TOPO

“Onde ficar em Munique: melhores bairros e dicas de hotéis”


Marienplatz de Munique com prédio da Nova Prefeitura

Decidir onde ficar em Munique vai ser mais fácil depois de conferir as sugestões e dicas que reunimos neste artigo.

A capital da região da Bavária é a terceira maior cidade da Alemanha e aparece com frequência entre as cidades com maior qualidade de vida do mundo. 

Munique é muito visitada graças à famosa celebração cervejeira Oktoberfest, mas também por conta de seus lindos castelos e residências reais, seus museus e parques, e a proximidade à cadeia montanhosa dos Alpes. 

A maioria das atrações estão concentradas no centro, onde é possível se locomover a pé ou de bicicleta. Porém, existem também outros bairros interessantes para se hospedar em Munique, que possui um excelente sistema de transporte público conectando toda a cidade.

Confira abaixo nossas recomendações dos melhores bairros para ficar em Munique, além de dicas de hotéis que atendem a diversos bolsos e gostos!

ONDE FICAR EM MUNIQUE: MELHORES BAIRROS

Munique é uma cidade que preserva a sua forte tradição bávara, mas ao mesmo tempo convive harmoniosamente com a modernidade em um perfeito equilíbrio entre história e atualidade, antigos costumes e moda, artesanato e indústria. 

Banhada pelo rio Isar, esta moderna metrópole é dividida em 25 bairros, e cada um deles tem a sua própria atmosfera e características particulares.

Se hospedar no bairro Altstadt-Lehel, o coração da cidade, é uma boa ideia para quem viaja para Munique pela primeira vez e deseja estar perto das principais atrações. 

Para quem planeja visitar os inúmeros museus e galerias da cidade, o bairro Maxvorstadt pode ser a melhor opção e, caso a Oktoberfest seja o motivo da sua visita à Munique, Ludwigsvorstadt é o bairro mais indicado.

Já para quem busca uma experiência mais local em um bairro alternativo e não turístico, indicamos ficar em Au-Haidhausen, que também possui uma das maiores áreas verdes de Munique.

A seguir, explicaremos mais sobre cada um deles e daremos dicas de hotéis para vários tipos de orçamento.


Leia também:


Altstadt-Lehel (Cidade Antiga): para ficar perto de tudo

Marienplatz com prédio da Nova Prefeitura

Foto: Getty Images

Altstadt-Lehel, ou “Cidade Antiga”, é uma meta indispensável durante qualquer passagem pela cidade, o que o torna uma das melhores opções de onde ficar no destino.

Com ruas charmosas e edifícios antigos, o bairro abriga grande parte das atrações turísticas, além de possuir diversas opções de restaurantes e bares e um ótimo mercado de rua com frutas e verduras frescas, queijos e embutidos.

A vantagem de se hospedar em Altstadt-Lehel é a proximidade das atrações e a possibilidade de fazer tudo caminhando, sem a necessidade de grandes deslocamentos com o transporte público.

A Marienplatz é o ponto mais central dessa área. Mas se hospedando em qualquer lugar do bairro, você estará bem localizado.

Já a desvantagem é que, por concentrar muitos pontos turísticos, o bairro é bastante movimentado, pode ser barulhento e os preços são mais altos.

Confira nossas sugestões de onde se hospedar no centro de Munique:

 

Econômico

  • Wombat’s City Hostel Munich Hauptbahnhof: com acomodações modernas, este hostel oferece quartos compartilhados e privados com banheiro privativo e Wi-Fi gratuito. Está próximo da estação central de trens e a apenas três quarteirões da Cidade Antiga. Serve todas as manhãs um buffet de café da manhã por € 5,90;
  • Buddy Hotel: com excelente localização, a uma curta distância da Karlsplatz, conta com acomodações compactas e modernas, com toda a funcionalidade para uma boa noite de sono. Não serve café da manhã, mas oferece gratuitamente café e alguns itens de panificação aos hóspedes;
  • Hotel Adria München: próximo do centro histórico, oferece café da manhã por um custo extra, tem quartos amplos com banheiro privativo e fica localizado próximo à estação Lehel do metrô.

