TOPO

“O que comer no Japão: 20 pratos típicos para experimentar”


Sushi, sashimi, temaki, o que vem à sua mente quando pensa em pratos típicos do Japão? Aposto que ao menos um dos itens mencionados acima estava na sua lista, não? Mas a verdade é que a culinária japonesa é muito mais ampla, diversa, rica e surpreendente do que isso.

Pensando nisso, resolvi elaborar uma lista com os principais pratos tradicionais e típicos do Japão. Afinal, nada melhor do que provar a diversidade da culinária local para entender mais profundamente a cultura de um país.

Nas linhas que se seguem, você encontrará informações sobre pratos comumente encontrados nas cidades mais turísticas do Japão (e consumidas pelos japoneses). Sejam os simples onigiris ou os elaboradíssimos kaiseki, venha saber quais pratos típicos você deve experimentar na terra do sol nascente!

A CULINÁRIA JAPONESA

Não tem jeito: a base alimentar japonesa é mesmo o arroz. Ele, que teve seu cultivo introduzido no país há mais de três mil anos, advindo da China, se adaptou totalmente ao Japão. Tanto que o transformou num dos maiores produtores mundiais do cereal, com uma produção atual anual de cerca de 10 milhões de toneladas!

Não à toa, é ele o item que está presente na mesa da população em praticamente todas as refeições, inclusive no café da manhã. Junto com o peixe, formam a base de ingredientes que é muito apreciada e pode ser facilmente encontrada na dispensa japonesa.

De forma simplificada, podemos dizer que uma refeição japonesa cotidiana consiste em arroz, sopa à base de pasta de soja (missoshiru), peixe ou carne, refogado de legumes e conservas diversas (tsukemono).

Porém, um simples passeio pelas ruas das cidades do Japão nos revela uma outra variedade de pratos típicos, e é sobre eles que falaremos hoje. As opções são muitas e separei 20 delícias que você com certeza precisa provar enquanto estiver passeando pelo Japão!

20 PRATOS TÍPICOS PARA EXPERIMENTAR NO JAPÃO

Tigela de ramen, um dos pratos típicos mais consumidos do Japão

Foto: Getty Images

Se eu particularmente fosse elencar, diria que o ramen é a comida que mais representa os japoneses. Muito popular no país, há uma infinidade de estabelecimentos tradicionais que preparam esse prato do zero.

Trata-se de uma sopa de macarrão de trigo, cujo caldo, feito com muita técnica e tempo, é bem encorpado e saboroso. Existem quatro bases principais para esse caldo: shoyu (molho de soja), missô (pasta de soja), shio (sal) ou tonkotsu (porco). Além disso, ingredientes adicionais como chashu, menma, cebolinha, ovo cozido e naruto podem finalizar sua apresentação.

Entre os japoneses, é unanimidade dizer que o ramen mais famoso é o de Fukuoka (no sul do país). Porém, dada sua popularidade, é possível encontrar restaurantes incríveis, os ramenya, espalhados por todo o arquipélago. Você com certeza vai comer ramen mais de uma vez durante sua viagem.


Leia também: 


Yakisoba

Yakisoba ao estilo japonês embalado para viagem

Foto: Getty Images

Eu sei que você provavelmente conhece este prato, porém não se engane. Apesar de bastante popular no Brasil, o yakisoba que comemos por aí é o de origem chinesa que pouco tem a ver com a adaptação japonesa do prato.

O Yakisoba japonês leva apenas repolho e cenoura de legumes, finas tiras de carne de porco e o macarrão frito. Tudo isso envolto num molho à base de shoyu, mas que não é grosso e apenas tempera e colore o macarrão. O preparo normalmente acontece em grandes chapas de fritura e o prato acompanha aonori (pó de alga verde) e benishoga (conserva de gengibre) como guarnições.

É uma típica comida de rua, normalmente encontrada em barraquinhas nos festivais japoneses (matsuri). Então, se tiver a chance, aproveite esses momentos de festividade para provar o seu!

