Viajar para Istambul é mergulhar na história da humanidade. E vai por mim, no minuto que aterrizar nessa cidade tão vibrante, você será dominado por uma vontade enorme de desbravar cada cantinho dela!
Na hora de decidir o que fazer em Istambul, é importante ter um mínimo de foco para não deixar algumas das principais atrações da cidade para trás.
Abaixo, você vai conferir 13 atrações imperdíveis de Istambul, que vão de pontos turísticos famosos a bairros charmosos e atividades tradicionalmente locais. Assim, ficará mais fácil para personalizar seu roteiro conforme seu tempo de viagem e suas preferências.
O QUE FAZER EM ISTAMBUL: 13 ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS
1. Hagia Sophia
A Hagia Sophia (Santa Sofia) é uma das mesquitas mais turísticas de Istambul. Ela fica em Sultanahmet, coração do centro histórico da cidade e um excelente ponto de partida para iniciar seu roteiro.
Toda a sua imponência e beleza já bastariam para fazer da Hagia Sofia uma atração imperdível. Mas além da grandiosidade, sua construção é milenar e símbolo de um capítulo importante da história turca.
Datada de 532, ela foi construída para ser a catedral católica de Constantinopla (antiga Istambul). Em 1453, com a tomada da cidade pelos Otomanos, a igreja passou a ser uma mesquita. Mas até hoje se mantém preservados os mosaicos bizantinos milenares de santos católicos.
A entrada é gratuita. Mulheres devem cobrir os cabelos com um lenço, não podem usar roupas muito reveladoras e as visitas são interrompidas durante os horários de oração. Dica: chegue cedo para evitar filas.
2. Mesquita Azul
A Mesquita do Sultão Ahmat, mais conhecida como Mesquita Azul, fica em frente à Hagia Sophia. Seu apelido tem um porquê. O interior dessa mesquita é decorado com mosaicos dos mais diferentes tons de azul, tornando-a de fato impressionante.
Aqui valem as mesmas regras de visita da Hagia Sophia. Mulheres devem cobrir o cabelo e usar roupas que cubram dos joelhos aos ombros. Lenços são oferecidos na entrada caso não esteja vestida de acordo.
Não há custo para entrar, mas durante os horários de oração o local fecha para turistas. Quanto mais cedo chegar, menos filas irá encarar.
Leia também:
- Onde ficar em Istambul: melhores bairros e dicas de hotéis
- Como ir do Aeroporto de Istambul ao centro da cidade
- Roteiro completo em Istambul para 2, 3 ou 4 dias (com mapa)
- 12 lugares incríveis para conhecer na Turquia
- Dicas: o que saber antes de ir para a Turquia
- Guia Capadócia: o que fazer, onde ficar, como se locomover e mais
- Conheça os melhores hotéis caverna na Capadócia, na Turquia
- Passeio de balão na Capadócia: quanto custa, quando ir e dicas
- O que comer na Turquia: 14 pratos típicos para experimentar
3. Palácio Topkapi
O Palácio Topkapi foi construído em 1478 para ser residência oficial dos sultões e sede do governo Otomano. E assim foi até 1853. Hoje ele é o mais importante museu de Istambul.
O ingresso dá direito a entrar em partes do castelo e ver de perto as relíquias que o Império Otomano colecionou. Enquanto caminha pela cozinha do palácio, biblioteca, salões de jantares, salas de armas e jardins, é possível conhecer um pouco mais sobre como era a vida dos sultões.
Não deixe de passar pela Sala do Tesouro. Além de um diamante de 88 quilates, é lá que está parte da barba do profeta Maomé, considerada sagrada para os muçulmanos.
Com um ingresso comprado separadamente, é possível entrar no chamado Harém, onde as mulheres, concubinas, filhos e mãe do sultão moravam. É a área mais bonita do Topkapi quanto à decoração e detalhes.
Chegue cedo, porque a fila se forma antes mesmo do museu abrir, às 9h. O palácio não abre às terças-feiras e o ingresso custa 200TL (para o Harém é preciso pagar mais 100TL).
