TOPO

“Como ir do Aeroporto de Londres Heathrow até o centro da cidade”


A capital da Inglaterra é considerada um dos maiores hubs aéreos do mundo, pois conta com 6 aeroportos. Dentre eles, o Aeroporto de Londres Heathrow (LHR) é o principal e local de desembarque de milhares de turistas na cidade.

É nesse aeroporto, inclusive, que todos os voos diretos do Brasil para esse destino desembarcam. Justamente por isso, é comum surgirem dúvidas de como ir do aeroporto Heathrow para o centro de Londres.

Para te ajudar a decidir a melhor maneira, preparamos esse artigo com todas as opções de transporte disponíveis! Confira abaixo!

IMIGRAÇÃO NO AEROPORTO DE LONDRES HEATHROW

Uma das maiores apreensões que os turistas enfrentam em uma viagem internacional diz respeito à imigração e isso não muda quando se chega em Londres.

Diferente do que acontece nos Estados Unidos, não é necessário visto para que os brasileiros possam entrar no Reino Unido a turismo. Sendo assim, no quesito “documentos pessoais”, o único obrigatório que deverá ser apresentado ao aterrissar em Londres é um passaporte válido.

No entanto, também é importante mostrar para o oficial da imigração que você possui vínculos no Brasil (ou outro país) e está no local apenas para a finalidade informada, seja ela trabalho, estudo ou lazer.

Dessa forma, o conselho é ter impressos alguns documentos que podem ser solicitados, tal como:

  • Passagem aérea de retorno ou para o próximo destino;
  • Comprovante de hospedagem;
  • Ingressos de atrações turísticas que serão visitadas;
  • Comprovante de vínculo no Brasil (atestado de matrícula, holerite, carteira de trabalho, carta timbrada da empresa, etc.);
  • Extrato bancário ou fatura do cartão de crédito.

Além disso, existem algumas perguntas que os oficiais da imigração londrina costumam fazer aos turistas. As principais são:

  1. Qual a finalidade da viagem?
  2. Quantos dias pretende ficar na cidade?
  3. Onde ficará hospedado?
  4. Já visitou o Reino Unido antes? Se sim, quando e por quê?
  5. Qual a sua ocupação / profissão?
  6. Possui parentes ou amigos na Inglaterra?
  7. Quais lugares pretende visitar?
  8. Tem passagem aérea de retorno ou para o próximo destino?
  9. Quanto de dinheiro está trazendo?

No meu caso, o agente da imigração fez as perguntas 1, 2, 5, 8 e 9, mas isso varia de profissional para profissional, então é bom estar preparado para responder a qualquer questionamento.

É vantajoso também ter pelo menos um pouco de conhecimento de inglês, visto que a comunicação é feita totalmente nessa língua.

COMO IR DO AEROPORTO DE LONDRES HEATHROW PARA O CENTRO DA CIDADE

Sala de embarque no Aeroporto de Londres Heathrow

O Aeroporto de Londres Heathrow fica a cerca de 25 km do centro da cidade e existem diversas formas de transporte para realizar esse percurso.

A região central de Londres é de fácil acesso aos principais bairros e pontos turísticos desse destino, ficando próxima a Westminster e Covent Garden, por exemplo, que são dois ótimos distritos para os turistas se hospedarem.


Leia também:


O trajeto entre esses dois pontos dura em média 45 minutos de carro ou ônibus, mas pode se estender um pouco mais de acordo com o horário ou trânsito.

Independente disso, quem chega na cidade por esse aeroporto encontra algumas opções de locomoção que se adaptam a todos os gostos e necessidades.

Atualmente, os principais meios de locomoção disponíveis para ir de Heathrow até o centro de Londres e a região de Westminster e Covent Garden são trem, metrô, ônibus, táxi, carro de aplicativo e transfer privativo.

A seguir te explicamos mais sobre cada um deles:

Trem expresso (Heathrow Express)

Heathrow Express em Londres

Foto: Divulgação

O trem oficial que passa no aeroporto de Heathrow é o Heathrow Express e é o meio de transporte mais rápido entre o local e o centro da cidade.

Com uma viagem que dura apenas 15 minutos, ele não realiza paradas. Parte do Terminal 5, fazendo paradas nos Terminais 2 e 3, e segue direto até a Estação Paddington, que é o seu destino final.