Takoyaki

Chef preparando o takoyaki em uma barraca de rua no Japão

Foto: Getty Images

O takoyaki é uma típica comida de rua japonesa, um prato muito popular nos matsuri Japão afora. É quase um evento por si só, visto que sua bela técnica de preparação é um deleite aos olhos. Normalmente o fazem na hora, então a diversão está em acompanhar o processo.

Trata-se de uma massa mole e fofa, frita numa chapa especial de formato côncavo, o que lhe dá um aspecto redondo. São recheados de pedaços de polvo e servidos com molho especial, maionese e algas desidratadas.

O quitute é originário de Osaka, cidade que leva a fama de “cozinha do Japão” devido a todas as suas delícias culinárias. Por lá, é bem comum encontrar barraquinhas de takoyaki em toda a cidade, uma ótima chance de experimentar essa iguaria.

Okonomiyaki

Finalização de um okonomiyaki em uma chapa quente

Foto: Getty Images

Okonomiyaki é um dos pratos típicos do Japão que remonta ao período de guerras, de comida escassa e improvisada. Um prato que se popularizou pelo baixo custo de seus ingredientes e da simplicidade do seu preparo.

É uma espécie de panqueca japonesa salgada, à base de repolho e cará ralado. É comum ser recheada com alguma proteína animal: carne de porco, vaca, camarão, lula, polvo (mas também existem variações vegetarianas). Outros ingredientes possíveis são ovo, mochi, queijo e até macarrão (okonomiyaki no estilo Hiroshima).

É um prato bastante popular em todo o país, sendo encontrado em diferentes localidades, normalmente com um toque especial local. Talvez o mais famoso seja o Okonomiyaki de Hiroshima, então, lembre-se de prová-lo quando estiver por lá.

Tempurá

Tempurás de diversos ingredientes, como camarão, quiabo, cogumelos e abóbora

Foto: Getty Images

Mais um destaque entre os pratos típicos do Japão, o tempurá está nos cardápios dos mais diversos tipos de restaurante. Podem ser acompanhamento de udon, de um chawan quentinho de arroz ou até mesmo consumido como aperitivo.

Este empanado frito em imersão, feito com uma massa bem fluida à base de farinha de trigo envolve os mais diversos ingredientes. Talvez o mais comum seja o de camarão (ebi fry), mas berinjela, batata doce, abóbora cabotiá e quiabo também são exemplos de tempurá que você encontrará facilmente.

Soba

Zaru Soba servido em um restaurante no Japão

Zaru Soba | Foto: Getty Images

O soba é encontrado em todo restaurante tipicamente japonês, sendo conhecido como comida tradicional desde o Período Edo (1603 – 1868). Acompanha a população durante todos os meses do ano, com adaptações em seu preparo que variam conforme a estação.

É um macarrão feito de trigo sarraceno, apresentando uma coloração mais escura e consistência um pouco mais firme. Ele pode acompanhar diversos tipos de caldos, quentes e frios, conforme as estações do ano.

Uma das versões que acho mais interessante é o Zaru Soba, cujo macarrão é servido sobre espécie de esteira de bamboo. O caldo frio vem como acompanhamento, sendo esperado que você mergulhe o macarrão no molho antes de ingeri-lo.

É um prato muito refrescante e diferente que gosto bastante! Geralmente está nos cardápios nos meses mais quentes, então caso visite o Japão no verão, lembre-se dele!

Udon

Sopa Udon com cogumelos, um dos pratos típicos do Japão

Foto: Getty Images

Mais um prato de macarrão pra lista! Também bastante popular no Japão, o udon tem uma preparação barata e consideravelmente mais simples que o ramen e o soba.

É um macarrão simples de trigo, porém bem espesso e denso. A critério de comparação, lembra um pouco um talharim mais arredondado, digamos. É servido normalmente como sopa, em caldo quente ou frio à base de dashi, shoyu e mirin. Sobre o udon básico, é possível acrescentar outros ingredientes, criando uma grande variedade de udons.