A única forma de comprar ingresso antecipado com direito de pular fila é via plataformas de vendas de passeios online.
4. Grande Bazar
O Grande Bazar está entre os maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo. Construído no século XV, ele tem cerca de 5 mil lojas que tomam conta das suas 60 ruas. É o lugar para ver e comprar artigos tradicionais turcos.
Tem absolutamente tudo aqui. Roupas típicas, tecidos, artigos de decoração, luminárias, tapetes, cerâmicas, joias, especiarias, doces, artigos de couro e souvenirs.
Encare como parte do passeio a abordagem insistente dos vendedores e a negociação. Faz parte da cultura turca bargahar na hora da compra.
5. Bazar das Especiarias
O Bazar das Especiarias é muito menor do que o Grande Bazar, mas não deixa de ser uma atração imperdível para os seus dias em Istambul. São apenas dois corredores com cerca de 100 lojas, mas que surpreendem com a variedade de cores, sabores e cheiros.
Além de uma infinidade de temperos, você encontrará também os mais variados – e deliciosos – doces turcos, frutas secas, castanhas, sementes e, claro, souvenirs para recordação.
6. Mesquita Suleymaniye
O que essa mesquita tem de mais especial, além do tamanho, é sua localização. A Suleymaniye fica em cima de uma das colinas de Istambul, no bairro central de Eminönü.
Dela, a vista da área histórica da cidade é privilegiada. É possível ver também o Bósforo, estreito que atravessa Istambul e divide o continente europeu do asiático. Tudo isso a partir de um lindo jardim que circunda a mesquita.
7. Torre de Gálata
Com pouco mais de 60 metros de altura, a Torre de Gálata é um dos cartões-postais de Istambul.
Localizada no alto de uma colina, é possível subir até o seu topo para ter uma vista 360° da cidade.
Mas mais interessante do que subir nela é caminhar pelo seu entorno. São pequenas e estreitas ruelas de pedras repletas de casinhas, comércio e cafés charmosos perfeitos para aquela parada estratégica no meio do dia.
Aproveite para andar até a Ponte de Gálata. Ela simboliza a conexão entre o lado antigo
e moderno de Istambul, além de garantir lindas fotos. A ponte tem dois níveis, sendo que no inferior conta com restaurantes de frutos do mar.
8. Cruzeiro pelo Bósforo
Navegar pelas águas do Bósforo, canal que liga os continentes europeu e asiático, é uma oportunidade única que Istambul oferece. Os barcos partem dos píeres próximos da Ponte de Gálata e os passeios podem durar de duas horas até o dia inteiro.
Acomodado no barco, prepare-se para o sightseeing. O ponto de vista das atrações de Istambul que o cruzeiro oferece é de fato diferenciado. Você verá as exuberantes fachadas de palacetes históricos e a área nobre que margeia o canal.
Diversas empresas oferecem o tour e não é necessário reservar com antecedência. Apenas chegue cerca de 30 minutos antes da partida do barco para garantir um bom lugar. O melhor horário para o cruzeiro é no entardecer, principalmente se sua viagem for nos meses de calor. O pôr do sol será inesquecível.
9. Palácio Dolmabahçe
O Palácio Dolmabahçe foi a moradia dos sultões e sede do governo depois do Palácio Topkapi. Ele foi construído às margens do Bósforo em estilo europeu, representando a ocidentalização de Istambul.
A visita ao palácio é dividida em partes, quando se conhece a área administrativa, os jardins e o Harém (onde o sultão e sua família moravam). A área administrativa é a mais bonita delas, com salões bem decorados e um enorme lustre de cristal presenteado pela Inglaterra.
O Palácio Dolmabahçe fecha às segundas-feiras e o ingresso deve ser adquirido na bilheteria.
10. Praça Taksim
A Praça Taksim representa a modernidade de Istambul. No centro dela, inclusive, está a escultura que celebra a República Turca, que em 1923 colocou fim no califado dos sultões.
É a partir dessa praça que tem início a animada rua Istiklal. Trata-se de uma extensa rua peatonal repleta de bares, restaurantes, comida de rua e docerias de dar água na boca. Esse é também o endereço perfeito para compras, onde estão variadas lojas, inclusive de famosas marcas internacionais.
