O Aeroporto Internacional Benito Juárez (MEX) é a principal porta de entrada para quem chega à Cidade do México. Localizado a cerca de 10 km do centro histórico, ele oferece diversas opções de transporte para os viajantes se deslocarem até seus hotéis.
A notícia boa é que o trajeto até as principais zonas hoteleiras é relativamente curto, variando entre 20 a 45 minutos, dependendo do meio de transporte escolhido e das condições de trânsito. Ainda assim, recomendo planejar com antecedência como fará o percurso para garantir uma chegada tranquila.
Neste guia, você confere as principais opções de transporte para ir do Aeroporto da Cidade do México ao seu hotel, com informações sobre tarifas, assim como dicas para tornar seu deslocamento mais fácil.
COMO IR DO AEROPORTO DA CIDADE DO MÉXICO ATÉ O SEU HOTEL
Em primeiro lugar, vale saber que o aeroporto da Cidade do México conta com dois terminais – o Terminal 1, mais antigo, e o Terminal 2, mais moderno –, ambos relativamente compactos, o que facilita o deslocamento dos passageiros. No entanto, o aeroporto frequentemente opera acima de sua capacidade, resultando em um ambiente bem movimentado.
O segundo ponto é que ele não fica tão distante das principais zonas hoteleiras da capital mexicana. Está a 7 km do Zócalo, no centro histórico, e a cerca de 12 km dos bairros de Roma Norte, La Condesa, Zona Rosa e da melhor região para ficar na extensa Avenida Paseo de La Reforma.
Os bairros turísticos mais distantes do Aeroporto Benito Juárez são Polanco e Coyoacán, ambos a aproximadamente 17 km.
Caso ainda não tenha reservado seu hotel, não deixe de conferir nosso guia de onde ficar na Cidade do México. Nele, explicamos em detalhes os melhores bairros e regiões para se hospedar.
As melhores formas para sair do aeroporto da Cidade do México e chegar até seu hotel são com o metrô, o Metrobús (um ônibus articulado), o táxi, os carros de aplicativo e o transfer privativo.
A seguir, você confere em detalhes cada uma dessas opções de transporte (com valores):
De metrô

Foto: Ted McGrath via Flickr
A opção mais econômica para ir do aeroporto da Cidade do México ao seu hotel é, sem dúvida, o metrô, com uma tarifa de apenas MXN 5 (menos de R$ 1,50).
Para utilizá-lo, é necessário adquirir a Tarjeta de Movilidad Integrada (MI), um cartão recarregável usado em todos os transportes públicos da cidade, incluindo ônibus e bicicletas compartilhadas. Ele custa MXN 15 e pode ser comprado em máquinas automáticas dentro das estações de metrô ou nos terminais de desembarque do aeroporto. O pagamento é feito em dinheiro ou com cartões de crédito e débito internacionais.
Se desembarcar no Terminal 1, basta caminhar cerca de dois minutos a partir da Porta 1 para chegar à estação Terminal Aérea (Linha 5 – Amarela). O caminho até lá está bem sinalizado.
Já quem chega pelo Terminal 2 precisa pegar um ônibus do aeroporto, o TETSA, que conecta os dois terminais. No entanto, não é necessário ir até o Terminal 1 para acessar o metrô, pois há uma parada anterior na estação Hangares (também na Linha 5 – Amarela).
Embora seja um serviço oficial do aeroporto, o TETSA não é gratuito. A passagem entre o Terminal 2 e o metrô custa MXN 6 e você deverá pagá-la diretamente ao motorista em dinheiro – o que pode ser um obstáculo para quem acabou de chegar ao país. O ponto de embarque fica na Porta 4 do Terminal 2.
Apesar da economia, o metrô não é a opção mais confortável, especialmente para quem viaja com muitas malas. Além de frequentemente lotado, principalmente nos horários de pico, chegar ao hotel exigirá pelo menos uma troca de linha, se não mais.
Use o Google Maps para planejar a melhor rota de metrô até seu hotel.
De Metrobús

Foto: WU Haoxiang via Flickr
O Metrobús é um ônibus que se diferencia dos demais por circular por uma faixa exclusiva, o que garante mais agilidade nos deslocamentos. Além disso, são ônibus articulados, com muito mais espaço e conforto para o passageiro – há inclusive espaço para bagagens.
A Linha 4 do Metrobús liga os dois terminais do aeroporto ao centro histórico da Cidade do México em um trajeto de cerca de 30 minutos. O preço da passagem é de MXN 30 e, assim como o metrô, você deve ter uma Tarjeta de Movilidad Integrada para pagamento (compre-a e carregue-a com créditos na área de desembarque do aeroporto).
Se o seu hotel não fica no centro, uma opção interessante é usar o Metrobús até a região central e, de lá, seguir de metrô até seu destino final. Além de manter o deslocamento econômico (o custo total será de MXN 35), essa estratégia permite que você utilize o metrô apenas na última parte do trajeto, garantindo mais comodidade enquanto estiver no Metrobús.
Confira o mapa da Linha 4 para descobrir em qual estação descer.
As paradas do Metrobús no aeroporto estão localizadas na Porta 7 do Terminal 1 e na Porta 2 do Terminal 2. O serviço funciona diariamente, das 4h30 à meia-noite de segunda a sábado e das 5h à meia-noite aos domingos e feriados.
Leia também:
- O que fazer em Oaxaca, no México: guia completo do destino
- Guia completo do Dia dos Mortos de Oaxaca, no México
- Guia completo de Cancún: o que fazer, onde se hospedar e mais dicas!
- Como ir do Aeroporto Internacional de Cancún até o seu hotel
- Guia Playa del Carmen: o que fazer, onde se hospedar e dicas!
- Guia de Tulum: o que fazer, onde se hospedar e mais dicas
De táxi

