TOPO

“O que fazer em Paris no Natal e Ano Novo”

Não importa se você ama ou odeia o frio. Dificilmente vai deixar de se encantar pela magia do Natal em Paris.

Vai para ver o Ano Novo se iniciar na “cidade luz”? Então ainda terá um plus! Conferirá os últimos dias da decoração natalina e poderá aproveitar uma linda queima de fogos com o Arco do Triunfo ou a Torre Eiffel de pano de fundo.

Nessa época do ano, a cidade ganha um encanto diferente. É claro que há muitos turistas por todos os lados, mas você pode conseguir lidar com isso.

Neste artigo vamos falar sobre as principais atividades e atrações para você conferir no Natal e Ano Novo em Paris. Confira!

O QUE FAZER EM PARIS NO NATAL E ANO NOVO

Mercados de Natal

Mercado de Natal em Paris

Foto: Getty Images

Os Mercados de Natal são famosos e tradicionais em toda Europa, por isso não seria diferente em Paris. Na cidade luz você encontrará não um, mas vários desses mercados.

Particularmente, me encanta o mercado do Champs de Mars, bem ao lado da Torre Eiffel! É um clima muito único e qualquer foto que você tire lá está a Torre Eiffel ao fundo! Eles montam inclusive uma pequena pista de gelo que você pode pagar para brincar um pouco e se divertir. Há também muita comida típica de Natal e o preço é bem acessível.

Lembro de já ter jantado por ali na véspera do Natal, no dia 23, e ter sido incrível. Há sempre um vinho quente – algo parecido com o nosso quentão – e bons bretzels, que são típicos do Natal.

E não é apenas ao lado da Torre Eiffel que o Mercado de Natal é incrível. Há também bons mercados no Jardin des Tullieres, próxima da Notre-Dame, e uma verdadeira vila de Natal na La Defénse. Já o do Hôtel de Ville costuma ficar entre os mais bem decorados.

Se você tiver tempo, visite mais de um, mas qualquer escolha já será inesquecível! Normalmente eles abrem no início da tarde e fecham por volta das 23h, mas atenção: os mercados fecham mais cedo no dia 24 e não abrem dia 25.

Passear na Champs-Elysées

Champs Elysees iluminada para o Natal

Foto: Getty Images

O passeio em uma das avenidas mais famosas do mundo é sempre incrível, mas imagine nesta época do ano! Sem dúvida, essa dica de o que fazer em Paris no Natal e Ano Novo é à prova de arrependimentos.

Em primeiro lugar, espere um lindo espetáculo de luzes. Toda a avenida, das árvores às vitrines, fica completamente iluminada. Da Place de la Concorde até o Arco do Triunfo há um verdadeiro show de magia para adultos e crianças.

É claro que toda a cidade fica decorada, mas o clima na Champs-Elysées é diferente.


Leia também:


Concertos de Natal

Concerto na Sainte-Chapelle

Foto: Sainte-Chapelle

Outra dica de o que fazer no Natal em Paris é assistir a um concerto temático. Você encontrará espetáculos de todos os preços, mas alguns cobram valores apenas simbólicos – ou nem cobram.

Eles acontecem principalmente nas igrejas, como o “Concerto de Natal Vivaldi e Canções de Natal”, na Eglise de la Madeleine.

Um dos mais famosos acontece no Théâtre des Champs-Elysées, e é claro que é mais concorrido.

Você pode conferir as principais atrações pagas aqui ou pesquisar nas próprias igrejas, onde poderá encontrar alguns horários especiais para as apresentações especiais de Natal.

Atenção: a França atualmente impõe como requisito para o ingresso de pessoas em restaurantes, museus e espaços recreativos a apresentação do “pass sanitaire” (passaporte sanitário), que comprova a conclusão do esquema vacinal contra a Covid-19. Para saber mais sobre a emissão do passaporte sanitário francês, confira as orientações do Itamaraty.

Natal Encantado da Disney

Sem dúvida, dentre as opções de o que fazer em Paris no Natal também não podemos deixar de mencionar a Disney. Se você sempre quis saber como é o Natal nesse mundo mágico, é a sua chance!

De fato, o ingresso fica mais caro nessa época, pois é uma data especial, mas pode valer a pena. Todo o parque da Disneyland Paris é adornado com decoração temática e não vai ser difícil encontrar o Mickey cantando alguma música natalina.