11. Kadikoy e Moda
O lado asiático de Istambul merece ser explorado. Os dois bairros mais interessantes para o turismo são Kadikoy e Moda, um vizinho ao outro. Para chegar até eles é preciso usar o ferry para atravessar o Bósforo ou o metrô.
Kadikoy é marcado pelo calçadão que margeia o canal e seu vivo comércio com lojas, feiras livres, restaurantes e bares. A rua principal se chama Bahariye e é conhecida como a Istiklal do lado asiático.
Já Moda é um bairro residencial charmoso. É uma oportunidade para fugir da aglomeração turística e ver um pouco da ‘vida como ela é’ em Istambul. Se tiver ânimo, chegue até o agradável Parque de Moda, que fica nas margens do Bósforo e garante lindas vistas.
12. Fener e Balat
Dois bairros ainda fora da rota tradicional turística mas que são imperdíveis para conhecer em Istambul são Fener e Balat. Um ao lado do outro, ocupam uma posição privilegiada no Corno de Ouro, um braço do Bósforo que adentra o lado europeu da cidade.
Fener é o antigo bairro grego de Istambul, enquanto Balat é o bairro judeu. Essa segregação aconteceu no Império Otomano, quando Constantinopla foi tomada dos Bizantinos e, de católica, a região passou a ser predominantemente muçulmana.
Hoje, os bairros estão entre os mais charmosos e animados de Istambul. São compostos por ruas estreitas de paralelepípedo e casinhas coloridas bem preservadas. Além de diversos prédios históricos, o ambiente é jovial e descolado, perfeito para um happy hour.
13. Banho Turco
O Hamam, ou banho turco, é uma tradição do país e não pode ficar fora da lista de o que fazer em Istambul.
Como o nome já diz, a proposta aqui é a de tomar um banho. Mas o que a torna única é que será um banhista (para os homens) ou uma banhista (para as mulheres) que darão o banho em você.
O Hamam começa com alguns minutos em uma sauna úmida seguida de uma sauna seca para abrir bem seus poros. Depois, você se deita em uma mesa de mármore quente e o banhista faz uma esfoliação no seu corpo e te dá um banho de espuma. Em locais mais turísticos é possível acrescentar ainda uma massagem.
Pode parecer estranho alguém dar banho em você – e de fato é um pouco –, mas sem dúvidas será uma das experiências mais autênticas para se viver em Istambul. Há casas de banhos espalhadas por toda a cidade. Uma das mais populares é a Aga Hamami e é necessário agendar com antecedência.
ONDE SE HOSPEDAR EM ISTAMBUL
Dentre as principais regiões para se hospedar em Istambul estão o Centro e a Praça Taksim. Em ambas é possível encontrar excelentes opções de hotéis para os mais diferentes orçamentos e gostos.
As áreas de Sultanahmet e Eminönü, no centro, são as melhores pedidas para estar a poucos passos das principais atrações turísticas de Istambul. Por isso, são ótimas alternativas para uma estadia breve na cidade.
Já as imediações da Praça Taksim e da Rua Istiklal têm fácil acesso a toda Istambul por serem bem servidas de transporte público. Além disso, ao se hospedar aqui você garante ótimas opções de restaurantes e bares para a noite. O que não acontece na região central, onde o movimento noturno é quase inexistente.
Abaixo, você confere algumas boas sugestões de hospedagem em Istambul:
Econômico
Bom custo-benefício
Conforto
|
Para entender melhor sobre os bairros, leia também o nosso guia completo sobre onde de hospedar em Istambul. Nele incluímos outras regiões interessantes para reservar seu hotel e ainda mais sugestões de hospedagem.
Conheça Istambul!
Desbravar Istambul não será tarefa difícil. Muitas das atrações são próximas umas das outras e o transporte público da cidade é eficiente.
O importante é ter claro tudo o que deseja visitar durante sua viagem e se organizar. Porque o que fazer em Istambul não falta, já tempo para fazer tudo o que desejar certamente pode faltar.