TOPO

“Festival das Lanternas de Chiang Mai: como é e quanto custa”


Um dos eventos mais famosos não só de Chiang Mai, mas de toda a Tailândia, o Yi Peng, mais conhecido como “Festival das Lanternas”, atrai milhares de visitantes à cidade todos os anos.

Mas você sabe que ele significa e celebra? Quando acontece, onde e como participar das festividades que envolvem esse festival especial para os budistas do povo Lanna?

Neste artigo, procurei trazer curiosidades sobre o Yi Peng e informações úteis que vão te ajudar a planejar a sua passagem por esse evento. Confira todas as dicas a seguir!

Yi Peng, o “Festival das Lanternas” de Chiang Mai

Lanternas no Wat Phra Singh para a celebração do Yi Peng

Lanternas no Wat Phra Singh para a celebração do Yi Peng

O Yi Peng, popularmente conhecido como “Festival das Lanternas“, é tradicional da cultural Lanna, antigo reino estabelecido no que hoje é o Norte da Tailândia. Chiang Mai é a capital histórica do reino Lanna e maior cidade do Norte da Tailândia, daí o porquê de ser sede desse festival.

Yi significa “dois” e Peng significa “lua cheia”. Em outras palavras, é “a segunda lua cheia” do calendário Lanna. 

Há séculos, durante o período do festival, os budistas tradicionalmente oferecem lanternas para demonstrar a sua devoção a Buda. Elas decoram suas casas, templos, portas e também os céus.

Quando lançadas aos ares para queimar, acredita-se que elas levam tudo o que há de ruim e abrem caminho para a prosperidade.

As lanternas, ou khom loi, são feitas de um material leve, geralmente papel de arroz, com uma vela ou fonte de combustível na base. Quando acesas, elas se enchem de ar quente e flutuam no céu, criando um espetáculo verdadeiramente maravilhoso. Graças a isso, o festival atrai mais e mais turistas em Chiang Mai, budistas ou não, a cada ano.

Quando acontece o Festival das Lanternas de Chiang Mai?

Em 2023, o Yi Peng, ou Festival das Lanternas de Chiang Mai, acontecerá nos dias 27 e 28 de novembro.

Festival Loy Krathong

Loy Krathong

Barcos flutuando durante o Festival Loy Krathong

Um outro festival que acontece nacionalmente na Tailândia é o Loy Kratong. Ele também segue o calendário lunar e acontece concomitantemente ao Yi Peng, daí o porquê de muitas pessoas confundirem e acharem que são uma coisa só.

O Festival Loy Krathong tem uma história secular na Tailândia e agradece a deusa da água, Phra Mae Khongkha, pela sua generosidade durante a temporada de colheita, marcando também o fim da estação chuvosa no país.

Loy significa “flutuar”, enquanto Krathong é um pequeno barco ou cesta geralmente feito de folhas de bananeira. Durante o festival, os tailandeses adornam suas embarcações (que são vendidas aos montes nesse período) com velas e incensos e depois a lançam nos rios. Nesse momento é feito um pedido e acredita-se que se o krathong flutuar para bem longe antes da vela apagar, o próximo ano será próspero.

Quando acontece o Festival Loy Krathong na Tailândia?

Em 2023, Festival Loy Krathong acontecerá no dia 28 de novembro em toda a Tailândia, mas as celebrações também tomam conta nos dias que o antecedem.

CELEBRAÇÃO DO YI PENG E LOY KRATHONG EM CHIANG MAI

Carro alegórico durante o desfile do Festival Loy Krathong, em Chiang Mai

Carro alegórico durante o desfile do Festival Loy Krathong

Enquanto o Loy Krathong é celebrado em toda a Tailândia, as comemorações do Yi Peng acontecem apenas no Norte do país, em especial em Chiang Mai.

Uma semana antes dos festivais começam as preparações e uma série de celebrações, que incluem atividades festivas e religiosas, feiras, concertos e muito mais! É uma excelente época para aproveitar a cidade.

Aproximando-se das datas dos eventos, as atividades se intensificam.