O desfile, ao fim do dia, também acontece com a presença ilustre do Papai Noel. Toda a decoração é única nessa época e o tema já inicia a partir de meados de novembro. Por isso, você nem precisa esperar o Natal em si para visitar.

 

Para saber mais, confira um pouco da programação de 2021/2022.

Patinação no gelo

Pista de Patinação no Hôtel de Ville em Paris

Foto: Getty Images

Além de fotografar a decoração e provar todos os sabores dos Mercados de Natal, você pode reservar um pouco de tempo para se divertir em uma pista de patinação.

Todos os anos, alguns lugares da cidade são escolhidos para receber uma pista.

Para este final de ano, a nossa sugestão é a pista montada no Jardin des Tuileries, próximo do Museu do Louvre.

Ah, e as pistas podem ser aproveitadas tanto por profissionais quanto por quem nunca patinou na vida, já que além dos patins disponíveis para aluguel no local, você também poderá usar os apoios para iniciantes. A diversão é garantida!

Ceia de Natal

Ceia de Natal em Paris

Foto: Le Train Bleu

Se você tiver reservado um espaço mais privado para se hospedar em Paris, pode apostar em uma ceia com a família.

Mas se a ideia é sair na noite do Natal, felizmente há muitos lugares em Paris onde você encontrará opções deliciosas para o jantar.

É verdade que a maioria dos restaurantes fecha na noite de Natal, mas há também aqueles que já são tradicionais na data. Entre eles estão os prestigiados Le Train Blue e La Coupole.

Se a ideia é não gastar muito, é melhor procurar pelas brasseries e bistrôs – de preferência a um raio de distância dos pontos turísticos mais famosos.

Em todo caso, as reservas precisam ser feitas com antecedência.

Outra opção única são as ceias especiais nos cruzeiros do Rio Sena. Os menus, em geral, custam a partir de 60€ por pessoa.

 

Passear pelas vitrines das grands magasins

Árvore de Natal da Galeries Lafayette em 2021

A famosa árvore de Natal da Galeries Lafayette. Foto: Sortir a Paris

Lembro até hoje o impacto que foi quando descobri a decoração de Natal das grands magasins como a Galeries Lafayette e a Printemps Haussmann. Na verdade, é difícil descrever, mas é como se transportar para um mundo mágico do Natal pensado em cada detalhe.

Você pode ficar apenas pelas vitrines, totalmente decoradas com bonecos e cenários em movimento, ou entrar e conferir tudo por dentro.

Dentre todas as lojas de departamento, a Galeries Lafayette é a que mais impressiona. A árvore montada anualmente no centro do edifício (sempre com uma temática diferente) é maravilhosa e rende fotos lindas para a viagem.

Virada do ano na Champs-Elysées

Show de fogos no Arco do Triunfo durante a virada do ano

Foto: Martin BUREAU / AFP

Se você procura o que fazer em Paris no Ano Novo precisa se planejar, pois há algumas opções para a virada do dia 31.

Uma das mais conhecidas é justamente na Champs-Elysées. E aqui vou dar uma dica bem sincera: se você quer passar a virada mais tranquilo, evite ir muito próximo do Arco do Triunfo. Quando a contagem se encerra, um show de fogos de artifício inicia, mas você poderá ver tudo mesmo lá de trás, onde há menos pessoas.

Infelizmente, se você for muito próximo do Arco, vai acabar mal conseguindo aproveitar.

Ah, e diferente do Brasil, logo depois que os fogos acabam as pessoas começam a ir embora. É bom saber disso para evitar o tumulto.

Virada do ano no Champs de Mars

Queima de fogos no réveillon em Paris, em frente à Torre Eiffel

Foto: Getty Images

Muitas pessoas ficam em dúvida se vão para a Champs-Elysées ou Champs de Mars na virada. A primeira opção é a mais “tradicional”, mas o Champs de Mars vem atraindo mais e mais pessoas a cada ano.

Considerando o show de fogos com a Torre Eiffel de pano de fundo, também não é difícil escolher por essa alternativa de o que fazer em Paris no Ano Novo.

A dica, contudo, é a mesma de antes: evite ficar muito próximo à Torre Eiffel, pois você vai deixar de aproveitar com tranquilidade.

Aproveite Paris no inverno!

Mesmo para quem não gosta de frio, ter a oportunidade de passar o Natal ou a virada de ano em Paris é uma experiência e tanto. O clima da cidade nessa época é realmente especial!

Não deixe de conferir as opções tradicionais dessa época e se encantar ainda mais com a “cidade luz”!

Tags:     

«
»