TOPO

“3 dias na Capadócia: roteiro completo e com mapa”


Ter 3 dias na Capadócia, à primeira vista, pode parecer pouco. Mas, com um bom roteiro em mãos, é possível otimizar seu tempo e conhecer as principais atrações da região central da Turquia.

Além de apreciar os cenários únicos que a Capadócia oferece, um bom roteiro também garante a dose certa de imersão histórica e cultural. Afinal, o destino vai muito além do famoso passeio de balão.

Então, para não deixar nenhuma atração imperdível para trás, confira este artigo com um roteiro de 3 dias na Capadócia.

COMO CHEGAR E SE LOCOMOVER

A forma mais fácil de chegar na Capadócia é de avião. Desde Istambul, diversas companhias aéreas oferecem o trajeto a preços atrativos se comprado com antecedência.

Os aeroportos que atendem a região são o de Kayseri (ASR) – com mais voos e melhores preços – e o de Nevşehir (NAV) – menor, porém mais próximo às cidades turísticas.

Para quem vem de outras regiões da Turquia, o ônibus também é uma opção viável para chegar à Capadócia. A Flixbus opera diversas rotas no país.

Já para se locomover na Capadócia você pode optar pelo ônibus, por passeios com agências de turismo ou pelo carro alugado (recomendamos a Rental Cars para cotar tarifas e fazer a reserva).

No nosso guia completo da Capadócia você encontra todos os detalhes de como chegar e se locomover por lá.

ONDE SE HOSPEDAR NA CAPADÓCIA

A decisão de qual será sua cidade-base na Capadócia é uma das primeiras a serem tomadas ao planejar a sua viagem. As mais recomendadas para o turista são Göreme, Üçhisar e Ürgüp.

De todas, Göreme se destaca por ter melhor infraestrutura turística e garantir mais autonomia para desbravar a região, o que certamente otimizará o seu tempo. Por isso, é nela que sugiro você se hospedar para colocar esse roteiro de 3 dias na Capadócia em prática.

Veja algumas sugestões de onde se hospedar em Göreme:

Econômico

  • Cappadocia Cave Rooms: tem quartos compartilhados e privativos, assim como piscina no rooftop e café da manhã incluso nas diárias;
  • Balloon View Hotel: outra opção a bom custo, oferece quartos duplos com boas tarifas e também inclui café da manhã nas diárias;
  • The Dorm Cave by Travellers: ótima alternativa de hostel para quem quer economizar e ainda ter o gostinho de um ‘quarto caverna’. Oferece dormitórios compartilhados e suítes, tem localização central e inclui café da manhã.

Bom custo-benefício

  • Göreme Mansion: a pousada conta com estrutura de pedra e decoração impecável. Ótima oportunidade para dormir num hotel caverna a preços moderados;
  • Local Cave House Hotel: bem localizado, tem tarifas acessíveis em um hotel caverna de excelente infraestrutura. Os quartos são amplos e bem decorados, além de ter piscina ao ar livre e um excelente café da manhã.

Conforto

  • Kelebek Special Cave Hotel: conta com banho turco, piscina ao ar livre e um amplo terraço para ver os balões pelas manhãs. Os quartos mais equipadas têm banheira, lareira e varanda particular;
  • Anatolian Houses Cave Hotel: próximo ao centro, este hotel caverna tem uma piscina ao ar livre e outra coberta. Além disso, tem uma coleção de mais de 500 itens de decoração históricos, quartos com jacuzzi e o tradicional terraço com vista panorâmica.

Caso você se interesse por opções tradicionais, únicas e com uma dose de luxo, também pode conferir a nossa seleção com os melhores hotéis caverna da Capadócia.

ROTEIRO PARA 3 DIAS NA CAPADÓCIA

Vamos para a parte mais interessante do planejamento da viagem, o que fazer no destino e como organizar seus dias por lá.

Mas antes, um aviso: este roteiro de 3 dias na Capadócia foi pensado sobretudo para ser feito de forma autônoma, em uma combinação de percursos a pé e de ônibus. Porém, caso queira mais conforto, ele é facilmente adaptável para passeios com agências de turismo e, claro, com um carro alugado.

Dia 1 na Capadócia: balão, museu e vale

Dezenas de balões coloridos sobrevoando a Capadócia com destaque para as rochas características da região

Foto: Getty Images

Passeio de balão

Caso voar de balão esteja entre seus interesses, agende o passeio com antecedência para a sua primeira manhã na Capadócia. Isso porque, caso o tempo não colabore, o voo é reagendado para o dia seguinte e assim consecutivamente até que a previsão melhore.