Não é específico de alguma região ou cidade, mas a combinação de ingredientes pode variar de local a local. Karê udon, tempura udon e kitsune udon (com tofu frito) são os mais comuns.

Unagi

Unagi, ou enguia de água doce, servida sobre uma porção de arroz no Japão

Foto: Getty Images

Conhecido por ser um alimento saudável e luxuoso, é um prato típico japonês apreciado há centenas de anos.

Unagi é nada menos do que a enguia de água doce. Possui uma carne gordurosa, suculenta e bastante nutritiva. Existem várias formas de preparo, sendo a mais comum o kabayashi. Nesse preparo, a enguia é grelhada no carvão com um molho adocicado chamado de tare. Normalmente acompanha arroz branco.

O unagi é um prato que se consome geralmente no verão, tendo inclusive um dia especial para isso: “Doyo-no Ushi-no Hi”. Sua popularidade está associada ao combate à fadiga do quente e úmido verão japonês. Cabe a você experimentá-lo e testar essa teoria!

Anago

Anago, ou enguia de água salgada, servido grelhado em um restaurante costeiro do Japão

Foto: Getty Images

Um pouco menos conhecido que seu primo célebre, o unagi, o anago também é bastante consumido no Japão.

Trata-se agora da enguia de água salgada, que pode ser amplamente encontrada nas águas do noroeste do Oceano Pacífico. Possui uma carne menos gordurosa e nutritiva que o unagi, mas não menos apreciada.

Embora seja possível comer anago durante o ano todo, a maioria das pessoas concorda que a melhor pesca é a do verão.

Fugu

Sashimi de fugu, o termo japonês para o peixe baiacu

Sashimi de fugu | Foto: Getty Images

Fugu é a palavra japonesa para baiacu. E sim, esse peixe faz parte da culinária japonesa, nas mais diversas preparações. Acontece que ele é venenoso e é preciso saber prepará-lo para que seja seguro consumi-lo.

Há muitos restaurantes que servem esse prato, sendo a região de Osaka a mais conhecida atualmente para o consumo do mesmo. O preparo mais comum é na forma de sashimi, mas também é possível encontrar o fugu em ensopados ou até mesmo frito.

Kushikatsu

Porção de Kushikatsu, o típico espetinho empanado do Japão

Foto: Getty Images

Kushikatsu é, basicamente, o que conhecemos por espetinhos. Mas você vai se surpreender com a variedade de ingredientes utilizados na preparação desse prato típico japonês.

Há kushikatsu dos mais diversos sabores: diferentes cortes de carne de boi, porco e frango, além de legumes como raiz de lótus, pimentão e shiitake, por exemplo. Também são comuns kushikatsu de mochi, queijo e ovo de codorna.

Eles são normalmente empanados com uma camada bem fina de massa, fritos em imersão e servidos com diferentes molhos. É o típico acompanhamento da cerveja na hora do happy hour.

Onigiri (de konbini)

Homem segurando um onigiri, bolinho de arroz típico do Japão encontrado nas lojas de conveniência

Foto: Getty Images

Pode não ser algo surpreendente, mas comer onigiri no Japão é absolutamente algo que você precisa fazer. Esses bolinhos de arroz temperado e normalmente recheados de forma diversa são um típico alimento japonês.

Mas minha recomendação vai ser um pouco mais específica que isso. Experimente os onigiris de konbini (sim, as lojas de conveniência do Japão). Lá você os encontra embaladinhos de uma forma que a alga nori não toca o arroz até a abertura para consumo.

Isso significa que você precisa seguir um passo a passo para abrir o onigiri e se deliciar com esse bolinho saboroso com alga crocante!

Kobe beef

Prato de Kobe Beef em uma tradicional churrascaria japonesa

Foto: Getty Images

O Japão é famoso por sua carne de alta qualidade do gado Wagyuu. Trata-se de uma espécie de boi dita japonesa, nascida do cruzamento de espécies nativas do Japão com gado estrangeiro por volta do período Meiji.