A estação Paddington fica próxima ao Hyde Park e à Oxford Street e possui interligação com o metrô da cidade. Portanto, dela é possível se direcionar até a linha que irá te levar ao bairro final, seja ele Westminster, Covent Garden ou qualquer outro.

Os tickets para o trem custam a partir de £25 somente ida ou £37 ida e volta.  É possível comprar online pelo site do Heathrow Express ou nos guichês do próprio aeroporto.

Contudo, é importante destacar que quanto maior for a antecedência da compra, mais baratas saem as passagens.

Vale a pena saber também que crianças e adolescentes de até 15 anos não pagam se estiverem acompanhadas de um adulto e no trem há serviço de Wi-Fi gratuito.

Essa linha começa a funcionar às 5:12h e a última partida acontece às 23:27h.

Trem comum (Elizabeth Line)

Trem da Elizabeth Line em Londres

Foto: Tfl

No aeroporto de Heathrow também passa uma linha de trem regular, que é Elizabeth Line (antiga TfL Rail). Além do preço, a diferença entre o Heahtrow Express e a Elizabeth Line é que a segundo realiza paradas em outras estações antes de chegar à Paddington, o que pode ser interessante dependendo do destino final.

Inaugurada em 2022, ela tem saídas das estações Heathrow Terminals 2 & 3, Heathrow Terminal 4 e Heathrow Terminal 5.

O percurso todo demora em média 30 minutos e há saídas diariamente de segunda a sábado a partir das 5:20h e aos domingos a partir das 6:30h, enquanto que os últimos trens partem próximo da meia noite.

As passagens para a Elizabeth Line custam £12.70 em horários de pico (de segunda a sexta, das 6:30h às 9:30h e das 16h às 19h) e £10.70 no restante do dia. Os bilhetes podem ser adquiridas nos guichês localizados no próprio aeroporto, o que é muito prático.

Metrô

Metrô de Londres

Foto: Getty Images

Outra opção de transporte público para ir de Heathrow até o centro de Londres é o metrô.

A linha Picadilly para nas três estações localizadas no aeroporto: Heathrow Terminals 2 & 3, Heathrow Terminal 4 e Heathrow Terminal 5.

Ela realiza um grande número de paradas, por isso acaba demorando cerca de 50 minutos para chegar até Paddington, mas oferece mais opções de desembarque aos usuários.

Esse é um ponto positivo, pois ela para em vinte estações, que dão acesso a diversos bairros da cidade, como Covent Garden, Earl’s Court, Kings Cross St. Pancras e South Kensington.

Ir do aeroporto de Londres Heathrow até o centro de metrô é a melhor escolha para quem deseja economizar.

Todavia, é preciso destacar que dependendo do horário pode ser difícil de se locomover com bagagens grandes. É necessário levar isso em consideração, visto que os metrôs em Londres costumam encher bastante nos horários de pico.

A passagem única para o metrô custa ₤6,30 e há partidas entre 5:00h e 23:40h diariamente.

Ônibus

Ônibus da National Express partindo do Aeroporto Heathrow

Foto: Getty Images

O serviço de ônibus, que é operado pela empresa National Express, também é uma boa alternativa para quem busca economizar, pois oferece tickets a partir de ₤6.

De um modo geral, essa é a opção menos recomendada porque é a mais demorada e, dependendo do dia e horário, o percurso do aeroporto até a Estação Victoria, que é a sua parada final, pode levar mais de uma hora.

Porém, o grande diferencial desse serviço é a disponibilidade de horário, visto que existem ônibus partindo do aeroporto de madrugada, o que não acontece com os outros meios de transporte citados acima.

A estação rodoviária no Heathrow fica entre os Terminais 2 e 3, mas também há paradas nos Terminais 4 e 5. O mais indicado é adquirir as passagens com antecedência pelo site da empresa para garantir valores mais baixos.

Além disso, é importante saber que a estação Victoria não possui interligação com metrô ou trem. É necessário caminhar cerca de 10 minutos até a estação de metrô mais próxima caso precise utilizar esse serviço.

Táxi

Taxis em Londres

Foto: Getty Images

Mesmo não sendo considerado econômico, o serviço de taxi de Londres é muito eficiente e extremamente confortável para quem acaba de desembarcar na cidade.

Ele também é ideal para quem está com muitas bagagens e quer descer exatamente no endereço do hotel sem precisar se preocupar com baldeações ou caminhadas.