Bom custo-benefício

  • Hotel MIO by AMANO: localizado a menos de 10 minutos de caminhada da Marienplatz, possui quartos com decoração moderna, ar-condicionado e TV. Oferece café da manhã com opções vegetarianas e sem glúten;
  • Hotel Schlicker: possui quartos aconchegantes e oferece todas as manhãs um café da manhã com produtos típicos bávaros (incluso nas diárias). É gerido pela mesma família há mais de 100 anos e sua localização é excelente, a apenas 3 minutos da cervejaria Hofbräuhaus;
  • Hotel München City Center affiliated by Meliá: próximo à estação central de trens, este hotel 4 estrelas possui instalações modernas, sauna e centro fitness. Também tem um lounge-bar e um ótimo buffet de café da manhã. 

Conforto

  • Hotel an der Oper: possui quartos com ar-condicionado, minibar e banheira. Oferece serviço de quarto e um farto café da manhã. Dispõe de um restaurante que serve pratos da gastronomia italiana e está localizado a apenas 450 metros da Marienplatz;
  • Cortiina Hotel: dotado de um elegante wine bar, este hotel possui quartos equipados com minibar, ar-condicionado e vista da cidade. Oferece ainda um ótimo café da manhã continental, serviço de transfer e academia;
  • Living Hotel Das Viktualienmarkt: abastecido de energia renoável, possui quartos com ar-condicionado, minibar e máquina de café. Localizado ao lado da praça Viktualienmarkt, oferece ainda buffet de café da manhã e serviço de transfer do aeroporto. 

Maxvorstadt: para um ambiente jovem e artístico

Siegestor, o arco do triunfo de Munique

Foto: Getty Images

O bairro Maxvorstadt, que já foi um reduto de famosos intelectuais, concentra diversas instituições culturais e educacionais, como universidades e livrarias, o que o faz ser uma região bastante estudantil.

Além disso, é no bairro que se encontra o Kunstareal, um aglomerado de museus, galerias e centros culturais de peso que engloba um longo período, com obras de arte do século 14 até os dias atuais.

A forte presença de estudantes significa que esse bairro de Munique é vibrante e animado, principalmente aos finais de semana, o que atrai os viajantes mais boêmios a se hospedar por aqui. Isso quer dizer também que a região é cheia de bares e restaurantes mais relaxados e acessíveis.

Portanto, ficar em Maxvorstadt é vantajoso para quem pretende conhecer os diversos museus de Munique e também para quem gosta de ter várias opções de bares e restaurantes por perto.

Além disso, o bairro é muito bem conectado com outras regiões da cidade através do transporte público. E, dependo da localização do hotel, ainda é possível acessar o centro histórico a pé.

Por outro lado, a rede hoteleira na região é um pouco mais limitada, havendo poucas ofertas de hospedagem.

A seguir você confere uma boa seleção de hotéis no bairro de Maxvorstadt, em Munique:

Econômico

  • ibis Hotel München City: com padrão executivo e moderno típico da rede ibis, está a apenas 4 minutos a pé da Estação Central de Munique e tem acesso próximo ao bonde e ônibus. Algumas tarifas incluem buffet de café da manhã, que é bastante elogiado;
  • Augusten Hotel München: decorado em estilo retrô, este hotel fica a 500 metros da estação central de trens e possui quartos com banheiro privado e TV. Oferece café da manhã e conta com recepção 24 horas;
  • Citadines Arnulfpark Munich: este hotel oferece de suítes a estúdios e apartamentos dotados de cozinha completa e ar-condicionado. Está situado a poucos metros de uma parada do tram e a uma estação de trem S-Bahn, que oferece conexões com o centro da cidade em apenas 4 minutos. Além disso, o hotel tem academia e recepção 24 horas. 

Bom custo-benefício

  • AdvaStay by KING’s: a 150 metros da Estação Central de Munique, este hotel possui quartos e estúdios com uma pequena (mas funcional) cozinha. Oferece serviço de lavanderia e conexão Wi-Fi gratuita;
  • Hotel Europa: com um restaurante-bar e um jardim interno com mesas, este hotel tem quartos com decoração moderna, ar-condicionado e minibar. Oferece um buffet de café da manhã e estacionamento;
  • Eurostars Grand Central: este hotel 4 estrelas dispõe de piscina, centro de bem-estar, academia, sauna, além de um restaurante de cozinha mediterrânea. Os quartos tem ar-condicionado, TV de tela plana e vista da cidade ou do pátio interno. Oferece um bom café da manhã.