Seu primeiro dia na Capadócia começará bem cedo. Para apreciar o nascer do sol já a bordo do balão, a agência te buscará na sua hospedagem por volta das cinco da manhã. Os voos duram de uma a duas horas a depender do tour que contratar.

Nós preparamos um post com todos os detalhes e dicas sobre o passeio de balão na Capadócia. Aconselhamos lê-lo para que sua experiência seja a melhor possível.

Acabado o passeio e certamente deslumbrado com a beleza única da região, a agência te leva de volta ao hotel. É hora de tomar aquele café da manhã reforçado para seguir com as atividades do dia.

Göreme Open Air Museum

Hospedado em Göreme, você acessa o Open Air Museum a pé. Ele fica a cerca de 1 km do centrinho da vila. Quanto antes chegar, melhor, já que essa é uma das principais atrações da Capadócia.

Esse museu a céu aberto abrigou um monastério bizantino entre os séculos X e XIII. As curiosas formações geológicas da Capadócia foram incrivelmente esculpidas para abrigar pequenas igrejas, cozinhas e refeitórios.

É possível apreciar afrescos preservados e entender como o cristianismo encontrou seu espaço na região e, de lá, se expandiu para o mundo. Caminhe sem pressa pela área do museu e descubra as inúmeras cavernas esculpidas.

O espaço abre diariamente das 8h às 17h e a entrada custa 480 TL (cerca de R$ 85).

Depois, almoce em um dos vários restaurantes de Göreme.

Red and Rose Valley

Pernas descansadas, hora de partir para a caminhada mais intensa do dia. Uma das principais atrações da Capadócia é se perder pelos seus vales e se encantar com paisagens de fato únicas. E por isso recomendamos fortemente que explore a região a pé.

Desde Göreme, uma caminhada de cerca de 30 minutos te leva à entrada do Red and Rose Valley. Como alternativa, é possível pegar um ônibus com direção a Avanos e descer mais próximo do local.

Aqui, a proposta é andar sem rumo pela trilha, subir nos mirantes e se deslumbrar. O tom vermelho e rosa das rochas faz deste um dos vales mais bonitos da Capadócia. Ao final, vá até a simpática vila de Çavuşin e veja a igreja de São João Batista.

Dia 2 na Capadócia: nascer do sol, Üçhisar e Noite Turca

Pequena vila da Capadócia vista de longe com castelo de pedras no topo da colina e balões ao longe no horizonte

Üçhisar com o castelo no alto da colina | Foto: Aydin Hassan via Unsplash

Sunrise View Point

Apreciar os balões alçando voo ao nascer do sol é uma experiência que faz valer sair cedo da cama, mesmo que você tenha feito seu passeio de balão no dia anterior.

Por isso, no seu segundo dia dos 3 que passará na Capadócia, vá até um mirante para assistir a esse espetáculo. Caso seu hotel tenha essa vista privilegiada, ótimo. Mas caso não tenha, o Gün Batımı ve Doğum (Sunset/Sunrise View Point) é o seu lugar.

Conhecido também como Lover’s Hill, essa colina fica a apenas 15 minutos de caminhada do centrinho de Göreme, tem uma taxa simbólica para acessar (10 TL) e é um camarote para ver os balões dominarem o céu da Capadócia.

Depois, volte ao seu hotel para o café da manhã e calce um sapato confortável. Será mais um dia de caminhada intensa.

Pigeon Valley

Hoje, o vale a ser explorado é o Pigeon Valley, que garante uma caminhada agradável entre formações rochosas únicas.

Traduzido como Vale dos Pombos, os povos que habitaram a região entre os séculos V e X construíram centenas de casinhas para os pássaros nas rochas. Eles acreditavam que as fezes desses animais ajudavam a fertilizar o solo e tornar as frutas mais doces.

A trilha que cruza o Pigeon Valley tem cerca de 4 km e é fácil de ser percorrida. Ela leva até a vila de Üçhisar, nossa próxima parada no roteiro.

Vila de Üçhisar

Üçhisar fica numa colina e tem uma calmaria especial. Suas ruazinhas estreitas são tomadas por hotéis cavernas, restaurantes e cafés. Mas o que torna o local ainda mais interessante é a possibilidade de ver a vida como ela é, fora do movimento turístico.

Se perca pelas labirínticas ruelas colina acima. Não se preocupe em seguir um rumo certo porque não tem erro. Basta subir que você chegará no centrinho de Üçhisar. Com variadas opções de restaurantes, é o local perfeito para almoçar.


Leia também:


Castelo de Üçhisar

A essa altura do campeonato você já terá reparado no enorme castelo de pedra que se destaca no topo de Üçhisar. Esqueça aquela imagem de castelos da época medieval. Aqui, o palácio segue a arquitetura local, ou seja, foi inteiramente esculpido na pedra.

