TOPO

“Yokohama, no Japão: o que fazer, onde ficar e mais dicas!”


Quer saber o que fazer em Yokohama? A cidade é uma verdadeira surpresa para quem visita o Japão. Com uma atmosfera muito mais tranquila que sua vizinha Tokyo, mas, ao mesmo tempo, sem perder o dinamismo de uma metrópole cosmopolita, quem inclui o destino no roteiro se encanta com sua rica história e com uma cultura vibrante.

Não à toa, Yokohama é para mim uma das cidades mais interessantes do Japão. Cheia de atrativos para todos os gostos, você encontrará desde passeios culturais até experiências à beira-mar.

Neste artigo, confira um guia completo do que fazer em Yokohama, além de dicas práticas para o seu planejamento: onde ficar, como chegar, quantos dias são necessários e como se locomover pela cidade.

COMO CHEGAR E SE LOCOMOVER EM YOKOHAMA

Vizinha de Tóquio, Yokohama está a apenas 30 minutos de distância e é a segunda maior cidade do Japão.

A forma mais prática de chegar lá é usando o trem. Diversas linhas fazem o trajeto a partir de diferentes estações da capital japonesa. Por exemplo, a linha Ueno-Tokyo liga a Estação de Tokyo à Estação de Yokohama em um trajeto de 27 minutos, por 490 ienes.

Agora, para se locomover depois que você já estiver em Yokohama, minha sugestão é caminhar. A cidade é bonita e agradável, e dentro de um mesmo bairro há bastante coisa pra explorar.

Se passeios a pé não forem a sua praia, o metrô vai facilitar seus deslocamentos. Ou ainda, alugar uma bicicleta pode ser uma alternativa bem legal.

QUANTOS DIAS FICAR EM YOKOHAMA

Yokohama tem muitas atrações. Além disso, algumas delas são museus ou atrativos que não são tão rápidos assim de serem explorados. Por isso, eu recomendo ao menos 3 dias para conhecer a cidade.

É verdade que muita gente costuma fazer apenas um bate e volta partindo de Tokyo, mas eu acredito profundamente que Yokohama valha um pouco mais do seu tempo.

Se realmente for impossível encaixar 3 dias no seu roteiro, em 2 você também consegue ver bastante coisa. Mais adiante falarei em detalhes sobre o que fazer em Yokohama e, dessa forma, acredito que você terá um melhor panorama do tempo a dedicar ali.

ONDE FICAR EM YOKOHAMA

Panorama da área portuária de Yokohama à noite

Foto: Getty Images

Quando o assunto é onde ficar em Yokohama, penso basicamente em duas regiões: as áreas próximas à Yokohama Stations e ao porto.

Ficar perto da Yokohama Station é ideal para quem quer praticidade. A região é super bem conectada, com trens para Tóquio, outras cidades e pontos turísticos locais. Além disso, há uma grande oferta de hotéis, shoppings, restaurantes e tudo mais que você possa precisar durante a viagem.

Já a região do porto, entre a Chinatown e Minato Mirai, é um local com diversas atrações turísticas para você aproveitar, além daquela proximidade com o mar que traz uma energia especial. É uma área linda, moderna e ótima para explorar caminhando.

Abaixo, confira a minha lista de recomendações de hotéis para ficar em Yokohama, no Japão:

Econômico

  • Chillulu Hostel: fica próximo ao Yamashita Park e à Chinatown. Espere um ambiente aconchegante e jovial, quartos compartilhados e bons espaços de convívio distribuídos pelas dependências do hostel. Encontros internacionais e uma equipe muito acolhedora também estão à sua espera. A parte térrea do estabelecimento é também uma cafeteria;
  • Guest House FUTARENO: esta acomodação fica numa região residencial um pouco mais afastada, mas está bem próxima à estação Sakuragicho. É uma boa pedida para aqueles que buscam uma experiência mais autêntica, por assim dizer. Típica casa tradicional com quartos em tatami e futons. Há opções compartilhadas ou familiares, e a sensação é de acolhimento, de casa mesmo;
  • Global cabin Yokohama Chukagai: hotel cápsula na região do porto com acomodações separadas por gênero e banheiro compartilhado. Cada cabine conta com uma TV e um armário para acomodar seus pertences. Além disso, inclui café da manhã em algumas tarifas.