É uma carne cara e de alta marmorização. Daí, uma das marcas mais famosas dessa carne é o Kobe Beef, produzida na região de Kobe. Para os amantes de carne é uma oportunidade bem única de provar dessa iguaria local.

Kaiseki

Kaiseki, uma refeição luxuosa e típica do Japão

Foto: Getty Images

Kaiseki não é bem um prato, mas sim uma refeição típica do Japão. Normalmente composta de vários pratos elaborados e lindamente empratados, é talvez a personificação do termo “omotenashi”, a conhecida hospitalidade japonesa.

Toda a refeição segue uma ordem meticulosamente pensada, com pratos que oferecem uma mistura de sabores e texturas bem únicas. O foco é mesmo em proporcionar a melhor experiência culinária, com particular atenção aos ingredientes sazonais.

O interessante é pensar que essa refeição tem uma origem em realidade muito simples e era a comida básica dos monges zen-budistas. Atualmente tem essa nova roupagem e um local bastante conhecido para se apreciar essa culinária é Kyoto.

O kaiseki pode ser servido em restaurantes tradicionais, mas o mais comum é vê-lo nos ryokan (típicas hospedagens tradicionais).

Missoshiru

Sopa miso servida como acompanhamento de uma refeição no Japão

Foto: Getty Images

Mais um item que não é exatamente um prato, mas que deve entrar no radar para provar durante a viagem. O missoshiru é um acompanhamento e está presente em simplesmente todo o Japão.

Essa sopa à base de pasta de soja é puro reconforto. Normalmente também contém dashi em sua base e tofu, wakame, outros vegetais e até mesmo frutos do mar podem entrar na equação. É difícil encontrá-la sozinha num cardápio, mas você com certeza conseguirá experimentar o caldo como acompanhamento de uma refeição mais completa.

Matcha

Preparo do matcha no estilo típico japonês

Foto: Getty Images

Chegamos à sessão bebidas e com certeza não poderia deixar de falar do matcha. Esse produto vivenciou certo boom recente e se popularizou bastante mundo afora. Mesmo assim, provar um matcha original precisa estar na sua lista de viagem ao Japão.

Você deve conhecê-lo como chá verde, mas na verdade refere-se ao broto do chá verde em pó ou moído.

Originalmente usado nas tradicionais cerimônias de chá, atualmente ele também é encontrado em outras diferentes formas. Doces como mochi, bolos, tortas, sorvetes, frapuccinos e até mesmo soba de matcha são alguns exemplos.

O melhor local para experimentá-lo é, sem dúvida alguma, Kyoto. A região de Uji é conhecida por produzir o melhor matcha do Japão, então não perca essa oportunidade.

Sake

Garçonete servindo uma dose de sakê em um bar

Foto: Getty Images

O que conhecemos por sakê é, na verdade, chamado de Nihonshuu no Japão. Essa bebida alcoólica fermentada à base de arroz está profundamente incorporada na gastronomia japonesa.

A depender do tipo de arroz, grau de polimento e tipo de levedura, diferentes qualidades de nihonshuu são produzidas. Além disso, ele pode ser servido em diferentes temperaturas, bem como em diferentes recipientes. Ou seja, é muita variedade e informação que deve ser conhecida pesssoalmente.

Nara é uma região famosa pela produção de sakê, possuindo até uma bebida típica, Harushika. Caso esteja passeando por lá, uma opção interessante é o menu degustação que sua fábrica-loja oferece.

Cheesecake

Antes de tudo, os doces japoneses são um deleite aos olhos. Lindamente preparados, sua beleza é o que dá vontade de prová-los.

Um dos que se enquadram nessa categoria é o famoso cheesecake de Osaka. Extremamente fofo e aerado, tem pelo menos uns 10cm de altura e uvas-passas em sua base. Você pode experimentar essa delícia no Rikuro’s Namba, loja especializada nessa sobremesa.

