de pequenos delitos.

Por fim, a localização privilegiada do distrito permite fácil acesso ao centro histórico, sendo possível explorar a grande maioria dos pontos turísticos a pé.

Se você busca uma estadia animada e conveniente, pode conferir as nossas sugestões de onde se hospedar no Kreis 4, em Zurique:

Econômico

  • Gasthaus zum Guten Glück: oferece acomodações simples, com banheiro compartilhado, mas agradáveis e bastante confortáveis. Conta com bom atendimento e está próximo de vários pontos de interesse;
  • Guesthouse fürDich: com decoração divertida e ambientes aconchegantes, está próximo de uma estação de tram e conta com vários serviços nos arredores. A maioria dos quartos possui banheiro compartilhado e o café da manhã é pago à parte. No local também há um bistrô que serve pratos no almoço e jantar.

Bom custo-benefício

  • Josephine’s Guesthouse WOMEN ONLY: é exclusivo para mulheres, mas pode ser um diferencial para amigas ou viajantes solo. Oferece quartos espaçosos e renovados, além oferecer café da manhã incluso nas diárias e contar com um terraço e cozinha de uso comum;
  • Saint Georges Hotel: com excelente localização, a 10 min de caminhada do centro, oferece acomodações confortáveis e agradáveis, além de café da manhã incluso em algumas tarifas. Alguns quartos possuem banheiro compartilhado.

Conforto

  • 25hours Hotel Langstrasse: é um hotel 4 estrelas jovem e moderno, com decoração divertida e instalações novas.Conta com estacionamento privativo, recepção 24 horas, terraço e academia. Seus quartos são compostos por ar condicionado, frigobar, TV, banheiro privativo e conectividade WI-FI.

Kreis 5: Zurich West

Frau Gerolds Garten no Kreis 5 de Zurique

Centro cultural e gastronômico Frau Gerolds Garten | Foto: ©Zürich Tourism

Com uma atmosfera mais moderna e industrial, o Kreis 5, também chamado de Zurich West, é uma região dinâmica que se destaca por sediar diversos eventos culturais, galerias de arte e o famoso arranha-céu Prime Tower, um dos pontos turísticos de Zurique.

Apesar de sua localização relativamente distante da Cidade Antiga, essa área proporciona fácil acesso a todos os distritos da cidade por meio de um eficiente sistema de transporte público. Os modernos bondes e ônibus conectam Zurich West ao coração da cidade, permitindo deslocamentos rápidos e práticos.

O número de hospedagens na região não é grande, mas ainda é possível encontrar boas opções na área. Abaixo, você confere a nossa seleção de onde ficar no Kreis 5, em Zurique:

Econômico

  • The Henry Self Check-In Guesthouse: fica a 10 minutos a pé da estação central de trem e se destaca por oferecer acomodações com cozinha privativa, banheiro, ar condicionado, TV, cafeteira e conectividade WI-FI. O café da manhã está incluso nas diárias.

Bom custo-benefício

  • Züri by Fassbind: com infraestrutura completa, conta com academia, sauna, serviço de quarto, recepção 24 horas, terraço e estacionamento privativo. Nas acomodações os hóspedes encontram sistema de isolamento acústico, secador de cabelo, ar-condicionado, frigobar, cafeteira e banheiro privativo;
  • 25hours Hotel Zürich West: a uma curta caminhada de distância do Prime Tower, esse hotel possui estacionamento privativo, recepção 24 horas, bar e restaurante de cozinha internacional. Seus quartos são amplos e oferecem banheiro privativo, TV, ar-condicionado e frigobar.

Conforto

  • Renaissance Zurich Tower Hotel: o hotel 5 estrelas conta com academia, restaurante, estacionamento, recepção 24 horas e serviço de quarto. Suas acomodações são equipadas com janela panorâmica, ar-condicionado, sistema de isolamento acústico, TV e amenidades. O café da manhã está incluso em algumas tarifas.

Kreis 6: Unterstrass and Oberstrass

Margens do Rio Limmat no bairro Unterstrass

Margens do Rio Limmat no Unterstrass | Foto: ©Zürich Tourism

Semelhante ao Kreis 2, o Kreis 6 é um distrito predominantemente residencial, sendo também reconhecido como a área universitária de Zurique. Por esse motivo, abriga uma população significativamente jovem, impulsionada pela presença de instituições acadêmicas renomadas.

O distrito reúne os bairros de Unterstrass e Oberstrass e é onde estão alguns museus, que são ótimos para quem gosta de história. Também é dele que sai o passeio de bonde Seilbahn Rigiblick, que sobe pelas laterais da colina e permite aos visitantes terem uma vista panorâmica da cidade.

Kreis 6 é uma ótima escolha para quem procura tranquilidade. Além disso, é um bom lugar para quem gosta de uma gastronomia mais diversificada, já que conta com uma boa diversidade de restaurantes que servem pratos de todas as partes do mundo. 