Bom custo-benefício

  • APA Hotel & Resort Yokohama Bay Tower: hotel simples mas bastante completo, essa rede é amplamente difundida Japão afora e garante uma experiência com ótimo custo-benefício. Fica muito bem localizado, na região do porto, próximo à Red Brick Warehouse. Possui spa, banho público, academia e 5 restaurantes em suas dependências;
  • Hotels & Resort Feels: este hotel fica na região do porto, bem próximo à Torre Marinha de Yokohama. Os quartos são amplos e bem equipados com geladeira, micro-ondas e chaleira. Fornecem também uma grande variedade de amenidades para banho e ainda é possível desfrutar de cafés, sopas e doces gratuitos na área próxima à recepção;
  • Far East Village Hotel Yokohama: hotel padrão executivo com boas tarifas. As instalações são novas, dispõe de um amplo salão compartilhado e recepção aberta 24 horas. Além disso, os quartos são espaçosos e conta com amenidades de higiene.

Conforto

  • Hotel New Grand: este hotel clássico localizado em frente ao belíssimo Parque Yamashita, na região do porto, é glamoroso e confortável. Tem quartos espaçosos com uma bela vista do mar e oferece serviço de quarto, seis restaurantes, bem como um bar;
  • Yokohama Royal Park Hotel: hotel bastante completo, dispõe de piscina interna, academia, serviço de massagem e spa. Também possui loja interna de souvenirs, barbearia, assim como diversos restaurantes. Todos os quartos localizados entre os andares 52 e 67 garantem uma vista deslumbrante da cidade;
  • Oakwood Suites Yokohama: a chance de se hospedar em apartamentos completos de alto padrão. As opções são diversas e acomodam até seis pessoas. Tem cozinha, varanda com vista incrível da cidade e quartos amplos e confortáveis. É possível ainda usufruir da academia e lounge do prédio.

O QUE FAZER EM YOKOHAMA

Abaixo, veja a lista das principais atrações para conhecer em Yokohama, que contém atividades que eu realmente recomendo a todos que me perguntam o que fazer por lá.

Minato Mirai 21

Panorama do bairro Minato Mirai 21, em Yokohama

Foto: Roberto Jr Saldana via Unsplash

Comecemos por aquela que é considerada a principal atração turística da cidade. Minato Mirai 21 é, na verdade, um bairro revitalizado de Yokohama, localizado na área costeira, que oferece diversas atrações.

É possível apreciar vistas panorâmicas, ruas comerciais, diversos restaurantes, além de museus e parques de diversão. Trata-se de uma região bastante agradável, que atrai diariamente tanto turistas quanto moradores locais.

Experimente visitar Minato Mirai 21 no fim do dia, quando o anoitecer contrasta com as luzes da cidade, revelando uma bela paisagem urbana digna de muitos cliques.

Parque Yamashita

Jardim florido do Parque Yamashita, Yokohama

Foto: Getty Images

O Parque Yamashita é um parque amplo e muito agradável, bem na orla da cidade. Seu gramado verdejante e as mais diversas espécies de flores colorem e decoram seu espaço.

Bancos para descanso, espaço para piqueniques e pista para corrida completam o ambiente. Tudo isso à beira-mar, com aquela agradável brisa costeira batendo no rosto, sabe?

Enfim, acho esse parque a alma de Yokohama, um lugar muito gostoso para passear durante a tarde, ao ar livre, entre outras atrações da região.

Museu do Cup Noodles Yokohama

Crianças na oficina criação de Cup Noodles em museu

Foto: Divulgação

Yokohama abriga o Museu do Cup Noodles e, garanto, ele é muito mais interessante do que você possa imaginar.

O local oferece um panorama histórico que nos mostra desde as motivações para a criação do produto até sua evolução para chegar ao que conhecemos hoje. Também apresenta uma espécie de maquete em tamanho real do primeiro local usado como fábrica – uma verdadeira viagem no tempo.

