Provar a mistura única de sabores dos pratos típicos da Turquia é uma atividade que merece destaque especial durante a sua viagem.
A diversidade e riqueza da culinária local vem da privilegiada geografia do país. Com terras férteis desde suas altas montanhas até a costa mediterrânea, ingredientes frescos, saborosos e variados são garantidos todo o ano.
Além disso, com o amplo domínio territorial do Império Otomano, novos sabores e temperos foram incorporados ao cardápio turco tornando-o ainda mais especial.
Para te ajudar a se guiar pelo mundo da gastronomia da Turquia, preparamos uma lista de 14 pratos típicos para experimentar. Confira!
O QUE COMER NA TURQUIA: 14 PRATOS TÍPICOS PARA EXPERIMENTAR
Kebab
O kebab é não só um prato típico da Turquia, mas talvez o seu prato mais famoso mundialmente. Contudo, é importante saber que na Turquia existem diversos tipos de kebab.
O que o prato precisa ter para receber o nome é a carne (em sua maioria assada, no espeto). Essa carne pode ser de vaca, cordeiro ou frango.
Entendido isso, vamos a algumas das variedades dessa iguaria:
Dürüm ou Döner Kebab

Döner Kebab, o mais popular mundo afora | Foto: Getty Images
Esse é o kebab difundido mundo afora. Trata-se de um sanduíche enrolado em pão pita recheado com carne e salada. Essa carne é assada lentamente enquanto roda em um espeto gigante. É uma popular comida de rua da Turquia, perfeita para uma refeição rápida.
Adana Kebab

Adana Kebab, a versão turca do “PF” | Foto: Getty Images
Essa é a versão do kebab mais comum nos restaurantes e diria que substitui nosso popular prato feito brasileiro. Portanto, uma refeição completa e econômica.
Você escolhe qual a proteína que deseja. Ela será moída e muito bem temperada antes de ser colocada no espeto para assar. O prato vem com alguns alguns acompanhamentos, geralmente à sua escolha. Pode ser salada, arroz, triguilho, legumes, pão pita, batatas, entre outros.
Testi Kebab

Uma maneira inusitada (e deliciosa) de preparo | Foto: Getty Images
Típico da região da Capadócia, no testi kebab a carne é cozida dentro de um jarro de cerâmica vedado e levado ao fogo. Quando pronto, o garçom quebra esse jarro na frente do cliente. A carne também leva legumes no preparo e, diferente dos demais kebabs, vem em um saboroso caldo.
Köfte

Köfte, um prato completo e (geralmente) saudável | Foto: Getty Images
Este outro prato típico da Turquia é equivalente às nossas almôndegas. Contudo, o köfte tradicional leva pouquíssimo tempero, a fim de prevalecer o gosto da carne, e são assados na brasa. Geralmente acompanham de salada, arroz e pão pita.
As bolinhas são feitas de carne moída de vaca ou de cordeiro, ou ainda uma mistura das duas. Mas há também a versão vegetariana desse prato tradicional. São as mercimek köfte, feitas com triguilho, lentilhas vermelhas e muitas especiarias. Adicione uma pitada de limão e é só se deliciar.
Leia também:
- Dicas: o que saber antes de ir para a Turquia
- Onde ficar em Istambul: melhores bairros e dicas de hotéis
- O que fazer em Istambul na Turquia: 13 atrações imperdíveis
- Como ir do Aeroporto de Istambul ao centro da cidade
- Roteiro completo em Istambul para 2, 3 ou 4 dias (com mapa)
- 12 lugares incríveis para conhecer na Turquia
- Saiba o que fazer na cidade antiga de Éfeso, na Turquia
- Guia Capadócia: o que fazer, onde ficar, como se locomover e mais
- Passeio de balão na Capadócia: quanto custa, quando ir e dicas
- Conheça os melhores hotéis caverna na Capadócia, na Turquia
Dolma

Algumas variedades de Dolma | Foto: Getty Images
De origem otomana e encontrado em todo o território turco, dolma são legumes como berinjela, abobrinha ou pimentões cozidos e recheados com arroz e carne moída.
Esses mesmos recheios também podem ser embrulhados em folhas de repolho ou de uva – conhecidos como charutinhos no Brasil. Nesse caso, a depender da região da Turquia, podem se chamar dolma ou sarma.
Manti

Parece ravioli, mas só até a primeira prova | Foto: Getty Images
À primeira vista o manti lembra o ravióli italiano, já que é uma massa cozida e recheada em formato de pasteizinhos. O que o torna único, porém, é o molho feito a base de iogurte fresco com muitas especiarias e pimenta. Você precisa comer quando estiver na Turquia!
O recheio tradicional é o de carne de vaca ou cordeiro. Mas não é difícil encontrar versões vegetarianas do manti. O de grão-de-bico com cebola e o de queijo são deliciosos.
Pide

E tem como dar errado? | Foto: Getty Images
Pode-se dizer que este prato típico da Turquia equivale a uma pizza. A massa é aberta em formato oval e assada no forno a lenha.
Os recheios são os mais variados possíveis. Um dos mais tradicionais é o de salsicha curada picante (sucuk), um embutido local. Mas há opções que vão desde carnes a vegetais. Independente do recheio, espere sempre uma explosão de temperos.
Em alguns recheios se acrescenta ainda um ovo que, ao ser quebrado já no final do cozimento do pide, é servido com gema mole.
Gozleme