Conforto

  • Eden Hotel Wolff: com excelente localização, ao lado da estação central de Munique, o hotel dispõe de quartos climatizados bem decorados com minibar e vista do pátio interno. Oferece café da manhã e conta ainda com restaurante de comida bávara, área fitness com terraço panorâmico e sauna;
  • NH Collection München Bavaria: este hotel 4 estrelas oferece um farto café da manhã e é dotado de um bar, um restaurante e uma academia. Tem quartos espaçosos com decoração moderna, ar-condicionado e produtos de higiene. Está localizado nas proximidades da estação central de trens;
  • Ruby Lilly Hotel Munich: com quartos decorados em estilo moderno, ar-condicionado e vista da cidade, possui um bar 24 horas e oferece serviço de aluguel de bicicletas. Um café da manhã bem diversificado é servido todos os dias. 

Ludwigsvorstadt: para curtir a Oktoberfest

Oktoberfest de Munique

Foto: Pexels

Ludwigsvorstadt é o bairro ideal para quem vai a Munique para a grande festa cervejeira Oktoberfest e deseja ficar perto do local onde ela acontece.

Esta é também uma região multicultural onde é possível encontrar restaurantes de várias partes do mundo, além de inúmeros bares e casas noturnas, sendo muito popular entre pessoas jovens e solteiras.

Ludwigsvorstadt ainda possui áreas verdes nos arredores do rio Isar, que delimita o bairro e oferece trilhas e ciclovias ao longo das margens, onde também é possível fazer uma pausa e relaxar.

Devido às características que mencionamos acima, a vantagem de se hospedar neste bairro é que existem muitas opções de hotéis e hostels, além de restaurantes, bares e lojas. Isso significa que é um lugar bastante movimentado e que pode ser barulhento durante à noite.

Outro fator para ficar atento é que, durante o famoso festival, há muita demanda e o preço das hospedagens em toda a cidade multiplica. Por isso, reservar com bastante antecedência é primordial para conseguir tarifas razoáveis.

Abaixo você confere as nossas sugestões de hospedagem no bairro de Ludwigsvorstadt, em Munique: 

 

Econômico

  • Euro Youth Hotel Munich: fica a somente 10 minutos de caminhada do local onde é realizada a Oktoberfest e é facilmente acessado a partir da estação central de trem. Tem quartos compartilhados e privativos com opções de banheiros de uso comum ou privados. O hostel ainda oferece café da manhã e uma área de diversão com bar e música;
  • Hotel Demas City: com decoração minimalista e moderna, oferece quartos com escrivaninha e TV, este hotel tem café da manhã e uma excelente localização;
  • Bold Hotel München Zentrum: a 5 minutos de distância da área da Oktoberfest, este hotel tem bar e oferece café da manhã, estacionamento e serviço de lavanderia. Possui quartos com vista para o pátio interno ou pequenos apartamentos com cozinha. 

Bom custo-benefício

  • Hotel Mirabell by Maier Privathotels: tem quartos compactos com ar-condicionado, TV de tela plana e tablet. Oferece um buffet de café da manhã abundante, além de ter bar e estacionamento privado;
  • Brunnenhof City Center: localizado a poucos minutos de caminhada da estação de trem e da sede da Oktoberfest, este hotel tem quartos amplos com colchão ortopédico, TV e escrivaninha. Oferece café da manhã com produtos feitos no local;
  • Cocoon Sendlinger Tor: possui quartos com design moderno e aconchegante, todos dotados de ar-condicionado. Oferece um buffet de café da manhã variado e tem ainda um restaurante-bar, estacionamento e recepção 24 horas. 

Conforto

  • 25hours Hotel The Royal Bavarian: localizado nas proximidades da estação central, este hotel conta com centro fitness, sauna, bar e estacionamento. Tem decoração moderna e os quartos contam com ar-condicionado, minibar e vista da cidade. Oferece café da manhã continental e americano e serviço de aluguel de bicicletas;
  • Sofitel Munich Bayerpost: situado no antigo edifício dos correios da Bavária, oferece quartos com cama king-size, máquina Nespresso e produtos de banho Diptyque Paris. Tem uma piscina coberta, spa com sauna, academia, bar e restaurante, estacionamento e transfer para o aeroporto. Serve todos os dias um café da manhã com opções veganas, vegetarianas e produtos sem glúten;
  • Alpen Hotel München: com decoração inspirada nos Alpes, este hotel oferece quartos com camas confortáveis preparadas com lençóis de alta qualidade, ar-condicionado, máquina Nespresso e banheiro amplo com produtos do Comércio Justo e Solidário. Possui ainda um restaurante de comida típica bávara e fica bem localizado tanto para acessar o centro quanto a região da Oktoberfest.