Mas a atração mais legal, acredito eu, seja o ateliê em que você cria seu próprio cup noodle. Você seleciona os ingredientes, decora a embalagem e sai com ele prontinho.

O minipavilhão com diversas tendas que vendem pratos internacionais à base de macarrão também são um verdadeiro deleite para a hora do almoço. Vale a pena experimentar as mais diversas opções servidas ali.

O Museu do Cup Noodles abre de quarta a segunda, das 10h às 18h. O ingresso padrão custa 500 ienes, mas o ateliê para criar seu próprio noodle precisa ser comprado à parte. Ele custa outros 500 ienes e recomendo que faça a reserva antecipada pelo site oficial.

Landmark Tower

Edifício Landmark Tower, em Yokohama

Foto: Getty Images

Este arranha-céu de quase 296 metros de altura é o local perfeito para desfrutar da vista panorâmica da cidade de Yokohama. O Landmark Tower fica ali nas redondezas de Minato Mirai 21 e é uma ótima pedida para os dias de céu limpo.

O prédio todo é repleto de restaurantes e lojas, mas a atração principal é mesmo o deck de observação com vista 360 graus, localizado no 69º andar. Para acessá-lo, deve-se pagar um ingresso de 1000 ienes.

O local fica aberto todos os dias, das 10h às 21h. Vale a pena tomar uma cerveja ou café ali do alto e curtir o visual.

Chinatown Yokohama

Movimento noturno na Chinatown de Yokohama

Foto: Getty Images

No coração de Yokohama fica a maior Chinatown do Japão, fundada em 1859. Aqui é possível se encantar com a arquitetura chinesa tradicional e colorida, bem como provar as mais deliciosas comidas típicas, seja nas barraquinhas de rua, seja nos diversos restaurantes da região.

O bairro em si é acessível 24 horas por dia, mas os estabelecimentos operam, em geral, das 11h às 21h.

A área fica especialmente fascinante durante o Ano Novo, quando as ruas transbordam com foliões, desfiles, tendas de comida, fogos de artifício e um clima de pura festividade.


Leia também:


Red Brick Warehouse Yokohama

Edifícios históricos do Red Brick Warehouse

Foto: kiki via Unsplash

Também conhecido como Yokohama Akarenga, os Red Brick Warehouse são dois edifícios históricos que, nos anos 20, funcionavam como armazéns de atividades portuárias.

Mas, após um extenso período de renovação (da década de 90 até o ano de 2002), o espaço reabriu ao público e, atualmente, é um centro cultural e comercial.

Ele conta com inúmeras lojas, cafeterias e restaurantes que nos permitem conhecer um pouco mais da produção local. O espaço ainda abriga eventos sazonais ao longo do ano, como, por exemplo, a Oktoberfest Yokohama.

Durante o inverno, uma pista de patinação no gelo é instalada ali, atraindo muitas famílias e visitantes. O local costuma funcionar todos os dias, das 11h às 20h.

Yokohama Cosmo World

Brinquedos do parque Yokohama Cosmo World

Foto: me you via Flickr

O Yokohama Cosmo World é um parque de diversões temático retrô no coração de Minato Mirai 21. É uma área agradável, um tanto quanto nostálgica também.

Os brinquedos retrô nos proporcionam uma viagem no tempo, quase como se estivéssemos estrelando em filmes antigos. O modelo do parque também é diferente: não há cobrança de entrada, apenas pelos brinquedos que você quiser usar.

Durante a noite, a iluminação das atrações traz um charme adicional à experiência. Inclusive, o passeio de roda-gigante garante uma bela vista da cidade.

Há barracas de comida espalhadas por todo o parque, incluindo uma praça de alimentação ao ar livre, a Wonder Amuse Zone.

O local funciona de sexta a quarta, das 11h às 21h durante a semana, e das 11h às 22h aos finais de semana.