O local ganhou muita fama e costuma ter bastante fila, mas se tiver a chance não vai se arrepender de prová-lo. A dica aqui é: procure por outras lojas da marca Rikuro-Ojisan espalhadas pela cidade. São 4 lojas, todas em regiões turísticas por onde você provavelmente vai passar.

Momiji Manju

Prato de momiji manju, doce típico da região de Hiroshima, no Japão

Foto: Getty Images

A hora da sobremesa merece esse Momiji Manju, bolinhos recheados em forma de folhas de momiji (maple tree). Há também a opção frita, chamada Age Momiji, que conquista muitos visitantes.

O doce é tradicional da região de Hiroshima, então o passeio por lá será mais completo ao provar essa delícia.

Mitarashi Dango

Prato com mitarashi dango, uma sobremesa típica encontrada nas feiras e festivais do Japão

Foto: Getty Images

Mais um prato típico do Japão, esses pequenos e adoráveis bolinhos feitos com farinha de arroz glutinoso são um must try do Japão. São cozidos no vapor e depois grelhados em carvão e servidos em espetos de bambu com pinceladas de cobertura de molho de soja agridoce.

O Mitarashi Dango é um doce bastante popular, clássico representante da comida de rua do Japão! É uma opção barata, diferentona, mas que cai no gosto dos estrangeiros com facilidade.

E O PEIXE CRU?

Mesa som sushis e sashimis em um restaurante do Japão

Foto: Getty Images

Mas e os clichês sushi, sashimi e temaki? De fato eles não são pratos do dia a dia na terra do sol nascente. Isso significa que esses itens não são pratos típicos e não são consumidos no Japão? De forma nenhuma. Seu consumo existe e abaixo explico de que forma isso acontece, em detalhes:

Sushi

O que chamamos de sushi pode designar duas coisas no Japão. Os makizushi, que são rolinhos de arroz envoltos com alga nori e recheados de uma grande variedade de frutos do mar e/ou legumes. E também os nigirizushi, que são bolinhos de arroz alongados com peixe fresco e afins servidos sobre ele.

Não são alimento do dia a dia e geralmente estão disponíveis em restaurantes especializados em sushi e supermercados.

Na categoria mercado eles seguem um padrão ok de preço e sabor. Já nos restaurantes, sua qualidade varia das simples redes de sushis de esteira (Kappazushi, Hamazushi e Sushiro, por exemplo) a renomados e tradicionais restaurantes intimistas.

Sashimi

Novamente, trata-se de um item não tão consumido no dia a dia. É possível encontrá-lo em mercados comuns, mas os melhores e mais frescos serão os de lojas e restaurantes de cidades costeiras.

Ao contrário do que pode estar no imaginário comum, não é item barato em terras nipônicas. Porém é bastante apreciado e movimenta consideravelmente o turismo nas regiões da costa oeste do país.
O maguro (atum) é definitivamente o peixe que os japoneses mais apreciam.

Temaki

Diferentemente do que se vê no Brasil, é bastante incomum encontrar temaki por aqui. Nas pouquíssimas vezes que os vi à venda, estavam no mercado e num tamanho bem menor do que conhecemos no Brasil.

Esses rolinhos cônicos de arroz temperado envoltos de alga nori e recheados são mais vistos como um aperitivo. E, na verdade, é mais comum que sejam feitos em casa mesmo, em dias de celebração.

EXPERIMENTE A VERDADEIRA GASTRONOMIA JAPONESA

A culinária japonesa é extremamente rica e saborosa. Sua cultura milenar faz ainda com que muita história tenha se desenvolvido ao longo dos anos para chegar aos resultados culinários atuais.

Numa visita ao Japão, com certeza a parte da alimentação será um grande fator. Espero que possa aproveitá-la da melhor forma possível depois dessas dicas e sugestões.

Você sabia?

O Viaja que Passa ganha uma pequena comissão a cada reserva que você faz através dos links dos nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a continuar publicando conteúdos autorais e imparciais para ajudar na sua viagem!

Tags:

«
»