No dia do Loy Krathong, uma série de carros alegóricos sai das proximidades do Tha Phae Gate em direção à Nawarat Bridge. No Rio Ping, centenas de barquinhos iluminados são lançados a todo tempo. Tudo acontece concomitantemente e, a cada ano, as programações mudam e mais atrações são adicionadas.

Já quanto ao Yi Peng, bem… antigamente ele se confundia com o Loy Krathong e as lanternas eram lançadas aos céus ao mesmo tempo. No entanto, em decorrência de acidentes e incêndios ocasionados pela festividade, desde 2022 passou a ser proibido acender lanternas na cidade.

Você ainda verá uma ou outra lanterna no céu, mas das duas uma: ou ela foi lançada fora da área urbana, ou foi lançada clandestinamente (o que é rapidamente reprimido pela policia local).

Veja, o Yi Peng continua a ser celebrado na cidade. Você verá muitas lanternas nos templos e casas, além de muitas atividades comemorativas. No entanto, o lançamento de lanternas atualmente acontece em eventos privados, longe da cidade e distante de possíveis focos de incêndio.


Leia também:


EVENTOS PRIVADOS EM CHIANG MAI

Lançamento das lanternas durante o Festival Yi Peng

Momento do lançamento das lanternas no evento privado do CAD

Como dito, as comemorações do Yi Peng ainda acontecem em toda a cidade de Chiang Mai. O que você não verá é a típica imagem de centenas (ou milhares) de lanternas lançadas ao mesmo tempo aos céus. Se é isso que você procura, terá que recorrer a um evento privado.

Não há apenas um evento privado para o festival das lanternas em Chiang Mai, mas o maior e melhor estruturado é organizado pelo Chiang Mai Arts and Design (CAD), que acontece em uma propriedade a 10km do centro.

O principal ponto positivo do CAD, na minha opinião, é que ele tem um maior cuidado com a sustentabilidade.

Quanto custa o ingresso para o evento do CAD

Em 2023, os ingressos para o evento do Chiang Mai Arts and Design (CAD) estão sendo vendidos pelos seguintes valores:

STANDARD VIP PREMIUM
Ingresso Ingresso Ingresso
2 Lanternas 2 Lanternas 2 Lanternas
1 Krathong 1 Krathong 1 Krathong
Standard Food Zone VIP Food Zone Premium Food Zone
Transfer (Red Cab) Transfer (Van) Transfer (Van)
฿ 4600 ฿ 5900 ฿ 6400

A diferença entre os ingressos Standard, VIP e Premium ficam por conta do assento no evento, área de comidas e tipo de transfer.

Para que você entenda melhor, tentarei explicar as diferenças de acordo com a minha experiência no festival de 2022:

Ao entrar no evento, existe uma grande área aberta acessível por todo mundo, independente do tipo de ingresso. Ali há um lago onde todo mundo pode lançar o seu krathong e também um palco onde acontecem algumas apresentações, além de outras pequenas instalações (como banheiros).

Evento Yi Peng do Chiang Mai Arts and Design (CAD)

Apresentações acontecendo na “zona comum” do evento

Food Zone

Todos os ingressos também incluem snacks (entregues na entrada) e jantar com especialidades tailandesas. Há várias opções, inclusive para vegetarianos, e elas são servidas em barracas (é praticamente uma feira). Achei tudo bem gostoso! 

As zonas de comida são separadas por tipo de ingresso, mas os pratos são os mesmos. O que muda é que nas áreas VIP e Premium há menos filas para as comidas e os assentos são ligeiramente mais confortáveis, mas nada de outro mundo.

Assento

Depois do jantar, todos são convidados para assistir às atrações principais da noite e, ao final, soltar as suas lanternas no céu. Para esse momento, há uma zona dedicada e com assentos marcados, definida pelo tipo de ingresso:

Transporte

Por fim, a última diferença entre os ingressos (e talvez a mais relevante em termos de conforto) fica por conta do transporte.

Todos os bilhetes incluem deslocamento (ida e volta) partindo do MAYA Lifestyle Shopping Center. Mas enquanto os ingressos VIP e Premium garantem o transporte de van, quem compra o ticket Standard terá direito ao Red Cab (o famoso “pau de arara” tailandês).