Gozleme, um snack popular para o meio da tarde | Foto: Getty Images
Uma típica comida de rua, o Gozleme é uma massa bem fininha assada em uma chapa de aço oval. Você escolhe o recheio: queijo branco ou amarelo com espinafre, carne ou batata. Simples, mas especialmente delicioso. Perfeito para aquele snack durante o dia.
Meze

Uma excelente maneira de provar os sabores da Turquia | Foto: Getty Images
O meze é o aperitivo turco. É ideal para quem quer provar de tudo um pouco e ter uma iniciação nos diversos sabores da culinária da Turquia.
Geralmente apresentados em uma ampla vitrine nos restaurantes, basta você escolher o que deseja e pequenas porções serão servidas junto com pãezinhos. São pastas de berinjela, de iogurte com ervas, queijos, homos, azeitonas, quibe cru, saladas, entre outros.
Kahvalti

Vale dedicar pelo menos uma manhã para a experiência gastronômica | Foto: Getty Images
O kahvalti não é bem um prato, mas uma refeição. Uma herança dos tempos otomanos, esse é o farto café da manhã tradicional da Turquia. Uma experiência para se viver ao menos uma vez.
Ao ver restaurantes indicando o kahvalti, entenda o seguinte: a um valor fixo, você terá sua mesa tomada por dezenas de pequenos pratinhos com itens locais de café da manhã. E sim, você comerá muito!
Pães, queijos, pastinhas variadas, pepino, tomate, ovos, azeitonas, embutidos, mel, geleias e chá a vontade é o mínimo de itens que serão servidos. Tudo especialmente saboroso. Sente na mesa sem pressa de sair.
Menemen

Menemen, uma opção deliciosa para o café da manhã | Foto: Getty Images
Aproveitando o tema café da manhã, outro prato típico da Turquia servido nessa refeição é o menemen. São ovos mexidos cozidos lentamente em um molho de tomate com cebola, páprica, pimentão e orégano. Sempre acompanha pão.
O menemen foi o prato do café da manhã turco que eu mais gostei. Mas é raro encontrá-lo no kahvalti tradicional, sendo mais comum pedi-lo separadamente.
Ayran

Estranho? Melhor provar e tirar as próprias conclusões! | Foto: Getty Images
O Ayran é um iogurte salgado adorado pelos turcos e uma das bebidas mais comuns de se acompanhar com uma refeição. Gelado e refrescante, definitivamente ele faz mais sucesso no verão, já que ajuda a se refrescar do calorão.
Confesso que a primeira vez que provei estranhei o gosto salgado. Mas precisei só de mais alguns goles para me acostumar. Além de bom e bastante típico, o ayran é nutritivo e saudável.
Çay

O çay é praticamente um símbolo da Turquia | Foto: Getty Images
O çay (chá) turco vai além de uma bebida. Ele faz parte da cultura do país. Você verá locais segurando seus copinhos de chá em todos os lugares, a qualquer hora do dia. Tomar çay significa socializar, relaxar, assim como um sinal de hospitalidade.
A bebida é feita diretamente da folha do chá preto, usando um bule específico para o preparo. Sempre tomado quente, fica a seu critério colocar ou não açúcar.
Kahve

Café em preparo nas ruas de Istambul | Foto: Viktor Solomonik via Unsplash
Considerado um Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o kahve, ou café turco, é um dos métodos de preparo da bebida mais antigos do mundo.
A grande diferença é que a água é fervida junto com o café moído, ou seja, não há a etapa de filtrar o pó. Além disso, se acrescenta especiarias como cardamomo, canela e anis. O resultado é uma bebida espessa, forte e muito perfumada.
Baklava

Um dos destaques da confeitaria da Turquia | Foto: Getty Images
Os doces turcos são uma tentação e é impossível passar por uma doceria sem dar água na boca. Dentre todos eles, o baklava merece destaque nesta lista de o que comer na Turquia.
Eles são quadradinhos de massa folhada molhados com mel e recheados de creme de pistache ou de nozes. São 40 camadas de folhas na massa incrivelmente finas e suculentas preparadas em uma sala com temperatura controlada.
Não tem como explicar em palavras essa delícia, então você terá mesmo que provar para entender.
Künef

Diferente, mais igualmente deliciosa | Foto: Getty Images
Há controversas sobre o künef ser um prato típico da Turquia ou uma iguaria árabe. Mas sem entrar nesse mérito de quem o inventou, a verdade é que a Turquia pode ser a sua oportunidade perfeita para provar essa iguaria.
À base de uma massa crocante bem fininha, queijo e pistache, ele sai do forno derretendo e bem molhadinho. Um doce diferente de tudo que eu já havia provado e que marcou minha passagem pela Turquia.
Não deixe de experimentar os pratos típicos da Turquia!
Eu poderia facilmente continuar essa lista com muitos outros pratos típicos da Turquia que são imperdíveis. O país, realmente, se supera na gastronomia e torna a experiência de viagem ainda mais completa e, claro, saborosa.
Por isso, planeje seu roteiro pela Turquia levando em consideração o turismo gastronômico. Vai por mim, se esbaldar nos restaurantes turcos será tão marcante quanto visitar os principais cartões-postais do destino!