Construído entre os séculos XII e XIII, ele foi usado sobretudo como torre de observação para proteção contra invasões. Seus cômodos eram usados não só como dormitórios, mas também como depósitos, cisternas, tumbas e adegas.

Vale a pena entrar no castelo para percorrer seus vários túneis e salas. Mas o auge do passeio será mesmo a vista panorâmica de cima dele, um dos topos mais altos da Capadócia.

Para voltar a Göreme, use um dolmuş, pequenos ônibus intermunicipais que fazem o transporte público entre as vilas.

Noite Turca

As noites em Göreme se resumem a escolher um bom restaurante para jantar, percorrer as ruazinhas do centro para ver o movimento e dormir cedo.

Mas se quiser experienciar mais a fundo a cultura local, vale a pena conferir a Noite Turca. Em um grande salão refinado dentro de uma caverna, você participa de um jantar com comida típica acompanhado de um show de dança e música regional.

Dia 3 na Capadócia: cidade subterrânea, mais vales e quadriciclo

Formações conhecidas como chaminés de fadas, na Capadócia, que são grandes pedras que se assemelham a pequenas casas com telhados e chaminés

Pasabag Valley, um dos mais interessantes vales para se visitar | Foto: Getty Images

Cidade subterrânea de Kaymakli

O dia começa com a visita a uma das mais impressionantes cidades subterrâneas da Capadócia, a de Kaymakli.

Para chegar até ela desde Göreme, pegue um dolmuş do terminal de ônibus até a cidade de Nevsehir. Avise o motorista que você quer ir a Kaymakli. Ele te deixará num ponto de uma rua movimentada. Você deve apenas atravessar essa rua e esperar pelo ônibus que indicará como destino a cidade subterrânea.

Há indícios de que Kaymakli existe desde o século VIII a.C, quando povos que habitaram a região a usavam para se proteger. Mas sua expansão aconteceu entre os séculos V e X, quando cristãos chegaram à Capadócia e usaram as cidades subterrâneas para se esconder da perseguição religiosa.

Assim, eles viviam durante meses embaixo do solo e criaram uma estrutura impressionante para sobreviver. Durante a visita é possível conhecer onde eram deixados os animais, as casas das famílias, o refeitório, as áreas comuns e até onde era produzido o vinho.

Esse é o tipo de passeio que vale a pena contratar um guia para entender a história com mais detalhes. Há diversos deles na própria entrada da atração. O ingresso custa 300 TL (cerca de R$ 55).

Pasabag Valley

Se as pernas aguentarem mais uma caminhada, siga para o Pasabag Valley, também conhecido como Vale dos Monges já que era usado como refúgio e moradia por muitos deles. O interessante é poder explorar as várias casas esculpidas nas rochas que seguem intactas e as formações apelidadas de Chaminés de Fadas.

Para chegar até lá, pegue um ônibus que passe em Çavuşin e siga para a vila de Zelze. Desça nela para começar a trilha do vale.

Se sobrar disposição, pegue a trilha rumo ao vizinho Devrent Valley, ou Vale da Imaginação. São 5 km de caminhada e ele é famoso por ter suas rochas esculpidas naturalmente em formatos diversos que lembram animais.

Passeio de quadriciclo

Ao voltar para Göreme, é hora de poupar as pernas. A sugestão para aproveitar a sua última tarde na Capadócia é fazer um passeio de quadriciclo.

Pilotando seu próprio 4×4, que comporta até duas pessoas, você conhece mais vales ao redor da cidade. As agências vendem os passeios conforme o tempo de percurso e o circuito. Sugirimos escolher o que vai até o Sword Valley, o Love Valley e termina no mirante do Red and Rose Valley para o pôr do sol. São cerca de duas horas de passeio.

Na Get Your Guide você encontra boas opções partindo do centro de Göreme.

BAIXE O MAPA PARA 3 DIAS NA CAPADÓCIA

Para ter essas dicas na palma da mão durante a sua viagem, abra o mapa com o nosso roteiro no Google Maps do seu celular:

Esse itinerário de 3 dias na Capadócia é ideal para quem prefere desbravar o destino por conta própria e gosta de andar. Ele garante que você conheça, sem correria e com autonomia, as principais atrações turísticas.

Mas se você quer mais conforto e busca otimizar ao máximo seu tempo, saiba que as agências locais dividem os pontos turísticos em três principais circuitos: o vermelho, o verde e o azul. Todos eles partem em grupos e incluem o transporte do hotel às atrações.

Você sabia?

O Viaja que Passa ganha uma pequena comissão a cada reserva que você faz através dos links dos nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a continuar publicando conteúdos autorais e imparciais para ajudar na sua viagem!

Tags:  

«
»