Filas para o

Filas e mais filas para o “red cab”

Quem optar pelo ingresso VIP ou Premium, também tem a opção de pagar um incremento de ฿400 pelo serviço transfer direto do hotel.

Opinião pessoal: eu optei pelo ingresso Standard e não me arrependi. O único tópico para ficar atento é que, para esse tipo de ingresso, há muitas filas na hora de pegar o transporte, por isso é legal chegar no local de saída com alguma antecedência.

Onde comprar o ingresso

Os ingressos para o evento privado do Chiang Mai Arts and Design (CAD) estão à venda no seu site oficial e em revendedores autorizados.

Para fazer todo o processo de compra e acompanhamento pós-venda em português, a agência que eu confio e indico é a Tailandiando.

Além dos ingressos para o evento, eles também organizam uma série de passeios em toda a Tailândia (inclusive com guias brasileiros). E a melhor parte é que leitores do blog ganham 5% de desconto em qualquer atividade com o cupom VIAJAQUEPASSA5 .

Vale a pena participar de um evento privado?

Não dá para negar que o evento se tornou muito turístico nos últimos anos. Além de possuir um custo bastante elevado, perdeu-se um pouco do caráter religioso. Por isso, esse é um tópico muito pessoal!

Ainda assim, eu particularmente acredito que é uma experiência para se ter uma vez na vida. Não só o céu coberto de lanternas é lindo, mas todo o evento é muito bem organizado.

O local é bonito, você verá atrações artísticas e celebrações religiosas, provará vários pratos da gastronomia local e guardará memórias inesquecíveis da sua viagem.

DICAS PARA APROVEITAR O FESTIVAL DAS LANTERNAS DE CHIANG MAI

Se você está planejando uma viagem à Tailândia em novembro e decidiu conferir o famoso Festival das Lanternas em um evento privado, aqui vão as minhas dicas para que você possa tirar o maior proveito da ocasião:

  • Tente comparecer ao evento privado do Yi Peng no dia 27 de novembro (e reserve com bastante antecedência), assim ainda conseguirá curtir o Festival Loy Krathong no centro da cidade e conferir os desfiles de carros alegóricos no dia 28 de novembro;

  • Vista-se modestamente. Como esta é uma celebração de origem budista, o próprio evento recomenda aos visitantes que cubram ombros e joelhos;

  • Leve uma blusa quentinha. O evento acontece em uma área rural e faz um frio considerável ao cair da noite;

  • Chegue cedo. As atrações começam por volta das 18h e o deslocamento da cidade leva cerca de 30 min. Procure chegar no local de embarque até, no máximo, 16h (e lembre-se que haverá filas). Assim você terá tempo de comer e ver tudo com bastante calma.

DICA EXTRA: COMO ACENDER UMA LANTERNA

Lanterna durante o Yi Peng

Aprenda o passo a passo para acender a sua lanterna antes do festival

Se você nunca acendeu uma lanterna, é legal aprender algumas técnicas para não perder o seu precioso tempo de contemplação na tentativa desesperada de não queimar tudo à sua frente (baseado em fatos reais).

No evento do CAD você receberá duas lanternas. Lá também haverão várias tochas com fogo para que você possa acendê-las.

Antes da contagem regressiva para o lançamento simultâneo das lanternas, há uma pequena explicação (inclusive em português). Mesmo assim, pode ficar um pouco confuso na hora e é legal já estar com o passo a passo em mente: 

  1. Desdobre cuidadosamente a lanterna, se certificando de que o ar circulará perfeitamente em todo o seu interior;

  2. Acenda o dispositivo inflamável, na parte inferior da lanterna. Certifique-se de que todas a extremidades possuem fogo e tome cuidado para não queimar o exterior na lanterna (em duas pessoas fica mais fácil);

  3. Segure a lanterna em uma posição baixa (se preciso, próximo ao chão) até que haja ar quente o suficiente para empurrá-la para cima. Quando chegar o momento certo, a lanterna subirá sozinha, bastando guiá-la até de fato soltar ao ar.

Você sabia?

O Viaja que Passa ganha uma pequena comissão a cada reserva que você faz através dos links dos nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a continuar publicando conteúdos autorais e imparciais para ajudar na sua viagem!

Tags:  

«
»