No entanto, essa opção apresenta o mesmo problema dos ônibus: o trânsito. Sendo assim, é preciso lembrar que uma corrida do aeroporto até o centro pode demorar cerca de uma hora.

Com relação aos valores, tudo dependerá da distância e do trânsito no momento da viagem. Mas para se ter uma ideia, o percurso de Heathrow até a estação de Paddington irá custar por volta de ₤70.

Carro de aplicativo (Uber)

Mulher pedindo um Uber

Foto: Getty Images

Em Londres o Uber é muito forte e existe até mesmo transporte de barco realizado pela empresa na cidade.

Por conta disso, essa é uma boa opção para quem quer ter conforto sem gastar tanto com o taxi.

Muito simples de usar, o próprio app que utilizamos no Brasil é válido em Londres, então ao chegar no aeroporto basta abrir o aplicativo e solicitar a corrida até o destino desejado. Caso você não possua um chip internacional ou serviço de roaming, o próprio aeroporto de dispõe de Wi-Fi gratuito.

Para ter uma noção de preços, fiz uma simulação entre o Aeroporto de Londres Heathrow e a estação Paddington e o valor da corrida ficou em ₤58.

Entretanto, vale lembrar que as tarifas são flutuantes e os valores dependerão da distância e do horário.

Transfer privativo

Motorista abrindo a porta do carro

Foto: Getty Images

Por fim, se a ideia é não ter preocupações com transporte ao chegar em Londres e aproveitar do máximo conforto, contratar um transfer privativo é, sem dúvidas, uma ótima escolha.

Nesse tipo de serviço, você combina o transporte previamente e o motorista irá ao seu encontro na área de desembarque. Ele é oferecido por diversas empresas na cidade e até mesmo alguns hotéis o disponibilizam aos seus hóspedes.

No serviço oferecido pela Civitatis, por exemplo, o custo parte de ₤82 para grupos de até 3 pessoas, havendo também opções de carros maiores para grupos.

O valor é superior às demais opções, mas o serviço ganha pontos na praticidade.

Usando o transporte público em Londres

Como você pôde conferir, existem algumas maneiras muito eficientes para ir do Aeroporto Heathrow até o centro ou a outros bairros de Londres.

Muitas delas são basicamente transportes públicos, que na cidade são fáceis de usar, práticos e baratos se comparados às outras alternativas.

Todavia, quem nunca esteve nesse destino pode ter dificuldades de saber qual linha do metrô ou trem pegar e em qual estação descer.

Para não ter problemas com isso pode-se utilizar dois aplicativos muito úteis: Google Maps e CityMapper.

O Google Maps permite que o usuário insira o seu ponto de partida e o destino e demonstra o tempo gasto com o percurso em diferentes meios de transporte.

Ao escolher o que se deseja ele irá mostrar como ir até a estação, qual metrô / trem / ônibus pegar e em qual estação descer. Simples assim!

O CityMapper (baixe aqui), por outro lado, é um aplicativo dedicado exclusivamente a essa finalidade. Muito fácil de usar, nele encontram-se mapas, tempo de percurso e ainda horários em tempo real da chegada do ônibus ou do metrô.

A utilização desse aplicativo é bastante similar à do Google Maps. Basta inserir o destino desejado e o meio de transporte escolhido para que o app guie o usuário do ponto de partida ao destino final.

Qual a melhor opção de transporte entre o Aeroporto de Heathrow e o centro de Londres?

Quem chega em Londres pelo Aeroporto de Heathrow encontra ótimas opções de transporte até o centro ou a outros pontos da cidade.

Sendo assim, se pensarmos em economia, as melhores alternativas são a Elizabeth Line, o Heathrow Express (comprando os bilhetes com antecedência), o metrô e o ônibus.

Porém, o percurso também deve ser planejado pensado em praticidade. O hotel fica perto de uma estação de trem ou metrô? Você terá que pegar um transporte complementar? Possui muitas malas para carregar?

Levando todos os fatores em consideração, as melhores alternativas para quem busca conforto (e não se importa em pagar um pouco mais por isso) são o táxi, Uber e o transfer privativo.

Portanto, analise as suas necessidades e disponibilidade financeira e busque pelo meio de transporte que mais te atenda!

Você sabia?

O Viaja que Passa ganha uma pequena comissão a cada reserva que você faz através dos links dos nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a continuar publicando conteúdos autorais e imparciais para ajudar na sua viagem!

Tags:  

«
»