Foto: Divulgação
O táxi é uma opção prática e confortável para sair do aeroporto da Cidade do México. Tanto no Terminal 1 quanto no Terminal 2, você encontrará guichês de diversas empresas autorizadas a operar no local (são mais de 10 ao todo).
Para utilizar o serviço, basta se dirigir a um dos guichês, informar o bairro do seu destino final (que, na Cidade do México, são chamados de colonias) e efetuar o pagamento diretamente no balcão, com cartão ou dinheiro. Você receberá um voucher e será instruído sobre a porta de saída onde encontrará seu táxi, que varia conforme a empresa escolhida.
Embora possa haver uma pequena fila de passageiros aguardando o embarque, o processo costuma ser ágil. Ao entrar no veículo, basta entregar o voucher ao motorista, que te levará diretamente ao seu hotel.
Facilitaria bastante a vida do turista se essas mais de 10 empresas autorizadas trabalhassem com um valor tabelado, mas, infelizmente, não é assim que funciona. Porém, as variações de preço entre elas não são tão grandes.
Entre as opções disponíveis, destaco duas. A primeira é a Confort Unlimited, que tem tarifas um pouco mais baixas, como MXN 340 para Roma Norte, porém, opera com alguns carros mais antigos e menos confortáveis. Já a Yellow Cab oferece veículos mais novos e em melhor estado, mas com tarifas ligeiramente mais altas. Para Roma Norte, por exemplo, a corrida custa MXN 370.
Esses valores são para carros para até quatro passageiros, mas há também veículos que comportam até oito pessoas.
De carro de aplicativo

Foto: Getty Images
Outra alternativa para sair do aeroporto da Cidade do México são os carros de aplicativo. Atualmente, duas grandes empresas oferecem esse serviço: Uber e DiDi. Entretanto, o Uber é disparado o mais utilizado e com mais oferta de motoristas.
Há áreas de embarque próprias para esse meio de transporte, tanto no Terminal 1 quanto no 2, que estão bem sinalizadas nas zonas de desembarque.
O valor da tarifa varia conforme o lugar onde você se hospedará, mas a viagem até Roma Norte costuma custar cerca de MXN 230, a depender do horário, da demanda e da categoria do carro. Para Polanco, espere pagar algo em torno de MXN 290.
De modo geral, o Uber sai mais barato do que os táxis, mas tende a demorar um pouco mais para chegar. Há Wi-Fi no aeroporto para solicitar sua corrida.
De transfer privativo

Foto: Getty Images
Se você busca uma chegada tranquila e sem qualquer preocupação na Cidade do México e está disposto a pagar um pouco mais por isso, o transfer privativo pode ser a melhor opção.
Com esse serviço, você combina o destino e o horário de chegada previamente e um motorista estará te esperando no aeroporto, pronto para te levar diretamente ao seu hotel.
Na nossa parceira Civitatis, o transfer privativo tem valor fixo independente da região onde se hospedará. Para até quatro pessoas, o serviço custa MXN 667, havendo também opções de vans para até oito passageiros por MXN 1.467.
De carro alugado

Foto: Swansway Motor Group via Unsplash
Antes de tudo, caso esteja considerando alugar um carro no aeroporto da Cidade do México, peço que reflita se de fato essa decisão faz sentido. Como moradora da capital, digo sem medo que o carro pode se tornar mais um problema do que uma solução no dia a dia do turista.
O trânsito da Cidade do México é caótico, as vias são confusas para quem não está habituado e, dependendo da região, pode ser difícil estacionar.
Alugar um veículo pode fazer sentido caso, a partir do aeroporto, você parta para outros destinos do México, em uma road trip pelo país. Se essa for a sua escolha, você encontrará os balcões das principais locadoras nas áreas de desembarque dos Terminais 1 e 2.
Para comparar os preços e fazer reservas de carro no México, recomendo a Rentalcars, que, além de confiável, também costuma apresentar as melhores tarifas.
Afinal, como ir do Aeroporto da Cidade do México ao seu hotel?
Como deu para perceber, a escolha do melhor transporte para sair do aeroporto da Cidade do México depende do seu perfil de viajante, orçamento e localização da hospedagem.
Se a prioridade for economia, o metrô e o Metrobús são as opções mais acessíveis, sendo este último especialmente vantajoso para quem se hospedará no centro histórico. Apenas leve em consideração aqui seu horário de chegada. Enquanto os transportes públicos estarão lotados nos horários de pico, à noite, após as 22h, eles podem estar ermos demais.
Para aqueles que buscam mais comodidade, táxi e Uber são alternativas práticas, com o Uber geralmente oferecendo um preço mais competitivo. Já o transfer privativo é a escolha ideal para quem deseja chegar ao hotel sem preocupações e está disposto a pagar um pouco mais por essa conveniência.
Por fim, o aluguel de carro só faz sentido se o seu destino final for outra cidade, já que dirigir na capital mexicana pode ser desafiador devido ao trânsito intenso.
Tags: Cidade do México México