Museu do Ramen Shin-Yokohama

Área interna do Museu do Ramen Shin

Foto: Sileong via Flickr

Como se não bastasse o museu do Cup Noodles, Yokohama também abriga o Museu do Ramen. Garanto, ambas as atrações valem a pena e não, elas não são parecidas.

O Museu do Ramen Shin-Yokohama não tem assim tanta cara de museu. Está mais para um espaço temático cujo objetivo é reunir em um só lugar diversas receitas deste aclamado prato nacional.

Na área de exposição, é possível conhecer um pouco mais sobre a história e a cultura do ramen no país. Também é possível fazer uma aula que ensina a técnica milenar de preparação do men (macarrão do ramen), mediante reserva e taxa extra.

Porém, acredito que a intenção seja mesmo apresentar os diferentes ramens de todo o Japão, sendo um excelente lugar para conhecer e experimentar a surpreendente variedade do ‘macarrão japonês’.

As lojinhas que vendem tais ramens ficam numa espécie de cidade antiga que replica as construções da Era Showa e dão um ar todo especial ao ambiente.

O museu abre todos os dias. Aos finais de semana opera das 10h30 às 21h e, durante a semana, das 11h às 21h. O ingresso custa 450 ienes.

Estádio Nissan – Yokohama

Panorama de Yokohama com estádio de futebol em destaque

Foto: Getty Images

Aos amantes do futebol, o Estádio Nissan – Yokohama foi palco da final da Copa do Mundo de 2002, ou seja, é o estádio do Pentacampeonato brasileiro.

Há inclusive um monumento ali, nomeado “Pedra da final da copa do mundo Coreia Japão 2002”, onde você consegue ver os detalhes da escalação e o placar desta icônica partida.

É possível fazer um tour interno mediante pré-cadastro no site oficial do estádio. Preencha o formulário e escolha entre as datas disponíveis. No dia da visita, chegue com cerca de 15 minutos de antecedência, dirija-se ao ponto de encontro e pague a taxa de 1000 ienes.

O estádio não tem um horário de funcionamento fixo, sendo necessário checar o calendário no site.

QUANDO IR PARA YOKOHAMA

Pessoas caminhando na Chinatown de Yokohama

Chinatown | Foto: Getty Images

Yokohama fica na região de Kanto, no centro-leste do Japão. Tal localização garante à cidade um clima bastante agradável.

Em resumo, faz bastante sol, não chove muito e, durante os meses frios do inverno, também não costuma nevar. Em outras palavras, dá para conhecer Yokohama em qualquer período do ano.

Se, por outro lado, pensarmos em atrativos sazonais que possam ditar a escolha de uma época do ano em relação à outra, mencionaria apenas um: o Ano Novo!

A Chinatown de Yokohama – a maior do Japão – prepara uma comemoração bastante festiva e bonita de se ver, diferente de outros lugares do país (que mal celebram a entrada de um novo ano).

Com toda a influência chinesa, prepare-se para acompanhar apresentações diversas, comer muita comida típica e ver o lado chinês do Japão colorido e alegre. Eu já vivi essa experiência e recomendo muito.

Inclusive, quem viaja para o Japão nesse período encontrará muitas atrações fechadas, o que te dá mais uma razão para programar a virada do ano em Yokohama.

Baixe o mapa!

Gostou das dicas? Abra o mapa das atrações no Google Maps do seu celular e não perca nada durante a viagem!

Yokohama é uma das minhas cidades preferidas aqui no Japão. Gosto muito da mescla de cidade grande e tranquilidade que ela proporciona.

Acho belo como os grandes arranha-céus e amplos parques de área verde convivem em harmonia por ali. No mais, gosto do tipo de atração que a cidade oferece: museus empolgantes, boa comida e, principalmente, influências culturais únicas. O fato de ser uma cidade portuária também adiciona um quê a mais em tudo isso.

Espero ter conseguido, de alguma forma, despertar seu interesse por Yokohama e que você a inclua no seu roteiro pelo Japão!

Você sabia?

O Viaja que Passa ganha uma pequena comissão a cada reserva que você faz através dos links dos nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a continuar publicando conteúdos autorais e imparciais para ajudar na sua viagem!

Tags:  

«
»