TOPO

“Antália, na Turquia: o que fazer, onde ficar e mais dicas”


Bem-vindo à porta de entrada da Costa Turquesa, região das praias paradisíacas da Turquia. Mas saiba desde já: a lista de o que fazer em Antália é grande. Então, espere muito mais do que uma simples cidade para desembarcar e partir para o seu roteiro pela Riviera Turca.

São tantas atrações e belezas na maior e mais desenvolvida cidade do Mar Mediterrâneo turco que há até quem opte por usá-la como base enquanto desbrava outras praias vizinhas.

Acredito não ser a melhor escolha, principalmente se você tem dias de viagem suficientes para fazer um roteiro mais completo pela região. Ainda assim, não passe batido por Antália. E vou te explicar o porquê ao longo deste artigo.

A seguir, você vai conferir uma série de dicas que vão desde o que fazer e onde se hospedar, até dicas práticas para operacionalizar a sua viagem por Antália. Ao final, ainda pode conferir o mapa das atrações para organizar o seu roteiro.

ONDE FICA ANTÁLIA

Antália fica no sudoeste da Turquia e é a principal cidade costeira do Mar Mediterrâneo do país. Está a 700 km de Istambul e a 500 km de Göreme, na Capadócia.

Como chegar e se locomover

Antália conta com o maior aeroporto do litoral turco. Justamente por isso, ela é tida como porta de entrada para quem deseja conhecer as praias da costa do país. Há uma boa oferta de voos econômicos para lá desde Istambul e Kayseri (um dos aeroportos que atende a Capadócia).

O ônibus também é uma opção para chegar a Antália. Por mais que a Turquia seja um país grande, viajar com transporte rodoviário é confortável e econômico. O otogar de Antália (terminal de ônibus em turco) recebe rotas vindas das mais diversas cidades. A conhecida empresa de baixo custo Flixbus também opera nas rotas mais turísticas.

Já para se locomover em Antália, o transporte público é a melhor opção. O metrô conecta muito bem os principais pontos turísticos e, para lugares mais distantes, há linhas de ônibus simples de serem usadas.


Leia também:


QUANDO VISITAR ANTÁLIA

Aproveita mais Antália quem a conhece durante os meses quentes. Por mais que a cidade tenha vida própria independente do turismo – diferente das demais cidadezinhas da Riviera Turca – é no verão que ela fica mais agradável para ser desbravada.

Julho e agosto são alta temporada e é quando Antália está no auge do calor e do movimento. Escapa do turismo em massa quem viaja para lá em junho e setembro. Em ambos os meses o clima estará quente o suficiente para curtir a principal atração do destino, as praias.

A partir de outubro, o frio e a chuva avançam, eliminando da lista de o que fazer em Antália justamente o tão desejado banho de mar. É em maio que o tempo se estabiliza novamente e o destino volta a ser interessante para o turismo.

QUANTO TEMPO FICAR EM ANTÁLIA

De três a quatro dias em Antália é o suficiente para conhecer suas principais atrações, ir à praia e curtir o clima da cidade sem correria. É o tempo ideal para, depois, seguir desbravando outras cidadezinhas da Costa Turquesa.

Agora, se a intenção é fazer de Antália sua base para bate e voltas para outros vilarejos da costa, pense em ficar uma semana na cidade.

ONDE SE HOSPEDAR EM ANTÁLIA

Centro de Antália

Foto: Getty Images

Para escolher onde se hospedar em Antália, é preciso antes definir seu principal objetivo no destino.

O centro, também chamado de Kaleiçi, é a região ideal para quem busca conhecer a parte histórica de Antália. Por ser o coração da cidade, você terá fácil acesso a todos os seus atrativos, inclusive as praias urbanas. A meu ver, é o lugar ideal se Antália é apenas uma das paradas de um roteiro maior pela Riviera Turca.

Mas se Antália é a sua parada para, principalmente, curtir a praia, uma boa opção é se hospedar na Praia de Lara. Ela conta com resorts sofisticados e combina com quem quer acordar de frente para o mar e apenas relaxar.

Agora, se é praia o que você quer, mas o orçamento está mais limitado, a Praia de Konyaalti atenderá seus desejos. Essa área conta com ótimos hotéis com bom custo-benefício e tem uma infraestrutura completa e desenvolvida para o turismo.

A seguir, veja algumas boas sugestões de onde se hospedar em Antália:


Econômico

  • Kuyu Beergarden Hostel: tem quartos compartilhados, fica no centrinho e oferece cozinha de uso comunitário;
  • Kaleiçi Hotel: ainda no centro, oferece boa infraestrutura e quartos amplos. Inclui café da manhã;
  • Karden Otel: é a opção para gastar pouco e se hospedar na Praia de Lara. É simples, mas garante todo o necessário para uma boa hospedagem.

Bom custo-benefício

  • La Paloma Hotel: no centro histórico, conta com quartos espaçosos e novos, tem piscina e café da manhã incluso;
  • Esperanza Boutique Hotel: na Praia de Lara, fica a poucos passos do mar e tem serviço de praia;
  • Leaf Port Hotel: em Konyaalti, oferece boa localização em uma estrutura moderna e com café da manhã incluso.

Conforto

  • Delight Deluxe Hotel: fica no centro e é bem charmoso. Tem piscina e um farto café da manhã por uma taxa extra;
  • Basel Hotel: garante sofisticação em um ambiente moderno e a poucos metros da Praia de Konyaalti;
  • Laren Sea Side Hotel Spa: fica pé na areia da Praia de Lara. Tem sauna, piscina, banho turco e serviço de praia.

