TOPO

“Como ir do Aeroporto de Bali para Ubud, Uluwatu e outros destinos”


 

O Aeroporto Internacional Ngurah Rai (DPS), na cidade de Denpasar, é o único aeroporto de Bali e principal porta de entrada de quem visita a Ilha dos Deuses – assim como as vizinhas Nusa Penida e Gili Islands. Grande e bem estruturado, recebe não só voos domésticos, mas também muitos voos internacionais que o conectam com importantes cidades da Ásia e Oceania.

Pensar em como sair e chegar no Aeroporto de Bali é um ponto importante no planejamento, já que o transporte na ilha não é assim tão simples. Na falta de um transporte público eficiente, usar o táxi, carros de aplicativo ou combinar um transfer privado previamente serão as melhores opções.

Abaixo, você verá mais detalhes sobre cada forma de locomoção, com dicas e informações sobre valores. Confira!

COMO IR DO AEROPORTO DE BALI PARA UBUD, ULUWATU E OUTROS DESTINOS

Se você já começou o planejamento da sua viagem para Bali, percebeu que a ilha é bem grande e os deslocamentos não são tão simples.

O Aeroporto Internacional Ngurah Rai fica em Denpasar, que é a maior cidade e capital da Província de Bali, no sul da ilha.

Mapa de Bali com as distâncias do Aeroporto Ngurah Rai

Apesar de as principais regiões escolhidas como base pelos turistas não estarem a uma distância tão grande de Denpasar, os deslocamentos são sempre demorados. Mesmo nas estradas principais, a maioria das pistas são simples e o trânsito intenso.

O trânsito, aliás, é um detalhe a parte, já que as motocicletas (scooters, sendo mais precisa) são o principal meio de locomoção da ilha. E se isso faz com que o transporte sobre duas rodas seja mais ágil, por outro lado prejudica o tráfego de carros, que precisa ser mais lento e cuidadoso.

Agora, falaremos sobre os principais meios de locomoção de e para o Aeroporto Internacional de Bali:

Táxi

Ao desembarcar no aeroporto de Bali, você será automaticamente abordado por várias pessoas oferecendo serviço de táxi (taksi, em indonésio) – alguns oficiais, muitos não.

Também há várias empresas oferecendo o serviço e opções de corridas com taxímetro ou com valores pré-combinados – recomendo a segunda, assim você evita surpresas.

Outra questão é que muitos taxistas não aceitam pagamento em cartão, mas somente em dinheiro na moeda local.

O problema é que trocar dólares por rúpias indonésias no aeroporto te fará perder tempo e dinheiro, porque o câmbio por ali nunca é dos melhores. Já se a ideia for sacar, você encontrará caixas ATM à disposição – confira as taxas antes de confirmar o saque, pois alguns caixas podem cobrar.

Para fazer o pagamento com o cartão, procure pelos guichês de táxi, como o da empresa Bluebird.

Para se ter uma ideia do custo de uma corrida de táxi (que, como eu disse, são variáveis), pode ter como base os seguintes valores:

  • Kuta: 100,000 IDR
  • Seminyak: 150.000 IDR
  • Nusa Dua: 200.000 IDR
  • Sanur: 200.000 IDR
  • Canggu: 310.000 IDR
  • Uluwatu: 310.000 IDR
  • Ubud: 360.000 IDR

Leia também:


Transfer privado

O transfer privado é definitivamente a forma mais cômoda para sair do aeroporto de Bali. Inclusive foi a minha escolha.

O que acontece é que serviços de carro com motorista são bastante populares na ilha e, por isso, os valores são competitivos. Mesmo não sendo a maneira mais econômica de locomoção, ainda possui um excelente custo-benefício.

A vantagem é que você paga tudo previamente online e já desembarca com o motorista te esperando, sem ter que se preocupar com mais nada.

Os valores variam de acordo com o prestador de serviço e com a distância. No serviço oferecido pela nossa parceira Get Your Guide você pode simular os valores para a data da sua viagem:

 

 

Carros de aplicativo (Grab e Gojek)

Grab e Gojek são uma espécie de “Uber” em Bali – oferecem corridas de táxi, moto e delivery. Além de muito populares, figuram como a opção mais econômica para deslocamentos de curta e média distância.

Apesar da competição, Grab é o aplicativo oficial no Aeroporto de Bali e, inclusive, possui um lounge próximo dos desembarques internacionais. Por esse motivo, ele cobra uma sobretaxa nas saídas do aeroporto, o que acaba tornando a viagem um pouco mais cara que o de costume.

As tarifas são flutuantes, por isso é difícil dizer o quanto uma viagem custará para cada lugar. Abaixo, coloquei os valores de uma simulação feita no app (simulação feita às 12h no horário local, em dia de semana):

  • Kuta: 182.000 IDR
  • Seminyak: 231.000 IDR
  • Nusa Dua: 209.000 IDR
  • Sanur: 231.000 IDR
  • Canggu: 315.000 IDR
  • Uluwatu: 317.000 IDR
  • Ubud: 495.000 IDR

O Aeroporto Ngurah Rai possui Wifi gratuito (na área interna), então você conseguirá pedir o seu carro mesmo sem um chip de internet. Porém, recomendo baixar o aplicativo na App Store ou Google Play, fazer o seu cadastro (que requer verificação) e incluir um cartão de crédito antes da viagem. O pagamento pode ser feito com o cartão – via aplicativo –  ou em espécie na moeda local.

Para ir até o aeroporto, você pode usar tanto o Grab quanto o Gojek, já que ambos te deixarão em frente à área de embarque. Particularmente, acho os aplicativos mais práticos – e econômicos – para ir ao aeroporto do que sair do aeroporto.

Para viajantes solos viajando apenas com uma mochila, ainda é possível optar pela corrida de moto, que custará menos da metade do preço do carro.

QUAL É A MELHOR MANEIRA PARA SE DESLOCAR DO AEROPORTO DE BALI?

A melhor maneira de sair e chegar no Aeroporto de Bali é uma questão de preferência.

Particularmente, me incomoda o processo de desembarcar e ter que ir atrás de sacar ou trocar dinheiro, passar por taxistas insistentes e ainda ter que negociar o valor da corrida. Mas se isso não for um problema para você, o táxi pode ser um meio de transporte vantajoso e econômico.

o transfer garante um bom custo-benefício: você faz o pagamento online previamente e já chega no Aeroporto com o motorista te esperando na área de desembarque, tudo por um valor razoável.

Por fim, os carros de aplicativo acabam sendo mais práticos e vantajosos para ir ao aeroporto do que sair do aeroporto, já que nesse caso não há a cobrança de uma sobretaxa.

Você sabia?

O Viaja que Passa ganha uma pequena comissão a cada reserva que você faz através dos links dos nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a continuar publicando conteúdos autorais e imparciais para ajudar na sua viagem!

Tags:  

«
»