Já no quesito transporte, a região se conecta bem aos demais distritos da cidade através dos trams e ônibus, por isso a locomoção não é um grande problema.

Abaixo, você confere algumas sugestões onde ficar no Kreis 6, em Zurique:

Econômico

  • Lion BB Swiss: com quartos privativos e compartilhados, oferece diárias com tarifas acessíveis. O hostel foi renovado recentemente e agora também conta com um mini mercado disponível para compras.

Bom custo-benefício

  • Sorell Hotel Rex: a poucos minutos de caminhada do centro de Zurique e a 15 minutos da estação de trem, oferece serviço de lavanderia, estacionamento privativo e terraço coberto. Suas acomodações são equipadas com banheiro privativo, conectividade WI-FI, TV de tela plana, cafeteira e frigobar. O café da manhã está incluso nas diárias;
  • Ibis Styles Zurich City Center: fica a 500 metros da estação central de trem e possui uma infraestrutura completa com recepção 24 horas, restaurante, bar e estacionamento. Serve café da manhã diariamente e conta com quartos com TV de tela plana, sistema de isolamento acústico, conectividade WI-FI e banheiro privativo.

Conforto

  • Hotel Krone Unterstrass: muito completo e confortável, disponibiliza acomodações com banheiro privativo, ar-condicionado, TV de tela plana, sistema de isolamento acústico e conectividade WI-FI. Tem um restaurante, que serve pratos típicos suíços e mediterrâneos, recepção 24 horas, serviço de quarto, sala de conferências e estacionamento;
  • EMA House Hotel Suites: possui suítes equipadas com um ou dois quartos, que oferecem cozinha e banheiro privativos, ar-condicionado, sistema de isolamento acústico, TV, cafeteira e frigobar. Em algumas diárias o café da manhã está incluso e é servido diretamente no quarto;
  • Aparthotel Adagio Zurich City Center: essa opção 4 estrelas está situada a 500 metros do Museu Nacional Suíço e dispõe de academia, recepção 24 horas, bar e estacionamento. Possui unidades equipadas com cozinha compacta, banheiro privativo, área de estar, lava-louças, sistema de isolamento acústico e TV.

Kreis 8: Seefeld

Lago de Zurique com a Opera House de pano de fundo

Lago de Zurique com a Opera House de pano de fundo | Foto: Getty Images

O Kreis 8, à margem leste do Lago de Zurique, destaca-se como um distrito não apenas tranquilo, mas também luxuoso e encantador.

Sua principal atração é o calçadão à beira do lago, que se estende por suas margens. Com uma abundante área verde, que inclui um bem jardim chinês, também oferece uma incrível vista dos Alpes Suíços.

Um fator a se considerar na região é que esta é uma área bastante nobre. Em meio às propriedades de alto padrão, encontram-se alguns luxuosos hotéis 5 estrelas, mas não sobra muito espaço para acomodações econômicas. Por isso, é um lugar para quem busca exclusividade.

As opções de entretenimento (além do próprio lago) também não são tantas, mas o transporte público conecta facilmente os visitantes até o centro da cidade.

Se o Kreis 8 for a sua escolha de onde ficar em Zurique, você pode gostar de alguma das nossas sugestões:

Bom custo-benefício

  • Hotel Europe: muito tradicional na cidade, esse hotel possui uma infraestrutura composta por restaurante, bar, terraço coberto e serviço de quarto. Nas suas acomodações há banheiro privativo, TV, sistema de aquecimento e conectividade WI-FI e o café da manhã está incluso nas diárias;
  • Alma Hotel: localizado em um edifício datado do século XIX, está situado a apenas 100 metros do Lago de Zurique e serve café da manhã diariamente por um valor a parte. O local ainda conta com sauna, terraço coberto, bar e estacionamento;
  • Boutique Hotel NI-MO: fica a apenas 200 metros do calçadão e da Ópera de Zurique e o café da manhã está incluso nas suas diárias. Tem quartos equipados com banheiro privativo, cafeteira, TV  e disponibiliza aos hóspedes chá, café Nespresso e água como cortesia 24 horas por dia.

Conforto

  • AMERON Zürich Bellerive au Lac: é um dos mais completos da cidade e possui uma infraestrutura composta por academia, estacionamento, serviço de quarto, recepção 24 horas, serviço de concierge, restaurante e bar. O café da manhã está incluso nas diárias e seus quartos são contam com cafeteira, banheiro privativo, TV, frigobar e ar-condicionado;
  • Signau House & Garden Boutique Hotel Zürich: construída ao redor de um lindo jardim, esse hotel boutique entrega conforto e muito charme. Serve um excelente café da manhã tincluso nas diárias e conta com estacionamento, bar e terraço;
  • La Réserve Eden au Lac Zurich: em um luxuoso prédio datado de 1909, fica à beira do lago e a 10 minutos de caminhada da rua Bahnhofstrasse. Dispõe de recepção 24 horas, bar, restaurante, academia, estacionamento e serviço de quarto. Suas acomodações oferecem todas as amenidades esperadas de um hotel 5 estrelas.