Au-Haidhausen: para uma experiência local e tranquila

Casas em estilo francês no bairro Au-Haidhausen, em Munique

Foto: Getty Images

Do outro lado do rio Isar está o bairro Au-Haidhausen, chamado por algumas pessoas de French Quarter devido ao grande número de ruas que levam nomes de cidades francesas. 

Este charmoso e tranquilo bairro de Munique é muito popular entre famílias com crianças, pois é cheio de playgrounds, cafés, pequenos negócios e mercados, tornando-se uma excelente opção de onde ficar na cidade.

Apesar de toda a calmaria, o acesso ao centro de Munique é fácil e rápido tanto com o transporte público quanto a pé. Além disso, o bairro abriga o maior museu de ciência do mundo, o Deutsches Museum, e um importante centro cultural da cidade. 

O Au-Haidhausen é um bairro ideal para quem quer ter uma experiência mais local e tranquila, sem abrir mão da proximidade do centro histórico e outros pontos de interesse turístico, e da facilidade de locomoção.  O ponto negativo é que, por ser menos turístico, existem poucas opções de acomodação. 

Veja abaixo todas as nossas sugestões de hospedagem no bairro de Au-Haidhausen, em Munique:

 

Econômico

  • Motel One München – Deutsches Museum: este hotel design oferece café da manhã, bar aberto 24 horas e estacionamento privado. Os quartos possuem ar-condicionado, escrivaninha e TV;
  • Hotel Christl München Innenstadt: localizado próximo à estação de trem e de metrô, este hotel possui quartos básicos e amplos com escrivaninha e banheiro privativo. 

Bom custo-benefício

  • Marias Platzl: este hotel tem um restaurante de culinária típica bávara com cervejas tradicionais. Oferece quartos aconchegantes e bem decorados com máquina de café, TV de tela plana e vista do pátio interno ou da cidade;
  • Novotel München City: dotado de piscina coberta, sauna, academia e restaurante, este hotel possui quartos com ar-condicionado, minibar e máquina de café. Está localizado a menos de 10 minutos de caminhada do Deutsches Museum e da margem do rio Isar;
  • Holiday Inn Munich – Leuchtenbergring: a 250 metros da estação de trem Leuchtenbergring, este hotel oferece um rico buffet de café da manhã e conta com um restaurante de comida internacional aberto o dia todo. Os quartos são climatizados, tem escrivaninha e banheiro amplo.

Conforto

  • MOMA1890 Boutique Hotel: conta com quartos amplos decorados com móveis elegantes e vista da cidade ou do pátio interno. Oferece café da manhã com cafés especiais e produtos provenientes da região e fica localizado em frente a uma estação de trem;
  • Hilton Munich City: possui um restaurante e uma academia aberta 24 horas e dispõe de quartos com ar-condicionado, minibar e escrivaninha. Oferece café da manhã e serviço de aluguel de carros e bicicletas. Fica localizado próximo à uma estação de trem com conexões até o centro da cidade;
  • JAMS Music Hotel Munich: localizado a 100 metros do centro cultural Gasteig, este hotel com temática musical, possui quartos com minibar e aparelhos de som e oferece um farto café da manhã internacional. 

Qual é o melhor bairro para ficar em Munique?

Munique é uma cidade encantadora que oferece uma variedade de opções para se hospedar em diferentes bairros. A escolha da região ideal dependerá do seu estilo de viagem, preferências pessoais e das atrações que deseja explorar.

Se você gosta de estar no centro da ação e a uma curta distância das principais atrações turísticas, Altstadt, o coração de Munique, é a melhor opção para ficar. Por outro lado, se prefere uma região mais calma, mas ainda com fácil acesso ao transporte público, Au-Haidhausen pode ser a escolha certa.

Maxvorstadt oferece uma atmosfera estudantil vibrante, tendo como vizinhança grandes museus e instituições culturais. Já Ludwigsvorstadt é ideal para aqueles que não se importam com a agitação e desejam ficar perto do movimento da cidade e da sede da Oktoberfest.

Lembre-se de considerar as vantagens e desvantagens de cada bairro ao fazer sua escolha. Com base nas dicas e sugestões fornecidas neste artigo, você poderá encontrar o bairro que melhor atende às suas necessidades durante sua viagem para Munique.

Independentemente do bairro escolhido, Munique certamente irá te encantar com sua rica história, cultura vibrante e diversas atrações turísticas.

Você sabia?

O Viaja que Passa ganha uma pequena comissão a cada reserva que você faz através dos links dos nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a continuar publicando conteúdos autorais e imparciais para ajudar na sua viagem!

Tags:   

«
»