O QUE FAZER EM ANTÁLIA

Cidade Velha

Kaleiçi, o centro histórico de Antália na Turquia

Kaleiçi, o charmoso centro histórico de Antália | Foto: Getty Images

Também chamado de Kaleiçi, esse é o charmoso centro histórico de Antália, que já foi um dos principais portos da região durante o Império Romano. O Portão de Adriano é a entrada oficial da Cidade Velha, construído em 130 d.C para receber a visita do imperador.

Para ir além dos tempos romanos, basta caminhar pelas ruelas estreitas do centrinho e se deparar com resquícios do período bizantino e otomano. É como passear em um museu a céu aberto.

Vale colocar no roteiro a Torre do Relógio (Saat Kulesi), a Torre Hidirlik (Hıdırlık Kulesi), a antiga Marina – de onde saem passeios de barco – e alguns dos lindos jardins com vista para o mar. Mas não se reocupe em seguir um trajeto pré-definido. O mais gostoso aqui é mesmo andar sem rumo e se deixar surpreender com as belezas do caminho.

Praia de Lara

Praia de Lara em Antália, na Turquia

A requintada Praia de Lara | Foto: Getty Images

A Praia de Lara fica a cerca de dez quilômetros do centro de Antália. Ela é predominantemente de areia – e não de pedrinhas – e tem a orla tomada por beach clubs e hotéis. O mar azul-turquesa calmo como uma piscina é garantido.

Mas tenha em mente que para aproveitá-la com mais conforto você deverá ou se hospedar num hotel por ali, ou optar por alugar cadeiras e guarda-sol num dos clubes de praia. Caso contrário, você deverá se limitar à área pública.

Praia de Konyaalti

Praia de Konyaalti em Antália

O cenário deslumbrante da Praia de Konyaalti | Foto: Getty Images

Outra opção de praia em Antália é a de Konyaalti. Ela chama a atenção pela sua extensão de 9 km e por estar emoldurada pelas montanhas imensas dessa região da costa.

Um calçadão bem estruturado para o turismo se estende por toda a orla. Nele você encontra diversas opções de restaurantes, cafés, bares e comércio em geral.

É ao final de Konyaalti que está o Tünektepe Teleferik, o teleférico que leva até o alto das montanhas para ter uma vista espetacular da cidade.

 

Catarata de Duden

Catarata de Duden desaguando no mar

A incrível Catarata de Duden desaguando no mar | Foto: Getty Images

A Catarata de Duden é uma das atrações de Antália que mais chamam atenção. Afinal, estamos falando de uma cachoeira que deságua no mar. São as águas do Rio Duden, que corta a cidade até cair de um penhasco direto para o Mediterrâneo.

Há duas formas de apreciar essa beleza. Uma é desde um mirante do Parque Duden, o parque que abriga a cachoeira, e a outra é com passeios de barco que fazem uma parada em frente à queda d’água.

Sítios arqueológicos

Sítio Arqueológico de Aspendos, em Antália

O grandioso anfiteatro de Aspendos | Foto: Getty Images

Os arredores de Antália contam com alguns sítios arqueológicos fascinantes. O de Aspendos fica distante 45 km e tem um dos teatros romanos mais bem preservados do mundo, construído entre os séculos II e III.

Termessos fica a 35 km de Antália, no topo de uma montanha. Essa cidade da antiguidade era a terra dos Xanthos, um povo guerreiro que não se rendeu às invasões romanas.

Mas, de todos eles, Perge talvez seja o mais interessante. Ele fica a 15 km de Antália e é possível chegar até mesmo de transporte público. Além do fácil acesso, esse sítio arqueológico abriga ruínas muito bem preservadas.

É possível visitar o anfiteatro, os banhos romanos, a escola e se surpreender com o nível de planejamento urbano avançado que se tinha na época.

Museu de Antália

Museu Arqueológico de Antália

Itens em exposição no Museu Arqueológico de Antália | Foto: Getty Images

O Museu Arqueológico de Antália é um dos mais importantes da Turquia. São cerca de 5 mil anos de história contados por meio de obras de arte e resquícios arqueológicos encontrados na região da costa do país.

A proposta é apresentar uma linha do tempo da humanidade, com itens datados da Idade do Bronze até anos mais recentes, de quando os Otomanos estavam no poder. Dentre as peças mais emblemáticas do museu estão um sarcófago de mármore do século II e esculturas romanas praticamente inteiras.

O museu abre diariamente e a entrada, que pode ser comprada na bilheteria ou online, tem um custo de 200 liras turcas (cerca de R$ 50).

BAIXE O MAPA

Gostou das dicas? Abra o mapa das atrações no Google Maps do seu celular e não perca nada na sua viagem!

Usar Antália como uma simples porta de entrada para uma viagem pela Costa Turquesa da Turquia é um desperdício. A parada aqui garante a combinação perfeita de atrativos históricos e belezas naturais.

Vale a pena dedicar um tempo para conhecê-la com calma e fazer o máximo de proveito desse destino fantástico do país.

Quer mais dicas e roteiros completos pelo mundo? Os nossos queridos parceiros do blog Voyajando escreveram um Guia Completo de 1 dia no menor país do mundo: Mônaco! Não deixe de conferir!

Você sabia?

O Viaja que Passa ganha uma pequena comissão a cada reserva que você faz através dos links dos nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a continuar publicando conteúdos autorais e imparciais para ajudar na sua viagem!

Tags:   

«
»