Kloten: Imediações do Aeroporto de Zurique

Pista de pouso do Aeroporto de Zurique

Foto: Getty Images

Por mais que o Aeroporto de Zurique não esteja distante do centro da cidade, aqueles que planejam uma estadia breve neste destino ou, então, possuem um voo muito cedo ou tarde, podem encontrar uma opção conveniente ao se hospedarem nas imediações do aeroporto.

Essa área, que na verdade fica na comuna de Kloten, embora não apresente pontos turísticos específicos, conta com uma boa gama de hotéis. Estes estabelecimentos oferecem diárias com valores bastante variados, atendendo a diferentes orçamentos e preferências de hospedagem.

Antes de reservar o seu hotel próximo ao aeroporto, cheque as amenidades disponíveis. Algumas acomodações oferecerem transfer para o aeroporto (geralmente em horários predefinidos), seja gratuitamente ou por um custo adicional.

Abaixo, você confere uma seleção de onde ficar em Kloten, próximo ao Aeroporto de Zurique:

Econômico

  • Capsule Hotel – Alpine Garden Zurich Airport: uma ótima escolha para passar um período curto, fica em frente ao aeroporto (basta atravessar a rua), conta com recepção 24 horas e oferece quartos-cápsula equipados com ar-condicionado e banheiro compartilhado;
  • Holiday Inn Express Zürich Airport: fica a 5 km do aeroporto, próximo de uma estação de trens e com serviço de transfer (pago). Dispõe de restaurante, bar, estacionamento e oferece café da manhã incluso nas suas diárias;
  • Radisson Hotel Zurich Airport: tem academia, restaurante, bar, estacionamento e serviço de transfer para o aeroporto (pago). Os quartos possuem conectividade WI-FI, banheiro privativo, TV e sistema de isolamento acústico.

Bom custo-benefício

  • Leonardo Hotel Zurich Airport: está a 15 minutos de transporte público do centro de Zurique e a 1km do aeroporto (há ônibus de linha fazendo o trajeto). Oferece acomodações com banheiro privativo, TV, sistema de isolamento acústico, cafeteira e frigobar. Sua infraestrutura é completa e composta por academia, restaurante, bar, serviço de quarto e estacionamento;
  • Jet Hotel Zurich Airport: com café da manhã incluso nas diárias, possui serviço de transfer para o aeroporto (pago) e estacionamento privativo, além de servir água, chá e café 24 horas por dia aos hóspedes. Seus quartos possuem varanda, banheiro privativo, TV e sistema de isolamento acústico;
  • Hotel Allegra Lodge: conta com academia, estacionamento, spa, terraço, bar e restaurante. Serve café da manhã por um preço adicional. Oferece transfer para o aeroporto (pago).

Conforto

  • Radisson Blu Hotel Zurich Airport: localizado literalmente ao lado do aeroporto e a dois minutos da estação de trem, se diferencia por apresentar uma passagem que leva diretamente aos terminais de embarque para os voos;
  • Hyatt Regency Zurich Airport Circle: fica a 5 min de caminhada do aeroporto e possui recepção 24 horas, academia, spa, sauna, serviço de quarto, estacionamento e restaurante;
  • Hyatt Place Zurich Airport the Circle: é um hotel irmão do Hyatt Regency e também fica nas proximidades. As tarifas costumam ser ligeiramente mais baixas, mas não é uma regra.

Qual o melhor bairro para ficar em Zurique?

Zurique é um destino muito procurado não somente pelos brasileiros, como por turistas do mundo todo. Cheio de atrativos, praticamente não existe um lugar ruim para ficar na cidade, visto que é segura e muito bem planejada como um todo.

No entanto, se a intenção é realmente explorar a cidade ao máximo, os distritos mais recomendados dentre onde ficar em Zurique são o 1, onde se encontra a Cidade Antiga, e o 2, que abrange a região do Lago.

Esses distritos concentram os principais pontos turísticos, proporcionando uma ampla oferta de hotéis, bares, restaurantes e acesso conveniente ao transporte público.

Ainda assim, todas as regiões mencionadas aqui têm suas particularidades, preços e encantos, sendo necessário apenas avaliar qual delas melhor se adequa ao que você está buscando.

Você sabia?

O Viaja que Passa ganha uma pequena comissão a cada reserva que você faz através dos links dos nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a continuar publicando conteúdos autorais e imparciais para ajudar na sua viagem!

Tags:  

«
»